Três razões que farão da viagem do papa Francisco ao Chile a mais difícil que ele já fez:a estrela bet é confiável

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Papa Francisco terá turnê 'nada fácil' pela América Latina, como reconheceu secretário do Vaticano

a estrela bet é confiável Quando o cardeal Pietro Parolin, secretárioa estrela bet é confiávelEstado do Vaticano, disse que a visita do papa Francisco à América Latina "não seria fácil", ele não estava exagerando. A 22ª viagem papal será alvoa estrela bet é confiávelum grau sem precedentesa estrela bet é confiávelhostilidade - e justamente no seu continente natal.

Francisco chegou nesta segunda-feira ao Chile,a estrela bet é confiávelum momento delicado para a Igreja Católica. O país, que recentemente aprovou leis para descriminalizar o aborto e reconhecer uniões civis homossexuais, ainda digere as acusaçõesa estrela bet é confiávelque quase 80 clérigos chilenos teriam abusado sexualmentea estrela bet é confiávelmenores desde 2000.

Além disso, é no Chile que Francisco tem a menor aprovaçãoa estrela bet é confiáveltodo o continente: recebeu dos chilenos a notaa estrela bet é confiável5,3a estrela bet é confiáveluma escalaa estrela bet é confiávelzero a dez (no Brasil, a nota dele é 8,0). Com isso, não chegou a surpreender o pedido do papa, antesa estrela bet é confiávelembarcar, para quea estrela bet é confiávelcongregação "reze por ele" durantea estrela bet é confiávelvisita chilena.

Estima-se que maisa estrela bet é confiável60% da população do Chile se identifique como cristã, sendo 45% católica, mas trata-se também do segundo país mais secular da América Latina. Cercaa estrela bet é confiável38% dos chilenos se dizem agnósticos, ateístas ou não religiosos.

A seguir, os três maiores desafios que o papa enfrenta na passagem pelo Chile, antesa estrela bet é confiávelseguir ao Peru, no dia 18:

Gastos e pobreza

A viagem foi precedida por críticas aos gastos com a viagem - serão mobilizados 18 mil integrantes das forçasa estrela bet é confiávelsegurança nacional para a visita papal -, enquanto ao menos 15% da população vive abaixo da linhaa estrela bet é confiávelpobreza.

Extraoficialmente, segundo a agência EFE, a estimativa éa estrela bet é confiávelque o governo chileno gastará US$ 11 milhões (R$ 35 milhões) com a visita, sobretudoa estrela bet é confiávelmedidasa estrela bet é confiávelsegurança e logística.

Na última semana, ao menos quatro igrejas católicas foram atacadasa estrela bet é confiávelSantiago - três delas com explosivos caseiros, acompanhadosa estrela bet é confiávelpanfletos advertindo que o papa seria o alvo seguinte. A polícia atribuiu a autoria dos atos a um grupo anarquista.

A quarta igreja foi poupada porque o explosivo foi desarmado, mas uma mensagem foi deixadaa estrela bet é confiávelum muro próximo, dizendo que "os pobres estão morrendo".

Crédito, AFP

Legenda da foto, Igrejasa estrela bet é confiávelSantiago foram atacadas com explosivosa estrela bet é confiávelprotestos pela visita do papa

a estrela bet é confiável Ressentimento por contaa estrela bet é confiávelacobertamentoa estrela bet é confiávelescândalo sexual

São previstos, durante a passagem do papa, protestosa estrela bet é confiávelgrupos feministas ea estrela bet é confiáveldireitos homossexuais. Mas as manifestações que devem atrair a maior parte dos holofotes vêma estrela bet é confiávelpessoas descontentes com a nomeação, por partea estrela bet é confiávelFrancisco, do bispo chileno Juan Barros.

O bispo é acusadoa estrela bet é confiávelacobertar abusos sexuais atribuídos ao sacerdote Fernando Karadima, hoje com 87 anos, condenadoa estrela bet é confiável2011 pelo Vaticano por abusara estrela bet é confiávelcrianças.

O chamado caso Karadima abalou fortemente a imagem da Igreja Católica no Chile, já que, ao longoa estrela bet é confiávelmaisa estrela bet é confiáveluma década, autoridades eclesiásticas ignoraram as acusações contra o sacerdote, que tinha fortes vínculos com a elite política e empresarial do país.

Só quando as vítimas vieram a público é que o Vaticano decidiu investigar o caso.

O papa já declarou ter "tolerância zero" a abusos sexuais, mas a nomeaçãoa estrela bet é confiávelBarros como bispoa estrela bet é confiávelOsorno (sul do Chile) reabriu antigas feridas. Segundo vítimasa estrela bet é confiávelKaradima, Barros tinha conhecimento dos abusos praticados por seu protegido e permitiu que eles seguissem sendo praticados. O bispo nega as acusações.

O caso Karadima é possivelmente o principal fator do desprestígio da Igreja no Chile, afirma Marta Lagos, diretora da consultoria Latinobarómetro, que avaliou a percepção da instituição na América Latina.

"Há, no Chile, uma sensaçãoa estrela bet é confiávelausênciaa estrela bet é confiávelnormas, que aumentou nos últimos quatro anos com a revelaçãoa estrela bet é confiávelcasosa estrela bet é confiávelcorrupção na política e no empresariado", afirma Lagos. "E a Igreja, tida como cúmplice da forma ruim como se lidou com o caso Karadima, entra nessa tendência gerala estrela bet é confiáveldesconfiança do poder estabelecido."

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bispo Juan Barros é alvoa estrela bet é confiávelcríticas por ser acusadoa estrela bet é confiávelacobertar padre condenado por abusara estrela bet é confiávelcrianças

Em uma carta aberta, James Hamilton, uma das mais conhecidas vítimasa estrela bet é confiávelKaradima, diz que "ainda não entende como nós, as milharesa estrela bet é confiávelvítimasa estrela bet é confiávelabusos, não fomos protegidas por nossos padres, que se silenciaram diante do que aconteceu conosco".

Descontentamento indígena

Na quarta-feira, o papa Francisco visitará Temuco, cidade no sul do Chile tida como a capital do povo mapuche.

Os mapuches se opuseram a 300 anosa estrela bet é confiávelcolonização (primeiro por parte dos espanhóis e dos próprios chilenos)a estrela bet é confiávelum dos conflitos mais antigos da América Latina - com erupções ocasionaisa estrela bet é confiávelviolência.

Durantea estrela bet é confiávelvisita, o papa deve celebrar uma missa pelo "progresso dos povos", seguido por um almoço com representantes do povo mapuche.

Líderesa estrela bet é confiávelambos os lados do conflito esperam que Francisco ajude a pôr fim a décadasa estrela bet é confiáveldiscriminação e a mediar discussõesa estrela bet é confiáveltornoa estrela bet é confiávelquestões espinhosas, como direito a terras ancestrais, aléma estrela bet é confiávelreconhecimento da cultura e língua mapuche.