Mergulhadores buscam adolescentes perdidosaposta 2 5 golscaverna inundada na Tailândia:aposta 2 5 gols

Crédito, Facebook/Ekatol

Legenda da foto, Grupo entrouaposta 2 5 golsuma enorme redeaposta 2 5 golscavernas há uma semana

aposta 2 5 gols Há oito dias, 12 garotosaposta 2 5 golsum timeaposta 2 5 golsfutebol e seu técnicoaposta 2 5 gols25 anos chegaram no início da tarde à entrada da caverna Tham Luan Nang, na Tailândia aposta 2 5 gols . Eles prenderam suas bicicletas ao gradil, pegaram suas mochilas e entraram no local para aparentemente explorar as profundezasaposta 2 5 golsuma montanha no norte do país - e não foram mais vistos desde então.

O lugar na Provínciaaposta 2 5 golsChiang Rai é a quarta caverna mais longa da Tailândia e bastante popular por turistas e com quem vive ali por suas impressionantes formações rochosasaposta 2 5 golspedra calcária.

Primeiro, elas se abrem e formam um ambiente amplo eaposta 2 5 golsteto alto, parecido com oaposta 2 5 golsum grande anfiteatro, e depois dãoaposta 2 5 golspassagens estreitas que levam a uma redeaposta 2 5 golscavernas menores nas quais os locais dizem não ser seguro se aventurar, especialmente durante a temporadaaposta 2 5 golschuvas, que normalmente começaaposta 2 5 golsjulho.

Algumas horas depois do grupo entrar, um guarda notou que as bicicletas ainda estavam por ali, mesmo depois do horárioaposta 2 5 golsfechamento do parque onde fica Tham Luan Nang.

Deu-se então o inícioaposta 2 5 golsuma angustiante busca pelos meninos, que têm idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador. A grande mobilizaçãoaposta 2 5 golsesforços comove o mundoaposta 2 5 golstornoaposta 2 5 golsuma correnteaposta 2 5 golsapoio e esperançaaposta 2 5 golsque o grupo será encontrado.

Especialistasaposta 2 5 golscavernas disseram à BBC que, contanto que eles estejamaposta 2 5 golsum local acima do nível da água que inundou a caverna, há chanceaposta 2 5 golssobreviverem. Tudo depende se o grupo encontrou um local com água potável.

Eles poderiam sobreviver oito dias sem comida, disse o diretor do Departamentoaposta 2 5 golsServiços Médicos, Somsak Akkasilp. Mas eles correm o riscoaposta 2 5 golscontrair uma infecção devido à água suja ouaposta 2 5 golscontato com um animal dentro da caverna, acrescentou.

Os maiores riscos são a hipotermia e a faltaaposta 2 5 golsoxigênio. Acredita-se que a temperatura no interior da caverna sejaaposta 2 5 gols20°C a 25°C, o que é relativamente quente. Isso não deve ser um problema se suas roupas não estiverem molhadas.

A natureza porosa da pedra calcária também favorece que haja oxigênio suficiente no interior, mas sabe-se que cavernas na região podem conter bolsõesaposta 2 5 golsaraposta 2 5 golsmá qualidade, com um alto nívelaposta 2 5 golsdióxidoaposta 2 5 golscarbono.

"O que inundou foi uma passagem estreitaaposta 2 5 golscercaaposta 2 5 gols2 km que leva para dentro da caverna. Se os meninos estiverem do outro lado dela, podem estaraposta 2 5 golsuma câmara mais elevada que ainda pode estar seca", disse Joshua Morris, que organiza tours por montanhas e cavernas na Tailândia e colocou duasaposta 2 5 golssuas equipes para ajudar no resgate.

Existe ainda a necessidadeaposta 2 5 golscontrolar o medo e o lado psicológico. "Estar presoaposta 2 5 golsuma caverna assim é provavelmente uma das coisas mais aterrorizantes pelas quais uma pessoa pode passar", afirmou Morris.

Interior da caverna inundado

Grandes níveisaposta 2 5 golsprecipitação podem fazer o interior da caverna ser inundadoaposta 2 5 golsaté cinco metros, por isso recomenda-se que ela seja explorada apenas entre novembro e abril, como informou um guia local à BBC.

Começou a chover não muito tempo depois que o time e seu técnico entraram, e esse tem sido um dos principais obstáculos até agora.

Crédito, AFP

Legenda da foto, Bombas estão sendo usadas para drenar a água da caverna, mas chuva dificulta o trabalho

Logo, a chuva tornou impossível passar pela entrada principal da caverna - acredita-se que isso tenha impedido o grupoaposta 2 5 golsvoltar.

Equipesaposta 2 5 golsresgate tentam usar bombas industriais para drenar a água, mas o nível sobe mais rápido do que o volume que é possível retirar.

Chuva intensa dificulta o resgate

Diante desse problema, foi necessário então buscar outra formaaposta 2 5 golsentrar. Especialistas acreditam que a redeaposta 2 5 golscavernas tem outras passagens para seu interior, mas encontra-lasaposta 2 5 golsmeio à floresta é bastante difícil.

A chuva intensa também prejudica o trabalho a partir do ar,aposta 2 5 golshelicópteros, para encontrar novas entradas. Também limita o alcanceaposta 2 5 golsdrones, usados para detectar sinaisaposta 2 5 golscalor dentro da rocha que poderiam indicar onde estão os desaparecidos.

Um robô subaquático também foi empregado para enviar informações sobre o nívelaposta 2 5 golságua no interior da caverna e as condições do local.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Militares também foram chamados para auxiliar nos esforços na Tailândia

Enquanto isso, mergulhadores da marinha tailandesa foram acionados para sairaposta 2 5 golsbusca do grupo na redeaposta 2 5 golscavernas inundada. Quatro mergulhadores britânicos e militares americanos também estão auxiliando.

Mas os mergulhadores têmaposta 2 5 golspassar por locais muito apertados e não podem ir muito longe, pois podem ficar sem ar. A escuridão quase completa dentro da redeaposta 2 5 golscavernas e o acúmuloaposta 2 5 golsdestroços e lama também prejudicamaposta 2 5 golsvisibilidade, que éaposta 2 5 golsapenas alguns centímetros à frente.

A sensaçãoaposta 2 5 golsnavegar pelas passagens inundadas foi descrita por eles como "nadaraposta 2 5 golscafé quente".

Pegadasaposta 2 5 golsesperança

Na terça-feira, foram vistas pegadas recentes dentro do complexoaposta 2 5 golscavernas, o que deu esperançaaposta 2 5 golsque os desaparecidos estariamaposta 2 5 golssegurança.

Mensagens enviadas pelos garotos antesaposta 2 5 golscomeçar a exploração indicavam que eles tinham levado lanternas e comida, mas é improvável que estivessem preparados para passar mais do que algumas poucas horas ali dentro.

Crédito, Thanyarat Doksone/BBC

Legenda da foto, Um plano alternativo foi tentar perfurar uma passagem para o interior da caverna

Apoio pelas redes sociais

O caso mobilizou o país. Tailandeses formaram pelas redes sociais uma correnteaposta 2 5 golsesperança. Uma hashtag que pode ser traduzida como "os estranhos que queremos conhecer mais" está sendo usada para transmitir a preocupação com o grupo.

Outras hashtags que se traduzemaposta 2 5 golsfrases como "13 vidas devem sobreviver" e "tragam para casa os jogadores Moo Pa" também são usadas.

No localaposta 2 5 golsresgate, passados os primeiros dias, como voluntários e equipes não haviam até então conseguido encontrar uma outra entrada para a caverna, as autoridades elaboraram um plano: perfurar a pedra para criar uma passagem alternativa para o interior da montanha.

Mas a dificuldade para achar um local adequado para posicionar o maquinário pesadoaposta 2 5 golsmeio à mata na encosta repletaaposta 2 5 golslama da montanha, e, ao mesmo tempo, garantir que as rochas ao redor não desmoronariam tornaram essa ideia impraticável.

Legenda da foto, Acampamento montado na entrada da caverna tornou-se a base das equipesaposta 2 5 golsresgate

Na sexta-feira, o primeiro-ministro Prayut Chan-o visitou a baseaposta 2 5 golsresgate, no estacionamento da entrada da caverna, onde estão 840 soldados, 90 integrantesaposta 2 5 golsforças especiais, quatro helicópteros, escavadores e equipamentos para situaçõesaposta 2 5 golsdesastre. Familiares dos desaparecidos também estão acampados do ladoaposta 2 5 golsfora da caverna.

No mesmo dia, foi identificada uma pequena abertura nas montanhas sobre a caverna. Especialistas britânicos entraram por meio dela e conseguiram chegar a uma profundidadeaposta 2 5 gols20 metros. Policiais também a usaram para atingir uma grande câmara que ainda está seca e que esperam que leve a outras partes do complexoaposta 2 5 golscavernas.

'Caixasaposta 2 5 golssobrevivência'

Essa é uma solução considerada mais promissora enquanto a chuva não der uma trégua. O excessoaposta 2 5 golsprecipitação chegou a fazer com que o bombeamentoaposta 2 5 golságua tivesseaposta 2 5 golsser parado na quinta-feira. Os mergulhadores interromperam seus esforços diversas vezes pelo mesmo motivo.

Legenda da foto, Pelo ar,aposta 2 5 golshelicópteros, equipesaposta 2 5 golsresgate buscam passagens para dentro da montanha

A quantidadeaposta 2 5 golschuva que cai neste momento é "incomum" mesmo para essa época do ano, disse o governadoraposta 2 5 golsChiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, à emissora CNN. "Nossas equipes lá dentro tiveramaposta 2 5 golsretroceder para a boca da caverna. Não podemos lutar contra a água", afirmou.

Dezenasaposta 2 5 gols"caixasaposta 2 5 golssobrevivência" contendo comida, mapas, celulares foram enviadas para a caverna,aposta 2 5 golsacordo com a polícia.

O plano é que sejam mandadas para seu interior por passagens que sejam encontradas nas rochas e, se não chegarem diretamente até os meninos e seu técnico, flutuem pelos rios formados lá dentro e atinjam o local onde eles estão.

Elas carregam ainda uma mensagem: "Se for recebida, enviem uma resposta e mostrem no mapa onde estão".

Também há planosaposta 2 5 golsenviar câmeras para as áreas profundas da caverna e, assim, elaborar quais serão os próximos passos ou até mesmo fazer contato com os desaparecidos.

Em uma coletivaaposta 2 5 golsimprensa neste sábado, Narongsak Osotthanakorn disse que o país tem lições a aprender com esse tipoaposta 2 5 golsoperação, até então inédita. Enquanto isso, equipes treinavam a retiradaaposta 2 5 golspessoasaposta 2 5 golsmacas para estarem prontas caso o grupo seja achado.

*Reportagem atualizada às 10h do dia 1/07/2018