Protestos e mortes: o que está por trás do agravamento da crise na Venezuela?:sinais aviator real bet

Protestossinais aviator real betCaracas

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Manifestantes oposicionistas pedem novas eleições gerais

sinais aviator real bet A crescente crise entre governo e oposição aumentou a tensão na Venezuela, que vem enfrentando protestos violentos nas últimas semanas.

Na quarta-feira, uma grande mobilização - chamadasinais aviator real bet"mãesinais aviator real bettodas as manifestações" - convocada pelos opositores contra a gestão Nicolás Maduro teve confrontos que deixaram pelo menos duas pessoas mortas e maissinais aviator real bet50 feridas. Desde o início do mês, cinco mortes foram registradas, alémsinais aviator real betcentenassinais aviator real betprisões.

A crise governamental é agravada pela situação econômica do país -sinais aviator real betseu relatório mais recente, o FMI (Fundo Monetário Internacional afirmou que a Venezuela "continua imersasinais aviator real betuma profunda crise econômica", com o desempregosinais aviator real betalta e uma recessão que já dura três anos.

A seguir, a BBC Brasil responde a quatro perguntas sobre o que está por trás do agravamento da crise.

1. Por que a Venezuela está tão dividida?

Caracas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Uma placasinais aviator real betum comérciosinais aviator real betCaracas informa os clientes que "não há pão"

A Venezuela está dividida entre os chamados chavistas - como são conhecidos os apoiadores das políticas socialistas do ex-presidente Hugo Chávez -, e os opositores, que esperam o fim dos 18 anossinais aviator real betpoder do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Depois da mortesinais aviator real betChávez,sinais aviator real bet2013, Nicolás Maduro, também integrante do PSUV, foi eleito presidente com a promessasinais aviator real betdar continuidade às políticas do antecessor.

Os chavistas elogiam os dois por usarem as riquezas petrolíferas da Venezuela para reduzir a desigualdade e tirar muitos venezuelanos da pobreza.

Em contrapartida, a oposição diz que desde que o PSUV assumiu o poder,sinais aviator real bet1999, o partido socialista corroeu as instituições democráticas e fez uma má administração da economia.

Nicolas Maduro

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Maduro não conseguiu conquistar a mesma popularidadesinais aviator real betChávez

Já os chavistas acusam a oposiçãosinais aviator real betser elitista esinais aviator real betexplorar os venezuelanos mais pobres para aumentar suas riquezas.

Eles também afirmam que os líderes da oposição trabalhamsinais aviator real betfavor dos Estados Unidos, um país com o qual a Venezuela teve as relações estremecidas.

2. Por que a popularidadesinais aviator real betMaduro estásinais aviator real betqueda?

Plataformasinais aviator real betpetróleo da estatal PDVSA no Estadosinais aviator real betMonagas

Crédito, Reuters

Legenda da foto, A queda nos preços do petróleo atingiram a fortemente a Venezuela

Maduro não foi capazsinais aviator real betinspirar os chavistas da mesma forma que seu predecessor.

Além disso, o governo dele também foi afetado pela queda nos preços do petróleo - responsável por cercasinais aviator real bet95% do lucro com exportações e usado para financiar alguns dos generosos programas sociais do governo que,sinais aviator real betacordo com dados oficiais, garantiram moradia a maissinais aviator real betum milhãosinais aviator real betvenezuelanos pobres.

A redução da receita com o petróleo forçou o governo a diminuir alguns programas sociais, o que levou à perdasinais aviator real betapoio entre os principais aliados.

3. Se as divisões são antigas, o que provocou as novas tensões?

Filasinais aviator real betsupermercadosinais aviator real betCaracas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os venezuelanos se acostumaram a ficarsinais aviator real betfilas para comprar produtos básicos

Uma sériesinais aviator real beteventos fez aumentar as tensões entre o governo e a oposição, levando a população a voltar a protestar nas ruas.

O principal deles foisinais aviator real bet29sinais aviator real betmarço, quando a Suprema Corte do país anunciou que estava assumindo os poderes da Assembleia Nacional, controlada pela oposição.

Segundo os opositores, a determinação ameaçava a divisãosinais aviator real betpoderes no país e aproxima a Venezuelasinais aviator real betum governo unilateral liderado por Nicolás Maduro.

A corte afirma que a Assembleia Nacional ignorou decisões anteriores da Suprema Corte e estariasinais aviator real betdesacato.

Embora a Suprema Corte tenha revertidosinais aviator real betdecisão apenas três dias depois, a desconfiança com relação ao tribunal não diminuiu.

Henry Ramos Allup

Crédito, Reuters

Legenda da foto, O presidente da Assembleia Nacional, Henry Ramos, que foi chamadosinais aviator real bet'louco' por Nicolas Maduro

Outro fator que contribuiu para o descontentamento dos oposicionistas foi a decisão da Controladoria-Geral da Venezuelasinais aviator real betdeterminar a cassação, por 15 anos, dos direitos políticossinais aviator real betHenrique Caprilles, um dos principais nomes da oposição no país.

Caprilles perdeu as eleições para Madurosinais aviator real bet2013, por uma pequena diferençasinais aviator real betvotos, e seria um provável candidato no pleito presidencialsinais aviator real bet2018.

A inelegibilidade dele até 2032 tira da oposição umsinais aviator real betseus líderessinais aviator real betmaior visibilidade e experiência.

4. O que quer a oposição?

Mulher faz pagamentossinais aviator real betmoeda localsinais aviator real betsupermercadosinais aviator real betCaracas

Crédito, Reuters

Legenda da foto, A inflação subiu muito no país nos últimos anos

Os oposicionistas têm quatro demandas principais:

- A saída dos juízes da Suprema Corte que determinaram a perda dos direitos da Assembleia Nacionalsinais aviator real bet29sinais aviator real betmarço;

- A realizaçãosinais aviator real beteleições gerais ainda neste ano;

- A criaçãosinais aviator real betum "canal humanitário" para permitir que medicamentos sejam importados para suprir a grave escassez na Venezuela;

- A libertaçãosinais aviator real bettodos os "presos políticos".