Cardeal George Pell: quem é o número 3 do Vaticano indiciado na Austrália por abusos sexuais:betano com a fazenda

Crédito, AFP

betano com a fazenda O tesoureiro do Vaticano, cardeal George Pell, negou veementemente ter cometido qualquer crime após ser indiciado por crimes sexuais na Austrália, seu país natal.

Ele diz ter sido vítimabetano com a fazendaum "implacável assassinatobetano com a fazendacaráter" durante uma investigaçãobetano com a fazendadois anos sobre "acusações falsas".

Segundo ele, o papa lhe concedeu uma licença para rebater as acusações.

De acordo com o vice-comissionário da polícia do Estadobetano com a fazendaVictoria, Shane Patton, as acusações foram feitas por várias pessoas e são ligadas a incidentes ocorridosbetano com a fazendavários momentos do passado.

O cardeal Pell,betano com a fazenda76 anos e que mora no Vaticano, é considerado o "número três" da Santa Sé.

"Eu não vejo a horabetano com a fazendafinalmente ir à julgamento. Sou inocente dessas acusações, elas são falsas. A ideiabetano com a fazendaabuso sexual é abominável para mim".

A Igreja Católica tem enfrentado, há anos, acusaçõesbetano com a fazendaque váriosbetano com a fazendaseus sacerdotes cometeram abuso sexualbetano com a fazendavários países - e que muitos casos teriam sido acobertados.

O correspondente da BBCbetano com a fazendaRoma James Reynolds diz que o indiciamento deixa a igreja e o papabetano com a fazendauma posição desconfortável.

Depoisbetano com a fazendaser eleitobetano com a fazenda2013, o papa Francisco criou uma comissão para lidar com acusaçõesbetano com a fazendaabuso sexual contra clérigos. Agora, ele vê umbetano com a fazendaseus assessores mais próximos enfrentando essas mesmas acusações.

Quais são as acusações?

"O cardeal Pell está enfrentando uma sériebetano com a fazendaacusações e há muitos denunciantes", disse o vice-comissionário Patton. Mas os detalhes das acusações não foram revelados.

A políciabetano com a fazendaVictoria disse que tomou a decisãobetano com a fazendaindiciar o cardeal após consultar promotores no mês passado.

De acordo com Patton, "os processos e procedimentos" não foram diferentesbetano com a fazendaqualquer outra investigação. "O cardeal Pell foi tratado da mesma forma que qualquer outra pessoa nesta investigação", disse.

As acusações foram entregues aos representantes legais do cardealbetano com a fazendaMelbourne nesta quinta-feira.

O cardeal terábetano com a fazendacomparecer à cortebetano com a fazendaMelbournebetano com a fazenda18betano com a fazendajulho, segundo Patton.

Um juiz decidirá na próxima semana se divulgará detalhes e a natureza das acusações antesbetano com a fazendaPell comparecer à Justiça.

Quem é o cardeal Pell?

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O cardeal Pell negou ter feito qualquer mal

O cardeal Pell se apresenta como um forte apoiador dos valores tradicionais católicos, adotando uma posição conservadorabetano com a fazendarelação a casamento gay e contracepção, alémbetano com a fazendadefender o celibato dos padres.

Masbetano com a fazendacarreira foi abalada primeiro por acusaçõesbetano com a fazendater acobertado casosbetano com a fazendaabuso sexual por padres e depoisbetano com a fazendater cometido abusos. Pell sempre negou com firmeza ter feito qualquer mal.

Em 2014, Pell foi chamado a Roma para se tornar o chefe das finanças do Vaticano, uma posição nova criada pelo papa Franciscobetano com a fazendameio a vários escândalos no Banco do Vaticano - acusadobetano com a fazendalavagembetano com a fazendadinheiro ebetano com a fazendadesvios na gestãobetano com a fazendacontas.

Mas Pell deixou para trás na Austrália uma ondebetano com a fazendaindignação com revelaçõesbetano com a fazendacasosbetano com a fazendaabusobetano com a fazendamenores por clérigos católicos.

O cardeal foi acusado diversas vezesbetano com a fazendater acobertado abusos,betano com a fazendaser "arrogante" e "distante".

Ele teria transferido um padre notoriamente pedófilo - Gerald Ridsdale - a diferentes paróquiasbetano com a fazendavezbetano com a fazendadenunciá-lo, alémbetano com a fazendatentar subornar uma das vítimas para ficarbetano com a fazendasilêncio.

Ele negou as acusações, mas admitiu que poderia ter feito mais para investigar queixasbetano com a fazendaabuso.

Em 2016, a redebetano com a fazendaTV Australian Broadcasting Corp (ABC) colocou no ar denúnciasbetano com a fazendadois homens que diziam ter sido tocados inapropriadamente pelo cardeal nos anos 1970. Ele negou vigorosamente as denúncias e as descreveu como uma "campanha escandalosa para mancharbetano com a fazendareputação".

Efeitos - Por Hywel Griffith, correspondente da BBC na Austrália

O cardeal Pell não é apenas o mais alto clérigo da Austrália como também é uma das mais altas autoridades do mundo católico.

Durante duas décadas, ele esteve na linhabetano com a fazendafrentebetano com a fazendadebates da igreja sobre assuntos controversos como homossexualidade, Aids e pesquisa com células-tronco.

Ele também era o responsável por respostas oficiais da igreja às alegaçõesbetano com a fazendaabuso sexual entre autoridades católicas australianas durante uma sériebetano com a fazendainquéritos.

Quando prestou depoimento por vídeo a uma comissão na Austrália sobre o assunto no ano passado, alguns sobreviventesbetano com a fazendaabuso viajaram até Roma para assisti-lo.

Portanto, é difícil exagerar a importância da decisãobetano com a fazendaindiciá-lo.

Quando comparecer perante a Justiça na Austrália, cada segundo será escrutinizado não apenas pela imprensa australiana, mas por membrosbetano com a fazendacongregações católicasbetano com a fazendavárias partes do mundo.