Grama híbrida pode ajudar a mitigar efeitogl9bo esporteenchentes, diz estudo:gl9bo esporte

Foto: AP
Legenda da foto, Cientistas querem que a grama absorva água,gl9bo esportevezgl9bo esportedeixá-la escorrer, como na foto acima

gl9bo esporte Uma grama híbrida cultivável, desenvolvida por uma equipegl9bo esportepesquisadores britânicos, pode ajudar a conter enchentes, aponta um estudo recém-publicado.

Testes científicos mostraram que a grama reduz inundações pela metade, se comparada com a grama plantada para alimentar gado.

Os cientistas responsáveis pelo estudo dizem,gl9bo esporteartigo na publicação Scientific Reports, que o crescimento rápido e o bem desenvolvido sistemagl9bo esporteraízes da grama híbrida fazem com que ela absorva mais umidade no solo,gl9bo esportevezgl9bo esportedeixar que a água escorra.

Essa nova grama é um híbrido entre as espécies Lollium perenne - comumente usada para pastos - e Festuca pratensis, mais resistente.

Um dos autores do projeto, Kit Macleod, que é pesquisador-sênior no Instituto James Huttongl9bo esportepesquisas agrícolas, disse que já havia um projetogl9bo esportelongo prazo para desenvolver novas gramas, mas seu benefício ambiental ainda não havia sido testado.

"Então tive a ideiagl9bo esportefazer um experimento para descobrir como essas novas gramas poderiam beneficiar não apenas a produção, sob a perspectiva do agricultor, mas também reduzir inundações", disse ele à BBC.

"Há muito interessegl9bo esportelidar com terras agrícolasgl9bo esporteforma a produzir benefícios múltiplos, sobretudo no que diz respeito a questões ambientais, (diante de) mudanças nas chuvas e nos padrõesgl9bo esportetemperatura."

Mudanças na estrutura do solo

Ao longogl9bo esportedois anos, Macleod egl9bo esporteequipe descobriram que a grama híbrida impedia que a água escorresse,gl9bo esporteníveis 51% superioresgl9bo esportecomparação com a espéciegl9bo esportepasto e 43% superioresgl9bo esportecomparação com a Festuca pratensis.

"Achamos que isso tem a ver com as mudanças na estrutura do solo (por conta) da grama", prossegue Macleod. "Ela cria mais capacidadegl9bo esportearmazenamento para água."

Ao mesmo tempo, diz ele, a espécie híbrida tem a mesma propriedadegl9bo esporterápido crescimentogl9bo esporteraízes observada na espécie Festuca pratensis, o que também aumenta seu podergl9bo esporteabsorção.

No entanto, Macleod ressalta que a nova grama não tem poderes "mágicos" para impedir enchentes - ela apenas parece reduzir o volumegl9bo esporteágua que escorregl9bo esportepastosgl9bo esporteáreas com tendências a enchentes.