EUA x Irã: como enviomrjack.betsnavios petroleiros para a Venezuela se tornou o mais novo focomrjack.betstensão entre os dois países:mrjack.bets

Embarcações petroleiras no golfo pérsicomrjack.betsimagemmrjack.betsarquivo

Crédito, Getty

Legenda da foto, Embarcações petroleiras no golfo pérsicomrjack.betsimagemmrjack.betsarquivo

As tensões entre Washington e Teerã aumentaram nesta semana depois que se descobriu que diversos navios estariam a caminho da Venezuela transportando gasolina.

Uma autoridade americana afirmou à agênciamrjack.betsnotícias Reuters que os EUA estudavam como responder à estratégia que dribla suas sanções econômicas. Na terça, o Tesouro americano aplicou medidas contra uma empresa chinesa ligada à companhia aérea iraniana Mahan Air, acusada pelos EUAmrjack.betscolaborar com o "terrorismo" emrjack.betstransportar ouro venezuelano.

Embarcações militares dos EUA têm patrulhado as águas do Caribe, perto da rota provável dos cargueiros iranianos.

Mas o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, afirmou na terça (19) que pretende escoltar os navios iranianos quando estes entrarem na zona marítima econômica exclusiva do país.

"Eles serão escoltados por navios e aviões para recebê-los e dizer ao povo iraniano 'obrigado por tanta solidariedade e cooperação'", disse Padrino.

Posto da PDVSA

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As sanções econômicas, má administração e corrupção na petroleira estatal nos últimos anos levaram ao colapso das refinarias

Por outro lado, uma agênciamrjack.betsnotícias vinculada ao governo do Irã afirmou que o ministro das Relações Exteriores, Mohamed Javad Zarif, escreveu uma carta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertando que qualquer medida dos EUA contramrjack.betsremessamrjack.betscombustível será considerada um atomrjack.bets"pirataria" e teria consequências.

Para Kasra Naji, correspondente do serviço persa da BBC, "o riscomrjack.betsenfrentamento entre o Irã e os EUA é grande".

A crise foi temamrjack.betsdebate no Conselhomrjack.betsSegurança da ONU na quarta-feira (20). O embaixador-adjunto da Rússia, Dmitry Polyansky, afirmou esperar que os Estados Unidos se deem conta do "riscomrjack.betsincidentes" ao mobilizaremmrjack.betsforça naval "em uma região perto da Venezuela onde petroleiros iranianos exercem atividade legal".

Por que Maduro tem recorrido ao Irã?

Durante o governo do então presidente Hugo Chávez, a Venezuela socialista construiu uma boa relação com a república islâmica.

David Smilde, analista do centromrjack.betsanálises Washington Office of Latin America, afirmou à BBC Mundo (serviço da BBCmrjack.betsespanhol) que "a cooperação é natural porque ambos se veem como sócios estratégicosmrjack.betsum mundo multipolar, alémmrjack.betsserem dois países alvosmrjack.betsproibições dos EUA".

"Mesmo sem saber se a Venezuela está pagandomrjack.betsouro, faz sentido que o Irã coloquemrjack.betsrisco diversas embarcações repletasmrjack.betscombustível, já que está também precisando desesperadamentemrjack.betsrecursos por causa das sanções americanas", afirmou Naji, do serviço persa da BBC.

A Venezuela atravessa uma das piores crises econômicas da história recente.

homem transportando agua

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Crise levou também à faltamrjack.betságuamrjack.betsdiversos lugares da Venezuela

O Produto Interno Bruto (PIB, ou somamrjack.betstodas as riquezas produzidas no paísmrjack.betsum dado período) caiu maismrjack.bets50% desde que Maduro chegou ao podermrjack.bets2013, e milhõesmrjack.betsvenezuelanos abandoaram o país. O coronavírus e a queda do preço do petróleo cru pioraram ainda mais a situação na Venezuela.

As sanções econômicas, a administração ruim e a corrupção na petroleira estatal nos últimos anos levaram ao colapso das refinarias, o que levou ao declínio da produção localmrjack.betsgasolina.

Durante meses, o governo venezuelano combateu a escassez trocando petróleo cru por gasolina com seus clientes, como a empresa Rosneft, majoritariamente russa.

Masmrjack.betsfevereiro e março o governo Trump aplicou sanções contra filiais da Rosneft que negociava a matéria-prima venezuelanamrjack.betsmercados internacionais.

Até que no fimmrjack.betsmarço a Rosneft anunciou surpreendentementemrjack.betssaída da Venezuela. Segundo um funcionário do Departamentomrjack.betsEstado americano afirmou à BBC Mundo, a empresa tomou essa medida "a fimmrjack.betsproteger seus ativosmrjack.betsnovas sanções".

Antoniomrjack.betsla Cruz, especialista da consultoria Inter American Trends, afirma que "entre os acionistas da Rosneft há sócios privados muito importantes que não poderiam colocar a empresamrjack.betsperigo por causamrjack.betsnegócios com Maduro, e não restou ao líder russo, Vladimir Putin, tomar essa decisão".

Postomrjack.betsgasolina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Gasolina passa por severo racionamento na Venezuela

Desde então, há um racionamento severomrjack.betsgasolina na Venezuela, e muita gente passa a noitemrjack.betsfilas enormes para conseguir até 30 litros do combustível.

"Maduro pretende que os iranianos preencham o vazio deixado pela Rosneft", disse De la Cruz.

mrjack.bets O que a Venezuela e o Irã estão mrjack.bets tentando mrjack.bets ?

Há algumas semanas, logo depois do fechamento da Rosneft, surgiram diversas informaçõesmrjack.betsque voos da empresa Mahan Air, também sob sanção dos EUA, estavam chegando ao Estado venezuelanomrjack.betsFalcón com equipamentos e profissionais iranianos a fimmrjack.betsreativar as refinarias do complexomrjack.betsParaguaná, o mais importante do país.

Em 28mrjack.betsabril, o secretáriomrjack.betsEstado americano, Mike Pompeo, cobrou a suspensão dos voos.

O governo venezuelano não deu esclarecimentos sobre o apoio do Irã, mas Eudis Girto, diretormrjack.betsum dos principais sindicatos petroleiros venezuelanos, afirmou à BBC Mundo que "os iranianos estão trabalhando para religar as plantas, mas há problemas estruturais por causa do abandono que não serão resolvidos facilmente".

Estima-se que as refinariasmrjack.betsParaguaná eram capazesmrjack.betsprocessar, no ápicemrjack.betsseu rendimento, quase 965 mil barris diáriosmrjack.betspetróleo (quase metade do volume produzido no Brasil).

Especialistas afirmam que uma operação sustentada das plantas será muito mais difícil do quemrjack.betsreabertura.

Por isso, os cargueiros iranianos lotadosmrjack.betsgasolina são vitais para o presidente venezuelano, tendomrjack.betsvista que essa é a única possibilidademrjack.betslidar com a escassez generalizadamrjack.betsgasolina a curto prazo.

Homem abastece caminhao

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Se cargueiros chegarem à Venezuela, estratégia pode criar uma nova rotamrjack.betsabastecimento

Um técnico da empresa Refinitiv, que atua no monitoramento do tráfego marítimo, afirmou à agênciamrjack.betsnotícias Associated Press que são cinco as embarcações que transportam um carregamentomrjack.betsgasolina e produtos similares cotadomrjack.betsUS$ 45 milhões (cercamrjack.betsR$ 250 milhões).

"Se os barcos chegarem, Maduro terá aberto uma rotamrjack.betsabastecimento que salvará a atual crisemrjack.betscombustíveis", diz De la Cruz, da consultoria Inter American Trends.

Para o Irã, que sofre com as graves consequências econômicas da pandemiamrjack.betscoronavírus, obter ouro venezuelano permite ao país driblar as sanções e levantar dinheiro para questões urgentes.

De todo modo, ainda há dúvidasmrjack.betstorno da capacidade real do Irãmrjack.betsse tornar um fornecedor seguro para a Venezuela, já que a gasolina é racionada no país persa desde novembromrjack.bets2019. O preço interno triplicou e provocou protestos violentosmrjack.betsdiversas regiões do território iraniano.

Maismrjack.bets300 pessoas morreram durante os atos, segundo a Anistia Internacional.

Qual será a resposta dos EUA?

O embate entre os Estados Unidos e o Irã atingiu seu ápicemrjack.betsjaneiro, quando um drone americano matou,mrjack.betsBagdá, no Iraque, o general Qasem Soleimani, uma das principais figuras da cúpula militar iraniana, gerando temoresmrjack.betsretaliações e uma escalada para um conflito militar mais amplo.

Em julho do ano passado, forças iranianas cercaram uma embarcação britânicamrjack.betságuas internacionais no Estreitomrjack.betsOrmuz e derrubaram um drone dos EUA, sob acusaçãomrjack.betsque ele havia perseguido embarcações iranianas.

Qasem Soleimani

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Tensões entre Irã e EUA chegaram ao ápice no assassinatomrjack.betsgeneral iraniano pelo governo americano

Desta vez, o governo do Irã sinalizou, por meiomrjack.betsumamrjack.betssuas agênciasmrjack.betsnotícias, que se os Estados Unidos interceptarem os navios que navegammrjack.betsdireção à Venezuela o país "estaria correndo um risco muito perigoso", sugerindo uma nova escalada das tensões.

Smilde, do centromrjack.betsanálises Washington Office of Latin America, considera essa alternativa improvável. "Se os Estados Unidos interceptassem os navios, a tensão com o Irã e a Venezuela aumentaria, com um custo geopolítico bastante alto, com muitos riscos no momento. Trump está enfrentando neste momento críticas àmrjack.betsresposta à pandemia, a corrida eleitoral, há frentes demais".

Mas acrescenta: "Trump, entretanto, é imprevisível".

Línea
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmrjack.betsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamrjack.betsusomrjack.betscookies e os termosmrjack.betsprivacidade do Google YouTube antesmrjack.betsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemrjack.bets"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomrjack.betsterceiros pode conter publicidade

Finalmrjack.betsYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmrjack.betsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamrjack.betsusomrjack.betscookies e os termosmrjack.betsprivacidade do Google YouTube antesmrjack.betsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemrjack.bets"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomrjack.betsterceiros pode conter publicidade

Finalmrjack.betsYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosmrjack.betsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticamrjack.betsusomrjack.betscookies e os termosmrjack.betsprivacidade do Google YouTube antesmrjack.betsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquemrjack.bets"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdomrjack.betsterceiros pode conter publicidade

Finalmrjack.betsYouTube post, 3