O que é o 'Lincoln Project', grupopixbet e confiavelrepublicanos que tenta impedir a reeleiçãopixbet e confiavelTrump:pixbet e confiavel
"Sob a liderançapixbet e confiavelDonald Trump, nosso país está mais fraco, mais doente e mais pobre", afirma o narrador. "E, agora, os americanos se perguntam: se tivermos outros quatro anos disto, ainda existirá uma América?"
A divulgação do vídeo provocou reação imediatapixbet e confiavelTrump, que disparou uma sériepixbet e confiaveltuítes, no meio da madrugada, chamando os membros do grupopixbet e confiavel"perdedores" epixbet e confiavel"RINO (siglapixbet e confiavelinglês para "republicanos só no nome") que fracassaram terrivelmente 12 anos atrás, e novamente oito anos atrás, e então foram seriamente derrotados por mim, um estreante na política, quatro anos atrás".
O ataquepixbet e confiavelTrump serviu para alavancar a popularidade do Lincoln Project e impulsionar a arrecadaçãopixbet e confiaveldoações para o grupo. O vídeo já teve maispixbet e confiavel30 milhõespixbet e confiavelvisualizações, e o perfil do grupo no Twitter tem maispixbet e confiavel1,3 milhãopixbet e confiavelseguidores. Calcula-se que tenha arrecadado maispixbet e confiavelUS$ 1 milhão (cercapixbet e confiavelR$ 5,3 milhões)pixbet e confiaveldecorrência dos tuítes do presidente.
"Nós agradecemos a ele por toda a publicidade gratuita que tem dado ao nosso movimento e aos nossos esforços", disse o estrategista político Reed Galen, um dos fundadores do grupo,pixbet e confiavelartigo publicado pela rede NBC. "Maspixbet e confiavelincapacidadepixbet e confiavelse controlar ilustra ainda maispixbet e confiavelinaptidão para o cargo."
Missãopixbet e confiavel'derrotar o trumpismo'
Criadopixbet e confiaveldezembro do ano passado, o Lincoln Project é um chamado "super PAC" (siglapixbet e confiavelinglês para Comitêpixbet e confiavelAção Política). Essas organizações não são ligadas oficialmente a nenhum candidato ou partido, mas podem arrecadar quantidade ilimitadapixbet e confiavelfundos e fazer campanhas a favor ou contra candidatos ou causas.
Os fundadores do Lincoln Project são conservadores conhecidos por suas posições anti-Trump, muitos deles veteranospixbet e confiavelcampanhaspixbet e confiavelcandidatos republicanos. Fazem parte do grupo nomes como Steve Schmidt, que trabalhou para George W. Bush e coordenou a campanha presidencial do senador John McCainpixbet e confiavel2008; John Weaver, que trabalhou para McCain, George H.W. Bush e na campanha presidencialpixbet e confiavelJohn Kasichpixbet e confiavel2016; e o consultor Rick Wilson, também veteranopixbet e confiavelvárias campanhas republicanas e autorpixbet e confiavelum livro intitulado Everything Trump Touches Dies ("Tudo o que Trump toca Morre").
Outro fundador, o advogado George Conway, é casado com Kellyanne Conway, uma das principais assessoras da Casa Branca, e é tanto crítico quanto alvo constantepixbet e confiavelTrump.
"Eu não sei o que Kellyanne fez para o louco perdedor do seu marido, Carapixbet e confiavelLua, mas deve ter sido muito grave", tuitou o presidente aindapixbet e confiavelresposta ao vídeo do grupo,pixbet e confiavelmaio.
Na visão dos integrantes do Lincoln Project, Trump e seus apoiadores estão arruinando o Partido Republicano e os Estados Unidos. Em seu site, o grupo declara que tem como missão "derrotar o presidente Donald Trump e o trumpismo nas urnas".
"Trump e seus facilitadores abandonaram o conservadorismo e os antigos princípios republicanos e os substituíram pelo trumpismo, uma fé vazia liderada por um falso profeta", escreverampixbet e confiavelum manifesto publicado no jornal The New York Timespixbet e confiaveldezembro para anunciar a criação do grupo.
Eles afirmam que, apesarpixbet e confiavelcontinuarem sendo conservadores epixbet e confiavelterem diferenças políticas com os democratas, irão trabalhar para convencer republicanos insatisfeitos e independentes com inclinação republicana a ajudar a impedir que Trump vença as eleiçõespixbet e confiavelnovembro, "mesmo que isso signifique o controle democrata do Senado e aumentar a maioria democrata na Câmara".
Em um momentopixbet e confiavelque os Estados Unidos enfrentam uma profunda divisão política, o nome do grupo é uma homenagem a Abraham Lincoln, o primeiro presidente republicano, que governou o paíspixbet e confiavel1861 a 1865 e lutou para reunificar a nação após a Guerra Civil. "Nós olhamos para Lincoln como nosso guia e inspiração. Ele entendeu a necessidadepixbet e confiavelnão apenas salvar a União, mas tambémpixbet e confiavelvoltar a integrar a nação espiritualmente e politicamente", afirmam.
Diferenças entre 2016 e 2020
Os republicanos do Lincoln Project não são os únicos que estão arrecadando e investindo dinheiro para evitar um segundo mandatopixbet e confiavelTrump.
Assim como ocorreu na eleiçãopixbet e confiavel2016, também neste ano há outros grupos anti-Trump dentro do partido do presidente, entre eles o Republican Voters Against Trump (Eleitores Republicanos Contra Trump) e o 43 Alumni for Biden (que reúne membros do governopixbet e confiavelGeorge W. Bush, o 43º presidente americano, número ao qual o título do grupo se refere).
Recentemente, vários nomes importantes do Partido Republicano, como o senador Mitt Romney, que foi candidato à Presidênciapixbet e confiavel2012, indicaram que não vão apoiar Trump na eleiçãopixbet e confiavelnovembro. Bush, segundo a imprensa americana, também confidenciou que não vai apoiar Trump. Outros, como o ex-secretáriopixbet e confiavelEstado Colin Powell, foram mais longe e anunciaram abertamente que irão votar no candidato do partido rival, Biden.
Apesarpixbet e confiavelmuitos republicanospixbet e confiaveldestaque já terem se posicionado contra Trumppixbet e confiavel2016, analistas observam que a situação agora é diferente. Sepixbet e confiavel2016 a eleição era uma escolha entre dois candidatos, neste ano é encarada como um referendo sobre o desempenhopixbet e confiavelTrump na Casa Branca.
"Antes, o movimento anti-Trump era baseadopixbet e confiavelmedo do que poderia acontecer", diz à BBC News Brasil o cientista político Todd Belt, professor da Universidade George Washington,pixbet e confiavelWashington.
"Agora, é baseado no que já aconteceu. Nós já tivemos três anos e meiopixbet e confiavelgoverno Trump. Já vimospixbet e confiavelatuação como presidente", afirma.
Belt ressalta que o movimento atual é mais organizado estruturalmente e financeiramente do que as iniciativas surgidaspixbet e confiavel2016, quando muitos não acreditavam que Trump pudesse ser vitorioso.
Vídeos com mesmas 'armas' usadas por Trump
Dentro desse movimento, o Lincoln Project se destaca não apenas pela popularidade, mas também pela organização. Além dos esforços contra Trump, o grupo tem investidopixbet e confiaveldisputas no Senado, criticando senadores que considera muito submissos ao presidente e apoiando alguns candidatos democratas contra republicanos que buscam a reeleição.
Entre os alvos estão o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, e senadores considerados vulneráveis nesta eleição, como Susan Collins, do Maine, Cory Gardner, do Colorado, e Thom Tillis, da Carolina do Norte. Essa postura garantiu ao grupo acusações dentro do Partido Republicanopixbet e confiavelque na verdade teriam deixadopixbet e confiavelser apenas republicanos insatisfeitos e se transformadopixbet e confiaveldemocrataspixbet e confiavelfato.
Recentemente, o super PAC Club for Growth, que apoia Trump, divulgou um anúncio no qual diz que os fundadores do Lincoln Project "zombam dos americanos" (apoiadores do presidente), fracassaram nas campanhas presidenciaispixbet e confiavelMcCain e Romney e, depoispixbet e confiavelverem suas carreiras destruídas, formaram "um PAC democrata" e um "esquema para enriquecer".
Mas, quanto maior a reação do presidente epixbet e confiavelseus apoiadores, mais publicidade o grupo ganha. Em seus vídeos, o Lincoln Project usa contra Trump as mesmas "armas" e o mesmo tipopixbet e confiavellinguagem que o presidente costuma empregar para atacar e zombarpixbet e confiavelseus adversários.
Alguns dos anúncios são focadospixbet e confiaveltemas como a crise econômica e críticas à respostapixbet e confiavelTrump aos protestos antirracismo desencadeados pela mortepixbet e confiavelum homem negro (George Floyd) sob custódiapixbet e confiavelum policial branco e à pandemiapixbet e confiavelcovid-19, que já infectou maispixbet e confiavel3 milhõespixbet e confiavelamericanos e deixou maispixbet e confiavel130 mil mortos.
Outros, porém, ridicularizam o presidente. Um vídeo intitulado "Trump não está bem" mostra imagens do presidente com dificuldade para descer uma rampa ou segurando um copopixbet e confiavelágua com as duas mãos enquanto a narração diz: "Há algopixbet e confiavelerrado com Donald Trump" e fala que ele está "instável e fraco, com dificuldade para falar e andar".
Após um comício na cidadepixbet e confiavelTulsa que teve público bem menor do que o esperado, o grupo divulgou um vídeo com imagens das arquibancadas quase vazias e uma voz feminina que diz: "Você provavelmente já ouviu isso antes, mas era menor do que esperávamos", enquanto a câmera foca nas mãospixbet e confiavelTrump. "Triste, fraco, baixa energia. Assim comopixbet e confiavelpresidência. Assim como você."
Capacidadepixbet e confiavelconvencer eleitores
Os esforços do Lincoln Project chegampixbet e confiavelum momentopixbet e confiavelque pesquisaspixbet e confiavelintençãopixbet e confiavelvoto mostram Trump atráspixbet e confiavelBiden mesmopixbet e confiavelalguns Estados historicamente conservadores. Mas críticos questionam a capacidade do grupopixbet e confiavelpersuadir novos eleitores e afirmam que seus vídeos só atingem o público que já é crítico do presidente e já planeja votarpixbet e confiavelBidenpixbet e confiavelqualquer maneira.
Alguns críticos salientam que, apesar dos vídeos que viralizam nas redes sociais, os investimentos do grupopixbet e confiavelpublicidade ainda ficam bem abaixo dospixbet e confiaveloutros super PACs que apoiam Biden. Até o fimpixbet e confiavelmarço, o Lincoln Project havia arrecadado cercapixbet e confiavelUS$ 2,6 milhões (aproximadamente R$ 13,8 milhões).
Em maio, a organização sem fins lucrativos Center for Responsive Politics, que rastreia contribuiçõespixbet e confiavelcampanha, publicou a informaçãopixbet e confiavelque quase todo o montantepixbet e confiavelUS$ 1,4 milhão (cercapixbet e confiavelR$ 7,4 milhões) gasto pelo Lincoln Project no primeiro trimestre foi para empresas ligadas aos seus membros.
Analistas lembram ainda que o apoio do Partido Republicano a Trump continua sólido, com muito mais nomes importantes defendendo o presidente publicamente do que o criticando. Pesquisaspixbet e confiavelopinião indicam que, nos Estados decisivos, maispixbet e confiavel85% dos eleitores que votarampixbet e confiavelTrumppixbet e confiavel2016 pretendem votar nele novamente neste ano.
Para Belt, da Universidade George Washington, mesmo que o Lincoln Project só tenha impactopixbet e confiaveleleitores que já estão convencidos a votarpixbet e confiavelBiden, o grupo pode ajudar a manter a basepixbet e confiavelapoio do democrata mobilizada durante a campanha, especialmentepixbet e confiavelum momentopixbet e confiavelque a pandemia dificulta a realizaçãopixbet e confiaveleventos públicos.
Belt ressalta que, com grupos como o Lincoln Project divulgando anúncios negativos sobre Trump, Biden não precisa se dedicar a esse tipopixbet e confiavelpropaganda e pode se concentrarpixbet e confiavelpassar uma mensagem positiva, salientando motivos para votar nele, e não razões para não votar no adversário.
O cientista político observa ainda que, alémpixbet e confiavelmanterpixbet e confiavelbase mobilizada,pixbet e confiaveluma campanha também é importante desmobilizar o lado oposto. "O que fizerem para esvaziar um pouco do entusiasmo por Trump pode ajudar (Biden), especialmente nos Estados decisivos", afirma. "Eles são implacáveis. E isso realmente incomoda Trump."
- pixbet e confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet e confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet e confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet e confiavelusopixbet e confiavelcookies e os termospixbet e confiavelprivacidade do Google YouTube antespixbet e confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet e confiavel"aceitar e continuar".
Finalpixbet e confiavelYouTube post, 3