Polícia dispersa protesto contra a Valedicas para apostar hojeMoçambique:dicas para apostar hoje

Mina da Vale pertodicas para apostar hojeonde houve o protestodicas para apostar hojeMoçambique (crédito: Agência Vale)
Legenda da foto, Minadicas para apostar hojecarvão no distritodicas para apostar hojeMoatize, no noroestedicas para apostar hojeMoçambique, é operada pela Vale desde 2011

dicas para apostar hoje Policiais dispersaram nesta quarta-feira um protestodicas para apostar hojemoradores reassentados para a instalaçãodicas para apostar hojeuma minadicas para apostar hojecarvão da Valedicas para apostar hojeMoçambique, no sudeste da África. Os manifestantes bloqueavam desde a tardedicas para apostar hojeterça-feira a ferrovia pela qual a empresa escoadicas para apostar hojeprodução.

Ativistas disseram à BBC Brasil que os manifestantes "fugiram para as matas" quando policiais usaram gás lacrimogêneo e balasdicas para apostar hojeborracha para liberar a linha férrea.

O grupo era formado por oleiros (produtoresdicas para apostar hojetijolosdicas para apostar hojecerâmica) que dizem não ter recebido toda a indenização que haviam acordado com a empresadicas para apostar hojerazão do realojamento.

Desde 2011, a Vale opera no distritodicas para apostar hojeMoatize, na província moçambicana do Tete (noroeste do país), a maior minadicas para apostar hojecarvão a céu aberto do mundo. A empresa diz que já pagou a indenização e que desenvolve na região ações "para incrementar a produção e renda no nível microempresarial que permitirão a integração dos oleiros nessas atividades".

Balasdicas para apostar hojeborracha

Segundo a Ação Acadêmica para o Desenvolvimento das Comunidas Rurais (Adecru), movimento que apoia a manifestação, cercadicas para apostar hoje500 pessoas – emdicas para apostar hojemaioria jovens oleiros – participavam do protesto quando, por volta das 17h locais (13hdicas para apostar hojeBrasília), 40 policiais usaram gás lacrimogêneo e balasdicas para apostar hojeborracha para dispersá-las.

"Eles fugiram para as matas e temos informaçõesdicas para apostar hojeque há feridos", afirmou à BBC Brasil Adriano Vicente, gestordicas para apostar hojeprogramas da Adecru.

Jeremias Vunjanhe, da organização Justiça Ambiental, que também apoia os manifestantes, diz que alguns moradores que fugiram durante a operação ainda não foram localizados por familiares.

O governo moçambicano não se pronunciou sobre a intervenção.

Vicente diz que, desde o início da operação da mina da Vale, centenasdicas para apostar hojefamíliasdicas para apostar hojeoleiros desalojadas perderam "o único meiodicas para apostar hojevivência que tinham".

As famílias, segundo ele, foram deslocadas para áreas onde o solo não permite a atividade oleira ou onde já existem outros produtores.

Para compensá-las pelo deslocamento,dicas para apostar hojeacordo com Vicente, a Vale teria oferecido uma indenizaçãodicas para apostar hoje120 mil meticais (cercadicas para apostar hojeR$ 8 mil) a cada família.

No entanto, ele diz que só 60 mil meticais (R$ 4 mil) foram pagos desde então.

‘Funcionários subalternos’

Já a Vale diz que a indenização total acordada eradicas para apostar hoje60 mil meticais, que foram pagos diretamente a 785 donosdicas para apostar hojeolarias entre 2008 e 2012.

De acordo com Vicente, as famílias iniciaram o protesto após tentarem negociar na terça-feira com o diretor da Valedicas para apostar hojeMoçambique, Ricardo Saad.

Como não foram recebidas pelo diretor – que teria enviado "funcionários subalternos" para a reunião –, resolveram se manifestar, bloqueando a ferrovia pela qual a empresa escoa o carvão até o porto da Beira, no Oceano Índico.

O protesto começou às 17h locaisdicas para apostar hojeterça-feira. Na manhã desta quarta-feira, os manifestantes bloquearam também a via que os funcionários da Vale usam para acessar a mina.

Em janeiro do ano passado, maisdicas para apostar hoje700 famílias camponesas já haviam fechado a ferrovia, reclamando das condições das moradias e do solo das áreas para onde haviam sido deslocados.

O governo moçambicano,dicas para apostar hojeresposta, enviou uma força policial especial para desbloquear a linha. Segundo ativistas, a unidade agiu com brutalidade.

A Vale não se pronunciou sobre a intervenção policial nesta quarta-feira. Em nota divulgada antes do ocorrido, a companhia diz ter "profundo respeito ao direito que o cidadão temdicas para apostar hojese manifestar pacificamente, da mesma forma que apela ao direitodicas para apostar hojeacessodicas para apostar hojemilharesdicas para apostar hojetrabalhadores aos seus locaisdicas para apostar hojetrabalho".