Conheça algumas das novas doenças da 'Bíblia da psiquiatria':betsul bonus de boas vindas
- Author, Alessandra Corrêa
- Role, De Nova York para a BBC Brasil
betsul bonus de boas vindas Diversas atitudes e sentimentos até agora considerados normais passarão a ser classificados como doença mental pela nova edição do Manual Diagnóstico e Estatísticobetsul bonus de boas vindasTranstornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, ou DSM-5, na siglabetsul bonus de boas vindasinglês), conhecido como a "Bíblia da psiquiatria", que será lançada neste fimbetsul bonus de boas vindassemana pela Associação Americanabetsul bonus de boas vindasPsiquiatria (American Psychiatric Association, ou APA, na siglabetsul bonus de boas vindasinglês).
Usados por médicos do mundo todo, inclusive do Brasil, o DSM traz uma listabetsul bonus de boas vindassintomas relacionado a cada doença e estabelece quantos são necessários para que um paciente seja diagnosticado com determinado transtorno mental.
Segundo críticos, a nova edição reduz o númerobetsul bonus de boas vindassintomas para o diagnósticobetsul bonus de boas vindasalguns transtornos, alémbetsul bonus de boas vindasampliar o númerobetsul bonus de boas vindasdoenças, o que aumentaria os diagnósticos e, consequentemente, o usobetsul bonus de boas vindasmedicamentos e o mercado para a indústria farmacêutica.
Enquanto algumas alterações no manual - que está embetsul bonus de boas vindasquinta edição, a primeira desde 1994 - têm sido recebidasbetsul bonus de boas vindasmaneira positiva, ou pelo menos indiferente, muitas vêm provocando críticas e discussões exaltadas.
Uma das mudanças mais polêmicas está relacionada ao diagnósticobetsul bonus de boas vindasdepressão.
Na edição anterior do DSM, pacientes que estavambetsul bonus de boas vindasluto eram excluídos do diagnóstico, mesmo que apresentassem os sintomas, a não ser que o comportamento persistisse por maisbetsul bonus de boas vindasdois meses. Agora, após duas semanas, mesmobetsul bonus de boas vindasluto, o paciente poderá receber diagnósticobetsul bonus de boas vindasdepressão.
Outra alteração controversa diz respeito aos critérios para o diagnósticobetsul bonus de boas vindasTranstornobetsul bonus de boas vindasDéficitbetsul bonus de boas vindasAtenção e Hiperatividade.
O númerobetsul bonus de boas vindassintomas permanece o mesmo. São 18, divididosbetsul bonus de boas vindasdois grupos - faltabetsul bonus de boas vindasatenção e hiperatividade/impulsividade -, e é preciso apresentar pelo menos seis sintomasbetsul bonus de boas vindasum dos grupos para receber o diagnóstico. No entanto, a idade para o surgimento dos sintomas, que erabetsul bonus de boas vindasaté sete anos, passou a serbetsul bonus de boas vindasaté 12.
No caso da Síndromebetsul bonus de boas vindasAsperger, a crítica é pelo fatobetsul bonus de boas vindasa doença ter sido transformadabetsul bonus de boas vindasum subtipobetsul bonus de boas vindasautismo, incluídabetsul bonus de boas vindasuma nova categoria chamadabetsul bonus de boas vindasTranstorno do Espectro Autista.
Ao longobetsul bonus de boas vindassua trajetória, o DSM já foi alvobetsul bonus de boas vindasmuitas polêmicas. Até a décadabetsul bonus de boas vindas1970, por exemplo, o manual classificava a homossexualidade como doença.
Veja abaixo algumas das novas doenças classificadas pelo DSM-5:
Compulsão alimentar
O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, no qual a pessoa devora quantidades excessivasbetsul bonus de boas vindascomida descontroladamente ebetsul bonus de boas vindasum período delimitado,betsul bonus de boas vindasaté duas horas, passará a ser considerado uma doença mental.
Pessoas que registrarem esse tipobetsul bonus de boas vindascomportamento pelo menos uma vez por semana durante três meses poderão ser diagnosticadas com a doença.
A compulsão alimentar já aparecia no apêndice da edição anterior do DSM, o que indicava a necessidadebetsul bonus de boas vindaspesquisas adicionais antesbetsul bonus de boas vindasdefinir o problema como uma doença.
Segundo a Associação Americanabetsul bonus de boas vindasPsiquiatria, após extensas pesquisas, os resultados sustentam "a validade e a utilidade clínica"betsul bonus de boas vindasdefinir o transtorno como uma nova doença.
Distúrbiobetsul bonus de boas vindasHoarding
A acumulação compulsiva - e a incapacidadebetsul bonus de boas vindasse desfazer -betsul bonus de boas vindasobjetos, inclusive lixo, conhecida como "hoarding"betsul bonus de boas vindasinglês, era até agora considerada um sintoma do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
A nova edição do DSM define esse tipobetsul bonus de boas vindascomportamento como uma doença separada, caracterizada pela "dificuldade persistentebetsul bonus de boas vindasse desfazer ou se separarbetsul bonus de boas vindassuas posses, independentementebetsul bonus de boas vindasseu valor real".
Provocar escoriação da pele
Esse transtorno, chamadobetsul bonus de boas vindas"skin-picking"betsul bonus de boas vindasinglês, consistebetsul bonus de boas vindascutucar a pele constantemente, o que resultabetsul bonus de boas vindasferimentos.
A nova doença foi incluída no capítulo sobre transtornos obsessivos-compulsivos e doenças relacionadas.
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
Considerado uma forma mais gravebetsul bonus de boas vindasTPM (Tensão Pré-Menstrual), o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual figurava no apêndice da edição anterior do DSM, indicando a necessidadebetsul bonus de boas vindasmais pesquisas sobre o tema.
No DSM-5, é classificado como uma doença mental, com basebetsul bonus de boas vindas"sólidas evidências científicas", segundo a Associação Americanabetsul bonus de boas vindasPsiquiatria.
Os sintomas da doença incluem tensão, alteraçõesbetsul bonus de boas vindashumor, irritabilidade, ansiedade, raiva, tristeza, letargia, mudanças no apetite e insônia, entre outros, manifestados nas duas últimas semanas do ciclo menstrual, durante a maioria dos ciclos menstruais do último ano.
Transtorno disruptivobetsul bonus de boas vindasdesregulação do humor
Crianças ou adolescentesbetsul bonus de boas vindasaté 18 anosbetsul bonus de boas vindasidade que apresentam "irritabilidade persistente e episódios frequentesbetsul bonus de boas vindasextremo descontrole comportamental"betsul bonus de boas vindasum períodobetsul bonus de boas vindaspelo menos três vezes por semana, ao longobetsul bonus de boas vindasum ano, poderão ser diagnosticadas com esta nova doença.
A Associação Americanabetsul bonus de boas vindasPsiquiatria diz que decidiu incluir o novo diagnóstico no DSM-5betsul bonus de boas vindasresposta aos temores sobre a possibilidadebetsul bonus de boas vindasum excessobetsul bonus de boas vindasdiagnósticos e tratamentobetsul bonus de boas vindastranstorno bipolarbetsul bonus de boas vindascrianças - é cada vez maior o númerobetsul bonus de boas vindascrianças diagnosticadas com transtorno bipolar nos EUA.
A criação desse novo diagnóstico alternativo teria o objetivobetsul bonus de boas vindasevitar esse número crescentebetsul bonus de boas vindascrianças sendo medicadas para transtorno bipolar, às vezes com basebetsul bonus de boas vindasum diagnóstico errado. No entanto, a decisão vem cercadabetsul bonus de boas vindasmuita polêmica.
"Meu temor é que crianças normais com ataquesbetsul bonus de boas vindasbirra sejam diagnosticadas equivocadamente e recebam medicação inapropriada", diz o psiquiatra Allen Frances, que comandou a força-tarefa responsável pela quarta edição do DSM.
Professor emérito da Universidadebetsul bonus de boas vindasDuke, na Carolina do Norte, Frances é um dos maiores críticos do DSM-5. "O DSM-5 corre o riscobetsul bonus de boas vindastornar uma situação que já é ruim muito pior", escreveu Francesbetsul bonus de boas vindasseu blog no portalbetsul bonus de boas vindasnotícias The Huffington Post.