Charles 3° é o novo rei britânico: como é a ascensão após morte da rainha Elizabeth 2ª:blaze pt br

Príncipe Charles

Existia uma expectativablaze pt brque o novo rei pudesse escolher ser chamadoblaze pt brGeorge 7º,blaze pt brhomenagem ao avô, que reinou durante a Segunda Guerra Mundial.

Com a morte da rainha, o príncipe William herda automaticamente o títuloblaze pt brseu paiblaze pt brduque da Cornualha. A esposa dele, Kate, também se torna duquesa da Cornualha, título que antes erablaze pt brCamilla, esposablaze pt brCharles e que agora será rainha consorte.

Proclamação

Caixão do rei George 6ºblaze pt bruma carruagemblaze pt brartilharia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Funeral do rei George 6º, paiblaze pt brElizabeth 2ª,blaze pt br10blaze pt brfevereiroblaze pt br1952

A ascensão do novo rei ao trono será proclamada pelo Conselhoblaze pt brAscensão no Palácioblaze pt brSt. James, no períodoblaze pt brcercablaze pt br24 horas após o anúncio da morte da rainha.

Esta é a única ocasiãoblaze pt brque o Conselho Privado é convocado. O conselho é formado por cercablaze pt br500 notáveis, que inclui parlamentares, ministros e funcionários públicos. Após o término do Conselhoblaze pt brAscensão, a proclamação será lida do terraço principal do Palácioblaze pt brSt. James por um funcionário conhecido como Reiblaze pt brArmas da Jarreteira.

A leitura da proclamação principal será seguidablaze pt bruma salvablaze pt br41 tirosblaze pt brcanhão no Hyde Park eblaze pt br62 tiros na Torreblaze pt brLondres.

Também serão lidas proclamações na City londrina - o centro financeiro do país -, nos portões do Casteloblaze pt brEdimburgo, na Escócia, e no Casteloblaze pt brHillsborough,blaze pt brBelfast, na Irlanda do Norte. O hino nacional "God save the queen" ("Deus salve a rainha") será imediatamente alterado para saudar o novo rei e assim passará a ser "God save the king" ("Deus salve o rei").

Coroação

A coroação é o ponto alto da ascensão ao trono e é uma cerimônia simbólica: um serviço religioso, realizado na Abadiablaze pt brWestminster e presidido pelas mais altas autoridades da Igreja Anglicana.

Por causa do preparo necessário para uma cerimônia desse porte, não é provável que a coroação ocorra pouco tempo depois da proclamaçãoblaze pt brCharles como rei. Elizabeth 2ª se tornou rainhablaze pt brfevereiroblaze pt br1952, mas só foi coroadablaze pt brjunhoblaze pt br1953.

coroaçãoblaze pt brCharles como Príncipeblaze pt brWales

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Rainha Elizabeth coroando Charles como Príncipeblaze pt brWales,blaze pt br1969

Faz 900 anos que a cerimôniablaze pt brcoroação é realizada na Abadiablaze pt brWestminster- William o Conquistador foi o primeiro monarca a ser coroado lá e Charles será o 40ª. A cerimônia vai ser conduzida pelo arcebispoblaze pt brCanterbury, chefe da Igreja Anglicana. O momento mais esperado é quando ele colocará a coroablaze pt brSt Edward,blaze pt br1661, na cabeçablaze pt brCharles.

Esta coroa só é usada no momento da coroação e pesa 2,23 kg. Diferentemente dos casamentos reais, a coroação é uma cerimôniablaze pt brEstado: o governo arca com os custos e decide a listablaze pt brconvidados.

Luto comandado pelo novo rei

Abadiablaze pt brWestminster

Crédito, iStock

Legenda da foto, A coroação, que acontecerá na Abadiablaze pt brWestminster, é uma cerimônia essencialmente simbólica

O primeiro compromisso do novo rei é comandar o luto nacional porblaze pt brmãe.

Uma grande e meticulosamente planejada operação já começou. Espera-se que cinco dias depois da morte, o caixão com o corpo da rainha seja levado numa tradicional carruagemblaze pt brartilharia do Palácioblaze pt brBuckingham ao Palácioblaze pt brWestminster.

Ele deve passar três diasblaze pt brWestminster Hall para que o público possa prestar suas homenagens. Nove dias após a morte, deve acontecer o funeralblaze pt brEstado da rainha Elizabeth 2ª, na Abadiablaze pt brWestminster.

A Grã-Bretanha não vê um funeralblaze pt brEstado desde 1965, quando morreu o ex-premiê Winston Churchill, que liderou o país na Segunda Guerra Mundial.

Os funerais da princesa Diana,blaze pt br1997, da rainha-mãe,blaze pt br2002, e da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher,blaze pt br2013, foram grandes eventos cerimoniais e não tiveram statusblaze pt brfuneralblaze pt brEstado. Nem mesmo a cerimônia fúnebre do marido da rainha, o príncipe Philip, duqueblaze pt brEdimburgo,blaze pt br2021, foi um funeralblaze pt brEstado. Ele foi enterrado segundo o protocolo correspondente a uma cerimônia real.

Após o funeral, o caixão com o corpo da rainha será levado na carruagemblaze pt brartilharia, conduzida por militares da Marinha até o Casteloblaze pt brWindsor, onde a rainha Elizabeth 2ª será enterrada, na Capelablaze pt brSt. George.

Seus restos mortais ficarão ao lado dos do pai e da mãe.