Impeachmentbetmotion saqueTrump: o que aconteceu aos outros presidentes dos EUA investigados:betmotion saque

Bill Clinton in 1998

Crédito, Alamy

betmotion saque O presidente Donald Trump se tornou o terceiro mandatário americano na história a ter seu impeachment aprovado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

Um quarto, Richard Nixon, renunciou antes do impeachment inevitável.

De todo modo, nenhum dos três mandatários acabou retirado do cargo — Trump também deve ser absolvido no Senado, onde seu partido, o Republicano, conta com ampla maioria.

Nos Estados Unidos, o presidente não deixa o cargo nesta etapa da investigação, como ocorre no Brasil. O afastamento só ocorre caso ele seja condenado na etapa seguinte do processo, ou seja, no julgamento no Senado.

Mas qual foi o impacto dos processos na popularidade desses presidentes e no resultadobetmotion saqueseus partidos nas urnas?

Presentational grey line

Bill Clinton

Bill Clinton

Crédito, GEORGE BRIDGES/Getty Images

Legenda da foto, President Clinton fala à nação após sofrer impeachment na Câmara dos Representantes

betmotion saque O que ele fez?

Alguns anos depoisbetmotion saqueo presidente Bill Clinton pregar pelo perdão às falhasbetmotion saqueNixon, o democrata do Estadobetmotion saqueArkansas passou a enfrentarbetmotion saqueprópria crise política.

Um ano depoisbetmotion saqueassumir o segundo mandato, Clinton passou a ser investigado por um investigador especial do Departamentobetmotion saqueJustiça, Kenneth Starr.

A investigação começou por suspeitas sobre negócios imobiliários e se expandiu para incluir o relacionamento extraconjugal com a ex-estagiária da Casa Branca, Monica Lewinsky.

Em um processo separado contra o presidente, a acusaçãobetmotion saqueabuso sexualbetmotion saquePaula Jones, Clinton foi questionado sobrebetmotion saquerelação com Lewinsky. Sob juramento,betmotion saque17betmotion saquejaneiro, ele negou ter se relacionado com a ex-assistente.

Monika Lewinsky

Crédito, VINCE BUCCI/AFP via Getty Images

Legenda da foto, Monica Lewinsky aceitou depor na investigação contra Bill Clinton

Dias depois, Clinton reafirmoubetmotion saquenegativabetmotion saqueuma declaração que se tornou célebre.

"Eu não fiz sexo com aquela mulher, Monica Lewinsky. Eu nunca pedi a alguém para mentir, nenhuma vez, nunca."

Em 9betmotion saquesetembrobetmotion saque1998, Starr divulgou seu relatório ao Congresso. O público teve acesso às 445 páginas do relatório, que inclui o testemunho detalhadobetmotion saqueLewinsky, que obteve um acordobetmotion saqueimunidadebetmotion saquetrocabetmotion saquesua cooperação.

New York Times newspaper cover

Crédito, New York Times

A investigaçãobetmotion saqueStarr incluía 11 possibilidadesbetmotion saqueenquadrar Clintonbetmotion saqueum impeachment. Em dezembrobetmotion saque1998, a Câmara dos Representantes, com 228 republicanos e 206 democratas, votou pelo impeachmentbetmotion saquedois pontos: perjúrio e obstrução do Congresso.

Nos Estados Unidos, é necessária maioria simples para aprovar cada um dos artigosbetmotion saqueimpeachment, que são votados separadamente. Ou seja, caso todos os 435 membros da Câmara dos Representantes votem, são necessários 218 votos para a aprovação.

Em fevereiro, Clinton foi absolvido das acusações no Senado. Nesta Casa, são necessários dois terços dos votos, ou seja, 67 votos naquela ocasião, para a condenação.

O Senado estava dividido entre 55 republicanos e 45 democratas. A votação ficoubetmotion saque55 votos a 45 sobre a acusaçãobetmotion saqueperjúrio e 50 a 50 sobre a acusaçãobetmotion saqueobstruçãobetmotion saquejustiça.

betmotion saque Quais foram as consequências?

Ao longo do anobetmotion saqueque o escândalo Lewinsky-Clinton dominou o país, o presidente democrata resistiu à pressão para renunciar.

Clinton fechou o anobetmotion saque1998 não apenas sendo inocentado, como tendo as maiores taxasbetmotion saqueaprovaçãobetmotion saqueseus dois mandatos. Em pesquisa da CNN e do Gallupbetmotion saquedezembrobetmotion saque1998, 73% dos americanos aprovavam o presidente.

No fim do processo, os únicos políticos arriscadosbetmotion saqueperder o mandato eram republicanos.

O Partido Republicano planejava tirar proveito do escândalo — e seu auge — nas eleiçõesbetmotion saquemetadebetmotion saquemandato,betmotion saquenovembrobetmotion saque1998; ele manteve o controle sobre as duas casas, mas perdeu assentos para os Democratas na Câmara dos Representantes.

Clinton deixou a Presidênciabetmotion saquejaneirobetmotion saque2001 com 65%betmotion saqueaprovação, a mais alta taxa para um mandatário americano deixando o cargobetmotion saquemeio século.

Mas seu partido perdeu a Casa Branca quando o republicano George W. Bush venceu o democrata Al Gore (vicebetmotion saqueClinton) após recontagem dos votos na Flórida.

betmotion saque Qual foi seu legado?

Dependebetmotion saquequem responder, mas o escândalobetmotion saqueMonica Lewinsky será a primeira coisa a ser lembrada pela grande maioria das pessoas. E o impeachment que se seguiu? Bem menos.

Ao longobetmotion saqueseus dois mandatos, o desemprego despencou, a inflação se manteve estável, a renda da população subiu e a economia cresceu 3,8% ao anobetmotion saquemédia.

Seus altos índicesbetmotion saquepopularidade ao longo do processo sugerem que ele não foi tão prejudicado por ele quanto os dois presidentes que enfrentaram um impeachmentbetmotion saquedécadas anteriores.

Anos antes do impeachment, o estrategista políticobetmotion saqueClinton, James Carville, cunhou uma célebre frase sobre o que mais pesava na insatisfação dos americanos: "É a economia, estúpido!"

Presentational grey line

Richard Nixon

Richard Nixon

Crédito, Don Carl STEFFEN/Gamma-Rapho via Getty Images

betmotion saque O que ele fez?

O quase-impeachmentbetmotion saqueRichard Nixon remonta à invasãobetmotion saque1972 da sede do Partido Democrata no complexobetmotion saqueescritóriosbetmotion saqueWatergate, na capital Washington.

Como as investigações revelaram que os invasores haviam sido pagos com fundos da campanhabetmotion saquereeleiçãobetmotion saqueNixon, o escândalobetmotion saqueWatergate se espalhou muito além do caso, implicando altos funcionários da Casa Branca.

Por quase dois anos, Nixon tentou encobrir seu papel na conspiração, sem sucesso.

Em agostobetmotion saque1974, enquanto o Comitê Judiciário da Câmara preparava artigosbetmotion saqueimpeachment, Nixon foi forçado a liberar o acesso a gravações do Salão Oval, nas quais o presidente é ouvido determinando quebetmotion saqueequipe ordenasse a CIA que orientasse o FBI a interromper a investigação sobre a invasãobetmotion saqueWatergate.

A gravação marcou o colapso final da tentativabetmotion saqueacobertamentobetmotion saqueNixon.

Em 27betmotion saquejulho, o Comitê Judiciário da Câmara votou a aprovaçãobetmotion saquetrês artigosbetmotion saqueimpeachment — obstrução da justiça, abusobetmotion saquepoder e desrespeito ao Congresso — e os enviou à Câmara para uma votação por inteiro.

Nixon foi informado por um grupobetmotion saquecorreligionários republicanos que o partido não o apoiava mais.

E a votação nunca ocorreu.

Em 8betmotion saqueagostobetmotion saque1974, Nixon renunciou. Ele continua sendo o único presidente dos EUA na história a fazê-lo.

Richard Nixon

Crédito, Bettmann/Getty Images

Legenda da foto, Nixon se despedebetmotion saquesua equipe após renunciar

"Eu nunca foi um desistente", afirmoubetmotion saqueseu discursobetmotion saquerenúncia. "Deixar o cargo antes do fim do meu mandato é horrendo para cada pedaço do meu corpo. Mas como presidente, eu preciso colocar o interesse do paísbetmotion saqueprimeiro lugar."

betmotion saque Quais foram as consequências?

O vice-presidente, Gerald Ford, foi empossado como presidente seis semanas depois e perdoou Nixon por quaisquer crimes que cometera enquanto estava no cargo.

Na eleição, menosbetmotion saquedois anos depois, Ford perdeu a Casa Branca para o democrata Jimmy Carter.

betmotion saque Qual é o legado dele?

Não há dúvida. É o escândalobetmotion saqueWatergate. Embora ele nunca tivesse admitido qualquer irregularidade criminal, suas ações continuam sendo um registro detalhadobetmotion saqueabuso do poder presidencial.

Nixon morreubetmotion saqueabrilbetmotion saque1994, 20 anos depoisbetmotion saqueter renunciado.

Falandobetmotion saqueseu funeral, o então presidente Bill Clinton se concentrou na atuaçãobetmotion saqueNixon na áreabetmotion saquepolítica externa.

"Digamos: que chegue ao fim o diabetmotion saquejulgar o presidente Nixon por algo menor do que toda abetmotion saquevida e carreira", disse Clinton.

Presentational grey line

Andrew Johnson

Andrew Johnson

Crédito, Print Collector/Getty Images

Legenda da foto, Andrew Johnson foi o primeiro presidente americano a enfrentar um impeachment

O que ele fez?

À sombra da Guerra Civil, o presidente democrata Andrew Johnson discutia constantemente com o Congresso, dominado por republicanos, sobre como reconstruir o Sul dos Estados Unidos, que havia sido derrotado no conflito.

Uma facção "radical" dos Republicanos pressionava por normas que punissem ex-líderes confederados e protegessem os direitos dos negros escravizados que haviam sido libertados.

Johnson usou seu veto presidencial para barrar os esforços republicanos — vale lembrar que o Partido Republicano, do presidente Abraham Lincoln, era a favor da abolição da escravidão, e o Democrata, contra.

Em março, o Congresso aprovou a Leibetmotion saquePosse do Ofício, criada para reduzir a capacidade do presidentebetmotion saquedemitir membrosbetmotion saqueseu gabinete sem a aprovação do Senado. Johnson decidiu desafiar a medida e suspendeu um membro do gabinete e um rival político, Edwin Stanton, enquanto o Congresso estavabetmotion saquerecesso.

Stanton respondeu àbetmotion saquedemissão trancando-sebetmotion saqueseu escritório e recusando-se a sair.

A demissãobetmotion saqueStanton provou ser a gota d'água — os republicanos da Câmara correram para redigir 11 artigosbetmotion saqueimpeachment.

Gravura mostra julgamento do impeachmentbetmotion saqueAndrew Johnson no Senado

Crédito, Library of Congress

Legenda da foto, Gravura mostra julgamento do impeachmentbetmotion saqueAndrew Johnson no Senado

Após uma votação na Câmara, os artigos foram apresentados ao Senado, onde ele foi absolvido, por muito pouco: foi apenas um único voto que impediu a maioriabetmotion saquedois terços necessária para condená-lo.

betmotion saque Quais foram as consequências?

Segundo relatos da época, Johnson chorou com a notíciabetmotion saquesua absolvição, prometendo se dedicar a reconstruirbetmotion saquereputação.

Não deu certo.

Ele cumpriu o restantebetmotion saqueseu mandato presidencial, mas seus últimos meses no cargo foram assolados pelas mesmas lutasbetmotion saquepoder que afetaram seu mandato antes do impeachment.

Ebetmotion saque1869, os democratas perderam a Casa Branca para o candidato republicano Ulysses S. Grant, que permitiu que o planobetmotion saqueseu partido para a reconstrução continuasse.

betmotion saque Qual é o legado dele?

Ter enfrentado o processobetmotion saqueimpeachment foi a principal marcabetmotion saquesua gestão.

E a compra do Alasca, da Rússia,betmotion saque1867, por US$ 7,2 milhões — o equivalente, hoje, a cercabetmotion saqueUS$ 129 milhões.

Johnson também foi um dos presidentes mais pobres. Ele nunca foi à escola.

Republican campaign poster in 1864

Crédito, Universal History Archive/Getty Images

Presentational white space

betmotion saque Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betmotion saque ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion saqueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion saqueusobetmotion saquecookies e os termosbetmotion saqueprivacidade do Google YouTube antesbetmotion saqueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion saque"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetmotion saqueterceiros pode conter publicidade

Finalbetmotion saqueYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion saqueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion saqueusobetmotion saquecookies e os termosbetmotion saqueprivacidade do Google YouTube antesbetmotion saqueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion saque"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetmotion saqueterceiros pode conter publicidade

Finalbetmotion saqueYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetmotion saqueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetmotion saqueusobetmotion saquecookies e os termosbetmotion saqueprivacidade do Google YouTube antesbetmotion saqueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetmotion saque"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetmotion saqueterceiros pode conter publicidade

Finalbetmotion saqueYouTube post, 3