Reaparecimento após uma década é fato raro nos EUA:aposta de 5 reais
aposta de 5 reais É raro que pessoas desaparecidas há uma década sejam encontradas. Na maioria dos casos, o desaparecimento não é solucionado por anos e o desfecho é triste.
Lizabeth Wilson,aposta de 5 reais13 anos, voltava para casaaposta de 5 reaisPrairie Village, Kansas (EUA), com seu irmão John, 11, numa noiteaposta de 5 reaisjulhoaposta de 5 reais1974. Ela nunca mais foi vista.
Seu desaparecimento chocouaposta de 5 reaiscomunidade.
Quando conheci seu irmão,aposta de 5 reaisuma escolaaposta de 5 reaisPrairie Village, Lizabeth estava desaparecida havia maisaposta de 5 reaisdois anos.
John e eu costumávamos ouvir música juntos e beberaposta de 5 reaisfestas. Assim comoaposta de 5 reaisirmã, ele era loiro e tinha sardas.
Como muitos outros estudantes da escola, eu pensava emaposta de 5 reaisirmã e imaginava o que teria lhe acontecido.
Em 1990, visitei o local onde seu crânio foi encontrado. Era uma área desolada e quieta pertoaposta de 5 reaisuma fazendaaposta de 5 reaisLenexa, Kansas.
Um policial me disse na época que as autoridades tinham um suspeito do crime, mas não tinham provas suficientes. "Estamosaposta de 5 reaisolho nele", agregou o policial.
Em 2003, o ex-faxineiro John Horton,aposta de 5 reais56 anos, foi detido. Ele cumpre prisão perpétua pela morteaposta de 5 reaisLizabeth.
'Pesadelo acabou'
Felizmente, o final da história foi mais feliz para Amanda Berry, Gina DeJesus e Michelle Knight, que foram encontradas na última segunda-feiraaposta de 5 reaisCleveland após maisaposta de 5 reaisuma década desaparecidas.
Knight, que tinha 19 ou 20 anos à época do crime, desapareceraaposta de 5 reais2002. Berry, aos 16 anos,aposta de 5 reais2003. E DeJesus sumiu no ano seguinte. Ela tinha 14 anos.
Ariel Castro, um motoristaaposta de 5 reaisônibus escolar, e seus dois irmãos foram detidos.
"O pesadelo (das três mulheres) acabou", disse o agente do FBI Stephen Anthony. Agora, resta saber como esse pesadelo pôde acontecer - a polícia investiga como as mulheres podem ter sido escondidas durante tanto tempo.
Um parenteaposta de 5 reaisKnight disse à imprensaaposta de 5 reaisCleveland que a família pensava que ela tivesse fugido. Por isso, a polícia não foi a fundo no caso.
'Pessoas querem desaparecer'
Raymond Batvinis, um ex-agente do FBI, diz que é muito cedo para determinar o que aconteceuaposta de 5 reaisCleveland ou apontar dedos para possíveis culpados. E ele diz entenderaposta de 5 reaisonde vem a crença inicialaposta de 5 reaisque o desaparecimentoaposta de 5 reaisKnight poderia ser apenas uma fuga.
"Para ser sincero com você, as pessoas desaparecem o tempo todo", diz ele. "Com frequência, elas desaparecem porque querem desaparecer."
Com crianças, porém, a situação é outra. A maioria dos raptos são feitos por parentes - por exemplo, durante brigas pela guarda - e costumam ser resolvidos.
No casoaposta de 5 reaissumiçoaposta de 5 reaismenores sem o envolvimentoaposta de 5 reaisparentes, a polícia sabe que precisa agir rápido.
"A motivação principal é sexo", relata Harry Trombitas, ex-agente do FBI. "O agressor rapta uma criança, pratica sexo e sente que precisa se livrar dela, para se distanciar do caso."
Nos EUA, diz ele, a maioria dos casos do tipo são solucionados, e as crianças voltam a suas casas.
Mas a polícia precisa buscar pistas nas primeiras três horas desde o aparecimento para aumentar a chanceaposta de 5 reaisencontrar a criança viva, porque muitos desses casos não acabam bem.
Trombitas lembraaposta de 5 reaisquando foi à casaaposta de 5 reaisum meninoaposta de 5 reais12 anos que havia sido sequestrado no Estadoaposta de 5 reaisNebraska,aposta de 5 reais1982.
"Cada vez que o telefone tocava, a mãe dele tremia", diz. Três dias depois, a criança foi encontrada morta, a facadas.
Espera
Em alguns casos, a espera pela pessoa desaparecida nunca termina.
Em 2007, Ashley Summers,aposta de 5 reais14 anos, desapareceu na mesma região que Berry, DeJesus e Knight foram sequestradas. Até hoje, ela não foi encontrada.
Investigadores dizem que,aposta de 5 reaiscasos não resolvidos, avanços costumam dependeraposta de 5 reaispistas fornecidas pela imprensa e pelas pessoas da comunidade.
Sarah Jakiel, vice-diretora do Projeto Polaris, que combate tráfico humano, sugere que fiquemos atentos a sinaisaposta de 5 reaisuma pessoa eventualmente estar sendo presa contraaposta de 5 reaisvontade.
Se uma pessoa entra e saiaposta de 5 reaisuma casaaposta de 5 reaishorários incomuns, se a casa tem janelas cobertas e câmerasaposta de 5 reaissegurança, vizinhos devem prestar atenção e, se for o caso, avisar as autoridades.
"Siga seus instintos", diz Jakiel.
Vizinhos podem ser cruciais para o esclarecimentoaposta de 5 reaisum caso - tanto que foi um vizinho quem ajudou Berry a escapar da casaaposta de 5 reaisseu raptor.
Ainda assim, são poucos os casosaposta de 5 reaisdesaparecimentoaposta de 5 reaisque a pessoa é encontrada sã e salva anos depois.
John Wilson cresceu sem saber o que aconteceu comaposta de 5 reaisirmãaposta de 5 reaisPrairie Village.
Espera-se que a famíliaaposta de 5 reaisAshley Summers receba notícias delaaposta de 5 reaisbreve - e que sejam boas notícias.