Em passo histórico, Colômbia e Farc chegam a acordo sobre questão agrária:jogo que da dinheiro no pix

Mesa negociações (AFP)
Legenda da foto, Negociaçõesjogo que da dinheiro no pixHavana buscam colocar um fim no conflito colombiano, que já dura quase 50 anos

Para muitos, é a prova definitivajogo que da dinheiro no pixque o diálogojogo que da dinheiro no pixpaz pode alcançar objetivos concretos, apesar das profundas divergências ideológicas que separam a guerrilha do governo do presidente Juan Manuel Santos – especialmente sobre os temas agrários.

Aindajogo que da dinheiro no pixacordo com a nota, o acordo "está centrado nas pessoas, no pequeno produtor, no acesso e na distribuiçãojogo que da dinheiro no pixterras, na luta contra a probreza, no estímulo à produção agropecuária e na reativação da economia do campo".

"Seu objetivo é que o maior númerojogo que da dinheiro no pixpessoas que vivem no campo sem terra ou com terra insuficiente possam ter acesso a ela" e "está acompanhadojogo que da dinheiro no pixplanosjogo que da dinheiro no pixmoradia, água potável, assistência técnica, capacitação, educação, infraestrutura e recuperaçãojogo que da dinheiro no pixsolos."

O texto diz ainda que outro objetivo é reverter os efeitos do conflito e restituir as vítimasjogo que da dinheiro no pixdespejo e as que foram obrigadas a abandonar suas casas por conta dos combates.

Primeiro passo

Logo após o anúncio, Santos elogiou o acordo emjogo que da dinheiro no pixconta no Twitter: "Celebramos esse passo fundamental para um pleno acordo que ponha fim a meio séculojogo que da dinheiro no pixconfito. Continuaremos o processo com prudência e responsabilidade".

No entanto, é preciso terjogo que da dinheiro no pixmente que, apesarjogo que da dinheiro no pixseu importância histórica, esse acordo é apenas um primeiro passo.

Como lembraram as duas partes reunidasjogo que da dinheiro no pixHavana, a negociação está ocorrendo sob o princípiojogo que da dinheiro no pixque "nada está acordado até que tudo esteja acordado".

Durante um evento na semana passada, o próprio Santos afirmou que logo caberá à população ratificar ou rechaçar o que for acordado na mesajogo que da dinheiro no pixnegociações.

"Quando tivermos tudo, o pacote, o quadro, o povo colombiano vai pdoer decidir: compro ou não compro", disse o presidente.

Integração

O próximo ponto a entrar na agendajogo que da dinheiro no pixdiscussões é a participação política da guerrilha. O tema começará a ser discutidojogo que da dinheiro no pix11jogo que da dinheiro no pixjulho e pode criar mais entraves que a questão agrária.

Isso porque segundo pesquisas, a maioria da população colombiana não vê com bons olhos a integração dos guerrilheiros à vida política, especialmente se os guerrilheiros não forem obrigados a responder pelos crimes que podem ter cometidos.

E a insistênda das Farcjogo que da dinheiro no pixque são tão vítimas como as vítimas do conflito vem gerando debates acalorados na Colômbia.

Outro desafio das negociações é o fatojogo que da dinheiro no pixque Santos afirmou que elas deveriam terminar aindajogo que da dinheiro no pix2013. "Devemos ter um acordo antes do fim do ano ou não haverá acordo", disse.

Um dos negociadores das Farc disse, porém, que o prazo foi entendido como um ultimato e afirmou que ele era pouco realista.

O problema, no entanto, é que se passar do prazo dado pelo governo, as negociações podem coincidir com a campanha para as eleições presidenciaisjogo que da dinheiro no pix2014.

E a campanha pela reeleiçãojogo que da dinheiro no pixSantos – que já se dá por certa – poderia acabar se convertendojogo que da dinheiro no pixum pleibiscito sobre o diálogo com a guerrilha.

Mas, até o momento, o anúncio deste domingo certamente aumento o otimismo dos colombianos. Ainda que, como ocorreu desde os inícios das negociações, esse é um otimismo que não pode andar longejogo que da dinheiro no pixuma dosejogo que da dinheiro no pixcautela.