Cúpula Trump x Putin: o que é a 'finlandização' e como ela explica a escolha do local do encontro:o que e betboo

Crédito, EPA/ALEXEY NIKOLSKY/SPUTNIK/KREMLIN

Legenda da foto, 'O mundo quer que a gente se dê bem', disse Trump anteso que e betbooencontro

Na semana passada,o que e betbooBruxelas, Trump disse que Putin ainda não era um amigo, mas também não o vê como inimigo. O americano chamou o russoo que e betboo"competidor". "Espero que, algum dia, talvez ele seja um amigo. Pode acontecer, mas eu não o conheço muito bem", declarou Trump.

Durante a campanha eleitoralo que e betboo2016, contudo, Trump elogiou Putin várias vezes. Os russos são suspeitoso que e betbooterem interferido na eleição presidencial dos EUA, acusação que rechaçam. Trump classificao que e betboo"caça às bruxas" a investigação, que culminou com 12 russos formalmente acusados pelo Departamentoo que e betbooJustiça americano na semana passada por terem promovido ataques cibernéticoso que e betboomarçoo que e betboo2016 nas contaso que e betbooemail da equipe da campanha presidencialo que e betbooHillary Clinton. Os emails foram amplamente usados por Trump durante a eleição.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em plena Guerra Fria, o presidente americano Gerald Ford e o líder soviético Leonid Brezhnev participaram da Conferênciao que e betbooHelsinkio que e betboo1975

Mas,o que e betboomarço, Trump, assim como lídereso que e betboodezenaso que e betboopaíses, decidiu expulsar diplomatas russos depois que o Reino Unido acusou o governo russoo que e betbooestar por trás do envenenamentoo que e betbooum ex-espião duplo na Inglaterra. E,o que e betbooabril, o americano criticou Putin publicamente pelo apoio à Síria após um ataque com armas químicas supostamente realizado por forças leais a Damasco.

A data da reuniãoo que e betbooTrump com Putin foi anunciada com apenas três semanaso que e betbooantecedência, o que é atípico para esse tipoo que e betboocúpula. Segundo especialistas, isso explica,o que e betbooparte, o motivo pelo qual Helsinque foi escolhida como local do encontro.

"Logisticamente é um bom lugar, pertoo que e betbooMoscou, e casava com a viagemo que e betbooTrump pela Europa", avalia Alpo Rusi, professoro que e betbooRelações Internacionais e ex-diplomata finlandês.

No entanto, por trás da escolha da Finlândia também há importantes antecedentes históricos - e a chamada "finlandização", o modeloo que e betboopolítica externao que e betbooque acordos e concessões comerciais com a União Soviética permitiram que o país se mantivesse neutro - e fora do lado "socialista" da Cortinao que e betbooFerro.

De Helsinque a Helsinque

A capital da Finlândia ganhou pela primeira vez um lugaro que e betboodestaque nos cenárioso que e betbooencontros internacionaiso que e betboo1975, quando foi sede da conferênciao que e betbooSegurança e Cooperação na Europa e,o que e betboomeio à Guerra Fria, conseguiu reunir maiso que e betboo30 naçõeso que e betboopaíses socialistas e capitalistas - opositores na Guerra Fria.

Helsinque também foi sedeo que e betboooutras reuniões entre líderes da Rússia e dos EUA. Em 1990, George Bush e o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, se encontraram para discutir a invasão do Iraque no Kuwait.

Sete anos depois,o que e betboo1997, Helsinque sediou um encontro entre o americano Bill Clinton e o russo Boris Yeltsin para debater sobre a ampliação da Otan - que passaria a incluir países pertencentes à então extinta União Soviética.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, George H.W. Bush e o último lídere da União Soviética, Mijaíl Gorbachov, se reuniram na Finlândiao que e betboo1990

"Helsinque tem sido sedeo que e betboovárias reuniõeso que e betbooalto nível entre Rússia e Estados Unidos", comenta Charly Salonius-Pasternak, pesquisador do Instituto Finlandêso que e betbooRelações Internacionais. "É um lugar fácil para chegar e reunir. Por parte do anfitrião, as coisas estarão bem organizadas e (conversas) serão mantidaso que e betboosigilo."

O que permitiu a capital finlandesa ser um pontoo que e betbooencontro dessas potências foi a relação complexa entre Helsinque e Moscou, moldada desde o final da 2ª Guerra e nos primeiros anos da Guerra Fria.

Entre suecos e russos

A Finlândia compartilha uma fronteirao que e betboomaiso que e betboo1,3 mil quilômetros com a Rússia, um país cuja população é 26 vezes maior e cujo território, 50 vezes.

Desde o século 13, o território vinha sendo disputado por russos e suecos. Foram ocupados - e cristianizados - pelos suecos, até a invasão e anexação pelos russos no início do século 19. Em 1917, o país declarou a independência.

No início da 2ª Guerra Mundial, a União Soviética invade a Finlândia, que resiste, mas acaba sendo perdendo parte do território.

Segundo o historiador britânico Geoffrey Roberts, essa perda levou o governo finlandês a se aliar com a Alemanha contra Moscou. A decisão custou milhareso que e betboovidas e colocouo que e betbooperigo a existência da Finlândia.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, No invernoo que e betboo1939, Finlândia e União Soviética lutaram por território

"Entre 1944 e 45, o Exército Vermelho poderia ter ocupado a Finlândia, mas (Josef) Stálin preferiu não fazê-lo, principalmente porque líderes finlandeses admitiram o erro e prometeram neutralidade e amizade à União Soviética", escreveu Geoffrey Robertso que e betbooum artigo publicado no jornal britânico The Guardian,o que e betboofevereiro passado.

"A 'finlandização', como foi chamada, permitiu a Finlândia permanecer livre da dominação soviética e a livrouo que e betbooser tomada pelo comunismo", explicou Roberts.

Mas o que é exatamente 'finlandização'?

O pesquisador Salonius-Pasternak diz que depois da 2ª Guerra Mundial e dos confrontos anteriores com Moscou, os finlandeses identificaram a necessidadeo que e betbooconvencer a União Soviéticao que e betbooque não eram uma ameaça à potência. "Algo que, evidentemente, não eram", assinala o pesquisador.

Assim, a Finlândia se manteve neutrao que e betbooassuntos geopolíticos - e nao que e betboopolítica externa. Ela não se juntou à Otan, nem ao chamado Pactoo que e betbooVarsóvia, a aliança militar formadao que e betboo1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética.

Helsinque, no entanto, não conseguiu evitar a constante supervisão soviética cada vez que o governo finlandês formava uma nova coalização - Moscou sinalizava se era a favor ou não do arranjo político no país nórdico.

"A lógica era: se permitimos essas pequenas interferências, a Finlândia vai ser capazo que e betboomantero que e betbooindependência e se concentrar economicamenteo que e betboorelação ao Ocidente. Em Helsinque, isso era visto como um conjuntoo que e betboopolíticas muito pragmáticas, um jogoo que e betbooequilíbrios", explica Salonius-Pasternak.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Urho Kekkonen, que governou a Finlândia entre 1956 e 1982, aparece ao lado do premier soviético Nikita Kruschev

Essa disposiçãoo que e betbooacomodar,o que e betbooalguma forma, as preferências soviéticas emo que e betboopolítica interna foi batizada por acadêmicos alemãeso que e betboo"finlandização". O termo passou a ser usado para se referir ao processoo que e betbooque um país, com o objetivoo que e betboomantero que e betboosoberania, opta por não enfrentar ou desagradar um vizinho mais poderoso. E o uso desse termo sempre teve um caráter depreciativo.

"A finlandização tinha duas caras:o que e betbooum lado, estava a necessidadeo que e betboouma nação pequenao que e betbooter uma política que não estivesseo que e betbooconflito com a superpotência vizinha", assinala o ex-diplomata finlandês Alpo Rusi, que foi assessor político do presidente Martti Ahtisaari (1994-1999). "No outro, estava a pressão constante por parte da União Soviética, que nem todos da elite política estavam dispostos a enfrentar, o que fez com que alguns se tornassem colaboradores da URSS. Havia uma aceitação desnecessáriao que e betbooexigências russas."

Mas essa controversa política chegou ao fim quando a Guerra Fria acabou.

"A Finlândia abandonou a neutralidade e, para ela, é importante pertencer ao Ocidente e não estar mais entre o Ocidente e a Rússia. É importante ser parte da União Europeia, bloco ao qual foi incorporadao que e betboo1995", explica Anna Wieslander, diretora no Atlantic Council, um centroo que e betbooestudos sobre relações internacionais com sedeo que e betbooWashington.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Apesaro que e betbooser contra a anexação da Crimeia ao território russo, o presidente Finlândia, Sauli Niinisto, não interrompeu os encontros com Vladimir Putin

A especialista afirma que Helsinque deu uma guinada se afastando da finlandização, ainda que ainda preserve alguns elementos dessa política que marcou a relação do país com os soviéticos.

"Acho que o que restou dessa política foi a capacidadeo que e betbooentender a Rússia e ter bons contatos com ela nos níveis mais altos, mesmoo que e betboomomentoso que e betbooque a situação no Báltico e a segurança na região tenham piorado nos últimos anos", afirma Wieslander.

A aplicação desse aprendizado é evidente na relação que o atual presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, mantém com Vladimir Putin.

Desde que a Rússia anexou a Crimeia - território da Ucrânia -,o que e betboo2014, ato condenado pela comunidade internacional, o mandatário finlandês já se reuniu com Putin pelo menos cinco vezes.

"Ele tem sido repreendido por ser um dos poucos líderes ocidentais que tem continuado a se encontrar com Putin", avalia Salonius-Pasternak.

"A lógica dele é: nós não aprovamos o que aconteceu, não estamoso que e betbooacordo e podemos dizer isso numa discussão franca. Mas isso só é possível se a outra parte confiao que e betboovocê ao menos para manter um diálogo."

Foi esse canal aberto entre Finlândia e Rússia que permitiu o encontro entre Putin e Trumpo que e betbooHelsinque.