Paris, Nice, Bruxelas, Londres e Estocolmo: a Europa está mais exposta ao terrorismo?:sport aposta online
Um exemplo? O grupo separatista basco ETA, que provocou terror na Espanha e na França durante 40 anos até anunciar um cessar-fogosport aposta online2011 e entregar suas armas no último sábado.
Em décadassport aposta onlinecampanha, foram 800 mortes e 3,3 mil feridos, mas uma médiasport aposta onlineapenas uma fatalidadesport aposta onlinecada quatro ataques.
No entanto, se o númerosport aposta onlineincidentes com grande númerossport aposta onlinemortos e feridos cresceu, as mortes por terrorismo diminuíram na Europa. Esport aposta onlineforma dramática.
Nos anos 1970 e 1980, a média anualsport aposta onlinemortos foisport aposta onlinemaissport aposta online150. Desde 1990, caiu para 50, apesarsport aposta onlineos atentadossport aposta onlineParis, Bruxelas e Nice terem levado a um salto nos totaissport aposta onlinemortossport aposta online2015 e 2016.
Os números são do Global Terrorism Database, um bancosport aposta onlinedados da Universidaesport aposta onlineMaryland, nos EUA.
A tendência é clara,sport aposta onlineacordo com o GTD: as chancessport aposta onlinemoradoressport aposta onlinecidades europeias serem mortos por militantes caiu drasticamente nas últimas quatro décadas.
Durante o período mais grave dos distúrbios na Irlanda do Norte, palcosport aposta onlineuma violenta batalha entre paramilitares e as autoridades do Reino Unido, a probabilidade calculadasport aposta onlinerisco para civis foisport aposta onlineumasport aposta online25 mil. Na Françasport aposta online2015, um ano particularmente sangrento para o país, a probabilidade foisport aposta onlineumasport aposta online400 mil.
Em 2011, o anosport aposta onlineque os EUA sofreram o mais grave incidente do gênero emsport aposta onlinehistória (os ataquessport aposta online11sport aposta onlinesetembro), a probabilidadesport aposta onlineum americano morrer "em casa" vítimasport aposta onlineum ato extremista era menor que umasport aposta online100 mil.
Porém as estatísticas não contam toda a história. Há diferenças notáveis entre os terroristassport aposta onlinehoje e ossport aposta onlineoutrora.
Na décadasport aposta online70, militantes atuando na Europa eram motivados por ideologia, normalmente uma forma radicalizadasport aposta onlinemarxismo. Seus alvos eram políticos ou algo que personificasse o capitalismo.
Grupossport aposta onlineexpressão como o ETA, as Brigadas Vermelhas da Itália, ou o Baader-Meinhof da Alemanha, tinham conexões com a antiga URSS e eram financiados por Moscou.
Isso não se aplica os diassport aposta onlinehoje,sport aposta onlineque grups extremistas disputam a hegemoniasport aposta onlineuma guerra religiosa por meiosport aposta onlineações indiscriminadas.
Massport aposta onlinenúmeros absolutos, a ameaça do terrorismo para os europeussport aposta onlinehoje não é maior que a enfrentada por seus pais.