Jovens se articulam na contramão do pessimismo com 'Imagina na Copa':bet365 e soccer
- Author, Mariana Della Barba
- Role, Da BBC Brasilbet365 e soccerSão Paulo
bet365 e soccer Ônibus atrasado, aeroporto cheio, fila demorada, chope quente, sistema educacional precário... quem nunca reclamou desses problemas no Brasil?
Em uma tentativabet365 e soccerpassar das lamentações para a ação, um grupobet365 e soccerquatro amigos que morabet365 e soccerSão Paulo resolveu fazer algo a respeito. Pra isso, aproveitaram a frase que virou um dos bordões mais populares do país e criou o projeto "Imagina na Copa".
Só que nele a frase pessimista ganha uma conotação oposta, para incentivar iniciativas positivas e transformadoras que podem ser realizadas até o início do Mundial.
No site da organização, um novo vídeo é incluído toda semana com uma nova históriabet365 e soccerum projeto criado por um jovem que,bet365 e soccerum jeito oubet365 e socceroutro, está fazendo algo para tentar melhorar o país. A ideia é justamente dar visibilidade para essas iniciativas para que elas possam crescer.
"A Copa é um momento histórico e não podemos,bet365 e soccerjeito nenhum, perder essa oportunidade. Só que, no nosso caso, preferimos não ficar só reclamando", diz Mariana Campanatti, uma das criadoras do Imagina.
"E então começamos a pensarbet365 e soccercomo reverter esse pessimismo e essa faltabet365 e socceração", acrescenta outra sócia, Mariana Ribeiro. "Mostrar para essas pessoas que reclamavam que existem, sim, coisas legais acontecendo pertobet365 e socceronde vivem, feitas para mudar problemas à nossa volta."
Emprego na berlinda
E à medida que o projeto tomava forma na cabeça das duas e dos outros dois idealizadores, Fernanda Cabral e Tiago Pereira, eles começaram a questionar os próprios empregos e objetivos.
Foi nesse momento que Fernanda Cabral, outra sócia, percebeu que o Imagina na Copa seria apenas "uma paginazinha na internet ou uma coisa grande". Ela diz que a chamada redebet365 e soccerapoio dos quatro (formada especialmente por seus pais) topou bancá-los no começo, e eles então pediram demissãobet365 e soccerseus empregos.
Em seguida, eles lançaram uma ação pra arrecadar dinheirobet365 e soccerum sitebet365 e soccerarrecadação coletivabet365 e soccerverbas,bet365 e soccerque qualquer pessoa pode doar dinheiro para um projeto específico.
Com 294 doadores, eles conseguiram os R$ 25 mil que precisavam para investirbet365 e soccerum site,bet365 e soccervídeos e na primeira oficina para capacitar jovens que pudessem repassar as ideias da organização e das ações selecionadas.
Segundo os idealizadores, os projetos geralmente são simples e fáceisbet365 e soccerser reproduzidosbet365 e socceroutras partes do Brasil, e procuram resolver um problema real. É o caso, por exemplo, do "Que ônibus Passa Aqui?".
A iniciativa disponibilizabet365 e soccerseu site um adesivo usado para escrever qual ônibus passabet365 e soccerdeterminando ponto. E são os próprios cidadãos que imprimem e colam essa etiqueta nos pontosbet365 e soccerônibus da cidade.
Críticas
<span >O "Que ônibus passa aqui?" foi criadobet365 e soccerPorto Alegre, onde a Prefeitura sinalizou que ia bancar o projeto, mas acabou recuando - e foram jovens que acabaram adesivando os pontos cidade afora.
Ações como essa abrem espaço para a discussão sobre se o "Imagina na Copa" e seus incentivadores não estão cuidandobet365 e soccerum problema que não é apenas da população, e, sim, do governo.
”Não estamos facilitando a vida da Prefeitura, mas, sim, a nossa vida", afirma Mariana Ribeiro. "Mostrar que dá para fazer algo, seja sinalizar as rotasbet365 e soccerônibus ou criar uma biblioteca ambulante, é um jeitobet365 e soccerpressionar o governo."
As três meninas também dizem acreditar que a internet é a ferramente ideal para reverter esse pessimismo pré-Copa, mas não pode ser a única.
“Não somos contra o ativismobet365 e soccersofá, mas achamos que uma hora você tem que sair do sofá", diz Mariana Ribeiro,bet365 e soccerreferência a movimentos organizados principalmentebet365 e soccermídias sociais, que costumam ser criticados por não terem ações fora do ambiente online.
“São formasbet365 e soccerativismo complementares", afirma Mariana Campanatti. "Do seu sofá, você encontra pessoas com a mesma causa, que eventualmente saembet365 e soccercasa para realizar algo."
"Tudo bem a pessoa não fazer nada, mas ela tem que começar a pensar", acrescenta Fernanda. "A reflexão é para todos, a ação, não."
bet365 e soccer Veja abaixo alguns dos projetos que ganharam o apoio dos criadores do "Imagina na Copa".
Atados
Em uma história que se assemelha à do próprio Imagina na Copa, o projeto Atados foi criado por três amigos formadosbet365 e socceradministração na USP.
É uma espéciebet365 e soccerrede social que ajuda pessoas que querem fazer trabalho voluntário, mas não sabem direito por onde começar.
No site, que centraliza essas vagas, a pessoa se cadastra e começa a procurar ações ou causas das quais gostariabet365 e soccerparticipar.
Há dezenasbet365 e soccerinstituições cadastradas, como a Fundação Golbet365 e soccerLetra e o Instituto Alana. Feita a escolha, o site faz a ponte entre voluntário e instituição.
Uma das ações que mais chamaram a atenção foi a participaçãobet365 e soccervoluntários para organizar a festabet365 e soccercasamento entre dois idosos que viviambet365 e socceruma casabet365 e soccerrepouso.
Para as fundadoras do Imagina na Copa, o site é um exemplobet365 e soccerprojeto inovador pensado e colocadobet365 e soccerprática por jovens.
Praia da Estação
Os motivos para Fernanda Cabral, do Imagina na Copa, adorar o projeto Praia da Estação vão além do fatobet365 e soccerele acontecer embet365 e soccerterra natal, Belo Horizonte. "É uma ação que nos faz reviver a cidade,bet365 e socceruma forma diferente e criativa", diz.
O projeto surgiu como reação a um decreto da prefeiturabet365 e soccerBH proibindo eventos na Praça da Estação, um dos pontos turísticos mais antigos da cidade. Um blog anônimo foi criadobet365 e soccerseguida, convocando os moradores a irem ao local, como formabet365 e soccerprotesto.
Hoje, o local abriga shows, festas e apresentações, sempre com um lado divertido, com pessoas levando seu guarda-sol para dar um caráterbet365 e soccerpraia e slogans do tipo: "Ei, polícia, a praia é uma delícia".
Bibliocicleta
O projetobet365 e soccerum jovem da cidade baianabet365 e soccerSimões Filho, a cercabet365 e soccer25 quilômetrosbet365 e soccerSalvador, chamou atenção do Imagina na Copa por ser simples, barato e viável tambémbet365 e socceroutras cidades. O Bibliocicleta foi criado a partirbet365 e soccerum trabalhobet365 e soccerconclusãobet365 e soccercursobet365 e soccerDesign, na Universidade Federal da Bahia.
Nele, uma bicicleta é adaptada - com materiais simples como tubosbet365 e soccerPVC - para se tornar uma bibilioteca itinerante.
Quado a bicicleta chegabet365 e soccerum bairro, crianças e jovens podem escolher os livros (recebidos por doações) e ficar com eles.
Hoje, há oficinasbet365 e soccerdiversos Estados para se ensinar como se adapta a bicicleta.