Entenda a polêmica sobre a política que separava famíliasbaixar o app esporte da sorteimigrantes ilegais nos EUA:baixar o app esporte da sorte

Crédito, Alfândega e Proteçãobaixar o app esporte da sorteFronteiras dos EUA

Legenda da foto, Em uma das unidades, 1.100 imigrantes aguardambaixar o app esporte da sortetrês alas para serem processados: crianças desacompanhadas, adultos sozinhos e pais com seus filhos

baixar o app esporte da sorte A declaração do presidente Donald Trump baixar o app esporte da sorte na quarta-feira passadabaixar o app esporte da sorteque as crianças que entram ilegalmente nos Estados Unidos não serão mais separadasbaixar o app esporte da sorteseus pais baixar o app esporte da sorte não dissipou a polêmica e as discussõesbaixar o app esporte da sortetorno da postura do governo americanobaixar o app esporte da sorterelação aos imigrantes.

O anúncio do fim da políticabaixar o app esporte da sorteseparação foi feito depoisbaixar o app esporte da sorterelatos, reportagens, imagens e áudios mostrando o sofrimentobaixar o app esporte da sortecrianças pequenas separadasbaixar o app esporte da sortesuas famílias provocarem uma ondabaixar o app esporte da sortecríticas a Trump - vindas atébaixar o app esporte da sortemembrosbaixar o app esporte da sorteseu próprio partido. Ele assinou um decreto dizendo que, a partirbaixar o app esporte da sorteagora, as famíliasbaixar o app esporte da sorteimigrantes ilegais serão mantidas juntas.

O que manteve o debate acalorado é que não ficou claro até agora como e onde será essa detenção nem se a nova regra vale também para as milharesbaixar o app esporte da sortecrianças que já estão sozinhasbaixar o app esporte da sorteabrigos.

O governo dos EUA separou maisbaixar o app esporte da sorte2,3 mil criançasbaixar o app esporte da sortesuas famílias entre o fimbaixar o app esporte da sorteabril e o iníciobaixar o app esporte da sortemaio, segundo o Departamentobaixar o app esporte da sorteSegurança Nacional americano. O númerobaixar o app esporte da sortefamílias que foram divididasbaixar o app esporte da sortejunho ainda não foi divulgado. Há pelo menos 49 crianças brasileiras entre elas, segundo o Ministériobaixar o app esporte da sorteRelações Exteriores.

Antesbaixar o app esporte da sorteTrump anunciar a mudança na postura, suas declaraçõesbaixar o app esporte da sorteque a separação seria resultadobaixar o app esporte da sorteuma lei herdada do governo democrata colocaram ainda mais fogo no debate e motivaram a propagaçãobaixar o app esporte da sortenotícias falsas.

Entenda a origem da polêmica, o porquê da separação das famílias e o que acontecerá com as crianças.

Crédito, Departamentobaixar o app esporte da sorteProteçãobaixar o app esporte da sorteFronteiras dos EUA

Legenda da foto, Imigrantes dentrobaixar o app esporte da sorteuma grande jaulabaixar o app esporte da sortecentrobaixar o app esporte da sortedetenção; jornalistas afirmam ter visto crianças que chegaram desacompanhadasbaixar o app esporte da sortelocais como este

Onde vão ficar as famílias e crianças apreendidas a partirbaixar o app esporte da sorteagora?

O anúnciobaixar o app esporte da sorteTrump sobre o fim da separação não foi acompanhadobaixar o app esporte da sorteuma explicação sobre como será a logística dessa mudança. Se o governo tem um plano para implementar a nova política, ele ainda não foi divulgado.

Reportagensbaixar o app esporte da sortejornais como o Washington Post e o New York Times dizem que há confusão na fronteira pois os agentes federais estão tendo dificuldadesbaixar o app esporte da sortecumprir a ordembaixar o app esporte da sortemanter as famílias unidas.

O que se sabe é que o Departamentobaixar o app esporte da sorteDefesa está preparando quatro bases militares no sul do país para abrigar até 20 mil crianças - a informação foi passada à imprensa americana na última quinta-feira por um porta-voz do próprio Pentágono.

No entanto, não foi explicado se o espaço vai abrigar também as famílias. O tenente-coronel Michael Andrews, do Pentágono, disse que as bases são para manter "crianças estrangeiras desacompanhadas", mas a ordem do presidente para o Departamentobaixar o app esporte da sorteDefesa foibaixar o app esporte da sorteprovidenciar "espaços disponíveis para abrigar e cuidar das famílias estrangeiras", segundo o jornal The New York Times.

A Casa Branca, o Departamentobaixar o app esporte da sorteDefesa e o Departamentobaixar o app esporte da sorteSaúde e Serviço Social disseram na quinta-feira que não podiam dar mais detalhes sobre as bases ou sobre como serão abrigados os imigrantes.

Mas,baixar o app esporte da sorteacordo com a revista Time, a marinha americana estaria planejando a construçãobaixar o app esporte da sortecentrosbaixar o app esporte da sortedetençãobaixar o app esporte da sorteimigrantesbaixar o app esporte da sortebases militares. O rascunhobaixar o app esporte da sorteum memorando obtido pela revista descreve planosbaixar o app esporte da sorteconstruir acampamentos "austeros" que poderiam abrigar até 25 mil pessoas.

Eles seriam construídosbaixar o app esporte da sorteaeródromos abandonados na Califórnia, no Alabama e no Arizona. Outro acampamento, para até 47 mil pessoas, seria construído próximo a San Francisco.

O memorando da Marinha estima que seriam gastos US$ 233 milhões (R$ 877 milhões) para manter um acampamento para 25 mil pessoas por seis meses.

Um porta-voz do Pentágono disse que o Departamentobaixar o app esporte da sorteSegurança Interna não chegou a pedir que as forças armadas fizessem estes planos especificamente, mas que estão fazendo "um planejamento prudente... caso o Departamento peça ajuda para abrigar imigrantes adultos ilegais".

E o que acontece com as crianças já separadasbaixar o app esporte da sortesuas famílias?

Também não ficou claro quais serão os próximos passos do governobaixar o app esporte da sorterelação às maisbaixar o app esporte da sorte2,3 mil crianças que estãobaixar o app esporte da sorteabrigo. Um porta-voz do Departamentobaixar o app esporte da sorteSaúde e Serviço Social, Ken Wolfe, disse na quarta que o governo não iria reunir as crianças e suas famílias imediatamente.

Mais tarde no mesmo dia, o chefebaixar o app esporte da sortecomunicações do departamento, Brian Marriott, emitiu uma declaração dizendo o contrário: que o departamento estava trabalhando para reunir os meninos e meninas com suas famílias.

Nenhum órgão do governo esclareceu melhor a questão até o momento, e as crianças nos abrigos não estão, por enquanto, sendo reunidas com os pais.

Porque elas estavam sendo separadas das famílias?

A separação é consequência da políticabaixar o app esporte da sorte"tolerância zero" anunciada pelo governo Trump atravésbaixar o app esporte da sorteum memorando enviado no dia 6baixar o app esporte da sorteabril para promotores federais.

Desde então o governo Trump passou a processar criminalmente o maior número possívelbaixar o app esporte da sorteimigrantes ilegais, mesmo aqueles cuja única ilegalidade é entrar sem autorização no país.

Como as crianças não podem ir para a prisão com os pais, detidos preventivamente por causa do processo criminal, elas estavam sendo separadas das famílias. Depoisbaixar o app esporte da sorteum curto período nos centrosbaixar o app esporte da sortedetenção do Departamentobaixar o app esporte da sorteSegurança Nacional, elas eram encaminhadas para o Escritóriobaixar o app esporte da sorteReassentamentobaixar o app esporte da sorteRefugiados, que faz parte do Departamentobaixar o app esporte da sorteSaúde e Serviço Social.

Diferentementebaixar o app esporte da sorteseus pais, na maioria dos casos elas não eram deportadas: ficavam nesses abrigos até o governo encontrar um "padrinho" para elas nos EUA -baixar o app esporte da sortepreferência um membro próximo da família que já estivesse no país, segundo o Serviço Social.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Cercabaixar o app esporte da sorte1.500 pessoas estão alojadasbaixar o app esporte da sorteuma antiga loja do Walmart; ex-funcionário diz que pediu demissãobaixar o app esporte da sorteum deles após se recusar a impedir que três irmãos se abraçassem

Se ninguém fosse encontrado, elas ficavam mais tempo no abrigo até que o departamento encontresse um "padrinho" adequado.

Para que elas voltassem para seu país original, seria necessário que alguém da família no país natal entrasse com um pedido na Justiça americana e provasse que tinha condiçõesbaixar o app esporte da sortecuidar da criança.

Agora não se sabe se as maisbaixar o app esporte da sorte2,3 mil crianças nos abrigos vão passar por esse processo normalmente ou se será criado um novo procedimento para reuni-las com os parentes que estão presos.

A separação das famílias foi uma lei do governo Obama, como afirma Trump?

Antesbaixar o app esporte da sorteanunciar o fim da separação, Donald Trump tinha dito diversas vezes quebaixar o app esporte da sorteadministração foi "forçada a separar as crianças por causabaixar o app esporte da sorteleis herdadas do governo Obama".

"Eu odeio que as crianças estejam sendo levadas (para longebaixar o app esporte da sortesuas famílias). Os democratas tem que mudar a lei deles. É a lei deles", disse o presidentebaixar o app esporte da sorteuma das ocasiõesbaixar o app esporte da sorteque fez essa afirmação,baixar o app esporte da sorte15baixar o app esporte da sortejunho.

No entanto, embora a legislação usada por Trump para deportar as pessoas já existisse antesbaixar o app esporte da sorteseu governo, a separaçãobaixar o app esporte da sortefamílias não estava previstabaixar o app esporte da sortenenhuma lei: ela foi resultado da políticabaixar o app esporte da sortetolência zero, uma decisão administrativa.

Tanto que, no início do governo Trump, que assumiu a Presidênciabaixar o app esporte da sortejaneirobaixar o app esporte da sorte2017, não havia tantos casosbaixar o app esporte da sorteseparaçãobaixar o app esporte da sortefamílias. Até abrilbaixar o app esporte da sorte2018, a maior parte dos imigrantes que entravam ilegalmente nos EUA, mas que não tinha histórico criminal, era processada nos tribunaisbaixar o app esporte da sorteimigração da justiça civil -baixar o app esporte da sorteque os envolvidos aguardambaixar o app esporte da sorteliberdade.

O isolamento das crianças só começou a acontecer massivamente com o aumento dos processos criminaisbaixar o app esporte da sorteabril.

Antar Davidson, ex-funcionáriobaixar o app esporte da sorteum dos centros para imigrantes, disse à BBC News que o abrigobaixar o app esporte da sorteque ele trabalhava costumava ter cercabaixar o app esporte da sortecinco crianças por vez. Com a nova política, o número subiu para 70, diz ele. "(Antes as) crianças eram instruídas que a separação era provisória, e chegavam lá mais calmas e preparadas."

"Notamos um aumentobaixar o app esporte da sortecrianças que não estavam preparadas para isso, que não tinham deixado suas casas sozinhas e que haviam sido separadas dos pais na fronteira e não tinham a menor ideiabaixar o app esporte da sorteonde estavam", afirmou. Davidson pediu demissão após se recusar a traduzir uma ordem para que três crianças brasileiras, desesperadas, não se abraçassem.

Quando o presidente anunciou neste semana que irá acabar com a política, ele o fez por um ato administrativo - se houvesse uma lei obrigando-o a separar as famílias, ele teria tido necessidadebaixar o app esporte da sortemudar a legislação com aprovação do Congresso.

O que diz a legislação?

A principal lei usada por Trump para fazer as deportações é a mais ampla regulando a imigração nos Estados Unidos: o Atobaixar o app esporte da sorteImigração e Nacionalidadebaixar o app esporte da sorte1952 - criado e aprovadobaixar o app esporte da sorte1952 por um Congressobaixar o app esporte da sortemaioria democrata.

Ele afirma que uma pessoa que entra nos EUA ilegalmente está cometendo um ato infracionário, um crime mais leve, que pode ser processadobaixar o app esporte da sorteum tribunal criminal ou civil. Uma condenação resultabaixar o app esporte da sortedeportação. Mas não há nada nesta lei - ebaixar o app esporte da sortenenhuma outra - que afirme que o governo tem que separar as famílias.

O ato estábaixar o app esporte da sortevigor há maisbaixar o app esporte da sorte60 anos, mas a escolhabaixar o app esporte da sorteiniciar ou não um processo criminal contra os imigrantes pelo ato infracionáriobaixar o app esporte da sorteentrar ilegalmente no país dependebaixar o app esporte da sortecada governo.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Nas últimas semanas, crianças foram separadas dos pais e levadas a abrigos como esse, na fronteira entre Estados Unidos e México

O que acontecia no governo Obama?

Embora tenha havido um recordebaixar o app esporte da sortedeportações durante o governo Obama – maisbaixar o app esporte da sorte3 milhõesbaixar o app esporte da sortepessoas foram deportadas entre 2009 e 2016,baixar o app esporte da sorteacordo com dados do Departamentobaixar o app esporte da sorteSegurança Nacional – abaixar o app esporte da sorteadministração priorizava processos criminais contra membrosbaixar o app esporte da sortegangues, pessoas que representavam risco para a segurança nacional ou que já haviam cometido outros crimes anteriormente.

Segundo dados do governo na época, cerca 55% dos deportados no ano fiscalbaixar o app esporte da sorte2011, por exemplo, haviam sido condenados por crimes como homicídio, estupro, tráfico ou possebaixar o app esporte da sortedrogas, dirigir sob influênciabaixar o app esporte da sorteálcool, etc.

Imigrantes ilegais sem esse tipobaixar o app esporte da sortehistórico normalmente respondiam a processos civis,baixar o app esporte da sorteque não há prisão, e as famílias ficavam juntas enquanto aguardavam a decisãobaixar o app esporte da sorteum tribunalbaixar o app esporte da sorteimigração sobre se poderiam ou não ficar no país. A políticabaixar o app esporte da sorteBarack Obamabaixar o app esporte da sortedar prioridade à deportaçãobaixar o app esporte da sortecriminosos condenados chegou a ser criticada por alguns republicanos, por, segundo eles, indicar uma maior tolerância a imigrantes ilegais que não cometeram crimes.

A polarizaçãobaixar o app esporte da sortetorno da questão acabou motivando a propagaçãobaixar o app esporte da sorteuma sériebaixar o app esporte da sortenotícias falsas.

Uma fotobaixar o app esporte da sorte2014baixar o app esporte da sortecrianças imigrantes sozinhas sob custódia do Departamentobaixar o app esporte da sorteProteçãobaixar o app esporte da sorteFronteira tem sido compartilhada com a afirmaçãobaixar o app esporte da sorteque elas foram separadas dos pais pelo governobaixar o app esporte da sorteObama.

A foto é real, mas a legenda é falsa: a imagem mostra crianças que já chegaram ao país sozinhas, segundo informações divulgadas na época pelo Departamentobaixar o app esporte da sorteProteçãobaixar o app esporte da sorteFronteira. Não houve separação sistemáticabaixar o app esporte da sortecriançasbaixar o app esporte da sorteseus pais durante o governo Obama - apenas casos esparsosbaixar o app esporte da sorteque havia desconfiançabaixar o app esporte da sortetráfico infantil ou suspeitabaixar o app esporte da sorteque a criança não estava combaixar o app esporte da sortefamíliabaixar o app esporte da sorteverdade.

Do outro lado, críticosbaixar o app esporte da sorteTrump compartilharam outra imagembaixar o app esporte da sortecrianças que chegaram desacompanhadas dizendo que eram crianças separadas da família este ano. A foto, no entanto, foi feitabaixar o app esporte da sorte2014. Outro casobaixar o app esporte da sorteimagem real e legenda falsa.

E as crianças brasileiras?

Entre as maisbaixar o app esporte da sorte2 mil crianças que estãobaixar o app esporte da sorteabrigos americanos, há 49 crianças brasileiras, distribuídasbaixar o app esporte da sorte15 locais diferentes.

O Itamaraty já havia condenado a separação das famílias: pouco antes do anúnciobaixar o app esporte da sorteTrumpbaixar o app esporte da sorteque iria mudar a política, na quarta passada, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota dizendo que a política é "uma prática cruel ebaixar o app esporte da sorteclara dissonância com instrumentos internacionaisbaixar o app esporte da sorteproteção aos direitos da criança".

Os consulados do Brasil nos EUA estão visitando os abrigosbaixar o app esporte da sorteque estão as crianças brasileiras para verificar suas condições e o Itamaraty está mantendo contato com as famílias.

O Ministério das Relações Exteriores também diz que está tomando medidas para garantir a segurança das crianças e trabalhando para a recuperação da guarda e reunificação familiar.

Mas, depois do anúncio Trumpbaixar o app esporte da sorteque a política vai mudar, o destino dos pequenos brasileiros é tão incerto quanto o das criançasbaixar o app esporte da sorteoutras nacionalidades.

É possível que sejam encaminhados para o processo anteriorbaixar o app esporte da sortetentar reuni-las com algum membro da família nos EUA. É igualmente possível que sejam reunidas com os pais que estão respondendo criminalmente por entrar sem autorização nos EUA e depois deportadas junto com eles.

O assunto deve ser tema da reunião do presidente Michel Temer com vice-presidente americano Mike Pence na semana que vem,baixar o app esporte da sorteBrasília.