Da comida à religião: as semelhanças entre Rússia e Brasil:quem é dono da f12 bet
Gigantes
Ambos estão na seleta lista dos paísesquem é dono da f12 betdimensões continentais. A Rússia — que na época da União Soviética chegou a ter uma áreaquem é dono da f12 bet22,5 milhõesquem é dono da f12 betquilômetros quadrados — lidera o ranking mundial com impressionantes 17 milhõesquem é dono da f12 betquilômetros quadrados. Caberiam na Rússia quase 39 milhõesquem é dono da f12 betVaticanos.
O Brasil não perde feio. Com 8,5 milhõesquem é dono da f12 betquilômetros quadrados, é o quinto maior país do mundo.
Essas enormidades fazemquem é dono da f12 betambos os territórios espaço para diversidades climáticas e culturais. E isso se reflete até nos fusos horários: o Brasil tem quatro, a Rússia tem 11.
Em termos populacionais, o Brasil está na frente. Tem a sexta maior população do mundo, com 216 milhõesquem é dono da f12 bethabitantes. Os russos são 145 milhões — figuram na nona colocação.
Por outro lado, parece que atraímos mais os russos do que o contrário. Dados mais recentes do Ministério das Relações Exteriores registram apenas 1,1 mil brasileiros vivendo na Rússia. Segundo a Embaixada da Federação Russa no Brasil, há 35 mil russos vivendo no Brasil. No livro Imigrantes Russos no Brasil, o pesquisador Igor Chnee afirma que vivemquem é dono da f12 betsolo brasileiro 1,8 milhãoquem é dono da f12 betdescendentesquem é dono da f12 betimigrantes russos atualmente.
Novelas e futebol
Russos e brasileiros compartilham alguns gostosquem é dono da f12 betcomum. As novelas, por exemplo. Produções nacionais são exibidas por lá desde a época soviética — com A Escrava Isaura. E seguem sendo um hit.
"Fonte inesgotávelquem é dono da f12 betinformações sobre cenários e comportamentos tipicamente brasileiros, as nossas novelas continuam fazendo sucesso na Rússia", diz Oswald,quem é dono da f12 betseu livro. "Acho que boa parte da simpatia que nutrem por nós […] vem das imagens que guarda das novelas. Descobri, inclusive, que as novelas brasileiras estão entre os itens mais pirateados da internet russa, segundo dadosquem é dono da f12 betuma empresaquem é dono da f12 betsegurança que acompanha movimentos suspeitosquem é dono da f12 betcópias e reproduções piratas na rede."
"É comum vê-los sonhando com as praias cariocas", acrescenta ela.
O futebol é outra paixãoquem é dono da f12 betcomum. E aí russos não pestanejamquem é dono da f12 betexaltar nomes como Pelé, Ronaldinho, Kaká, Neymar… E Vágner Love, atacante que está longequem é dono da f12 better se tornado uma unanimidade no Brasil, mas que fez história no clube CSKA Moscou, onde jogouquem é dono da f12 bet2004 a 2012 e, depois, novamentequem é dono da f12 bet2013.
Coincidentemente, Brasil e Rússia foram os países-sede das últimas duas Copas do Mundo, respectivamentequem é dono da f12 bet2014 e 2018.
Religião
Maisquem é dono da f12 bet100 milhõesquem é dono da f12 betrussos se declaram cristãos da Igreja Ortodoxa — embora se estime que o númeroquem é dono da f12 betfiéis ativos esteja entre 20 e 30 milhões. No Brasil, são quase 119 milhõesquem é dono da f12 betcatólicos — e 170 milhões que se dizem cristãos.
Além da religiosidadequem é dono da f12 betsi, a história das duas principais denominações religiões também diz muito sobre a formação socialquem é dono da f12 betambos os países. Isto porque as igrejas Católica Apostólica Romana e Ortodoxa Russa têm uma raiz comum — e guardam semelhanças e uma relaçãoquem é dono da f12 betrespeito mútuo.
O racha histórico entre esses dois mundos ocorreuquem é dono da f12 bet1054, no episódio chamadoquem é dono da f12 betCisma do Oriente. Conforme explica o vaticanista Filipe Domingues, doutor pela Pontifícia Universidade Gregorianaquem é dono da f12 betRoma e vice-diretor do Lay Centrequem é dono da f12 betRoma, uma diferença importante é que a Igreja Ortodoxa "não tem a autoridade central, como os católicos têm o papa".
"São igrejas autocéfalas, com patriarcas, que são líderes locais. No caso russo, há a figura do patriarcaquem é dono da f12 betMoscou, atualmente Cirilo 1º. Para os ortodoxos, papa Francisco seria o "patriarcaquem é dono da f12 betRoma".
A relação é amigável. Em 2016, Francisco e Cirilo se encontraram,quem é dono da f12 betum gesto histórico. "Ao mesmo tempo, é uma relaçãoquem é dono da f12 betcuidado, diplomática. Porque a Igreja Russa é muito influenciada pelo governo russo", diz Domingues.
Nesse sentido, pode haver algum paralelo com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que costuma adotar pautas moralistas, se aproximando do eleitorado cristão conservador.
"[O presidente russo Vladimir] Putin usa a Igreja Ortodoxa como um meioquem é dono da f12 betcontrole. É quase a religião oficial. Os bispos agem como parte do governo russo", analisa Domingues.
Uma nostalgia reacionária
Na política, o pesquisador Paulo Rezzutti, autorquem é dono da f12 betdiversas biografias sobre personalidades do antigo império brasileiro e do recém-lançado Os Últimos Czares - Uma Breve História Não Contada dos Romanov, observa que "as simpatias monarquiasquem é dono da f12 betambos os países nunca morreram".
"Acabaram se metamorfoseando com o tempo", pontua ele. "A extrema-direita,quem é dono da f12 betambos os países, é anticomunista e tradicionalista, autoritária e nacionalista. O que une muitos dentro desse espectro político é o tradicionalismo, representado pela monarquia, tanto que diversos políticos brasileiros não tiveram o menor escrúpuloquem é dono da f12 betsurfar na onda o movimento, sem saber o mínimo sobre nossa história e seus personagens e ainda tentando emplacar fake news a respeito deles."
"Aqui no Brasil, a bandeira do Império brasileiro retornouquem é dono da f12 betalguns gabinetes políticos e até chegou a ser hasteadaquem é dono da f12 betalgumas cidades", lembra Rezzutti. "Na Rússia, houve ameaçasquem é dono da f12 betbombasquem é dono da f12 betcinemas e uma crítica feroz ao filme Mathilde,quem é dono da f12 bet2017, sobre uma bailarina que foi amante do czar Nicolau 2º."
Nesse sentido, a religiosidade também permeia os discursos. Se entre parcela dos monarquistas brasileiros há um movimento que pede a canonização da princesa Isabel, os Romanov já gozam dessa prerrogativa dos altares.
"Nicolau, Alexandra e os cinco filhos foram canonizadosquem é dono da f12 bet1981 como neomártires pela Igreja Ortodoxa Russa no exterior. Para esse ramo, por ter sido chefe espiritual da Igreja Ortodoxa, Nicolau fora sacrificado por causaquem é dono da f12 betsua fé, e isso era provaquem é dono da f12 betsua santidade", contextualiza o pesquisador.
"A Igreja Ortodoxa Russa, depoisquem é dono da f12 betmuito debate, também canonizou posteriormente Nicolau, Alexandra e os filhos, mas como portadores da paixão, ou seja, pessoas que encararam a morte com resignação. A evidência disso seria o sinal da cruz feito por Alexandra e Olga antesquem é dono da f12 betmorrerem", completa.
Vícios
Bebe-se muitoquem é dono da f12 betambos os países, é verdade. Nos dois casos, acima da média global —quem é dono da f12 bettornoquem é dono da f12 bet6,2 litros por pessoa ao ano. Mas entre cachaças e vodcas, os russos são muito mais exagerados do que os brasileiros: 15,2 litros anuais per capita, contra 8,7.
"O riscoquem é dono da f12 betmorte violenta entre os homens […],quem é dono da f12 betgeral causada pelo abusoquem é dono da f12 betálcool ou drogas, équem é dono da f12 bettrês a quatro vezes superior aoquem é dono da f12 betoutros países da Europa e das Américas", pontua Oswald,quem é dono da f12 betseu livro sobre a Rússia. "O álcool, o tabaco e, mais recentemente, as drogas estão entre os principais responsáveis pela morte precoce dos locais, sobretudo dos homens."
Segundo a autora, o álcool é visto como um dos maiores vilões da nação. "Chama a atenção do estrangeiro a relação dos russos com a bebida. Homens e mulheres podem ser vistos a qualquer carregando garrafas graúdasquem é dono da f12 betcerveja pela rua", frisa ela.
"Uma das imagens clássicas do inverno é aquem é dono da f12 betgarrafasquem é dono da f12 betvodca enterradas parcialmente na neve", conta. "Alguns dos seus donos acabam na mesma situação. Reza a lenda que se a nevasca for muito intensa e o gelo durar por muito tempo, só são encontrados depoisquem é dono da f12 betpassado o inverno."
E se no Brasil cigarro é algo visto como foraquem é dono da f12 betmoda, e principalmente os jovens não demonstram interesse pelo tabagismo, na Rússia o cenário é preocupante. De acordo com dados do livro Com Vista para o Kremlin, 75% dos homens fumam e 70% dos estudantes na faixa entre os 13 e 18 anos também alimentam o vício. Além disso, o tabagismo faz parte do cotidianoquem é dono da f12 betmetade das grávidas.
No prato
De um lado, delícias como a feijoada. De outro, pratos famosos como estrogonofe.
Que, vale ressaltar, ganhou também suas versões brasileiras e caiu no gosto popular. A jornalista Vivian Oswald conta,quem é dono da f12 betseu livro, que os russos "surpreendem-se ao descobrir que o brasileiro come seu aportuguesado estrogonofe sempre, desde criança".
Mas as diferenças estão nos ingredientes. Na Rússia, não vai tomate. E o cremequem é dono da f12 betleite é uma versão um pouco diferente, chamadaquem é dono da f12 betsmetana, comum aliás aos paísesquem é dono da f12 betcultura eslava. "O prato costuma ser servido com batatas cozidas ou purêquem é dono da f12 betbatatas", detalha a jornalista. "Arroz, muitoquem é dono da f12 betvezquem é dono da f12 betquando. E não é lenda: as russas,quem é dono da f12 betfato, têm a receita na ponta da língua."
O mais importante, contudo, é a carne. Ao contrário das invenções brasileiras — com versõesquem é dono da f12 betfrango e até camarão —, para um russo não é admissível estrogonofe que não seja feitoquem é dono da f12 betcarnequem é dono da f12 betboi.
Na alta gastronomia os russos também têm seus expoentes. No mesmo estilo do brasileiro Alex Atala — ou seja, com a ideiaquem é dono da f12 betfazer um mergulho nas tradições culinárias e reinventá-las com pose contemporânea e preços exorbitantes — o White Rabbit faz sucessoquem é dono da f12 betMoscou. Em comum, ambos são há anos figurinhas fáceis nos rankings dos melhores restaurantes do mundo e estrelam episódios da cultuada série Chef's Table, da plataforma Netflix.
A nostalgia pelo passado
São dois lados opostos, mas muito provavelmente da mesma moeda: a nostalgia russa e a saudade brasileira tem bem aquele espírito que jocosamente costuma ser chamadoquem é dono da f12 bet"viúvo da ditadura".
Assim como no Brasil muitos celebram com "bons tempos" aquele períodoquem é dono da f12 betregime militar opressor, muito provavelmente pela memória embaçada pelo passar do tempo, pela censura que não permitia saber das corrupções e das violência impostas pelas instituições, na Rússia não são poucos os que lamentam pelo passado glorioso — no caso, o período socialista soviético.
"[A nostalgia] está na maneira como idealizam o passado da potência que querem ressuscitar com o capitalismo e velhos sonhos prometidos pela propaganda soviética que alguns juram ter sido realizados", comenta Oswald,quem é dono da f12 betseu livro.
"Fala-se com saudade dos temposquem é dono da f12 betque a vida era mais dura, masquem é dono da f12 betque os aposentados não precisavam arranjar bicos ou pedir esmolas para viver os anos que lhes restavam depoisquem é dono da f12 betuma vida inteiraquem é dono da f12 bettrabalho", exemplifica ela.
Como brincam os memes, são as "saudades do que não vivi". Quem nunca?
quem é dono da f12 bet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal quem é dono da f12 bet .
quem é dono da f12 bet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube quem é dono da f12 bet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem é dono da f12 betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem é dono da f12 betusoquem é dono da f12 betcookies e os termosquem é dono da f12 betprivacidade do Google YouTube antesquem é dono da f12 betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem é dono da f12 bet"aceitar e continuar".
Finalquem é dono da f12 betYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem é dono da f12 betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem é dono da f12 betusoquem é dono da f12 betcookies e os termosquem é dono da f12 betprivacidade do Google YouTube antesquem é dono da f12 betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem é dono da f12 bet"aceitar e continuar".
Finalquem é dono da f12 betYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquem é dono da f12 betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquem é dono da f12 betusoquem é dono da f12 betcookies e os termosquem é dono da f12 betprivacidade do Google YouTube antesquem é dono da f12 betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequem é dono da f12 bet"aceitar e continuar".
Finalquem é dono da f12 betYouTube post, 3