Vitamina D, a vitamina do sol, pode ajudar no tratamentobet7k o que éasma:bet7k o que é
As pessoas que têm asma apresentam dificuldades para respirar quando suas vias aéreas ficam inchadas, inflamadas e contraídas, e elas geralmente são tratadas com esteroides, mas nem todos respondem bem.
Controle
"Nós sabemos que pessoas com altos níveisbet7k o que évitamina D conseguem controlar melhorbet7k o que éasma – esta conexão chama bastante a atenção", disse a pesquisadora Catherine Hawrylowicz.
A equipe da cientista investigou o impacto da vitaminabet7k o que éuma substância química do corpo humano, interleucina-17.
Trata-sebet7k o que éuma parte vital do sistema imunológico que ajuda a combater infecções.
Entretanto, ela também pode causar problemas quando atinge níveis muito altos e já foi relacionada intensamente à asma.
Neste estudo, divulgado na publicação especializada Journal of Allergy and Clinical Immunology, a vitamina D foi capazbet7k o que éreduzir os níveisbet7k o que éinterleucina-17bet7k o que é28 pacientes.
Testes clínicos
A equipe do King’s College realiza agora uma sériebet7k o que étestes clínicos para ver se a administraçãobet7k o que évitamina D pode realmente ajudar os pacientesbet7k o que éasma a lidarem melhor com os sintomas da doença.
O foco do estudo deve ser os pacientes que não respondem bem aos esteroides, e produzem sete vezes mais interleucina-17 do que os outros.
"Nós acreditamos que tratar as pessoas com vitamina D pode fazer com que os pacientes resistentes aos esteroides passem a responder a eles ou permitam que aqueles que já conseguem controlarbet7k o que éasma tomem menos esteroides", disse Hawrylowicz.
A especialista explica que uma culturabet7k o que ése cobrir no sol e usar protetor solar pode ter aumentado as taxasbet7k o que éasma, mas ela aproveita para alertar que "sol demais faz mal".
Efeitos colaterais
Malayka Rahman, da organizaçãobet7k o que écaridade britânica voltada para o tratamento e esclarecimento sobre asma, a Asma UK, valoriza os resultados do trabalho.
"Para a maioria das pessoas com asma, os remédios atualmente disponíveis são uma forma efetivabet7k o que écontrolar a doença, mas nós sabemos que eles não funcionam para todos, e é por isso que pesquisar novos tratamentos é vital", disse.
Ela também menciona o fatobet7k o que émuitos destes medicamentos apresentarem efeitos colaterais – algo que poderia ser aliviado com uma diminuição da quantidadebet7k o que éremédios ingeridos pelos asmáticos.
"Também sabemos que muitas pessoas com asma se preocupam com os efeitos adversos dessas drogas, então se a vitamina D reduzir a quantidadebet7k o que éremédios necessária, isto teria um impacto enorme na qualidadebet7k o que évida desses pacientes", afirmou.