Covid na Índia: por que a tragédia da pandemia no país asiático ameaça o mundo todo:bonus bet365 como funciona

Uma paciente com coronavírus sentada embonus bet365 como funcionacama na Unidadebonus bet365 como funcionaTerapia Intensiva do Hospital Sharda,bonus bet365 como funcionaGreater Noida

Crédito, AFP

Legenda da foto, O tamanho da população na Índia e o aumento dramáticobonus bet365 como funcionacasos e mortes causam muita preocupação

bonus bet365 como funciona "Nunca vi uma situação tão assustadora. Não posso acreditar que estamos na capital da Índia", diz Jayant Malhotra à BBC. "As pessoas não estão recebendo oxigênio e estão morrendo como animais."

Malhotra tem ajudadobonus bet365 como funcionaum crematório na capital da Índia, Delhi, onde hospitais estão sofrendo com uma onda sem precedentesbonus bet365 como funcionainfecções por coronavírus.

O país registrou um recorde globalbonus bet365 como funcionanovos casos pelo quinto dia consecutivo. Foram 320 mil novos casosbonus bet365 como funcionainfecção nesta terça (27) e o númerobonus bet365 como funcionamortos se aproximabonus bet365 como funciona200 mil.

Enquanto a Índia sofre com esse surto - semelhante ao que o Brasil passou e ainda passa -, China, Estados Unidos, grande parte da Europa Ocidental e partes da África e sudeste da Ásia registraram mortesbonus bet365 como funcionadeclínio nas duas semanas anteriores a 25bonus bet365 como funcionaabril.

Alguns países estão suspendendo as restriçõesbonus bet365 como funcionacirculação - a União Europeia até sugeriu autorizar que os americanos vacinados possam viajar para a Europa neste verão.

Mas será que a piora da situação na Índia pode se tornar um grande problema para todo o mundo?

Qual é o tamanho da crise da covid da Índia?

Em fevereiro, com mortes por dia na casa das centenas e casosbonus bet365 como funcionatornobonus bet365 como funciona12 mil, muitos na Índia estavam esperançososbonus bet365 como funcionaque o país havia escapado do pior da pandemia.

Cremaçõesbonus bet365 como funcionamassabonus bet365 como funcionaum crematóriobonus bet365 como funcionaDelhi (22bonus bet365 como funcionaabril)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Os crematórios têm recorrido a piras funeráriasbonus bet365 como funcionamassa à medida que o númerobonus bet365 como funcionacorposbonus bet365 como funcionavítimasbonus bet365 como funcionacovid continua aumentando

Mas o país tem relatado maisbonus bet365 como funciona200 mil novos casosbonus bet365 como funcionacovid-19 diariamente desde 17bonus bet365 como funcionaabril - muito além do pico anteriorbonus bet365 como funciona93 mil casos por diabonus bet365 como funcionasetembro do ano passado.

As mortes também têm aumentado - uma médiabonus bet365 como funciona2.336 pessoas morreram na Índia por dia na semana até 25bonus bet365 como funcionaabril - o dobro do número durante o pico da primeira onda. No Brasil, com uma população menor que a da Índia, a média diária da mesma semana foi 2.465, segundo dados do Conass (Conselho Nacionalbonus bet365 como funcionaSecretários da Saúde).

Para o repórter especialistabonus bet365 como funcionaciência e saúde da BBC James Gallagher, a Índia está "batalhando". "O medo palpável me lembra do início da pandemia, quando o coronavírus ainda era uma entidade desconhecida. A covid pode ser letal mesmo com cuidados médicos perfeitos, mas quando os hospitais ficam sobrecarregados, as vidas que poderiam ter sido salvas são perdidas."

A situação é particularmente terrívelbonus bet365 como funcionaDelhi, onde não há mais leitosbonus bet365 como funcionaUTI.

Muitos hospitais estão recusando novos pacientes e pelo menos dois viram pacientes morrerem depois que o suprimentobonus bet365 como funcionaoxigênio acabou.

Parentesbonus bet365 como funcionauma vítimabonus bet365 como funcionacovid-19 realizam os últimos ritos durante a cremação no crematório Nigambodh Ghat,bonus bet365 como funciona25bonus bet365 como funcionaabrilbonus bet365 como funciona2021bonus bet365 como funcionaNova Delhi, Índia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, É provável que o númerobonus bet365 como funcionamortesbonus bet365 como funcionaCovid na Índia seja subnotificado

Parentesbonus bet365 como funcionapessoas doentes estão apelando nas redes sociais por vagasbonus bet365 como funcionahospitais, suprimentosbonus bet365 como funcionaoxigênio e máquinasbonus bet365 como funcionaventilação mecânica.

Para complicar a resposta ao surto, os laboratórios também estão sobrecarregados e estão demorando até três dias para devolver os resultados dos testesbonus bet365 como funcionacovid.

Os crematórios, porbonus bet365 como funcionavez, estão funcionando 24 horas por dia.

Cenas semelhantes estão ocorrendobonus bet365 como funcionaoutras grandes cidades. No total, a Índia confirmou quase 17 milhõesbonus bet365 como funcionainfecções e 192 mil mortes.

Gráfico mostra númerobonus bet365 como funcionacasos confirmados e mortes por dia na Índia
Legenda da foto, Gráfico mostra númerobonus bet365 como funcionacasos confirmados e mortes por dia na Índia

Mas é altamente provável que esses números subestimem as infecções e mortes.

A enorme população do país e seus problemas logísticos tornam muito difícil fazer o testebonus bet365 como funcionacovid ou registrar com precisão as mortes, tornando muito mais desafiador saber a escala exata da crise na Índia do que na Europa ou nos EUA, por exemplo.

O quão ruim pode ficar?

"Infelizmente, nas próximas semanas a situação vai piorar significativamente", adverte Gallagher.

Mulheres na fila para receber a vacina contra o coronavírusbonus bet365 como funcionauma campanhabonus bet365 como funcionavacinação comunitáriabonus bet365 como funcionaum estádio cobertobonus bet365 como funcionaGuwahati, Índia.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Índia espera vacinar 250 milhõesbonus bet365 como funcionapessoas até julho

"Uma lição, aprendida uma e outra vez, é que um aumento nos casos leva a um aumento nas mortes algumas semanas depois", diz ele.

"Mesmo se a Índia pudesse impedir a propagação do vírus, as mortes continuariam a aumentar exponencialmente, pois muitas pessoas já foram infectadas. Claro, não há sinalbonus bet365 como funcionaque as infecções estão se estabilizando - até onde os casos continuarão a subir dependerá do sucesso dos lockdowns e do ritmo da imunização."

É importante registrar que a Índia ainda não tem o maior númerobonus bet365 como funcionacasos nem mortes - os EUA tiveram até agora 32 milhõesbonus bet365 como funcionacasos e 572 mil mortes,bonus bet365 como funcionaacordo com dados compilados pelo Centrobonus bet365 como funcionaRecursos Coronavírus Johns Hopkins na segunda-feira (26bonus bet365 como funcionaabril). O Brasil registra maisbonus bet365 como funciona14 milhõesbonus bet365 como funcionacasos e 391 mil mortes.

A Índia tampouco está no topo da listabonus bet365 como funcionacasos ou mortes por milhãobonus bet365 como funcionahabitantes - grande parte da Europa e da América Latina está relatando números muito maiores.

Mas é o tamanho da população na Índia e o aumento dramáticobonus bet365 como funcionacasos e mortes que estão causando tanta preocupação.

"Nunca vimos uma situação como esta,bonus bet365 como funcionaque o sistemabonus bet365 como funcionasaúde não seja capazbonus bet365 como funcionalidar com o peso dos números atuais e haja, no fundo, um aumento acentuado e contínuobonus bet365 como funcionanovos casos", Gautam Menon, professorbonus bet365 como funcionafísica e biologia e especialista na modelagembonus bet365 como funcionadoenças infecciosas, disse à BBC.

Os pacientes respiram com a ajuda do oxigênio fornecido por um Gurdwara, um localbonus bet365 como funcionaculto para os sikhs, sob uma tenda instalada ao longo da estradabonus bet365 como funcionameio à pandemiabonus bet365 como funcionacoronavírusbonus bet365 como funcionaGhaziabadbonus bet365 como funciona26bonus bet365 como funcionaabrilbonus bet365 como funciona2021.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A escassez crônicabonus bet365 como funcionaoxigênio significa que muitas pessoas que poderiam ser salvas estão morrendo

Quando os serviçosbonus bet365 como funcionasaúde entrambonus bet365 como funcionacolapso, as pessoas morrem por todas as causasbonus bet365 como funcionaum número muito maior - mortes que não se refletem nas estatísticas do coronavírus.

Além disso, as operadorasbonus bet365 como funcionasaúde na Índia também têm desafios muito maiores para cobrirbonus bet365 como funcionavasta população e muitos indianos não têm acesso a nenhum serviçobonus bet365 como funcionasaúde.

O que isso significa para o resto do mundo?

A pandemia é uma ameaça global.

Desde os primeiros dias, cientistas e especialistasbonus bet365 como funcionasaúde rastrearam a infecção por coronavírus movendo-sebonus bet365 como funcionaum país para outro, impulsionada por viagens aéreas e uma economia mundial altamente globalizada.

As fronteiras nacionais têm representado até agora uma barreira muito limitada à propagação, e é impraticável - senão impossível - impor proibiçõesbonus bet365 como funcionaviagens e fechar fronteiras indefinidamente.

Um trabalhador providencia cilindros médicosbonus bet365 como funcionaoxigênio para transportar para hospitais nos arredoresbonus bet365 como funcionaHyderabadbonus bet365 como funciona23bonus bet365 como funcionaabrilbonus bet365 como funciona2021.

Crédito, AFP

Legenda da foto, Alguns hospitaisbonus bet365 como funcionaDelhi viram pacientes morrerem depois que o suprimentobonus bet365 como funcionaoxigênio acabou

Portanto, o que acontece na Índia certamente terá repercussões por outros países, especialmente porque o país tem a maior diáspora do mundo. Além disso, o descontrolebonus bet365 como funcionainfecções pode levar ao surgimentobonus bet365 como funcionavariantes que, potencialmente, podem resistir a vacinas.

"A pandemia nos ensinou que o problemabonus bet365 como funcionaum país é problemabonus bet365 como funcionatodos", acrescenta James Gallagher.

"O coronavírus foi detectado pela primeira vezbonus bet365 como funcionauma cidade na China, agora estábonus bet365 como funcionatodos os lugares. O número recordebonus bet365 como funcionacasos na Índia pode se espalhar para outros países, razão pela qual muitos introduziram restriçõesbonus bet365 como funcionaviagem, e altos níveisbonus bet365 como funcionainfecção são um terreno fértil para novas variantes do vírus."

Uma nova ameaça nasceu na Índia?

E as condições na Índia podem ser uma notícia muito ruim para a luta global contra a covid-19.

"A alta população e densidade da Índia é uma incubadora perfeita para este vírus experimentar mutações", diz Ravi Gupta, professorbonus bet365 como funcionamicrobiologia clínica da Universidadebonus bet365 como funcionaCambridge.

Equipe médica lamentando mortes por coronavírusbonus bet365 como funcionaKuvadava, uma vilabonus bet365 como funcionaGujarat

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Equipe médica lamentando mortes por coronavírusbonus bet365 como funcionaKuvadava, uma vilabonus bet365 como funcionaGujarat

Se o vírus tiver tempo para sofrer mutaçãobonus bet365 como funcionatais condições ideais, isso poderá prolongar e aumentar a gravidade da pandemiabonus bet365 como funcionatodo o mundo.

"Quanto mais oportunidades o vírus tiverbonus bet365 como funcionasofrer mutação, maior será a probabilidadebonus bet365 como funcionaencontrar uma maneirabonus bet365 como funcionainfectar até mesmo as pessoas que foram vacinadas", acrescenta James Gallagher.

Novas variantes do vírus do Reino Unido, Brasil e África do Sul já causaram problemas durante esta pandemia, se espalhando pelo mundo, e o professor Menon alerta para novas variantes na Índia.

"Sabe-se que alguns deles estão associados a regiões da proteína spike que permitem que os vírus se fixem melhor às células e reduzem a ligaçãobonus bet365 como funcionaanticorpos", disse ele.

"É impossível limitar a disseminaçãobonus bet365 como funcionavariantes. A variante B.1.617 (que foi identificada pela primeira vez na Índia) já foi vistabonus bet365 como funcionavários países fora da Índia, provavelmente como resultado da importação."

O professor Menon avisa que os vírus continuarão a sofrer mutações e evoluirão para escapar da imunidade que uma infecção anterior ou vacinação pode proporcionar.

Nesta foto tiradabonus bet365 como funciona23bonus bet365 como funcionaabrilbonus bet365 como funciona2021, parentes esperam ao ladobonus bet365 como funcionaum paciente com coronavírus deitadobonus bet365 como funcionauma macabonus bet365 como funcionaum complexo hospitalar para internaçãobonus bet365 como funcionaNova Delhi

Crédito, AFP

Legenda da foto, Alguns hospitaisbonus bet365 como funcionaNova Delhi não estão aceitando novas admissõesbonus bet365 como funcionapacientes com covid

A questão agora é quão rápido isso pode acontecer.

"Sabemos que o SARS-CoV-2 pode sofrer mutação para alcançar mais transmissibilidade, a partirbonus bet365 como funcionanossa observação das múltiplas variantesbonus bet365 como funcionatodo o mundo. Até agora, acreditamos que as vacinas ainda devem permanecer eficazes contra essas novas variantes, mas isso pode mudar no futuro."

Como a Índia (e o resto do mundo) pode impedir essa propagação?

Esforços internacionais estãobonus bet365 como funcionaandamento para ajudar a Índia a administrarbonus bet365 como funcionaescassez críticabonus bet365 como funcionaoxigênio e o aumento devastadorbonus bet365 como funcionacasos da covid-19.

O Reino Unido começou a enviar ventiladores e dispositivos concentradoresbonus bet365 como funcionaoxigênio e os EUA estão suspendendo a proibiçãobonus bet365 como funcionaenviobonus bet365 como funcionamatérias-primas ao exterior, permitindo que a Índia produza mais da vacina AstraZeneca.

Vários países também estão se oferecendo para enviar equipes médicas e EPIs para ajudar.

Multidõesbonus bet365 como funcionapessoas fazem compras durante um mercado semanalbonus bet365 como funcionaKandivali (um subúrbio no noroestebonus bet365 como funcionaMumbai)

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O tamanho e a densidade da população da Índia a torna particularmente vulnerável a surtos

O governo indiano aprovou planos para maisbonus bet365 como funciona500 usinasbonus bet365 como funcionageraçãobonus bet365 como funcionaoxigêniobonus bet365 como funcionatodo o país para aumentar o abastecimento.

Mas essas são medidas para tentar prevenir mortes, não infecções. O que o mundo precisa ébonus bet365 como funcionaum aumento dramático na capacidade da Índiabonus bet365 como funcionavacinarbonus bet365 como funcionapopulação e prevenir a propagação do vírus.

O país pode ter tido motivos para ter esperança no início da pandemia - quando se tratabonus bet365 como funcionafabricaçãobonus bet365 como funcionavacinas, o país é uma potência.

Ele administra um programabonus bet365 como funcionaimunização massivo, fabrica 60% das vacinas do mundo e abriga meia dúziabonus bet365 como funcionagrandes fabricantes.

Mas "um programabonus bet365 como funcionavacinaçãobonus bet365 como funcionaadultosbonus bet365 como funcionagrande escala contra um patógeno virulento como o SARS-Cov2, o vírus que causa a covid-19, está apresentando desafios sem precedentes",bonus bet365 como funcionaacordo com o correspondente da BBC Índia Soutik Biswas.

A campanhabonus bet365 como funcionavacinação da Índia, a maior do mundo, começoubonus bet365 como funciona16bonus bet365 como funcionajaneiro e visa cobrir 250 milhõesbonus bet365 como funcionapessoas até julho. Até ao momento, acredita-se que "apenas" cercabonus bet365 como funciona118 milhõesbonus bet365 como funcionapessoas receberam a primeira dose. Isso representa menosbonus bet365 como funciona9% da população.

Inicialmente limitada a profissionaisbonus bet365 como funcionasaúde e pessoal da linhabonus bet365 como funcionafrente, a vacinação foi estendidabonus bet365 como funcionaetapas para pessoas com maisbonus bet365 como funciona45 anos.

Mas a escala da tarefabonus bet365 como funcionaimunizar uma população tão grande e os problemas logísticos ebonus bet365 como funcionainfraestrutura que o país apresenta estão complicando a implementação.

Especialistas dizem que a campanhabonus bet365 como funcionavacinação precisa acelerar muito mais para atingirbonus bet365 como funcionameta.

"Não está claro se o país tem vacinas e capacidade estadual suficientes para acelerar a movimentação e expandir a cobertura para incluir os jovens", diz Biswas.

Até que uma população tão grande seja vacinada com sucesso, as infecções no país representarão um risco para o mundo inteiro.

"O problemabonus bet365 como funcionadoenças infecciosas como a covid-19 não é problemabonus bet365 como funcionauma única nação ou mesmobonus bet365 como funcionaum pequeno grupobonus bet365 como funcionanações. É verdadeiramente globalbonus bet365 como funcionasuas implicações", diz o professor Menon.

"Precisamosbonus bet365 como funcionamais cooperação internacionalbonus bet365 como funcionatestes, vacinas e pesquisas para o bem maior do mundo."

Como as autoridadesbonus bet365 como funcionasaúde pública e os políticos têm dito desde os primeiros dias da pandemia, "ninguém está seguro até que todos estejam seguros".

Línea

bonus bet365 como funciona Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bonus bet365 como funciona ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbonus bet365 como funcionaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabonus bet365 como funcionausobonus bet365 como funcionacookies e os termosbonus bet365 como funcionaprivacidade do Google YouTube antesbonus bet365 como funcionaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebonus bet365 como funciona"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobonus bet365 como funcionaterceiros pode conter publicidade

Finalbonus bet365 como funcionaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbonus bet365 como funcionaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabonus bet365 como funcionausobonus bet365 como funcionacookies e os termosbonus bet365 como funcionaprivacidade do Google YouTube antesbonus bet365 como funcionaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebonus bet365 como funciona"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobonus bet365 como funcionaterceiros pode conter publicidade

Finalbonus bet365 como funcionaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbonus bet365 como funcionaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabonus bet365 como funcionausobonus bet365 como funcionacookies e os termosbonus bet365 como funcionaprivacidade do Google YouTube antesbonus bet365 como funcionaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebonus bet365 como funciona"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobonus bet365 como funcionaterceiros pode conter publicidade

Finalbonus bet365 como funcionaYouTube post, 3