Como serão as próximas operações contra imigrantes ilegais nos EUA planejadas pelo governo Trump:casa de aposta politica

Agente do ICE

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Autoridades pretendem começar neste domingo uma grande operação para prender e deportar milharescasa de aposta politicaimigrantes do país, diz NYT

Essas ações fazem parte do endurecimento das políticas migratórias do governo do presidente Donald Trump - tema que será fundamental para a campanha à reeleição do presidentecasa de aposta politica2020.

A iniciativa gerou diversas críticascasa de aposta politicagovernantes que adotam políticascasa de aposta politicaproteção aos imigrantes,casa de aposta politicapolíticos opositores ecasa de aposta politicaativistascasa de aposta politicaorganizaçõescasa de aposta politicadireitos humanos, que se "preparam" para a chegada dos agentes do Serviçocasa de aposta politicaImigração e Controle Alfandegário dos EUA (ICE, na siglacasa de aposta politicainglês).

Estima-se que existam hoje cercacasa de aposta politica10,5 milhõescasa de aposta politicaimigrantes ilegais nos Estados Unidos, a maioria oriundacasa de aposta politicaEl Salvador, Guatemala e Honduras.

'Pelo menos 2.000 imigrantes'

Ken Cuccinelli, diretor interino do Serviçocasa de aposta politicaCidadania e Imigração dos EUA (USCIS, na siglacasa de aposta politicainglês), declarou que o ICE tem ordens para prender cercacasa de aposta politica1 milhãocasa de aposta politicapessoas, mas reconheceu que não há capacidade ou infraestrutura para deter tanta gente.

"Vai acontecer, sem dúvida", disse Cuccinelli a jornalistas, se referindo às operações.

Agentes que conversaram com o New York Times, sob anonimato, informaram que a operação deve acontecercasa de aposta politicapelo menos dez grandes cidades e que o objetivo do ICE é prender, no mínimo, 2.000 imigrantes que são alvocasa de aposta politicaordenscasa de aposta politicadeportação -casa de aposta politicaalguns casos por não terem comparecido a audiênciascasa de aposta politicatribunal.

Muitos deles receberamcasa de aposta politicafevereiro uma notificação para se apresentar diantecasa de aposta politicaum escritório do ICE e deixar o país. Segundo o órgão,casa de aposta politicacomunicado na quarta-feira, a agência prioriza a prisão e deportaçãocasa de aposta politica"imigrantes ilegais que representam uma ameaça à segurança nacional, pública e fronteiriça", sem dar mais detalhes sobre a operação.

Homem segura cartaz que diz 'Não somos criminosos, trabalhamos'

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Muitos imigrantes ilegais têm empregos estáveis e família nos EUA

Ainda segundo o comunicado, 90% dos presos pelo ICE no ano fiscalcasa de aposta politica2018 (que vaicasa de aposta politicaoutubro 2017 a setembrocasa de aposta politica2018) "tinham uma condenação criminal ou infracções penais pendentes, eram fugitivos do ICE ou haviam regressado novamente ao país após terem sido expulsos anteriormente".

No entanto, o texto adverte que todos aqueles que "violam as leiscasa de aposta politicaimigração" podem estar sujeitos à prisão, detenção ou deportação.

As famíliascasa de aposta politicaimigrantes que forem presas juntas, diz a reportagem do New York Times, serão levadas para centroscasa de aposta politicadetenção no Texas e na Pensilvânia, sempre que possível.

Mas devido a limitaçõescasa de aposta politicaespaço, alguns podem ser levados para quartoscasa de aposta politicahotel até que seja definida a datacasa de aposta politicadeportação.

As operações devem incluir também o que se chamacasa de aposta politicadeportações "colaterais", o que significa que as autoridades podem deter imigrantes que estejam nos locais das batidas por acaso, mesmo que não sejam, a princípio, alvo da operação.

Homem sendo detido pelo ICE

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Há cercacasa de aposta politica10,5 milhõescasa de aposta politicaimigrantes ilegais nos EUA

O que dizem os ativistas?

"Na segunda-feira, soubemos do casocasa de aposta politicauma família que estava emcasa de aposta politicacasa,casa de aposta politicaLos Angeles, quando 15 agentes do ICE chegaram perguntando por alguém que eles não conheciam. A família, composta por pai, mãe e dois filhos, não abriu a porta" diz à BBC News Mundo, serviçocasa de aposta politicaespanhol da BBC, Jorge-Mario Cabrera, porta-voz da Coalizão pelos Direitos Humanos dos Imigrantes (CHIRLA, na siglacasa de aposta politicainglês).

Comunidadescasa de aposta politicaimigrantes sabem como evitar prisões, se recusando, por exemplo, a abrir a porta para agentes do ICE, uma vez que eles são impedidos pela leicasa de aposta politicaentrar à forçacasa de aposta politicauma residência.

Cabrera também descreve o casocasa de aposta politicaum homem que foi preso por três agentes do ICE na mesma cidade na terça-feira, quando estava indo comprar comidacasa de aposta politicaum restaurante.

"Eles disseram que estavam procurando o dono do veículo, que era um parente dele, mas o prenderam mesmo assim", diz. "Este é um exemplocasa de aposta politicaprisão colateral."

A organização não tem certeza se essas prisões fazem parte da operaçãocasa de aposta politicaplanejamento "porque esse tipocasa de aposta politicacoisa acontece todos os dias", explica Cabrera.

Agentes do ICEcasa de aposta politicaação

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Parte da estratégia do ICE tem sido realizar prisõescasa de aposta politicacomunidades residenciais

María Bilbao, da organização United We Dream, com sedecasa de aposta politicaMiami, afirmou à BBC News Mundo que as prisões registradas recentemente foram conduzidas pelo escritório do ICEcasa de aposta politicaMiramar, na Flórida.

"São pessoas que são obrigadas a se apresentar perante as autoridades porque têm um casocasa de aposta politicaaberto e uma ordemcasa de aposta politicadeportação", diz Bilbao.

Especialistascasa de aposta politicalegislação afirmam que a presença ilegal nos Estados Unidos não é um crime na maioria dos casos.

No entanto, é uma infração administrativa que coloca a pessoacasa de aposta politicariscocasa de aposta politicaser deportada, o que é um processo que leva muito tempo.

A entrada sem documentos nos Estados Unidos é uma contravenção. Sendo assim, alguém que está no país sem um visto válido poderia estar infringindo a lei.

Simpatizantecasa de aposta politicaTrump

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Simpatizantescasa de aposta politicaTrump apoiamcasa de aposta politicauma maneira geral o endurecimento das políticas migratórias

O que pode acontecer?

É provável que os advogados que defendem os imigrantes apresentem moções para reabrir os processos das pessoas afetadas, o que retardaria ou impediria por completocasa de aposta politicadeportação dos Estados Unidos.

Assim que veio à tona a possibilidadecasa de aposta politicauma operação no domingo, a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na siglacasa de aposta politicainglês) entrou com uma medida judicialcasa de aposta politicanomecasa de aposta politicavárias organizações contra o governo Trump para proteger solicitantescasa de aposta politicaasilo nos Estados Unidos.

A peça argumenta que as ordenscasa de aposta politicadeportação são inválidas para aqueles que não tiveram uma oportunidade justacasa de aposta politicapedir asilo.

Segundo a ACLU, "grandes erros burocráticos" fizeram com que as notificações para comparecer perante o tribunal não fossem enviadas e milharescasa de aposta politicapessoas receberam ordenscasa de aposta politicadeportação sem sequer ter participadocasa de aposta politicauma audiência judicial.

Por que agora?

Segundo autoridades do governo, um dos principais objetivos da nova ofensiva do governo Trump é desencorajar outras famílias a migrar ilegalmente para os Estados Unidos.

Neste ano, o país registrou um aumento recordecasa de aposta politicadetençõescasa de aposta politicaimigrantes ilegais na fronteira, sobretudocasa de aposta politicafamílias com filhos.

Como consequência, as instalaçõescasa de aposta politicadetenção ao longo da fronteira estão operando acima da capacidade e foram alvocasa de aposta politicadenúnciascasa de aposta politicasuperlotação e negligência.

O governo americano afirma que no mês passado foram detidos 104.344 imigrantes que cruzaram a fronteira sem documentos, número 28% menor do que o registradocasa de aposta politicamaio (144.728), mês com mais prisões dessa naturezacasa de aposta politica13 anos e o terceiro consecutivo a passarcasa de aposta politica100 mil detenções.

Nos últimos dez anos, houve um recuo das pessoas detidas tentando entrar ilegalmentecasa de aposta politicaterritório americano pelo México, mas durante o governocasa de aposta politicaTrump voltaram a subir.

No ano fiscalcasa de aposta politica2017 (1ºcasa de aposta politicaoutubro a 30casa de aposta politicasetembro), foram 303,9 mil, e no período seguinte, a partircasa de aposta politicaoutubrocasa de aposta politica2018, a Patrulhacasa de aposta politicaFronteira dos EUA disse ter feito 593.507 detenções na fronteira sul.

Línea

casa de aposta politica Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube casa de aposta politica ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta politicaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta politicausocasa de aposta politicacookies e os termoscasa de aposta politicaprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta politicaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta politica"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocasa de aposta politicaterceiros pode conter publicidade

Finalcasa de aposta politicaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta politicaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta politicausocasa de aposta politicacookies e os termoscasa de aposta politicaprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta politicaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta politica"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocasa de aposta politicaterceiros pode conter publicidade

Finalcasa de aposta politicaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscasa de aposta politicaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacasa de aposta politicausocasa de aposta politicacookies e os termoscasa de aposta politicaprivacidade do Google YouTube antescasa de aposta politicaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecasa de aposta politica"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocasa de aposta politicaterceiros pode conter publicidade

Finalcasa de aposta politicaYouTube post, 3