James Webb: como telescópio pode ajudar na busca por vida no espaço:betfair como funciona o bonus

Quintetobetfair como funciona o bonusStephan

Crédito, NASA/ESA/CSA/STScI

Legenda da foto, O Quintetobetfair como funciona o bonusStephan, um agrupamentobetfair como funciona o bonuscinco galáxias, é a maior imagem capturada até o momento pelo telescópio James Webb
Ilustração mostra exoplanetas

Crédito, NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech/Wikimedia Com

Legenda da foto, Existem muitos exoplanetas conhecidosbetfair como funciona o bonuszonas habitáveis – órbitas não tão próximasbetfair como funciona o bonusuma estrela a pontobetfair como funciona o bonusfazer a água entrarbetfair como funciona o bonusebulição, mas não tão distantes para que o planeta congele – assinaladasbetfair como funciona o bonusverde na imagem para o nosso sistema solar e para o sistema da estrela Kepler-186, com seus planetas identificados pelas letras b até f

Exoplanetas habitáveis

Pode existir vidabetfair como funciona o bonuslugares do sistema solar onde existe água líquida — como os aquíferos abaixo da superfíciebetfair como funciona o bonusMarte ou os oceanosbetfair como funciona o bonusEuropa, uma das luasbetfair como funciona o bonusJúpiter. Mas procurar vida nesses lugares é incrivelmente difícil. Não é fácil chegar até lá e detectar a vida exigiria o enviobetfair como funciona o bonusuma sonda para trazer amostras físicas.

Muitos astrônomos acreditam que há boas chancesbetfair como funciona o bonusexistênciabetfair como funciona o bonusvidabetfair como funciona o bonusplanetas que orbitam outras estrelas - os exoplanetas. E é possível que ali seja encontrada vida fora da Terra pela primeira vez.

Cálculos teóricos indicam que existem cercabetfair como funciona o bonus300 milhõesbetfair como funciona o bonusplanetas potencialmente habitáveis somente na Via Láctea e diversos planetas habitáveis do tamanho da Terra a apenas 30 anos-luz do nosso planeta —betfair como funciona o bonusessência, vizinhos galácticos da humanidade.

Os astrônomos já descobriram maisbetfair como funciona o bonus5 mil exoplanetas, dos quais centenas são potencialmente habitáveis, usando métodos indiretos que medem como um planeta afetabetfair como funciona o bonusestrela próxima. Essas medições podem fornecer aos astrônomos informações sobre a massa e o tamanhobetfair como funciona o bonusum exoplaneta, mas não muito mais que isso.

Gráfico

Crédito, Daniele Pugliesi/Wikimedia Commons

Legenda da foto, Todos os materiais absorvem luz com certos comprimentosbetfair como funciona o bonusonda. O diagrama mostra os comprimentosbetfair como funciona o bonusondabetfair como funciona o bonusluz absorvidos com mais facilidade por diferentes tiposbetfair como funciona o bonusclorofila

Em buscabetfair como funciona o bonusbioassinaturas

Para detectar vidabetfair como funciona o bonusum planeta distante, os astrobiólogos estudarão a luz estelar que interagiu com a superfície ou a atmosferabetfair como funciona o bonusum planeta. Se a atmosfera ou a superfície houver sido transformada pela vida, a luz pode carregar uma indicação, conhecida como "bioassinatura".

Na primeira metade dabetfair como funciona o bonusexistência, a atmosfera da Terra não continha oxigênio, mesmo quando abrigava vida unicelular simples. Naquela era remota, a bioassinatura da Terra era muito fraca.

Mas tudo mudoubetfair como funciona o bonusuma hora para outra 2,4 bilhõesbetfair como funciona o bonusanos atrás, quando evoluiu uma nova famíliabetfair como funciona o bonusalgas. Essas algas usavam um processobetfair como funciona o bonusfotossíntese que produz oxigênio livre (que não é quimicamente ligado a nenhum outro elemento).

A partir daquele momento, a atmosfera cheiabetfair como funciona o bonusoxigênio da Terra passou a deixar uma bioassinatura forte e facilmente detectável sobre a luz que passa através dela.

Quando a luz é refletida pela superfíciebetfair como funciona o bonusum material ou passa atravésbetfair como funciona o bonusum gás, alguns comprimentosbetfair como funciona o bonusonda são mais provavelmente capturados pelo gás ou pela superfície do material do que outros. É devido a essa captura seletivabetfair como funciona o bonuscomprimentosbetfair como funciona o bonusondabetfair como funciona o bonusluz que os objetos têm cores diferentes.

As folhas são verdes porque a clorofila absorve particularmente bem a luz nos comprimentosbetfair como funciona o bonusonda azul e vermelho. Quando a luz atinge uma folha, os comprimentosbetfair como funciona o bonusonda azul e vermelho são absorvidos, deixando que principalmente a luz verde atinja os nossos olhos.

O padrão da luz faltante é determinado pela composição específica do material que interage com ela. Com isso, os astrônomos conseguem aprender algo sobre a composição da atmosferabetfair como funciona o bonusum exoplaneta ou dabetfair como funciona o bonussuperfície, essencialmente medindo a cor específica da luz que vem do planeta.

Este método pode ser empregado para reconhecer a presençabetfair como funciona o bonuscertos gases atmosféricos associados à vida - como oxigênio e metano — pois esses gases deixam assinaturas muito específicas na luz. E pode também ser usado para detectar cores específicas sobre a superfíciebetfair como funciona o bonusum planeta.

Na Terra, por exemplo, a clorofila e outros pigmentos usados pelas plantas e algas para a fotossíntese capturam comprimentosbetfair como funciona o bonusondabetfair como funciona o bonusluz específicos. Esses pigmentos produzem cores características que podem ser detectadas com uma câmera sensível ao infravermelho.

Se você observar essa cor refletida pela superfíciebetfair como funciona o bonusum planeta distante, isso pode significar a presençabetfair como funciona o bonusclorofila.

Telescópios no espaço e na Terra

James Webb

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O telescópio James Webb foi enviado ao espaçobetfair como funciona o bonusdezembrobetfair como funciona o bonus2021

É preciso um telescópio incrivelmente poderoso para detectar essas mudanças sutis da luz que vembetfair como funciona o bonusum exoplaneta potencialmente habitável. Atualmente, o único telescópio capaz dessa façanha é o novo Telescópio Espacial James Webb.

Ao iniciar suas operações científicasbetfair como funciona o bonusjulhobetfair como funciona o bonus2022, o James Webb fez uma leitura do espectro do exoplaneta gigante gasoso WASP-96b. O espectro exibiu a presençabetfair como funciona o bonuságua e nuvens, mas é improvável que um planeta grande e quente como o WASP-96b abrigue a existênciabetfair como funciona o bonusvida.

Esses dados iniciais demonstram que o James Webb é capazbetfair como funciona o bonusdetectar assinaturas químicas fracas na luz provenientebetfair como funciona o bonusexoplanetas. Nos próximos meses, o Webb está programado para voltar seus espelhosbetfair como funciona o bonusdireção ao TRAPPIST-1e, um planeta do tamanho da Terra, potencialmente habitável, a meros 39 anos-luz do nosso planeta.

O Webb pode procurar bioassinaturas estudando os planetas enquanto eles passambetfair como funciona o bonusfrente às suas estrelas e capturando a luz estelar filtrada através da atmosfera do planeta. Mas o telescópio não foi projetado para procurar vida,betfair como funciona o bonusforma que ele somente é capazbetfair como funciona o bonusexaminar alguns dos mundos potencialmente habitáveis mais próximos.

O Webb pode apenas detectar alterações dos níveis atmosféricosbetfair como funciona o bonusdióxidobetfair como funciona o bonuscarbono, metano e vapor d'água. Embora algumas combinações desses gases possam sugerir a existênciabetfair como funciona o bonusvida, ele não é capazbetfair como funciona o bonusdetectar a presençabetfair como funciona o bonusoxigênio livre, que é o seu indicador mais forte.

Os principais conceitos para os futuros telescópios espaciais, ainda mais potentes, incluem planosbetfair como funciona o bonusbloquear a luz brilhante das estrelas para revelar a luz estelar refletida por cada planeta. Esta ideia é similar a usar abetfair como funciona o bonusmão para bloquear a luz do sol, para enxergar melhor à distância.

Para isso, os telescópios espaciais do futuro poderão usar pequenas máscaras internas ou aeronaves externas grandesbetfair como funciona o bonusformabetfair como funciona o bonusguarda-chuva. Bloqueando a luz estelar, fica muito mais fácil estudar a luz refletida por um planeta.

Existem também três enormes telescópios terrestres atualmentebetfair como funciona o bonusconstrução que poderão pesquisar bioassinaturas. Eles são o Telescópio Gigantebetfair como funciona o bonusMagalhães (GMT) e o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT), ambos no Chile; e o Telescópiobetfair como funciona o bonusTrinta Metros, no Havaí.

Todos eles são muito mais poderosos que os telescópios existentes atualmente na Terra. Por isso, mesmo com as dificuldades causadas pela atmosfera terrestre (que distorce a luz vinda das estrelas), esses telescópios podem conseguir sondar a atmosfera dos mundos mais próximosbetfair como funciona o bonusbuscabetfair como funciona o bonusoxigênio.

Biologia ou geologia?

Mesmo usando telescópios mais poderosos nas próximas décadas, os astrobiólogos só conseguirão detectar bioassinaturas fortes, produzidas por mundos que já foram completamente transformados pela vida.

Infelizmente, a maioria dos gases liberados pela vida na Terra também pode ser produzida por processos não biológicos. O metano, por exemplo, pode ser liberado tanto pelas vacas quanto pelos vulcões. A fotossíntese produz oxigênio, da mesma forma que a luz solar, quando separa as moléculasbetfair como funciona o bonuságuabetfair como funciona o bonusoxigênio e hidrogênio.

Por isso, existe uma boa possibilidadebetfair como funciona o bonusque os astrônomos detectem falsos positivos durantebetfair como funciona o bonusprocura por vida distante. Para ajudar a eliminar esses falsos positivos, eles precisarão entender um planetabetfair como funciona o bonusinteresse o suficiente para saber se seus processos geológicos ou atmosféricos conseguem imitar uma bioassinatura.

A próxima geraçãobetfair como funciona o bonusestudos sobre exoplanetas poderá fornecer as provas extraordináriasbetfair como funciona o bonusque precisamos para comprovar a existênciabetfair como funciona o bonusvida fora da Terra. E os primeiros dados obtidos pelo Telescópio Espacial James Webb nos dão uma ideia do fascinante progresso que temos pela frente.

*Chris Impey é professorbetfair como funciona o bonusastronomia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Daniel Apai é professorbetfair como funciona o bonusastronomia e ciências planetárias da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado originalmente no sitebetfair como funciona o bonusnotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão original (em inglês).

Línea

betfair como funciona o bonus Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal betfair como funciona o bonus .

betfair como funciona o bonus Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betfair como funciona o bonus ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfair como funciona o bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfair como funciona o bonususobetfair como funciona o bonuscookies e os termosbetfair como funciona o bonusprivacidade do Google YouTube antesbetfair como funciona o bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfair como funciona o bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfair como funciona o bonusterceiros pode conter publicidade

Finalbetfair como funciona o bonusYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfair como funciona o bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfair como funciona o bonususobetfair como funciona o bonuscookies e os termosbetfair como funciona o bonusprivacidade do Google YouTube antesbetfair como funciona o bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfair como funciona o bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfair como funciona o bonusterceiros pode conter publicidade

Finalbetfair como funciona o bonusYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfair como funciona o bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfair como funciona o bonususobetfair como funciona o bonuscookies e os termosbetfair como funciona o bonusprivacidade do Google YouTube antesbetfair como funciona o bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfair como funciona o bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfair como funciona o bonusterceiros pode conter publicidade

Finalbetfair como funciona o bonusYouTube post, 3