Hong Kong: Quais são as motivações dos protestos que marcaram o aniversárioúltimo concurso da lotofácildevolução do território à China:último concurso da lotofácil

Policiais dentro do prédio do Parlamento

Crédito, AFP

Legenda da foto, Uma barreira policial se posicionou dentro do Parlamentoúltimo concurso da lotofácilHong Kong

Matéria atualizada às 15h30último concurso da lotofácilsegunda-feira, 1último concurso da lotofáciljunho

último concurso da lotofácil Manifestantes forçaram a entrada no Parlamentoúltimo concurso da lotofácilHong Kong nesta segunda-feira,último concurso da lotofácilmais um dos protestos que marcaram as últimas semanas na região.

Centenasúltimo concurso da lotofácilpessoas lotaram o saguão do prédio, pintando mensagens nas paredes e acenando para a multidão das janelas do andarúltimo concurso da lotofácilcima. Mais tarde, a polícia expulsou os manifestantes disparando gás lacrimogêneo.

Depois da meia-noite, centenasúltimo concurso da lotofácilpoliciais tomaram o prédio, após uma advertência para que os manifestantes o deixassem.

O ato foi provocado por um segmento que se separouúltimo concurso da lotofácilum protesto pacífico pró-democracia, marcado para o dia do aniversárioúltimo concurso da lotofáciltransferênciaúltimo concurso da lotofácilHong Kong do Reino Unido para o domínio chinês.

Esta é a mais recenteúltimo concurso da lotofáciluma sérieúltimo concurso da lotofácilmanifestações, que começaram com o repúdio a um projetoúltimo concurso da lotofácillei polêmico que permitiria extradições para a China continental.

O governo concordouúltimo concurso da lotofácilsuspender o texto indefinidamente, mas os protestos continuamúltimo concurso da lotofácilmeio a pedidosúltimo concurso da lotofácilrenúncia da chefe do Executivoúltimo concurso da lotofácilHong Kong, Carrie Lam.

Hong Kong, uma ex-colônia britânica, faz parte da China desde 1997, sob um acordoúltimo concurso da lotofácil"um país, dois sistemas", que garante um certo nívelúltimo concurso da lotofácilautonomia ao territórioúltimo concurso da lotofácil7,4 milhõesúltimo concurso da lotofácilhabitantes.

Eventos pró-democracia são realizados todos os anos para marcar a data da entrega do território ao governo chinês, que fezúltimo concurso da lotofácilHong Kong uma "Região Administrativa Especial". Na prática, ela tem seu próprio sistemaúltimo concurso da lotofácilleis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos, como liberdadeúltimo concurso da lotofácilexpressão.

O temor dos manifestantes é que, com a nova lei, a região perca grande parte disso.

Manifestante tapa o emblemaúltimo concurso da lotofácilHong Kong com uma bandeira britânica

Crédito, EPA

Legenda da foto, Manifestante tapa o emblemaúltimo concurso da lotofácilHong Kong com uma bandeira britânica

Como foi o protesto desta segunda-feira?

Nesta segunda (1º), o dia começou com uma cerimôniaúltimo concurso da lotofácilhasteamentoúltimo concurso da lotofácilbandeiras para marcar a entrega do território a China ocorreu dentro do Centroúltimo concurso da lotofácilConvenções e Exposiçõesúltimo concurso da lotofácilHong Kong,último concurso da lotofácilmeio a forte presença policial.

Os manifestantes bloquearam várias estradas próximas usando itens como barreirasúltimo concurso da lotofácilmetal e plástico.

Policiais equipados com escudos, bastões e sprayúltimo concurso da lotofácilpimenta entraramúltimo concurso da lotofácilconfronto com centenasúltimo concurso da lotofácilmanifestantes, cercaúltimo concurso da lotofácil30 minutos antes da cerimônia.

Pelo menos uma mulher ficou ferida após os confrontos, segundo a agênciaúltimo concurso da lotofácilnotícias AFP.

Um comunicado da polícia condenou "atos ilegais" por parteúltimo concurso da lotofácilmanifestantes que teriam levado ao ato canosúltimo concurso da lotofácilferro e trilhosúltimo concurso da lotofácilsegurançaúltimo concurso da lotofácilobras próximas.

Treze policiais foram levados para o hospital depois que os manifestantes jogaram um "líquido desconhecido" neles, segundo a polícia. Alguns relataram ter sofrido dificuldades respiratórias como resultado do suposto ataque.

manifestantes no saguão do Parlamentoúltimo concurso da lotofácilHong Kong

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Centenasúltimo concurso da lotofácilmanifestantes entraram no edifício após confrontos com a polícia

Mais tarde, a marcha pró-democracia se mostrou majoritariamente pacífica, com milharesúltimo concurso da lotofácilparticipantes. No entanto, por volta da hora do almoço, um grupo dissidente dirigiu-se ao Parlamento, onde o governo se reúne.

Esses manifestantes começaram a bater nas portasúltimo concurso da lotofácilvidro com um carrinhoúltimo concurso da lotofácilmetal, conseguindo arrebentá-la antesúltimo concurso da lotofácilse dispersar.

O prédio foi colocadoúltimo concurso da lotofácilalerta vermelho - o que significa que as pessoas deveriam evacuar o edifício e a área.

Mas às 21h, horário local, (10h no Brasil), a multidão que participava do ato havia aumentado e algumas pessoas voltaram ao edifício e entraram após retirarem a cerca externa.

Um homem, identificando-se como G, disse à reportagem da BBC no local que os manifestantes esperavam uma reação violenta.

"O movimento está agora além do projetoúltimo concurso da lotofácillei. É sobre a autonomiaúltimo concurso da lotofácilHong Kong", disse.

"Eu me preocupo com a potencial reação do público. Tudo o que fazemos tem um risco e esse é um dos riscos que as pessoas aqui estão dispostas a assumir."

O governo condenou o que chamouúltimo concurso da lotofácilatos "extremamente violentos", acrescentando que a polícia "tomaria medidas apropriadas para proteger a ordem pública e a segurança".

Falando na cerimôniaúltimo concurso da lotofácilbandeira, a líderúltimo concurso da lotofácilHong Kong, Carrie Lam, prometeu passar mais tempo ouvindo o público para que o futuro trabalho do governo seja "mais responsivo" às suas "aspirações, sentimentos e opiniões".

Foi a primeira aparição públicaúltimo concurso da lotofácilLam desde 18último concurso da lotofáciljunho, quando ela pediu desculpas pela forma com a qual lidou com o projetoúltimo concurso da lotofácilleiúltimo concurso da lotofácilextradição.

Prédio do Parlamentoúltimo concurso da lotofácilHong Kong nesta segunda-feira

Crédito, EPA

Legenda da foto, Uma multidão se reúne do ladoúltimo concurso da lotofácilfora do prédio do Parlamento

Por que as pessoas protestam?

Hong Kong foi uma colônia britânica por maisúltimo concurso da lotofácil150 anos. Em 1984, os governos britânico e chinês chegaram a um acordo que Hong Kong retornaria à Chinaúltimo concurso da lotofácil1997 sob o princípioúltimo concurso da lotofácil"um país, dois sistemas". Ou seja, Hong Kong gozariaúltimo concurso da lotofácil"um alto grauúltimo concurso da lotofácilautonomia, excetoúltimo concurso da lotofácilassuntos estrangeiros eúltimo concurso da lotofácildefesa" por 50 anos.

O sistemaúltimo concurso da lotofácilHong Kong permite-lhe liberdades não vistas na China continental, incluindo a independência judicial.

Mas há quem diga que elas estãoúltimo concurso da lotofácildeclínio há algum tempo.

Gruposúltimo concurso da lotofácildireitos humanos acusaram o governo chinêsúltimo concurso da lotofácilinterferirúltimo concurso da lotofácilHong Kong, citando exemplos como decisões legais que desqualificaram legisladores pró-democracia. Eles também se preocupam com o desaparecimentoúltimo concurso da lotofácilcinco livreirosúltimo concurso da lotofácilHong Kong e um magnata que depois ficou detido na China continental.

Artistas e escritores dizem que estão sob crescente pressão para se autocensurarem - e um jornalista do Financial Times foi impedidoúltimo concurso da lotofácilentrarúltimo concurso da lotofácilHong Kong depois que organizou um evento com participaçãoúltimo concurso da lotofácilum ativista pela independência da região.

Os manifestantes acreditavam que a leiúltimo concurso da lotofácilextradição, se aprovada, aproximaria o território do controle da China. Para críticos do texto, ele poderia ser usado para punir oponentes do governo chinês.

Em 12último concurso da lotofáciljunho, a polícia usou gás lacrimogêneo e balasúltimo concurso da lotofácilborracha para dispersar a multidão que marchava contra o projeto, na pior demonstraçãoúltimo concurso da lotofácilviolência na regiãoúltimo concurso da lotofácildécadas.

As manifestações forçaram o governo a se desculpar e a suspender a leiúltimo concurso da lotofácilextradição planejada. Mas muitos manifestantes disseram que não recuariam até que o texto fosse completamente descartado.

Há uma parcela significativa da população irritada com o nívelúltimo concurso da lotofácilforça usado pela políciaúltimo concurso da lotofácil12último concurso da lotofáciljunho e cobra uma investigação.

"O usoúltimo concurso da lotofácilforça excessiva pela políciaúltimo concurso da lotofácilHong Kong contra manifestantes pacíficos foi bem documentado e exige urgentemente uma investigação totalmente independente", disse Sophie Richardson, diretora da Human Rights Watch,último concurso da lotofácilum comunicado.

No entanto, houve também pequenas manifestaçõesúltimo concurso da lotofácilum movimento pró-Pequim no território.

No domingo, milharesúltimo concurso da lotofácilmanifestantes desse grupo se mobilizaramúltimo concurso da lotofácilapoio à políciaúltimo concurso da lotofácilHong Kong.

Um deles disse à agência AFP que a polícia estava apenas tentando "manter a ordem", chamando os participantes dos protestos anti-extradiçãoúltimo concurso da lotofácil"sem sentido".

Como eles se organizam? E quem são os líderes?

A campanhaúltimo concurso da lotofácilprotestosúltimo concurso da lotofácilHong Kong está sendo alimentada por voluntários que organizam centenasúltimo concurso da lotofácilgrupo no aplicativo Telegram. Segundo os organizadores, a estratégia foi responsável,último concurso da lotofácilparte, por levar maisúltimo concurso da lotofácil2 milhõesúltimo concurso da lotofácilpessoas às ruas nas últimas semanas.

Muitas das convocações para protestos são feitas anonimamente,último concurso da lotofácilconversasúltimo concurso da lotofácilgrupoúltimo concurso da lotofácilaplicativosúltimo concurso da lotofácilmensagens criptografados.

Alguns deles têm até 70.000 assinantes ativos. Muitos fornecem atualizações e relatóriosúltimo concurso da lotofácilprimeira mão relacionados aos protestos, enquanto outros atuam como um alertaúltimo concurso da lotofácilmovimentação da polícia, avisando os manifestantesúltimo concurso da lotofácilatividades nas proximidades.

Manifestantes quebram barreiras policial para entrar no Parlamentoúltimo concurso da lotofácilHong Kong

Crédito, EPA

Legenda da foto, Manifestantes estavam equipados com capacetes e máscarasúltimo concurso da lotofácilgás

Há também grupos menores, formados por advogados, socorristas e médicos. Eles fornecem aconselhamento jurídico e obtêm suprimentos para os manifestantes nas linhasúltimo concurso da lotofácilfrente.

Manifestantes dizem que a coordenação on-line dos protestos oferece uma maneira conveniente e instantâneaúltimo concurso da lotofácildivulgar informações. Os chats também permitem que os participantes votem -último concurso da lotofáciltempo real - para decidir os próximos movimentos.

Nesta semana, um grupoúltimo concurso da lotofácilativistas anônimos arrecadou maisúltimo concurso da lotofácilmeio milhãoúltimo concurso da lotofácildólaresúltimo concurso da lotofácilum siteúltimo concurso da lotofácilcrowdfunding. Os manifestantes dizem que a tecnologia transformou os protestosúltimo concurso da lotofácilum movimento sem líderes.

Línea

último concurso da lotofácil Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube último concurso da lotofácil ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosúltimo concurso da lotofácilautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaúltimo concurso da lotofácilusoúltimo concurso da lotofácilcookies e os termosúltimo concurso da lotofácilprivacidade do Google YouTube antesúltimo concurso da lotofácilconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueúltimo concurso da lotofácil"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoúltimo concurso da lotofácilterceiros pode conter publicidade

Finalúltimo concurso da lotofácilYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosúltimo concurso da lotofácilautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaúltimo concurso da lotofácilusoúltimo concurso da lotofácilcookies e os termosúltimo concurso da lotofácilprivacidade do Google YouTube antesúltimo concurso da lotofácilconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueúltimo concurso da lotofácil"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoúltimo concurso da lotofácilterceiros pode conter publicidade

Finalúltimo concurso da lotofácilYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosúltimo concurso da lotofácilautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaúltimo concurso da lotofácilusoúltimo concurso da lotofácilcookies e os termosúltimo concurso da lotofácilprivacidade do Google YouTube antesúltimo concurso da lotofácilconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueúltimo concurso da lotofácil"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoúltimo concurso da lotofácilterceiros pode conter publicidade

Finalúltimo concurso da lotofácilYouTube post, 3