Por que as mulheres se lembram melhor do rosto das pessoas?:duek poker

Cérebro humano | Foto: BBC
Legenda da foto, Estudo canadense aponta diferenças entre os mecanismosduek pokermemóriaduek pokerhomens e mulheres

duek poker Um estudoduek pokerum grupoduek pokercientistas baseados no Canadá apontou que as mulheres podem ter memória superior aos homens quando se trataduek pokerreconhecer rostos e ligar fisionomias às pessoas certas.

O motivo, segundo os pesquisadores, é que a mulheres prestam mais atenção às feições das pessoas com quem estão falando.

"A maneira com que dirigimos nosso olhar a um rosto novo afeta nossa capacidadeduek pokerreconhecer este indivíduo depois", diz a cientista Jennifer Heisz, da Universidadeduek pokerMcMaster, coautora do estudo, ao lado dos psicólogos David Shore e Molly Pottruff.

"Tanto os homens como as mulheres se fixam nos olhos, no nariz e na boca", afirmou Heisz à BBC Mundo. "A diferença está no númeroduek pokervezes que nos fixamosduek pokercada um destes traços: dentroduek pokerum limiteduek pokertempo concreto,duek pokercinco segundos, as mulheres fazem mais movimentos com os olhos examinando um novo rosto do que os homens."

Esta diferença quanto ao tipoduek pokerolhar gera depois uma "memória superior" entre as mulheres, que,duek pokeracordo com os cientistas, se tornou evidente quando os participantesduek pokerum experimento voltaram a se encontrar com as mesmas pessoas que tinham conhecido anteriormente.

"Nossos resultados apontam novos conhecimentos sobre os potenciais mecanismos da memória episódica e sobre as diferenças entre os sexos", acrescenta Heisz.

A memória episódica se relaciona a eventos autobiográficos, que podem ser acionados, e é diferenteduek pokeroutros tiposduek pokermemória, como a semântica ou empírica.

Padrões do inconsciente

Os cientistas analisaram o padrãoduek pokervisão e reconhecimento facialduek poker40 homens e 40 mulheres, utilizando uma tecnologia que rastreia o movimento dos olhos. Assim, foi possível registrar para onde os participantes estavam olhando enquanto eram confrontados com os rostosduek pokerpessoas selecionadasduek pokerforma aleatóriaduek pokeruma teladuek pokercomputador.

Eles tinham que lembrar do nome associado a cada rosto.

"Descobrimos que as mulheres se fixam nos traços faciais muito mais do que os homens, porém, esta estratégia funciona completamente à margem da nossa consciência", afirma Heisz. "Os indivíduos normalmente não sabemduek pokerque fixam seus olhos,duek pokerforma que tudo é inconsciente."

A equipe, no entanto, não sabe ainda a que se devem estas diferençasduek pokermecanismos entre os dois sexos. "Poderia ser porque as mulheres estão mais interessadas na interação social, mas isso é pura especulação, há se que investigar mais", diz a cientista.

Diferenças

Outro estudo recente sobre o tema, realizado no Brooklyn College e publicadoduek pokersetembroduek poker2012, concluiu que os olhos dos homens são mais sensíveis aos pequenos detalhes e aos objetos que se movemduek pokeralta velocidade, enquanto os das mulheres são melhores para distinguir cores.

Heisz diz que aí pode estar uma "conexão interessante". "Os resultados atuais mostram que os homens perdem mais tempoduek pokerum ponto, ao invésduek pokerfazer um rastreamentoduek pokertodo o rosto", afirma.

"Isso poderia significar que estão se concentrandoduek pokeralguns detalhes, mas esta maneiraduek pokerolhar não leva a uma boa representação mental do rosto para a memória."

Uma das principais inferências deste estudo, diz a cientista, é que todos nós podemos aprender a rastrear melhor as feições e potencialmente desenvolver uma memória melhor, algo que pode ser especialmente útil "para os indivíduos com deficiênciasduek pokermemória, como os idosos", conclui Heisz.