Por que tantas gigantes do Vale do Silício têm executivos indianos:roleta diamante blaze

Celulares com logo da Alphabet e Google

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ao menos uma dúziaroleta diamante blazediretoresroleta diamante blazegrandes empresasroleta diamante blazetecnologia no Vale do Silício nasceu na Índia

roleta diamante blaze Parag Agrawal é o novo diretor executivo do Twitter.

Comroleta diamante blazenomeação, Agrawal entrou para o gruporoleta diamante blazeespecialistasroleta diamante blazetecnologia nascidos na Índia que hoje lideram algumas das empresas mais influentes do mundo, sediadas no Vale do Silício, na Califórnia.

Satya Nadella, da Microsoft; Sundar Pichai, da Alphabet/Google; e os principais diretores da IBM, Adobe, Palo Alto Networks, VMWare e Vimeo — todos têm ascendência indiana.

Os cidadãosroleta diamante blazeorigem indiana constituem cercaroleta diamante blaze1% da população dos Estados Unidos e 6% dos trabalhadores do Vale do Silício, mas estão altamente representados,roleta diamante blazeforma até desproporcional, nos cargosroleta diamante blazealto comando. Por que isso acontece?

"Nenhuma outra nação 'treina' tantos cidadãos, como se fossem gladiadores, como faz a Índia", afirma R. Gopalakrishnan, ex-diretor executivo da Tata Sons e um dos autores do livro The Made in India Manager ("O gerente fabricado na Índia",roleta diamante blazetradução livre). "Da certidãoroleta diamante blazenascimento até aroleta diamante blazeóbito, passando pelas matrículas escolares e a entrada no mercadoroleta diamante blazetrabalho, crescer na Índia prepara os cidadãos para que sejam gerentes natos."

Em outras palavras, segundo ele, a concorrência e o caos convertem-nosroleta diamante blaze"solucionadoresroleta diamante blazeproblemas com capacidaderoleta diamante blazeadaptação", o que faz com que os cidadãos muitas vezes priorizem o lado profissionalroleta diamante blazedetrimento do pessoal.

O especialista considera que esta é uma vantagem na cultura norte-americanaroleta diamante blazeexcessoroleta diamante blazetrabalho. "E são características dos principais líderesroleta diamante blazequalquer parte do mundo", afirma Gopalakrishnan.

Os motivos

Os diretores executivos do Vale do Silício nascidos na Índia também fazem parteroleta diamante blazeum grupo minoritárioroleta diamante blazequatro milhõesroleta diamante blazepessoas que se encontram entre os mais ricos e educados dos Estados Unidos. Cercaroleta diamante blazeum milhão deles são cientistas e engenheiros.

Maisroleta diamante blaze70% dos vistos H-1B (licençasroleta diamante blazetrabalho para estrangeiros) emitidos pelos Estados Unidos costumam ser concedidos para engenheirosroleta diamante blazesoftware indianos e 40%roleta diamante blazetodos os engenheiros nascidos no estrangeiro que vivemroleta diamante blazecidades norte-americanas como Seattle são da Índia.

"Isso é o resultadoroleta diamante blazeuma mudança drástica da políticaroleta diamante blazeimigração dos EUA na décadaroleta diamante blaze1960", segundo os autores do livro The other one percent: Indians in America ("O outro um por cento: os indianos nos Estados Unidos",roleta diamante blazetradução livre), Sanjoy Chakravorty, Devesh Kapur e Nirvikar Singh.

Retratoroleta diamante blazeParag Agrawal sorrindo

Crédito, Twitter

Legenda da foto, Parag Agrawal é o novo diretor do Twitter

Devido ao movimentoroleta diamante blazedireitos civis, as quotas para cada nacionalidade foram substituídas por preferência pelas habilidades e unificação familiar. Pouco tempo depois, começaram a chegar aos EUA cidadãos indianos com alto nívelroleta diamante blazeformação (inicialmente, cientistas, engenheiros e médicos; depois, esmagadoramente, programadoresroleta diamante blazesoftware).

Esse conjuntoroleta diamante blazeimigrantes indianos "não se parecia com nenhum outro gruporoleta diamante blazeimigrantesroleta diamante blazenenhum outro país", segundo os autores. Os imigrantes passaram por três tiposroleta diamante blazeseleção: eles eram parte dos indianos privilegiados,roleta diamante blazecastas superiores, que tinham condiçõesroleta diamante blazecursar uma universidaderoleta diamante blazerenome. Mais do que isso, eles pertenciam a uma pequena parcela que podia pagar por um mestrado nos Estados Unidos.

E, por fim, o sistemaroleta diamante blazevistos limitou ainda mais as quotas às pessoas com habilidades específicas, principalmenteroleta diamante blazeciências, tecnologia, engenharia e matemática, que satisfizessem as "necessidades do mercadoroleta diamante blazetrabalhoroleta diamante blazealto nível" nos Estados Unidos.

"Eles são a nata dos trabalhadores e estão entrandoroleta diamante blazeempresas nas quais os melhores atingem os postos mais altos", segundo o acadêmico e empresário tecnológico Vivek Wadhwa. "As redes que eles construíram [no Vale do Silício] também proporcionaram uma vantagem: a ideia era que eles se ajudassem entre si", acrescenta ele.

As redes

Wadhwa salienta que muitos dos diretores executivos nascidos na Índia também abriram caminho nas empresas com o seu esforço. E ele acredita que isso proporcionou a esses executivos um sentidoroleta diamante blazehumildade que os diferenciaroleta diamante blazemuitos diretores executivos fundadores que foram acusadosroleta diamante blazeser arrogantes e autoritários.

O especialista afirma que homens como Nadella e Pichai também fornecem certa doseroleta diamante blazecuidado, reflexão e uma cultura "mais amável" que os transformaroleta diamante blazecandidatos ideais para cargos superiores. Sua "liderança discreta e sem desavenças" é uma grande vantagem, segundo Saritha Rai, jornalista que cobre a indústria tecnológica na Índia para o canalroleta diamante blazeTV a cabo Bloomberg News.

Satya Nadella gesticularoleta diamante blazepalestra, sentado

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Satya Nadella foi nomeado para a Microsoft

A diversa sociedade da Índia, com tantos costumes e idiomas, "fornece [aos gerentes nascidos no país] a capacidaderoleta diamante blazenavegar por situações complexas, particularmente quando se trataroleta diamante blazefazer crescer as organizações", segundo o empresário multimilionário norte-americanoroleta diamante blazeorigem indiana Vinod Khosla, um dos fundadores da Sun Microsystems. "Isso, aliado a uma éticaroleta diamante blaze'trabalho duro', proporciona boa preparação para eles."

Existem também razões mais óbvias. O fatoroleta diamante blazeque tantos indianos falam inglês facilitaroleta diamante blazeintegração na diversificada indústria tecnológica norte-americana.

E a ênfase dedicada pela educação indiana à matemática e às ciências criou uma próspera indústriaroleta diamante blazesoftware por capacitar seus estudantes com as habilidades necessárias, que são ainda mais reforçadas pelas melhores escolasroleta diamante blazeengenharia ou administração dos Estados Unidos.

"Em outras palavras, o sucesso obtido nos Estados Unidos pelos diretores executivos nascidos na Índia baseia-se na união daquilo que funciona bem nos Estados Unidos — ou pelo menos costumava funcionar até as restrições impostas à imigração depois do 11roleta diamante blazeSetembro — com o que funciona bem na Índia", segundo escreveu recentemente a economista Rupa Subramanya na revista norte-americana Foreign Policy.

Desafios

Mas os especialistas questionam o futuro desse fenômeno.

O acúmuloroleta diamante blazepedidosroleta diamante blazeresidência permanente nos Estados Unidos (os chamados "Green Cards") e o aumento das oportunidadesroleta diamante blazetrabalho no mercado interno indiano reduziram o interesse por fazer carreira no exterior.

"O sonho americano está sendo substituído pelo desejoroleta diamante blazecriar uma empresa emergente com sede na Índia", segundo Saritha Rai.

O recente surgimentoroleta diamante blaze"unicórnios" (empresas que valem maisroleta diamante blazeUS$ 1 bilhão, ou R$ 55 bilhões) na Índia sugere que estão começando a surgir companhias tecnológicas importantes no país. Mas os analistas são da opiniãoroleta diamante blazeque é muito cedo para prever qual será o impacto global dessas empresas.

"O ecossistemaroleta diamante blazeempresas emergentes na Índia é relativamente jovem. Os modelosroleta diamante blazeindianos bem sucedidos, tanto no campo empresarial quantoroleta diamante blazecargos executivos, ajudaram muito, mas os modelos a serem seguidos demoram para ser difundidos", afirma Vinod Khosla.

Sundar Pichai e esposa posam sorrindo para fotoroleta diamante blazefrente a painelroleta diamante blazeevento

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Sundar Pichai tornou-se diretor da Googleroleta diamante blaze2015

Mas os modelos a serem seguidos, emroleta diamante blazemaioria, continuam sendo homens, da mesma forma que quase todos os diretores executivos do Vale do Silício nascidos na Índia. E os especialistas afirmam que o rápido aumento desses executivos não oferece razões suficientes para esperar mais diversidade nessa indústria.

Para Saritha Rai, "a representação das mulheres [na indústria da tecnologia] está muito longe do que deveria ser".

Línea

roleta diamante blaze Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal roleta diamante blaze .

roleta diamante blaze Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta diamante blaze ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta diamante blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta diamante blazeusoroleta diamante blazecookies e os termosroleta diamante blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta diamante blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta diamante blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta diamante blazeterceiros pode conter publicidade

Finalroleta diamante blazeYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta diamante blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta diamante blazeusoroleta diamante blazecookies e os termosroleta diamante blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta diamante blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta diamante blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta diamante blazeterceiros pode conter publicidade

Finalroleta diamante blazeYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta diamante blazeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta diamante blazeusoroleta diamante blazecookies e os termosroleta diamante blazeprivacidade do Google YouTube antesroleta diamante blazeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta diamante blaze"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta diamante blazeterceiros pode conter publicidade

Finalroleta diamante blazeYouTube post, 3