Por que a natação é um esporte tão bom para o cérebro:betnacional primeiro deposito

A atleta dos EUA Elizabeth Rhyan White competebetnacional primeiro depositoTóquio 2020

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Prática regularbetnacional primeiro depositonatação melhora a memória, a função cognitiva, a resposta imunológica e o humor

Novas e aprimoradas células e conexões cerebrais

Até a décadabetnacional primeiro deposito1960, os cientistas acreditavam que o númerobetnacional primeiro depositoneurônios e conexões sinápticas no cérebro humano eram finitos e que, uma vez danificadas, essas células cerebrais não poderiam ser substituídas. Mas essa ideia foi desmascarada quando os pesquisadores começaram a ver amplas evidências do nascimentobetnacional primeiro depositoneurônios, ou neurogênese,betnacional primeiro depositocérebros adultosbetnacional primeiro depositohumanos e outros animais.

Garoto na piscina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Até a décadabetnacional primeiro deposito1960, os cientistas acreditavam que o númerobetnacional primeiro depositoneurônios e conexões sinápticas no cérebro humano eram finitos

Agora, há evidências clarasbetnacional primeiro depositoque o exercício aeróbico pode contribuir para a neurogênese e desempenhar um papel fundamentalbetnacional primeiro depositoajudar a reverter ou reparar danos aos neurônios e suas conexõesbetnacional primeiro depositomamíferos e peixes.

Pesquisas mostram que uma das principais maneiras pelas quais essas mudanças ocorrembetnacional primeiro depositoresposta ao exercício é através do aumento dos níveisbetnacional primeiro depositouma proteína chamada fator neurotrófico derivado do cérebro. A plasticidade neural - ou habilidade do cérebro para mudar, que esta proteína estimula - aumenta a função cognitiva, incluindo o aprendizado e a memória.

Estudosbetnacional primeiro depositohumanos mostraram uma forte relação entre as concentraçõesbetnacional primeiro depositofator neurotrófico derivado do cérebro circulando no cérebro e um aumento no tamanho do hipocampo, a região do cérebro responsável pelo aprendizado e memória.

Níveis maioresbetnacional primeiro depositofator neurotrófico derivado do cérebro também mostraram aguçar o desempenho cognitivo e ajudar a reduzir ansiedade e depressão. Em contraste, os pesquisadores observaram transtornosbetnacional primeiro depositohumorbetnacional primeiro depositopacientes com concentrações mais baixasbetnacional primeiro depositofator neurotrófico derivado do cérebro.

Nadadoresbetnacional primeiro depositoToquio, 2020

Crédito, EPA

Legenda da foto, Cientistas ainda estão tentando desvendar como e por que a natação,betnacional primeiro depositoparticular, produz efeitosbetnacional primeiro depositoaprimoramento do cérebro

O exercício aeróbico também promove a liberaçãobetnacional primeiro depositomensageiros químicos específicos chamados neurotransmissores. Um deles é a serotonina, que - quando presentebetnacional primeiro depositoníveis elevados - é conhecida por reduzir a depressão e a ansiedade, alémbetnacional primeiro depositomelhorar o humor.

Em estudos feitosbetnacional primeiro depositopeixes, cientistas observaram mudanças nos genes responsáveis ​​pelo aumento dos níveisbetnacional primeiro depositofator neurotrófico derivado do cérebro, bem como desenvolvimento aprimorado das espinhas dendríticas (protrusões nos dendritos ou porções alongadas das células nervosas) após oito semanasbetnacional primeiro depositoexercíciosbetnacional primeiro depositocomparação com os gruposbetnacional primeiro depositocontroles.

Isso complementa estudosbetnacional primeiro depositomamíferos que mostram que o fator neurotrófico derivado do cérebro aumenta a densidade da coluna neuronal. Essas mudanças têm demonstrado contribuir para melhorar a memória, o humor e a cognição aprimoradabetnacional primeiro depositomamíferos. A maior densidade da coluna ajuda os neurônios a construir novas conexões e enviar mais sinais para outras células nervosas. Com a repetiçãobetnacional primeiro depositosinais, as conexões podem se tornar mais fortes.

Mas o que hábetnacional primeiro depositoespecialbetnacional primeiro depositonadar?

Mulher nadando.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Exercício aeróbico promove a liberaçãobetnacional primeiro depositoneurotransmissores

Os pesquisadores ainda não sabem o que pode ser o ingrediente secreto da natação. Mas eles estão cada vez mais pertobetnacional primeiro depositoentender isso.

A natação é reconhecida por seus benefícios cardiovasculares. Como a natação envolve todos os principais grupos musculares, o coração precisa trabalhar muito, o que aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Isso leva à criaçãobetnacional primeiro depositonovos vasos sanguíneos, um processo denominado angiogênese. O maior fluxo sanguíneo também pode levar a uma grande liberaçãobetnacional primeiro depositoendorfina - hormônios que atuam como redutores naturais da dorbetnacional primeiro depositotodo o corpo. Essa onda traz a sensaçãobetnacional primeiro depositoeuforia que geralmente vem depois do exercício.

A maior parte das pesquisas para entender como a natação afeta o cérebro foi feitabetnacional primeiro depositoratos. Os ratos são um bom modelobetnacional primeiro depositolaboratório devido à semelhança genética e anatômica com os humanos.

Em um estudo com ratos, a natação demonstrou estimular as vias cerebrais que suprimem a inflamação no hipocampo e inibem a apoptose (morte celular). O estudo também mostrou que a natação pode ajudar a sustentar a sobrevivência dos neurônios e reduzir os impactos cognitivos do envelhecimento. Embora os pesquisadores ainda não tenham uma maneirabetnacional primeiro depositovisualizar a apoptose e a sobrevivência neuronal nas pessoas, eles observam resultados cognitivos semelhantes.

Uma das questões mais interessantes é como, especificamente, a natação melhora a memóriabetnacional primeiro depositocurto e longo prazo. Para determinar por quanto tempo os efeitos benéficos podem durar, os pesquisadores treinaram ratos para nadar 60 minutos diários durante cinco dias por semana. A equipe então testou a memória dos ratos fazendo-os nadar por um labirintobetnacional primeiro depositoágua radial contendo seis braços, incluindo um com uma plataforma oculta.

Mulheresbetnacional primeiro depositouma piscina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Natação é reconhecida por seus benefícios cardiovasculares

Os ratos tiveram seis tentativas para nadar livremente e encontrar a plataforma oculta. Depoisbetnacional primeiro depositoapenas sete diasbetnacional primeiro depositotreinamentobetnacional primeiro depositonatação, os pesquisadores viram melhorias nas memóriasbetnacional primeiro depositocurto e longo prazo, com base na redução dos erros que os ratos cometiam a cada dia. Os pesquisadores sugeriram que esse aumento na função cognitiva poderia fornecer uma base para o uso da natação como uma formabetnacional primeiro depositoreparar o aprendizado e os danos à memória causados ​​por doenças neuropsiquiátricasbetnacional primeiro depositohumanos.

Embora a distânciabetnacional primeiro depositoestudosbetnacional primeiro depositoratos para estudos com humanos seja substancial, a pesquisabetnacional primeiro depositopessoas está produzindo resultados semelhantes que sugerem um claro benefício cognitivo da nataçãobetnacional primeiro depositotodas as idades.

Por exemplo,betnacional primeiro depositoum estudo que examinou o impacto da natação na acuidade mentalbetnacional primeiro depositoidosos, os pesquisadores concluíram que os nadadores melhoraram a velocidade mental e a atençãobetnacional primeiro depositocomparação com os não nadadores. No entanto, este estudo é limitadobetnacional primeiro depositoseu desenhobetnacional primeiro depositopesquisa, uma vez que os participantes não foram randomizados e, portanto, aqueles que eram nadadores antes do estudo podem ter tido uma vantagem injusta.

Outro estudo comparou a cognição entre atletasbetnacional primeiro depositoatividades fora da água e nadadores na faixabetnacional primeiro depositoidade adulta jovem. Embora a imersãobetnacional primeiro depositoáguabetnacional primeiro depositosi não tenha feito diferença, os pesquisadores descobriram que 20 minutosbetnacional primeiro depositonataçãobetnacional primeiro depositonadobetnacional primeiro depositopeitobetnacional primeiro depositointensidade moderada melhorou a função cognitivabetnacional primeiro depositoambos os grupos.

As crianças também têm benefícios com a natação

Os benefícios da natação que fortalecem o cérebro também parecem impulsionar o aprendizado das crianças.

Outro grupobetnacional primeiro depositopesquisa recentemente examinou a ligação entre a atividade física e como as crianças aprendem novas palavras do vocabulário. Os pesquisadores ensinaram às criançasbetnacional primeiro deposito6 a 12 anos os nomesbetnacional primeiro depositoobjetos desconhecidos. Em seguida, eles testarambetnacional primeiro depositoprecisão no reconhecimento dessas palavras após fazer três atividades: colorir (atividadebetnacional primeiro depositorepouso), natação (atividade aeróbica) e um exercício semelhante ao CrossFit (atividade anaeróbica) por três minutos.

Criançasbetnacional primeiro depositoaulabetnacional primeiro depositonatação

Crédito, Science Photo Library

Legenda da foto, Benefícios da natação que fortalecem o cérebro também parecem impulsionar o aprendizado das crianças

Eles descobriram que o nívelbetnacional primeiro depositoprecisão das crianças era muito maior para palavras aprendidas após a nataçãobetnacional primeiro depositocomparação com as outras atividades (colorir e CrossFit), que resultaram no mesmo nívelbetnacional primeiro depositomemória. Isso mostra um claro benefício cognitivo da nataçãobetnacional primeiro depositocomparação a exercícios anaeróbicos, embora o estudo não compare a natação com outros exercícios aeróbicos. Essas descobertas indicam que nadar por curtos períodosbetnacional primeiro depositotempo é altamente benéfico para cérebros jovensbetnacional primeiro depositodesenvolvimento.

Os detalhes do tempo ou voltas necessárias, o estilobetnacional primeiro depositonadar e quais adaptações cognitivas e vias são ativadas pela natação ainda estão sendo estudados. Mas os neurocientistas estão cada vez mais pertobetnacional primeiro depositojuntar todas as pistas.

Durante séculos, as pessoas estiverambetnacional primeiro depositobuscabetnacional primeiro depositouma fonte da juventude. A natação pode ser o mais próximo que podemos chegar.

*A autora é professora assistentebetnacional primeiro depositoBiologia na Universidadebetnacional primeiro depositoMary Hardin-Baylor (Texas, EUA).

Este artigo foi publicado originalmente no sitebetnacional primeiro depositonotícias acadêmicas The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original (em inglês).

Línea

betnacional primeiro deposito Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betnacional primeiro deposito ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetnacional primeiro depositoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetnacional primeiro depositousobetnacional primeiro depositocookies e os termosbetnacional primeiro depositoprivacidade do Google YouTube antesbetnacional primeiro depositoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetnacional primeiro deposito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetnacional primeiro depositoterceiros pode conter publicidade

Finalbetnacional primeiro depositoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetnacional primeiro depositoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetnacional primeiro depositousobetnacional primeiro depositocookies e os termosbetnacional primeiro depositoprivacidade do Google YouTube antesbetnacional primeiro depositoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetnacional primeiro deposito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetnacional primeiro depositoterceiros pode conter publicidade

Finalbetnacional primeiro depositoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetnacional primeiro depositoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetnacional primeiro depositousobetnacional primeiro depositocookies e os termosbetnacional primeiro depositoprivacidade do Google YouTube antesbetnacional primeiro depositoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetnacional primeiro deposito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetnacional primeiro depositoterceiros pode conter publicidade

Finalbetnacional primeiro depositoYouTube post, 3