Por que o FBI recomendou usuáriospoker room onlineinternet do mundo todo a reiniciar roteador:poker room online

Roteador

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estima-se que 500 mil aparelhospoker room online54 países foram afetados

poker room online O FBI, a polícia federal americana, alertou nesta semana que hackers estrangeiros haviam comprometido "centenaspoker room onlinemilharespoker room onlineroteadorespoker room onlinecasas e escritórios" com o malware VNPFilter e recomendou que usuáriospoker room onlinetodo mundo reiniciassem seus aparelhos.

Malwares são softwares maliciosos programados para se infiltrarpoker room onlineum computador alheiopoker room onlineforma ilícita. Segundo o FBI, esse programa específico é capazpoker room onlinebloquear o tráfego da internet, coletar informações que passam pelos roteadores e deixar estes inoperantes.

"O FBI recomenda a qualquer proprietáriopoker room onlineroteadorespoker room onlineescritórios pequenos e casas que reinicie seus aparelhos para interromper temporariamente um malware e ajudar com a possível identificaçãopoker room onlinedispositivos infectados", disse a agênciapoker room onlineum comunicado oficial e também na conta do Twitter.

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimospoker room onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker room onlineusopoker room onlinecookies e os termospoker room onlineprivacidade do Twitter antespoker room onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker room online"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker room onlineterceiros pode conter publicidade

Finalpoker room onlineTwitter post

Caso não seguissem a orientação, usuários corriam o riscopoker room onlineter seus roteadores forapoker room onlineoperação e perder o acesso à internet, segundo o FBI.

Estima-se que pelo menos 500 mil roteadores foram afetadospoker room online54 países,poker room onlineacordo com o grupo Cisco Talos, especializadopoker room onlinesegurança cibernética, que há meses investiga esse programa malicioso. A lista dos países afetados não foi revelada.

"Os dispositivos conhecidos afetados pelo VPNFilter são equipamentospoker room onlineLinksys, MilkroTik, NETGEAR e TP-Lynkpoker room onlineescritórios pequenos epoker room onlinecasas. Nossa investigação continua", detalhou a Ciscopoker room onlineum comunicado no dia 23poker room onlinemaio.

A Cisco também recomendou aos usuáriospoker room onlineinternet que restabeleçam as configurações originaispoker room onlinefábricapoker room onlineseus dispositivos e reiniciem seus roteadores.

Mas por que é necessário tomar essas medidas?

Potencialmente destrutivo

O Departamentopoker room onlineJustiça dos Estados Unidos atribuiu o ataque a um grupo conhecido como "Sofacy", mas também é chamadopoker room online"apt28" ou "fancy bear".

O Sofacy existe desde 2007 e, segundo um comunicado do Departamentopoker room onlineEstado americano, opera contra "governos, exércitos, organizaçõespoker room onlinesegurança e outros grupos que lidam com inteligência".

O jornal americano The New York Times diz que serviçospoker room onlineinteligência dos EUA e da Europa acreditam que o grupo "seja dirigido pela agênciapoker room onlineinteligência militar da Rússia", e que esteve por trás dos ataques ao Comitê Nacional do Partido Democrata antes das eleições presidenciaispoker room online2016.

O FBI disse que o impacto desse malware é significativo. Ele é capazpoker room onlinerecolher informações que passam pelos roteadores epoker room onlinetorná-los inoperantes.

silhuetapoker room onlineum hacker

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Segundo o Departamentopoker room onlineSegurança dos EUA, a principal suspeita pesa sobre grupopoker room onlinehackers conhecido como Sofacy

A Cisco advertiu que o malware tem "potencialpoker room onlinecortar o acesso à internetpoker room onlinecentenaspoker room onlinemilharespoker room onlinevítimaspoker room onlinetodo o mundo".

A empresa divulgou as informações depoispoker room onlinedetectar um aumento repentino no númeropoker room onlineroteadores vulneráveis no iníciopoker room onlinemaio,poker room onlineespecial na Ucrânia.

"Temos observado o VPNFilter, um malware potencialmente destrutivo que está afetando dispositivos ucranianos a um ritmo alarmante", assinalou a Cisco. "A escala e a capacidade desta operação são preocupantes", completou.

O código VPNFilter tem algumas semelhanças com o malware Black Energy, usandopoker room onlineataques à rede elétrica na Ucrâniapoker room onlinedezembropoker room online2015.

Central elétrica da Ucrânia

Crédito, Reuters

Legenda da foto, A redepoker room onlineenergia elétrica da Ucrania sofreu ataques ataques cibernéticos pelo menos duas vezes

Dessa vez, contudo, o FBI parece ter frustrado os preparativos para um novo ataque. No dia 23poker room onlinemaio, um juiz federal da Pensilvânia (EUA), ordenou que o FBI tomasse o controle do domínio ToKnowAll.com, uma páginapoker room onlineinternet que ajudava hackers a estabelecer comunicação com os roteadores infectados.

Os equipamentos afetados se conectavam periodicamente com esse endereço para atualizar o VPNFilter. Ao assumir o controle do domínio, o FBI passou a ter capacidadepoker room onlinelocalizar dispositivos infectados epoker room onlinelimpá-los.

"Isso irá redirecionar as tentativas do malwarepoker room onlinereinfectar o dispositivo para um servidor controlado pelo FBI, que irá capturar o endereço dos dispositivos infectados", esclareceu o Departamentopoker room onlineJustiça.

Reiniciar roteadores, como pediram o FBI e a Cisco, ajuda que o programa peça "instruções" ao domínio, que agora está sob o controle da polícia federal americana.

O Departamentopoker room onlineJustiça explicou que a medida "maximiza as oportunidadespoker room onlineidentificar e remediar que equipamentos sejam infectadospoker room onlinetodo o mundo antes que a Sofacy se aproveite da vulnerabilidade" da infraestrutura.