Paul McCartney: 'Entreidepressão quando os Beatles acabaram':

Crédito, © 2016 MPL Communications Ltd l Foto: Charlie Gray

Legenda da foto, McCartney contou ao programa Mastertapes que ficou tão deprimido depois do fim dos Beatles que pensouabandonar a música

ApesarKlein ter ajudado a reestruturar o selo da banda, a Apple, que passava por problemas financeiros, ele também pegou uma grande fatia dos lucros e deu aprópria empresa os direitoslançamento dos discos dos Beatles nos Estados Unidos.

Além disso ele irritou McCartney ao contratar o produtor Phil Spector que adicionou corais, orquestra e uma outra bateria ao álbum Let It Be. Klein também tentou fazer com que a EMI atrasasse o lançamento do primeiro disco soloMcCartney.

Crédito, © 2016 MPL Communications Ltd l Foto: Charlie Gray

Legenda da foto, Paul Weller e Noel Gallagher estavam na plateia e fizeram perguntas a McCartney

Fim amargo

Para conseguir se livrar da influênciaKlein, McCartney processou os outros três beatles e os problemas legais entre ele e o resto da banda determinaram não apenas o fim da banda mas também um rompimento na relação com John Lennon.

"O lance dos negócios nos separou", disse McCartney, acrescentando que as "reuniões pesadas" o deixaram frustrado.

Com toda a briga com os amigos e os aspectos legais da separação da banda e dos negócios, ele já não sabia mais "se ainda iria continuar com a música".

Naquele momento McCartney decidiu se mudar para a Escócia,parte para não ficar disponível para as reuniõestrabalho, e começou a beber.

"Eu estava muito doente. Foi Linda (McCartney, então esposaPaul) que disse 'você tem que tomar jeito'... e isso levou (à criação do) Wings."

Crédito, AP

Legenda da foto, McCartney contouentrevista à BBC que formou a banda Wings para 'superar o choquenão estar mais nos Beatles'

"Eu gostava da ideiauma banda. Queria voltar ao começo."

No entanto ele admitiu que a nova banda tinha problemas.

"Éramos terríveis. Não éramos um bom grupo. As pessoas falavam 'Linda não sabe tocar teclado' e era verdade."

"Mas John não sabia tocar guitarra quando começamos (os Beatles)."

Lennon e Kanye

Crédito, © 2016 MPL Communications Ltd l Foto: Charlie Gray

Legenda da foto, Na plateia do programa estavam, entre outros, os atores britânicos Martin Freeman e Simon Pegg

McCartney voltou a falarJohn Lennon e sobre como a relação dos dois melhorou algum tempo antesJohn ser assassinado,1980.

"Eu ligavavezquando para John. Nós só conversávamos sobre as crianças e sobre fazer pão", disse.

A entrevistaPaul McCartney ocorreu no famoso Estúdio 3 da BBC, no bairro londrinoMaida Vale, onde os Beatles gravaram várias sessõesrádio na década1960.

Na plateia, dentro do estúdio, estavam nomes como Brad Pitt, Paul Weller, Martin Freeman, Noel Gallagher e Simon Pegg, alémum públicocem pessoas. Muitos deles fizeram perguntas para McCartney.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O ex-beatle comentou a parceria com Rihanna e Kanye West e disse que adora o americano

O ex-beatle não falou apenas do fim da banda. Ele também conversou sobre algumas músicassua carreira solo incluindo Maybe I'm Amazed, Coming Up e Dance Tonight, Band on the Run e um dos grandes sucessos dos Beatles, Sgt Pepper'sLonely Hearts Club Band.

A conversa também giroutornocolaborações mais recentes, como a que ele fez com Kanye West para a música FourFiveSeconds, na qual a cantora Rihana também participa, e disse que adora o americano.

"Nunca parecia que estávamos escrevendo uma música. Muito do que fizemos foi apenas contar histórias um para o outro."

"As pessoas falam que ele é excêntrico... com o que temos que concordar. Ele é um monstro. Um cara louco que cria coisas incríveis."

Uma versãovídeo do programa para o qual McCartney deu esta entrevista, o Mastertapes, está disponívelinglês no site da Radio 4 da BBC. A entrevista completa será transmitida na Radio 4 da BBC no dia 28maio, entre 10h e 11h.