Adesivos podem substituir agulhasaposta eleição betfairvacina do futuro, dizem cientistas:aposta eleição betfair

Nanoadesivo (Foto Australian Institute for Bioengineering and Nanotechnology)
Legenda da foto, Vovo método abre caminho para vacinasaposta eleição betfairuso fácil para doenças como a malária
  • Author, Jane Wakefield
  • Role, Repórteraposta eleição betfairTecnologia, BBC News

aposta eleição betfair Um adesivo que é colocado na pele para aplicar vacinasaposta eleição betfairforma barata e eficaz foi apresentado durante a conferência TEDGlobalaposta eleição betfairEdimburgo, na Escócia.

Substituir a agulha por um nanoadesivo pode transformar a prevençãoaposta eleição betfairdoenças mundo afora, disse o inventor da tecnologia, o pesquisador Mark Kendall, da University of Queensland,aposta eleição betfairBrisbane, Austrália.

Segundo ele, o novo método abre caminho para vacinasaposta eleição betfairuso fácil para doenças como a malária, por exemplo.

Outros especialistas deram boas vindas à novidade, mas disseram que o método pode não ser apropriado para todos os pacientes.

A sérieaposta eleição betfairconferências TEDGlobal (a sigla inglesa TED quer dizer "Think, Exchange, Debate" ou "Pense, Troque, Debata") é realizada anualmenteaposta eleição betfairdiferentes partes do mundo. Ela é financiada pela fundação privada sem fins lucrativos Sapling Foundation, que promove a circulaçãoaposta eleição betfairgrandes ideias pelo mundo.

Método Antigo

A palestraaposta eleição betfairKendallaposta eleição betfairEdimburgo teve uma simbologia histórica: há 160 anos, na capital escocesa, Alexander Wood pediu a primeira patente para a agulha e a seringa.

"A patente era quase idêntica às agulhas que usamos hoje. É uma tecnologiaaposta eleição betfair160 anos", disse Kendall.

Aliada à água limpa e saneamento, ela cumpriu um papel fundamental no aumento da longevidadeaposta eleição betfairtodo o mundo, acrescentou. Mas para Kendall, talvez tenha chegado a horaaposta eleição betfairatualizarmos essa tecnologia.

O nanoadesivo é baseado na nanotecnologia - que permite manipular a matériaaposta eleição betfairescala atômica e molecular, ou seja,aposta eleição betfairdimensões infinitamente pequenas.

Ele supera algumas das desvantagens mais óbviasaposta eleição betfairvacinas convencionais, como o medo da agulha e a possibilidadeaposta eleição betfaircontaminação provocada pelo usoaposta eleição betfairagulhas sujas.

Nanoadesivo (Foto Australian Institute for Bioengineering and Nanotechnology)
Legenda da foto, Milharesaposta eleição betfairminúsculas saliências no adesivo perfuram a pele e liberam a vacina, que é aplicada, seca, sobre a pele

Mas há outras razões pelas quais o método pode ser transformador, disse o professor.

Milharesaposta eleição betfairminúsculas saliências no adesivo perfuram a pele e liberam a vacina, que é aplicada, seca, sobre a pele.

"As saliências no adesivo trabalham com o sistema imunológico da pele. Nosso alvo são essas células, situadas a um fioaposta eleição betfaircabeloaposta eleição betfairdistância da superfície da pele", disse Kendall.

"Talvez estejamos errando na mira e deixandoaposta eleição betfairatingir o ponto imunológico exato, que pode estar na pele e não no músculo, que é onde as agulhas tradicionais vão".

Em testes feitos no laboratórioaposta eleição betfairKendall na University of Queensland, o adesivo foi usado para administrar a vacina contra gripe.

A equipe australiana disse ter notado que as respostas para vacinas aplicadas por meio do nanoadesivo foram completamente diferentes daquelas aplicadas com o uso da seringa tradicional.

"Isso significa que nós podemos trazer uma ferramenta completamente diferente para a vacinação", disse o pesquisador.

A quantidadeaposta eleição betfairvacina necessária, por exemplo, é muito menor - até um centésimo da dose normal.

O preçoaposta eleição betfair"uma vacina que custa US$ 10 pode ser reduzido para US$ 0,10, o que é muito importante no mundoaposta eleição betfairdesenvolvimento", acrescentou.

Vacinas Sem Efeito

Outro ponto fraco das vacinas tradicionais é que, por serem líquidas, precisam ser mantidas no refrigerador, desde o laboratório até a clínica onde é feita a vacinação.

"Metade das vacinas aplicadas na África não estão funcionando direito por causaaposta eleição betfairfalhas na refrigeraçãoaposta eleição betfairalgum momento".

Quando Kendall disse, durante a conferência, que a vacina nanoadesiva poderia ser mantida a 23ºC durante um ano, a plateia respondeu com aplausos calorosos.

Um representante da Brithish Society for Immunology, a sociedade britânicaaposta eleição betfairimunologia, deu boas vindas à tecnologia, mas fez algumas ressalvas.

"Essa abordagem traz esperançasaposta eleição betfairvacinação fácil eaposta eleição betfairgrande escala, já que ela tem como alvo um tipoaposta eleição betfaircélula imunológica chamada célula Langerhans, que existeaposta eleição betfairabundância na pele", disse Diane Williamson".

"Essas células absorvem avidamente a vacina e são capazesaposta eleição betfairdesencadear a resposta imunológica".

"Porém, um dos problemasaposta eleição betfairpotencial na aplicação (da vacina) sobre a pele é o tempoaposta eleição betfairaplicação e como garantir a administração da quantidade adequadaaposta eleição betfairvacina".

"Além disso, talvez haja problemasaposta eleição betfairtolerância do adesivoaposta eleição betfairalguns pacientes. Mas se esses problemas puderem ser superados, o nanoadesivo tem o potencialaposta eleição betfairsubstituir a aplicação convencional, baseadaaposta eleição betfairaplicação intramuscular por agulha".

O nanoadesivo começará a ser testadoaposta eleição betfairbreve na Papua Nova Guiné, onde suprimentosaposta eleição betfairvacina são escassos.

Kendall disse que acha difícil imaginar um mundo sem agulhas e seringas tradicionais, mas espera que o novo método possa ser utilizadoaposta eleição betfairgrande escala.