Nós atualizamos nossa Políticabetboo é sportingbetPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetboo é sportingbetnossa Políticabetboo é sportingbetPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A comoção por assassinatobetboo é sportingbetjovembetboo é sportingbetpaís onde 7 mulheres são mortas por dia:betboo é sportingbet
Mara havia pedido um carro pelo serviçobetboo é sportingbettransporte Cabifybetboo é sportingbetPuebla, ao sul da Cidade do México. O motorista, acusado pelo assassinato, foi detido.
A morte da jovem representou a gota d'água para milharesbetboo é sportingbetpessoas, a maioria mulheres.
No último domingo, vários protestos foram realizadosbetboo é sportingbetdiversas cidades do país.
No Twitter, as hashtags #JusticiaparaMara (#JustiçaparaMara) e #NoFueTuCulpa (#NãoFoiTuaCulpa) foram parar nos trending topics.
Durante os protestos, palavrasbetboo é sportingbetordem como "Estão nos matando", "Nem uma mais" ou "Todas somos Mara" também foram entoadas.
O assassinato da estudante lançou luz sobre a difícil tarefabetboo é sportingbetconvencer as autoridades a cumprir a lei e investigar agressões a mulheres.
Ele evidenciou ainda a resistência cultural ainda presente no país, que ainda é marcado por machismo.
Durante a marchabetboo é sportingbetprotesto na Cidade do México, que começou no El Zócalo, a praça politicamente mais importante do país, simpatizantes do governador do Distrito Federal, Miguel Ángel Mancera, insultaram as mulheres que protestavam.
'Sem inimigos'
Mara Castilla nasceubetboo é sportingbetVeracruz, no sudeste do México, mas fazia 18 meses que viviabetboo é sportingbetPuebla para estudar Ciências Políticasbetboo é sportingbetuma universidade local, uma graduação que não existiabetboo é sportingbetseu Estadobetboo é sportingbetorigem.
Ela cursava o terceiro trimestre e vivia combetboo é sportingbetirmã mais velha, Karen.
A mãe, Gabriela Miranda, disse que Mara era "muito alegre, com muitos amigos", embora costumava ser tímida com desconhecidos.
"Uma menina com muitos sonhos, com tantos projetosbetboo é sportingbetvida, sem inimigos", disse Gabriela a jornalistas.
Como toda jovembetboo é sportingbetsua idade, Mara gostavabetboo é sportingbetfrequentar festas alémbetboo é sportingbetrestaurantes e bares nos finsbetboo é sportingbetsemana.
Foi depoisbetboo é sportingbetuma dessas noitadas que ela desapareceu.
No último dia 8betboo é sportingbetsetembro, Mara saiubetboo é sportingbetum barbetboo é sportingbetCholula, município vizinho à capitalbetboo é sportingbetPuebla, com seus amigos, mas todos acabaram paradosbetboo é sportingbetuma blitz da lei seca.
O relógio marcava pouco depois das 5h. Mara decidiu continuar o trajeto sozinha e pediu um carro por meio do serviçobetboo é sportingbettransporte Cabify.
O veículo chegou minutos depois e a jovem avisou a irmã que já estava a caminhobetboo é sportingbetcasa. A partir desse momento, sumiu.
Segundo o sitebetboo é sportingbetnotícias Animal Político, quando acordou, Karen se deu contabetboo é sportingbetque a irmã não tinha chegado. Telefonou, então, para o motorista do Cabify. Ele disse que havia deixado Mara a poucos metrosbetboo é sportingbetsua casa.
Karen, no entanto, suspeitou da conversa e decidiu denunciar o desaparecimentobetboo é sportingbetsua irmã às autoridades.
Rapidamente, o caso ganhou as redes sociais, especialmente o Twitter, com centenasbetboo é sportingbetusuários compartilhamento o alerta.
A Procuradoria-Geralbetboo é sportingbetJustiça do Estadobetboo é sportingbetPuebla (PGJEP) interrogou o motorista, identificado como Ricardo Alexis Díaz.
Após a análisebetboo é sportingbetvídeosbetboo é sportingbetcâmerasbetboo é sportingbetsegurança, o motorista foi preso.
Uma semana depois, o corpobetboo é sportingbetMara foi localizadobetboo é sportingbetuma vala.
Protesto
Oficialmente, sete mulheres morrem a cada dia no México vítimasbetboo é sportingbetfeminicídio.
Organizações civis afirmam, contudo, que os casos são muito mais numerosos, mas estes são classificados pelas autoridades locais como homicídios, sem o agravante do feminicídio (quando o assassinato é motivo pelo fatobetboo é sportingbeta vítima ser mulher).
Dezenasbetboo é sportingbetcasos foram lembrados durante as manifestaçõesbetboo é sportingbetcidades por todo o México e também nas redes sociais.
Um dos mais recentes foi obetboo é sportingbetLesvy Berlín Osorio,betboo é sportingbet22 anos e assassinada no dia 3betboo é sportingbetmaio no campus principal da Universidade Nacional Autônomabetboo é sportingbetMéxico (UNAM).
O caso foi descrito como "suicídio" pela Procuradoria-Geralbetboo é sportingbetJustiça da Cidade do México (PGJCM) que chegou, inclusive, a compartilhar mensagens no Twitter para indicar um suposto vício e o abandono escolar da vítima.
Mas após uma sériebetboo é sportingbetprotestos na internet as autoridades decidiram investigar outros possíveis motivos da morte da menina.
Semanas depois, o namorado da vítima foi preso, acusadobetboo é sportingbetfeminicídio.
Durante as manifestações do último domingo, a forma como as autoridades lidaram com o caso foi duramente criticada.
Paradoxalmente, Mara foi uma das que protestaram,betboo é sportingbetmaio, pela mortebetboo é sportingbetLesvy.
Meses depois, as manifestações acabariam sendo realizadas embetboo é sportingbetmemória.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível