Como transplante rarofutebol sportingbetpulmões deu esperança a pacientefutebol sportingbetcâncerfutebol sportingbetestágio terminal:futebol sportingbet

Equipe médica realizando procedimento ao fundo, e bolsa com a palavra 'transplante'futebol sportingbetprimeiro plano na imagem

Crédito, Northwestern Medicine

Legenda da foto, Apesar do estágio avançado, o câncerfutebol sportingbetKhoury não havia se espalhado para outras partes do corpo, o que permitiu que a cirurgia fosse realizada

"Eles descobriram câncerfutebol sportingbetpulmãofutebol sportingbetestágio 1", diz Khoury. "Mas, por causa da pandemiafutebol sportingbetcovid-19, eu não pude iniciar o tratamento imediatamente."

Em julhofutebol sportingbet2020, o câncer já estavafutebol sportingbetestágio 2. Khoury chegou a ser submetido a quimioterapia, mas o tumor continuou avançando rapidamente, até chegar ao estágio 4, considerado terminal.

"Os médicos me disseram que eu não tinha chancefutebol sportingbetsobrevivência", lembra.

O câncerfutebol sportingbetpulmão é o que mais mata nos Estados Unidos, assim como no resto do mundo, sendo responsável por cercafutebol sportingbet25%futebol sportingbettodas as mortesfutebol sportingbetcâncer no país.

Segundo o CDC (Centrosfutebol sportingbetControle e Prevençãofutebol sportingbetDoenças, agênciafutebol sportingbetpesquisafutebol sportingbetsaúde pública ligada ao Departamentofutebol sportingbetSaúde dos Estados Unidos),futebol sportingbet2020, anofutebol sportingbetque Khoury foi diagnosticado, 136 mil homens e mulheres morreramfutebol sportingbetcâncerfutebol sportingbetpulmão no país.

Albert Khoury,futebol sportingbet54 anos

Crédito, Northwestern Medicine

Legenda da foto, Albert Khoury,futebol sportingbet54 anos, foi diagnosticado com câncerfutebol sportingbetpulmão no iníciofutebol sportingbet2020. Por causa da pandemia, tevefutebol sportingbetadiar o tratamento

No mundo todo, a doença causou 1,8 milhãofutebol sportingbetmortes naquele ano, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.

Mas Khoury ganhou uma nova chance ao receber,futebol sportingbetsetembro do ano passado, um transplante duplofutebol sportingbetpulmões, cirurgia raríssima nesses casos. Hoje, seis meses depois, ele se recupera bem e, segundo seus médicos, permanece livrefutebol sportingbetcâncer.

Transplantes extremamente raros

"Transplantesfutebol sportingbetpulmões para pacientes com câncerfutebol sportingbetpulmão são extremamente raros, com poucos casos registrados", salienta o médico Ankit Bharat, chefefutebol sportingbetcirurgia torácica e diretor cirúrgico do programafutebol sportingbettransplantesfutebol sportingbetpulmões da rede hospitalar Northwestern Medicine,futebol sportingbetChicago, que liderou a equipe responsável pela operação.

"Para pacientes diagnosticados com câncerfutebol sportingbetestágio 4 (como no casofutebol sportingbetKhoury), um transplantefutebol sportingbetpulmão costuma ser descartado completamente", ressalta Bharat, que diz desconhecer outro casofutebol sportingbetque um transplante do tipo foi feitofutebol sportingbetum pacientefutebol sportingbetestágio terminal.

O cirurgião Ankit Bharat

Crédito, Northwestern Medicine

Legenda da foto, O cirurgião Ankit Bharat diz que transplantesfutebol sportingbetpulmões para pacientes com câncerfutebol sportingbetpulmão são extremamente raros.

O cirurgião explica que um dos maiores temores ao realizar um transplantefutebol sportingbetpacientes com câncer é o riscofutebol sportingbetreincidência.

"Os pacientes que recebem transplante precisamfutebol sportingbetmedicamentos para controlar o sistema imunológico, o que tem um efeitofutebol sportingbetimunossupressão. A preocupação é que, se você suprimir o sistema imunológico, e o paciente ainda tiver células cancerosas no corpo, essas células irão se reproduzir rapidamente", afirma.

Mas o médico diz que o câncerfutebol sportingbetKhoury, apesar do estágio avançado, estava confinado na região dos pulmões e não havia se espalhado para outras partes do corpo.

"O câncerfutebol sportingbetestágio 4 que ele tinha estava claramente confinado dentro do peito e nós percebemos que poderíamos retirar todo o câncer e salvarfutebol sportingbetvida", afirma Bharat.

O oncologista Young Chae, do Centrofutebol sportingbetCâncer Lurie, parte da Northwestern Medicine, assumiu o tratamentofutebol sportingbetKhoury depois que ele já havia passado por outros médicos e estava com o câncerfutebol sportingbetestágio avançado.

"Quando ele chegou ao hospital, ambos os pulmões estavam completamente tomados pelo câncer", lembra Chae. "Efutebol sportingbetsaturaçãofutebol sportingbetoxigênio estava caindo a cada dia."

Khoury já havia passado por quimioterapia enquanto estava sob os cuidadosfutebol sportingbetoutros médicos, mas o tratamento não teve sucesso. Sob a supervisãofutebol sportingbetChae, Khoury participoufutebol sportingbetensaios clínicos e outros tratamentos, também sem sucesso.

Paciente insistia na cirurgia

A rede hospitalar Northwestern Medicine é pioneirafutebol sportingbetalguns tipos cirurgias nos Estados Unidos, tendo realizado o primeiro transplante duplofutebol sportingbetpulmõesfutebol sportingbetum pacientefutebol sportingbetcovid-19 no país e também um dos primeiros transplantes duplosfutebol sportingbetpulmõesfutebol sportingbetque tanto o receptor quanto o doador haviam tido a doença.

Mas o hospital nunca havia realizado um transplantefutebol sportingbetpulmãofutebol sportingbetum paciente com câncerfutebol sportingbetpulmão e, inicialmente, Chae queria tentar outras opçõesfutebol sportingbettratamento.

Enquanto isso, porém, o estadofutebol sportingbetKhoury continuava a piorar, e ele tevefutebol sportingbetser internado na UTI com pneumonia e sepse.

Khoury já havia ouvido falar nos transplantes duplosfutebol sportingbetpulmões que o hospital havia realizadofutebol sportingbetpacientes com covid-19 e insistiu que queria se submeter à cirurgia.

"Eu disse a ele: essa é uma situação diferente", lembra Chae. "Mas, depois da conversa, saí do quarto pensando se a cirurgia poderia mesmo ser uma opção."

"Eles nunca haviam feito esse tipofutebol sportingbetcirurgia antes, porque o câncer geralmente se espalha por todo o corpo e eles não queriam desperdiçar os pulmões (do doador)futebol sportingbetuma pessoa que não tem chancefutebol sportingbetsobreviver. E eu entendo isso", diz Khoury.

Raio-X do pulmão do paciente

Crédito, Northwestern Medicine

Legenda da foto, Seis meses depois da operação, os médicos dizem que os pulmões novos estão funcionando bem, e Khoury não tem sinaisfutebol sportingbetcâncer.

Chae consultou com Bharat, que havia sido o responsável pelos outros transplantesfutebol sportingbetpulmões pioneiros realizadas no hospital. O oncologista disse que tinha um paciente com câncer terminal que insistiafutebol sportingbetreceber um transplante, e perguntou ao cirurgião se haveria essa possibilidade.

Após uma bateriafutebol sportingbetexames, os médicos decidiram que Khoury poderia receber o transplante.

"Todos os gânglios linfáticosfutebol sportingbetseu peito tiveram resultado negativo para câncer. O tumor estava concentrado nos tecidos pulmonares, não havia se espalhado para outras partes do corpo, o que é raro para câncerfutebol sportingbetestágio 4", salienta Chae.

Sucesso e recuperação

Depois que os médicos decidiram que a cirurgia poderia ser feita, Khoury ficou duas semanas na listafutebol sportingbetespera pelos órgãos.

"Minha irmã e meu sobrinho me acordaram e disseram: 'Você vai receber novos pulmões logo!'. E eu disse: 'Não pode ser, eu estou na listafutebol sportingbetespera só há duas semanas", lembra Khoury.

Em 25futebol sportingbetsetembro do ano passado,futebol sportingbetuma cirurgiafutebol sportingbetsete horas, ele recebeu o transplante.

"Nós nunca havíamos feito um transplantefutebol sportingbetum paciente com câncerfutebol sportingbetpulmão e nunca havíamos nem mesmo considerado essa possibilidade para alguémfutebol sportingbetestágio tão avançado como Albert", ressalta Bharat.

O cirurgião diz que a equipe tevefutebol sportingbetser extremamente meticulosa para não deixar que trilhõesfutebol sportingbetcélulas cancerosas dos pulmões se espalhassem para a cavidade torácica ou para a corrente sanguínea.

A cirurgia foi um sucesso, e hoje, seis meses depois, Khoury está se recuperando bem. "Ele não precisa maisfutebol sportingbetoxigênio suplementar. Está levando uma vida normal", diz Chae.

Segundo os médicos, os pulmões novos estão funcionando bem, e Khoury não tem sinaisfutebol sportingbetcâncerfutebol sportingbetnenhuma parte do corpo.

"Hoje estou sorrindo", diz Khoury. "Sei que tenho um longo caminho pela frente para me recuperar."

Os médicos dizem que o sucesso da cirurgia representa uma esperança para outros pacientes do tipo. Bharat e Chae estão desenvolvendo novos protocolos para o tratamentofutebol sportingbetpacientes com câncerfutebol sportingbetpulmão.

"Nossa capacidadefutebol sportingbettratarfutebol sportingbetcâncer avançou muito", afirma Bharat. "Espero que Albert não seja o último paciente (a receber um transplante com sucesso)".

Khoury diz quefutebol sportingbetmensagem para outros pacientes como ele é que não percam a esperança. "Espero que não desistam. Coisas boas podem acontecer", afirma.

Línea

futebol sportingbet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal futebol sportingbet .

futebol sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube futebol sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfutebol sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafutebol sportingbetusofutebol sportingbetcookies e os termosfutebol sportingbetprivacidade do Google YouTube antesfutebol sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefutebol sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofutebol sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalfutebol sportingbetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfutebol sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafutebol sportingbetusofutebol sportingbetcookies e os termosfutebol sportingbetprivacidade do Google YouTube antesfutebol sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefutebol sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofutebol sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalfutebol sportingbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfutebol sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafutebol sportingbetusofutebol sportingbetcookies e os termosfutebol sportingbetprivacidade do Google YouTube antesfutebol sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefutebol sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofutebol sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalfutebol sportingbetYouTube post, 3