Covid: taxaspop up betja agentsinternação mostram que, mesmo antespop up betja agents3ª dose, vacinas evitaram mortes:pop up betja agents

Profissional da saúde segurando seringa e ampolapop up betja agentsvacina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pesquisas confirmam a necessidadepop up betja agentsterceira dosepop up betja agentsalguns grupos mais vulneráveis, mas reafirmam a efetividade e a segurança das vacinas

Empop up betja agentsgrande maioria, os pacientes internados com Covid-19 ao longo dos últimos meses nesses lugares apresentam algumas característicaspop up betja agentscomum: eles são mais jovens, não foram vacinados, tomaram apenas a primeira dose ou possuem maispop up betja agents60 anos e receberam o imunizante há maispop up betja agentsseis meses.

E,pop up betja agentsconjunto, essas observações já justificam a necessidadepop up betja agentsajustes nos esforçospop up betja agentsvacinação — como é o caso da aplicaçãopop up betja agentsuma terceira dose para grupos prioritários, anunciada oficialmente pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (25/8), com início previsto para 15pop up betja agentssetembro.

Outro exemplopop up betja agentscorreção na rota foi a antecipaçãopop up betja agents30 dias do tempo entre a primeira e a segunda dose das vacinaspop up betja agentsAstraZeneca/Oxford ou Pfizer/BioNTech, informação confirmada pelo Governo Federal.

Antes, a orientação era aguardar três meses para completar o esquema vacinal. Agora, essa espera caiu para 60 dias.

A experiênciapop up betja agentsvida real também indica os desafios que podemos enfrentar na pandemia ao longo dos próximos meses.

Uma obra inacabada

Todas as vacinas disponíveis contra a Covid-19 foram criadas com um objetivo principal: diminuir o riscopop up betja agentsdesenvolver as formas graves da doença.

Os testes clínicos, que servirampop up betja agentsbase para a aprovação desses produtos pelas agências regulatórias, demonstraram exatamente isso: os imunizantes são seguros e eficazes e têm capacidadepop up betja agentsbarrar o avanço do coronavírus pelo nosso organismo, que leva a desgastespop up betja agentsvários órgãos, especialmente nos pulmões.

A prevenção dos quadros mais severos é estratégica quando pensamospop up betja agentssaúde pública.

Se menos gente desenvolve os sintomas mais pesados, isso significa menor procura por assistência médica, hospitais sem sobrecargapop up betja agentslotação, recursos suficientes para atender a demanda e um sistemapop up betja agentssaúde equilibrado e sem colapso.

Esse é o racional que justifica, por exemplo, a vacinação anual contra o influenza, o vírus causador da gripe.

Embora a dose periódica desse imunizante não evite a infecçãopop up betja agentssi, ela diminui pra valer as complicações da doença, que costumam ser um tormento, especialmente para algumas populações mais vulneráveis, como os idosos.

No caso da Covid-19, o uso massivopop up betja agentsalguns imunizantes, como foi o caso da Comirnaty,pop up betja agentsPfizer e BioNTech, trouxe uma surpresa ainda maior: a vacinação não estava apenas diminuindo as internações e as mortes, mas começou a impactar a transmissão do coronavírus.

Foi o que aconteceupop up betja agentsIsrael entre abril e julhopop up betja agents2021, por exemplo: com uma das campanhaspop up betja agentsvacinação mais adiantadas do mundo, o país viu os númerospop up betja agentscasos, hospitalizações e mortes ficarem muito próximos do zero.

Mas aí aconteceram duas coisas que fizeram a situação voltar a piorar por lá.

Primeiro, um relaxamento das medidas restritivas, o que é natural e esperado diante do aparente controle interno da crise sanitária.

Segundo, a chegada da variante Delta do coronavírus, que foi detectada pela primeira vez na Índia.

Curvapop up betja agentsnovos casospop up betja agentsCovid-19pop up betja agentsIsrael

Crédito, Our World In Data

Legenda da foto, A curvapop up betja agentsnovos casospop up betja agentsCovid-19pop up betja agentsIsrael (linha verde) chegou a ficar próximapop up betja agentszero, mas subiupop up betja agentsforma vertiginosa nas últimas semanas

Os estudos mostram que essa linhagem épop up betja agents40 a 60% mais transmissível que a variante Alfa, originária do Reino Unido — que, porpop up betja agentsvez, já era 50% mais transmissível que a versão original do vírus, identificadapop up betja agentsWuhan, na China.

Esses dois fatores levaram a uma nova subida dos casospop up betja agentsCovid-19pop up betja agentsIsrael a partir do iníciopop up betja agentsagosto.

"O que percebemospop up betja agentslugares como Israel é que, apesar do aumento das infecções, o crescimentopop up betja agentshospitalizações e óbitos não acontece na mesma proporção ao que víamos antes", analisa a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileirapop up betja agentsImunizações (SBIm).

Essa manutenção das internações e das mortes num patamar mais baixo por lá precisa ainda ser acompanhada por mais tempo, mas possivelmente tem a ver com a vacinação adiantada.

Mesmo assim, a mudançapop up betja agentscenário epidemiológico foi suficiente para que as autoridadespop up betja agentssaúde pública israelenses decidissem ofertar uma terceira dose da vacina para algumas populações mais propensas a complicações, como indivíduos acima dos 60 anos ou aqueles com a imunidade comprometida.

Mas será que o efeito da vacina diminui mesmo com o passar do tempo?

O prazopop up betja agentsvalidade da proteção

A médica Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabinpop up betja agentsVacinas, organização que trabalha com políticas públicaspop up betja agentsimunizaçãopop up betja agentsvários países do mundo, explica que há uma queda natural na produçãopop up betja agentsanticorpos contra o coronavírus após cinco ou seis meses da aplicação da segunda dose.

"Mas isso não quer dizer que a pessoa fique totalmente vulnerávelpop up betja agentsnovo. A proteção contra hospitalização e óbitos parece não cair na mesma proporção", explica.

Ou seja: quem tomou a vacina há algum tempo até corre mais riscopop up betja agentsse infectar, mas, caso isso realmente ocorra, a probabilidadepop up betja agentsevoluir para as formas mais graves da Covid-19 é relativamente menorpop up betja agentscomparação com quem não recebeu as suas doses.

"Com a quedapop up betja agentsanticorpos, as primeiras linhaspop up betja agentsdefesa contra o coronavírus ficam mais frágeis. Isso até permite que ele entre no organismo e consiga se replicar nas vias aéreas superiores. Mas logo as célulaspop up betja agentsmemória, que integram o sistema imunológico, são ativadas e impedem a evolução do quadro", diz Garrett.

Mulher é vacinadapop up betja agentscasapop up betja agentsmadeira

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Enquanto Brasil caminha para finalizar a aplicação da primeira dosepop up betja agentstoda a população adulta, surge o desafiopop up betja agentsassegurar a segunda vacina a milhõespop up betja agentspessoas e oferecer um reforço a grupos prioritários

"Os surtos entre indivíduos totalmente vacinados são marcados por sintomas mais leves. Pelo que vimos até agora,pop up betja agentstermospop up betja agentshospitalizações e óbitos, a grande maioria é constituídapop up betja agentspessoas que não foram imunizadas", completa.

E é possível observar esse fenômeno na prática, especialmente nos Estados Unidos.

A pandemia dos não-vacinados

A situação nos Estados Unidos beira o surreal: por lá, existem doses suficientes para proteger todos os cidadãos contra a Covid-19, mas uma parte considerável das pessoas se recusa a receber os imunizantes.

Até o momento, pouco maispop up betja agents60% dos americanos tomaram ao menos a primeira vacina.

Os gestores públicos têm encontrado muitas dificuldadespop up betja agentsconvencer a parcela mais resistente e hesitante da população a participar da campanha.

E isso já se reflete nos números da pandemia no país.

Um trabalho do Departamentopop up betja agentsSaúdepop up betja agentsLos Angeles mostrou que, entre o iníciopop up betja agentsmaio e o finalpop up betja agentsjulho, foram detectados 43,1 mil casospop up betja agentsCovid-19 no local.

Desses, 10,8 mil (25% do total) ocorreram entre indivíduos completamente vacinados, 1,4 mil (3%) entre aqueles que receberam apenas uma dose e 30,8 mil (71%) afetaram os que não foram imunizados.

O dado que chama mais a atenção vem na sequência: a taxapop up betja agentshospitalização pela doença foi 29,2 vezes maior entre quem não estava com o esquema vacinal concluído.

Taxapop up betja agentsvacinas administradas por dia nos Estados Unidos

Crédito, Our World In Data

Legenda da foto, A taxapop up betja agentsvacinas administradas por dia nos Estados Unidos atingiu o picopop up betja agentsabril e, desde então, seguepop up betja agentsqueda (com pequenas variações)

Outro estudo, feito no Estadopop up betja agentsNova York, cruzou as informações da vacinação com as taxaspop up betja agentshospitalização por Covid-19 entre maio e julhopop up betja agents2021.

Os resultados mostram que, no período, aconteceram 1,2 mil internações pela doença entre pessoas que tomaram as duas doses, o que indica uma taxapop up betja agents0,17 casos por 100 mil habitantes.

Já entre os não vacinados, foram 7,3 mil internações registradas, com uma taxapop up betja agents2,03 por 100 mil habitantes — o que significa um número proporcional 11,9 vezes maior na comparação entre os dois grupos.

Os autores concluem dizendo que as três vacinas disponíveis por lá (de Pfizer/BioNTech, Janssen e Moderna) são efetivas na prevençãopop up betja agentscasos graves, hospitalizações e mortes por Covid-19, mesmo num cenáriopop up betja agentsaumentopop up betja agentscasos da doença pela variante Delta.

Um terceiro artigo que analisou a situação americana, assinado por 24 cientistaspop up betja agentsdiversas universidades, analisou 3 mil adultos hospitalizados (dos quais 1,1 mil estavam com Covid-19). Desses, apenas 11,8% tinham recebido as duas doses da vacina 14 dias antespop up betja agentsos sintomas da infecção aparecerem.

A efetividade da vacina continuava relativamente alta três meses após a vacinação:pop up betja agentsmédia, a proteção contra hospitalização estavapop up betja agents86%. Passados seis meses, essa taxa tinha se modificado muito pouco, com uma queda não significativa para 84%.

A redução foi maiorpop up betja agentsalguns grupos, especialmente pacientes que apresentam algum problema com a imunidade, como idosos, portadorespop up betja agentsHIV, pessoaspop up betja agentstratamentopop up betja agentscâncer ou recém-transplantados.

No Brasil, infelizmente, ainda não temos informações do tipo. O pesquisador Leonardo Bastos, do Programapop up betja agentsComputação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), conta que os bancospop up betja agentsdados apresentam algumas inconsistências que dificultam o cruzamento das informaçõespop up betja agentsquantos indivíduos hospitalizados com Covid-19 tomaram (ou não) as duas doses da vacina no país.

"No sistema informatizado que registra as internações por infecções respiratórias no Brasil, até existe um campo sobre vacinação, mas ele não é muito bem preenchido na prática", avalia.

"Mas esse é um trabalho que pode ser feito pelas equipespop up betja agentsvigilância dos Estados ou do Ministério da Saúde", completa.

Um levantamento feito pelo Institutopop up betja agentsInfectologia Emílio Ribas,pop up betja agentsSão Paulo, pode dar algumas pistas da situaçãopop up betja agentsnosso país.

De acordo com os registros, divulgados pela GloboNews, dos 987 internados com Covid-19 na instituição entre fevereiro e julho, apenas 1,6% estava efetivamente vacinado.

"Não podemos, porém, extrapolar a realidadepop up betja agentsum único hospital para o país inteiro. Temos uma baixa qualidade dos registrospop up betja agentsstatus vacinal dos indivíduos hospitalizados que precisam ser melhorados", defende Marcelo Gomes, da FioCruz.

A evolução das faixas etárias

O avanço da vacinação também parece ter relação com outro fenômeno recente: o rejuvenescimento da pandemia ao longo dos últimos meses.

Antespop up betja agentsentrar nos detalhes, vale relembrar aqui que a imunização contra a Covid-19 teve como umpop up betja agentsseus principais critérios a divisão por faixas etárias.

As campanhas começaram,pop up betja agentsjaneiropop up betja agents2021, protegendo os mais velhos e, a cada semana epop up betja agentsacordo com a disponibilidadepop up betja agentsdoses, indivíduos mais jovens eram convocados aos postospop up betja agentssaúde.

Conforme os idosos foram imunizados, a taxapop up betja agentshospitalizações e óbitos diminuiu entre esse grupo e aumentou proporcionalmente entre os mais jovens.

No Boletim InfoGripe, publicado por especialistas da FioCruz, essa variação das faixas etárias é fácilpop up betja agentsser visualizada.

Na primeira semanapop up betja agents2021, indivíduos com maispop up betja agents80 anos representavam proporcionalmente 22% das internações e 33% dos óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registradas no país.

Essa taxa foi caindo pouco a pouco e chegou a 6,7% das hospitalizações e 12% dos óbitos entre abril e maio.

Distribuição das internações por SRAG no Brasil por faixa etária

Crédito, FioCruz

Legenda da foto, A participação proporcional dos indivíduos com maispop up betja agents80 anos no registropop up betja agentsinternados por SRAG diminuiu consideravelmente desde que a vacinação contra a Covid-19 foi iniciada. Mais recentemente, a taxapop up betja agentshospitalização nessa faixa etária voltou a subir

Em paralelo, a participação relativa dos mais jovens só aumentou: indivíduospop up betja agents40 a 59 anos respondiam por cercapop up betja agents23% das internações e 14% das mortes por SRAG no começopop up betja agents2021.

No meio do ano, essa faixa etária passou a representar 51% das internações e 44% dos óbitos.

A partir das últimas semanaspop up betja agentsjulho e agosto, porém, é possível observar uma nova reversãopop up betja agentstendência: a participação relativa dos mais idosos voltou a subir e eles já representam 12% dos casos internados e 28% das mortes.

Registrospop up betja agentsóbitos por SRAG no Brasilpop up betja agentsacordo com a faixa etária

Crédito, FioCruz

Legenda da foto, O mesmo cenário se repete na taxapop up betja agentsóbitos por SRAG: após um períodopop up betja agentsbaixa, os idosos voltam a representar uma fatia maior dos registros

Mas o que esses números significam na prática? Para Leonardo Bastos, é possível pensar numa conjunçãopop up betja agentsfatores por trás dessas flutuações.

"Precisamos considerar a chegada da Delta, o relaxamento das medidas restritivas e uma eventual diminuição da efetividade das vacinas com o passar do tempo, especialmente nos grupos que receberam as doses lá no início do ano", especula.

Uma é pouco, duas são boas e três podem ser necessárias

Outro aprendizado que o andamento da campanhapop up betja agentsvacinação nos trouxe é a necessidadepop up betja agentscompletar direitinho o esquema das duas doses.

"A primeira dose não é suficiente para trazer uma proteção duradoura e completa. É preciso tomar a segunda dentro do intervalo preconizado", reforça Garrett.

Além das duas doses, a evolução do conhecimento nas últimas semanas levou a discussão para um novo patamar.

Falamos aqui da necessidadepop up betja agentsoferecer uma terceira vacina a alguns grupos, especialmente aqueles mais vulneráveis (casopop up betja agentsidosos e dos imunossuprimidos).

Políticas do tipo já foram oficializadaspop up betja agentsIsrael, Chile, Estados Unidos e outros 11 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde bateu o martelo na quarta-feira (25/8): a partirpop up betja agents15pop up betja agentssetembro, pessoas com maispop up betja agents70 anos e os imunossuprimidos (que estãopop up betja agentstratamentopop up betja agentscâncer, fizeram transplante recentemente, vítimaspop up betja agentsacidentes severos com fogo, entre outros) poderão receber o reforço.

A orientação é aplicar a vacina da Pfizer nesses casos. Se o local não tiver doses desse fabricante à disposição, também poderão ser usados os produtospop up betja agentsJanssen oupop up betja agentsAstraZeneca.

Profissional da saúde aplica vacina no braçopop up betja agentsum homem

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Israel foi um dos primeiros lugares do mundo a adotar a políticapop up betja agentsaplicar a terceira dose da vacinapop up betja agentsalguns grupos

Por um lado, a terceira dose parece ser necessária para resguardar a população mais propensa a sofrer com as complicações da Covid-19. Porém, por outro, há uma discussão ética e humanitária por tráspop up betja agentsuma decisão do tipo, ainda mais quando os países incluem a aplicaçãopop up betja agentsreforçospop up betja agentsgrupos que não são tão propensos assim a desenvolver formas graves da doença.

Isso porque há uma enorme desigualdade na distribuiçãopop up betja agentsdoses pelo mundo: enquanto as nações mais ricas já vacinaram uma parcela significativa da população e se preocupam com o reforçopop up betja agentsseus cidadãos, há muitos locais da América Latina, da África e do Sudeste Asiático que sequer avançaram na proteção dos grupos prioritários, como idosos e profissionais da saúde.

E isso pode representar um risco para o planeta inteiro. Enquanto o coronavírus estiver circulando livremente, convivemos com o perigo iminentepop up betja agentssurgirem novas variantes mais transmissíveis, agressivas e com capacidadepop up betja agentsdriblar os imunizantes já disponíveis.

"Nossa prioridade deveria ser vacinar, com duas doses, o maior númeropop up betja agentspessoas o mais rápido possível. Enquanto não fizermos isso, estamos perdendo tempo e brincando com o perigo", diz Ballalai.

"Antespop up betja agentsdiscutir a terceira dose para todos, deveríamos pensarpop up betja agentsforma global e humanitária, até para nos protegerpop up betja agentsnovas variantes ainda mais agressivas", alerta a especialista.

É curioso pensar que, mesmo diantepop up betja agentstantas novidades e aprendizados nas últimas semanas, o principal recado talvez nem tenha mudado tanto assim: as vacinas funcionam e protegem contra as formas mais graves da doença, mas nenhuma delas é 100% eficaz (como nenhum outro imunizante já inventado ao longo da história, diga-se).

Enquanto as campanhas avançam aos trancos e barrancos mundo afora, é preciso que todos continuem fazendopop up betja agentsparte e respeitando aqueles cuidados básicos, como o distanciamento físico e o usopop up betja agentsmáscaras.

Só assim será possível pensar que a pandemia virará assunto do passadopop up betja agentsalgum momento do futuro.

Línea

pop up betja agents Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pop up betja agents ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospop up betja agentsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapop up betja agentsusopop up betja agentscookies e os termospop up betja agentsprivacidade do Google YouTube antespop up betja agentsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepop up betja agents"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopop up betja agentsterceiros pode conter publicidade

Finalpop up betja agentsYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospop up betja agentsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapop up betja agentsusopop up betja agentscookies e os termospop up betja agentsprivacidade do Google YouTube antespop up betja agentsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepop up betja agents"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopop up betja agentsterceiros pode conter publicidade

Finalpop up betja agentsYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospop up betja agentsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapop up betja agentsusopop up betja agentscookies e os termospop up betja agentsprivacidade do Google YouTube antespop up betja agentsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepop up betja agents"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopop up betja agentsterceiros pode conter publicidade

Finalpop up betja agentsYouTube post, 3