Conheça dez razões pró e contra a escolhatruques e estratégias caça níqueisScherer para ser papa:truques e estratégias caça níqueis

Dom Odilo Scherer, ao centro (Reuters)
Legenda da foto, Scherer tem idade e vigor, mas suas opiniões são pouco conhecidas pelos demais cardeais

truques e estratégias caça níqueis Em praticamente todas as listas divulgadas pela imprensa especializada com prováveis favoritos para ser escolhido o 266º papa da história está o gaúcho dom Odilo Scherer, arcebispotruques e estratégias caça níqueisSão Paulo.

Para muitos, nunca um brasileiro esteve tão pertotruques e estratégias caça níqueisse tornar papa. Já houve momentos na história recente da Igrejatruques e estratégias caça níqueisque um bispo brasileiro foi apontado como mais provável sucessor do papa, como no caso do arcebispotruques e estratégias caça níqueisSalvador dom Lucas Moreira Neves, um dos grandes "papáveis" durante toda a décadatruques e estratégias caça níqueis90.

Próximotruques e estratégias caça níqueisJoão Paulo 2º, dom Lucas, que foi prefeito da poderosa Congregação dos Bispos, parecia reunir todas as qualidades necessárias para o tronotruques e estratégias caça níqueisSão Pedro.

Suas chances nunca puderam ser testadas, porque ele morreutruques e estratégias caça níqueiscomplicaçõestruques e estratégias caça níqueisdiabetestruques e estratégias caça níqueis2002, três anos antes do conclave que escolheu Bento 16.

Scherer parece ser um candidato da hora certa no lugar certo, por reunir uma sérietruques e estratégias caça níqueisqualidades importantes neste particular momento que a Igreja vive. Mas quais seriam estas qualidades? E quais seriam as desvantagenstruques e estratégias caça níqueisScherer na corrida papal?

Veja abaixo cinco prós e cinco contras a candidatura do brasileiro:

A favor

<bold>1. Idade e vigor.</bold> Scherer tem "apenas" 63 anos. Já houve papas bem mais novos ao longo da história. Três deles tiveram menostruques e estratégias caça níqueis25 anos - o último, Gregório 5º, tinha 24 anos quando foi eleitotruques e estratégias caça níqueis996 -, mas, desde a Era Moderna, uma grande experiênciatruques e estratégias caça níqueisvida e trabalho tem sido um pré-requisito nos conclaves. Joseph Ratzinger tinha 78 anos quando foi eleito e se tornou Bento 16. Pelo menos fisicamente, Scherer demonstra ter a saúde e o vigor necessários para enfrentar os desafios do cargo.

<bold>2. Bom conhecimento da Cúria, a máquina administrativa do Vaticano.</bold> De 1994 a 2001 ele serviu na Congregação dos Bispostruques e estratégias caça níqueisRoma e saberia, portanto, da necessidadetruques e estratégias caça níqueismodernizar o órgão executivo da Santa Sé e torná-lo menos suscetível à corrupção e a abusos financeiros.

<bold>3. Nome "limpo" no escândalotruques e estratégias caça níqueisabusos sexuais que sacudiu a Igreja.</bold> O nometruques e estratégias caça níqueisScherer não figuratruques e estratégias caça níqueisuma lista, divulgada há duas semanas, por uma associaçãotruques e estratégias caça níqueisvítimastruques e estratégias caça níqueisabusos sexuais cometidos por padres, com nomestruques e estratégias caça níqueiscardeais que teriam acobertado casostruques e estratégias caça níqueisabusos ou tentado proteger acusados. Vários papáveis estão na lista.

Presençatruques e estratégias caça níqueisOdilo Scherer nas mídias sociais conta a seu favor
Legenda da foto, Presençatruques e estratégias caça níqueisOdilo Scherer nas mídias sociais conta a seu favor

<bold>4. Sintonia com novas formastruques e estratégias caça níqueiscomunicação.</bold> Scherer tem conta no Twitter e tem demonstrado saber fazer uso da mídia social. Um dos desafios do novo papa vai ser tentar reverter a tendênciatruques e estratégias caça níqueisperdatruques e estratégias caça níqueisfiéis para outras igrejas, e uma desenvoltura e empenho na busca por novas formastruques e estratégias caça níqueiscomunicação pode ajudar.

<bold>5. Candidato da América Latina.</bold> Esse fato por si só,truques e estratégias caça níqueisrepresentar a região que concentra maior númerotruques e estratégias caça níqueiscatólicos no mundo, já pesa. Etruques e estratégias caça níqueisescolha passaria uma imagemtruques e estratégias caça níqueisbusca por renovação. Vaticanistas apontam ainda para as raízes alemãstruques e estratégias caça níqueisScherer como uma possível vantagem, para torná-lo mais aceitável como um candidato do "novo", mas com um pé no "velho".

<link type="page"> <caption> Participe nesta quarta-feira do chat com o repórter Maurício Moraes, da BBC Brasil, sobre o conclave papal. Cique aqui para saber mais</caption> <url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2013/03/130312_chat_mauricio_cc.shtml" platform="highweb"/> </link>

Contra

<bold>1. Pouco conhecido pelos cardeais.</bold> Vaticanistas dizem que os cardeais sabem pouco sobre o que Scherer pensa ou suas intenções. Em se tratandotruques e estratégias caça níqueisuma escolha para um cargo vitalício, a faltatruques e estratégias caça níqueisconhecimento sobre um candidato pode pesar muito. Pelos relatos da imprensa,truques e estratégias caça níqueisparticipação nas reuniões pré-conclave foram opacas.

<bold>2. Candidato da América Latina.</bold> Para alguns cardeais, isso pode ser visto como vantagem, mas para outros pode ter o efeito contrário. A Igreja é conservadora, e os cardeais sempre preferiram um europeu. Mesmo um candidato americano ou canadense seria "novidade". Muitos podem achar que ainda é cedo para um latino-americano - afinal, foi dessa região que veio a Teologia da Libertação, que gerou desconforto entre membros do clero.

<bold>3. Centrismo e faltatruques e estratégias caça níqueisarrojo.</bold> O portal católico <italic>Riposte Catholique</italic> faz essa crítica a Scherer, responsabilizando-o pela faltatruques e estratégias caça níqueissucesso, à frente da arquidiocesetruques e estratégias caça níqueisSão Paulo,truques e estratégias caça níqueisencontrar novos meiostruques e estratégias caça níqueistentar tornar a igreja mais atraente a fiéis. As críticastruques e estratégias caça níqueisScherer aos sermões-espetáculo do padre Marcelo Rossi também não ajudaram. Os cardeais podem seguir a lógica e impor o questionamento – se Scherer não conseguiu empolgar na maior diocese do país com o maior númerotruques e estratégias caça níqueiscatólicos do mundo, conseguiria empolgar no comando da Igreja?

<bold>4. Visto como candidato dos antirreformistas.</bold> Os cardeais sabem que Scherer é candidato preferidotruques e estratégias caça níqueiscardeais italianos que eram fortemente ligados ao papa João Paulo 2º e que teriam perdido influência sob o papadotruques e estratégias caça níqueisBento 16. "A candidatura do cardeal Scherer pode sinalizar, para fora, uma renovação" diz a revista online alemã <italic>Katholisches</italic>, "mas que visa, pelo menos para algumas constelações do poder, deixar tudo como está ou mesmo tudo como era antes".

<bold>5. Faltatruques e estratégias caça níqueiscarisma.</bold> Scherer não tem o estilotruques e estratégias caça níqueismissionário carismáticotruques e estratégias caça níqueisJoão Paulo 2º outruques e estratégias caça níqueisseu colega latino-americano, o cardeal hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga. Nesse ponto, ele parece ser mais alemão do que brasileiro - o que não impediu Ratzingertruques e estratégias caça níqueisvirar papa.