Terremoto do México é um dos mais fortes já ocorridos na América Latina; maior da história foi no Chilevaidebet cnpj1960:vaidebet cnpj

Crédito, EPA

Legenda da foto, Terremotovaidebet cnpjmagnitude 8,2 atingiu sul do México

vaidebet cnpj O terremotovaidebet cnpjmagnitude 8,2 que atingiu o litoral sul do México e gerou um alertavaidebet cnpjtsunami não foi apenas o mais forte no paísvaidebet cnpjum século como também um dos mais potentes a atingir a América Latina desde que se tem mediçãovaidebet cnpjabalos sísmicos.

Nos últimos 50 anos, milharesvaidebet cnpjpessoas foram vítimasvaidebet cnpjterremotos na América Latina.

O mais violento do mundo também foi na região: o terremotovaidebet cnpjmagnitude 9,5 no Chile,vaidebet cnpj22vaidebet cnpjmaiovaidebet cnpj1960.

Na ocasião, o terremoto destruiu a cidadevaidebet cnpjValdívia, que fica a cercavaidebet cnpj740 quilômetrosvaidebet cnpjSantiago.

O tremor foi seguidovaidebet cnpjum maremoto, com ondasvaidebet cnpjaté 10 metros. Maisvaidebet cnpj2 mil pessoas morreram.

As ondas apagaram do mapa cidades inteiras na costa chilena e fizeram vítimas tambémvaidebet cnpjoutros países banhados pelo Pacífico como o Japão, as Filipinas e os Estados Unidos.

A costa oeste da América do Sul fica numa regiãovaidebet cnpjencontrovaidebet cnpjduas placas tectônicas: a placavaidebet cnpjNazca, submersa no Oceano Pacífico, e a placa sul-americana, onde fica o continente.

O Chile é o país latino-americano onde mais ocorrem tremores por ano, devido ao fatovaidebet cnpjgrande partevaidebet cnpjseu território estar exposto aos ajustes constantes destas duas placas.

Em 2010, outro tremor,vaidebet cnpjmagnitude 8,8, devastou o centro-sul do país e deixou maisvaidebet cnpj520 mortos. O abalo foi seguido por um tsunami com ondasvaidebet cnpj2 a 6 metrosvaidebet cnpjaltura.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Terremoto no México gerou alertavaidebet cnpjtsunamivaidebet cnpjoito países

Causas

Os terremotos se produzem pelo movimento das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Cercavaidebet cnpj90% dos tremores ocorrem ao longo das linhasvaidebet cnpjcolisão entre as placas, que passam por vários países.

Portanto, nações que ficam próximas a essas falhas, como Estados Unidos, México, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru e Chile, têm sofrido, ao longo dos anos, os mais devastadores terremotosvaidebet cnpjque se tem registro. O Brasil é atingido apenas por tremoresvaidebet cnpjbaixa intensidade devido àvaidebet cnpjlocalização no centro da placa sul-americana.

Confira outros que estão entre os piores terremotos da região nestas últimas cinco décadas.

2015

Um terremotovaidebet cnpjmagnitude 8,3 atingiu o norte e o centro do Chile, matando 15 pessoas. O tremor foi acompanhado por um tsunami.

Já um abalovaidebet cnpjmagnitude 7,8 no litoral do Equador deixou maisvaidebet cnpj230 mortos e 1,5 mil feridos, alémvaidebet cnpjconsideráveis danos materiaisvaidebet cnpjvárias províncias do país.

2014

Um tremorvaidebet cnpjmagnitude 8,2 deixou seis mortos nas regiõesvaidebet cnpjArica, Iquique e Antofagasta, a 1,8 mil kmvaidebet cnpjSantiago, no Chile. Também foi seguido por um tsunami.

Na ocasião, alertasvaidebet cnpjmaremoto foram emitidos no Peru, Honduras, Equador e até mesmo Indonésia.

2012

Um terremotovaidebet cnpjmagnitude 7,4 abalou o litoral da Guatemala, deixando 44 mortos e desaparecidos. O epicentro foi no mar. A área mais afetada foi no departamentovaidebet cnpjSan Marcos, a oeste da capital, Cidade da Guatemala.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Terremoto no México foi o mais forte a atingir o paísvaidebet cnpj100 anos, diz presidente mexicano Enrique Peña Nieto

2010

Em janeiro, um terremotovaidebet cnpjmagnitude 7 reduz a escombros a capital do Haiti, Porto Príncipe. Estimativas apontam que entre 200 mil e 250 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas e 1 milhão perderam suas casas.

Um mês depois, no Chile, um terremotovaidebet cnpjmagnitude 8,8 - seguido por um tsunami - deixou um rastrovaidebet cnpjdestruição no sul do país, matando maisvaidebet cnpj500 pessoas. A maioria das vítimas sãovaidebet cnpjMaule, no sul da capital chilena, Santiago.

2009

Um terremotovaidebet cnpjmagnitude 7,1 atingiu a costa nortevaidebet cnpjHonduras, deixando sete mortos.

Pelo menos 34 pessoas morreram após um tremorvaidebet cnpjmagnitude 6,2 graus na Costa Rica. O epicentro foi a 32 quilômetros da capital do país, San José. Foi o tremor mais intenso sentido nas proximidades do vulcão Poás nos últimos 150 anos.

2007

Um terremotovaidebet cnpjmagnitude 7,9 com epicentro no litoral do Peru, a 45 quilômetros da cidadevaidebet cnpjChincha Alta, deixou maisvaidebet cnpj500 pessoas e 300 mil desabrigados.

Um tremorvaidebet cnpjmagnitude 6,2 atingiu o sul do Chile, deixando maisvaidebet cnpjdez mortos e desaparecidos.

2003

Em janeiro, um abalovaidebet cnpjmagnitude 7,8 atingiu o litoral oeste do México, deixando 29 mortos e maisvaidebet cnpj300 feridos.

2001

Entre janeiro e fevereiro, dois terremotos,vaidebet cnpjmagnitude 7,6 e 6,6, atingiram El Salvador, deixando maisvaidebet cnpj1 mil mortos, 2 mil desaparecidos e 1,3 milhãovaidebet cnpjdesabrigados. A Guatemala também foi afetada.

Jávaidebet cnpjjunho do mesmo ano, um terremotovaidebet cnpjmagnitude 7,9 no sul do Peru deixou maisvaidebet cnpj100 motos e 700 mil pessoas desabrigadas. Bolívia e Chile também foram atingidos por tremores secundários.

1985

A capital mexicana foi atingida por um terremotovaidebet cnpj8,1 graus, que chegou a ser sentidovaidebet cnpjHouston, no Texas. Um abalo secundáriovaidebet cnpj7 graus, 36 horas depois, provocou mais devastação e elevou o númerovaidebet cnpjmortos para cercavaidebet cnpj10 mil.

1976

Cercavaidebet cnpj25 mil pessoas morreram vítimasvaidebet cnpjum terremotovaidebet cnpj7,6 graus que sacudiu a Guatemala.

1972

Um terremotovaidebet cnpj6,5 graus matou 10 mil pessoasvaidebet cnpjManágua, capital da Nicarágua.

1970

Um terremoto nos Andes peruanos provocou um deslizamentovaidebet cnpjterra que atingiu a cidadevaidebet cnpjYungay e matou 66 mil pessoas.