Evo, Maduro, Cristina e líderes do Foroxbet betSP criticam decisão contra 'companheiro Lula':xbet bet
O foro teve seu auge na última década:xbet bet2005, três quartos dos 350 milhõesxbet betmoradores da América do Sul eram governados por políticosxbet betesquerda ligados ao movimento. Nos últimos anos, governosxbet betimportantes países do Foro foram ocupados por políticosxbet betoposição ao movimento, o que fez o Foro perder partexbet betsua relevância no continente.
Bolívia e Venezuela
A prisãoxbet betLula não era esperada até meados da próxima semana, quando,xbet bettese, seriam avaliados os últimos recursos da defesa do petistaxbet betPorto Alegre.
No despacho desta quinta-feira, no entanto, Sergio Moro disse não ver necessidadexbet betaguardar pela resoluçãoxbet bettais apelações.
"Hipotéticos embargosxbet betdeclaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico".
"Força, irmão Lula", disse o líder boliviano Morales nesta quinta-feira. "Sua luta e a luta dos pobres, trabalhadores, intelectuais e profissionais comprometidos com a dignidade e a soberaniaxbet betnossos povos é também nossa. Nenhuma decisão, nenhum golpe judicial nunca poderá impedi-lo ou separá-lo das pessoas."
"Hoje, mais do que nunca, nos abraçamos", continuou o boliviano.
Para o venezuelano Nicolás Maduro, "dói na alma esta injustiça".
"Não só o Brasil, o mundo inteiro te abraça", disse o líder bolivariano, que acusou "a direita, frente àxbet betincapacidadexbet betganhar democraticamente",xbet bet"eleger o caminho judicial para amedrontar as forças populares".
Cuba e Nicarágua
Em seu despacho, o juiz Moro justifica a prisão do petista com base na decisão do Supremo Tribunal Federalxbet bet2016, que permitiu o início do cumprimentoxbet betpena por réus que já tenham condenação confirmadaxbet betsegunda instância, casoxbet betLula.
Moro afirma ainda que "em atenção à dignidade do cargo que ocupou", dará a Lula a possibilidadexbet betse apresentar espontânea e voluntariamente à sede da Polícia Federalxbet betCuritiba. Caso se entregue até às 17 horas desta sexta-feira, Lula não será buscado por agentes da PF.
O ministérioxbet betRelações Exterioresxbet betCuba,xbet betnota, disse que Lula "continua gozandoxbet betamplo apoio popular", alémxbet betreconhecimento internacional.
"Cuba, mais uma vez, expressaxbet betsolidariedade e apoio", diz o governo da ilha caribenha.
Já o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou mensagem na quinta-feira à noite ao petista.
"Os guardiões dos interesses imperiais e oligárquicos se colocaram contra você, mas suas decisões atiçam mais o fogo libertador dos nossos povos", afirmou,xbet betnota assinada junto a vice-presidente Rosario Murillo,xbet betesposa.
Ambos classificaram o petista como "gloriosa referência destes novos tempos difíceis, desafiantes, complexos".
Cristina, Correa e Lugo
Atual senadora, a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, aliada histórica dos governos petistas, mandou "todo o carinho" para o brasileiro e disse que "Lula ganhará as próximas eleições presidenciais".
Na visão dela, no entanto, "as elites do poder, a quem nunca interessou a justiça ou a democracia, usam o aparato judicial para seu afastamento".
Rafael Correa, ex-líder do Equador, mandou "um abraço solidário e companheiro ao irmão Lula"
"Todos sabemos que seu crime foi ter tirado 38 milhõesxbet betbrasileiros da pobreza, sem se submeter às elites brasileiras", continou Correa. "Tudo é questãoxbet bettempo. O poder popular voltará como um furacão."
Já o ex-mandatário do Paraguai disse que a decisão da Justiça contra Lula "é reflexoxbet betque o político está acima do legal".
"A democracia estáxbet betrisco", avaliou.