Covid-19 persistente: os pacientes que continuam com sintomas mesmo após meses:fluminense e athletico paranaense palpite
O que é covid persistente?
Não há nenhuma definição médica ou listafluminense e athletico paranaense palpitesintomas compartilhada por todos os pacientes — duas pessoas com covid persistente podem ter experiências muito diferentes.
No entanto, a característica mais comum é uma fadiga paralisante.
Outros sintomas incluem: faltafluminense e athletico paranaense palpitear, tosse que não passa, dores nas articulações, dores musculares, problemas auditivos efluminense e athletico paranaense palpitevisão, doresfluminense e athletico paranaense palpitecabeça, perdafluminense e athletico paranaense palpiteolfato e paladar, bem como danos ao coração, pulmões, rins e intestinos.
Foram relatados problemasfluminense e athletico paranaense palpitesaúde mental, incluindo depressão, ansiedade e dificuldade para pensar com clareza.
Isso pode destruir a qualidadefluminense e athletico paranaense palpitevida das pessoas.
"Meu cansaço é diferentefluminense e athletico paranaense palpitequalquer coisa que já tenha sentido antes", disse Jade Gray-Christie, que enfrenta a covid persistente.
A covid persistente não é apenas o casofluminense e athletico paranaense palpiteuma recuperação lentafluminense e athletico paranaense palpiteUTI. Mesmo pessoas com infecções relativamente brandas podem ficar com problemasfluminense e athletico paranaense palpitesaúde graves e duradouros.
"Não temos dúvidasfluminense e athletico paranaense palpiteque a covid persistente existe", disse à BBC o professor David Strain, da Universidadefluminense e athletico paranaense palpiteExeter, que já atende pacientesfluminense e athletico paranaense palpitecovid há muito tempo emfluminense e athletico paranaense palpiteclínicafluminense e athletico paranaense palpiteSíndromefluminense e athletico paranaense palpiteFadiga Crônica.
Quantas pessoas estão pegando essa doença?
Um estudo com 143 pessoas no maior hospitalfluminense e athletico paranaense palpiteRoma, publicado no Journal of the American Medical Association, acompanhou pacientes após eles receberem alta.
Ele mostrou que 87% deles tinham pelo menos um sintomafluminense e athletico paranaense palpitecovid quase dois meses depois da internação, e mais da metade ainda apresentava fadiga.
No entanto, estudos assim analisam apenas a minoriafluminense e athletico paranaense palpitepessoas que acaba necessitandofluminense e athletico paranaense palpitetratamento hospitalar.
O aplicativo Covid Symptom Tracker — usado por cercafluminense e athletico paranaense palpitequatro milhõesfluminense e athletico paranaense palpitepessoas no Reino Unido — descobriu que 12% das pessoas ainda apresentavam sintomas após 30 dias.
Seus dados mais recentes, não publicados, sugerem que até 2%fluminense e athletico paranaense palpitetodas as pessoas infectadas apresentam sintomasfluminense e athletico paranaense palpitecovid persistente após 90 dias.
Você precisa ter um caso gravefluminense e athletico paranaense palpitecovid para seguir com covid persistente?
Aparentemente, não.
Metade das pessoasfluminense e athletico paranaense palpiteum estudofluminense e athletico paranaense palpiteDublin ainda apresentava fadiga 10 semanas após a infecção pelo coronavírus. Um terço foi fisicamente incapazfluminense e athletico paranaense palpitevoltar ao trabalho.
Mais importante, os médicos não encontraram nenhuma ligação entre a gravidade da infecção e a fadiga.
No entanto, a exaustão extrema é apenas um sintomafluminense e athletico paranaense palpitecovid persistente.
O professor Chris Brightling, da Universidadefluminense e athletico paranaense palpiteLeicester e investigador-chefe do projeto PHOSP-Covid, que está monitorando a recuperaçãofluminense e athletico paranaense palpitepacientes, acredita que as pessoas que desenvolveram pneumonia podem ter mais problemas por causafluminense e athletico paranaense palpitedanos aos pulmões.
Como o vírus está causando a covid persistente?
Existem muitas ideias, mas nenhuma resposta definitiva. O vírus pode ter sido eliminado da maior parte do corpo, mas continua a permanecerfluminense e athletico paranaense palpitealgumas partes do corpo.
"Se houver diarreia no longo prazo, então você encontra o vírus no intestino; se houver perda do olfato, é nos nervos — então isso pode ser a causa do problema", diz o professor Tim Spector, do King's College London.
O coronavírus pode infectar diretamente uma ampla variedadefluminense e athletico paranaense palpitecélulas do corpo e desencadear uma resposta imune hiperativa que também causa danos por todo o corpo.
Uma hipótese é que o sistema imunológico não retorna ao normal após covid e isso provoca problemasfluminense e athletico paranaense palpitesaúde.
A infecção também pode alterar o funcionamento dos órgãos das pessoas. Isso é mais óbvio com os pulmões se eles ficarem com cicatrizes — problemasfluminense e athletico paranaense palpitelongo prazo foram observados após a infecção com Sars ou Mers, que são ambos tiposfluminense e athletico paranaense palpitecoronavírus.
Mas a covid também pode alterar o metabolismo das pessoas. Houve casosfluminense e athletico paranaense palpitepessoas que lutaram para controlar seus níveisfluminense e athletico paranaense palpiteaçúcar no sangue após desenvolverem diabetes como resultado da covid, e Sars levou a mudanças na maneira como o corpo processa as gorduras por pelo menos 12 anos.
Existem sinais iniciaisfluminense e athletico paranaense palpitealterações na estrutura do cérebro, mas isso ainda está sendo investigado. E a covid-19 também faz coisas estranhas com o sangue, incluindo coagulação anormal e danificando a redefluminense e athletico paranaense palpitetubos que transportam o sangue pelo corpo.
"A teoria na qual estou trabalhando é um envelhecimento prematuro dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes aos tecidos". Mas ele alertou que, até descobrirmos o que está causando a covid persistente, "é difícil descobrir os tratamentos", disse o professor Strain à BBC.
Isso é incomum?
A fadiga pós-viral ou uma tosse pós-viral são bem documentadas e comuns — provavelmente, todos nós já tivemos alguma infecção que demorou muito tempo para passar.
Cercafluminense e athletico paranaense palpiteumafluminense e athletico paranaense palpitecada 10 pessoas com febre glandular apresenta fadiga que dura meses. E houve até sugestõesfluminense e athletico paranaense palpiteque a gripe, principalmente após a pandemiafluminense e athletico paranaense palpite1918, pode estar ligada a sintomas semelhantes aos do Parkinson.
"Com a covid, parece haver sintomasfluminense e athletico paranaense palpitelongo alcance e o númerofluminense e athletico paranaense palpitepessoas parece ser muito maior", diz o professor Brightling.
A ênfase, porém, está na palavra "parece", pois até que tenhamos uma imagem realfluminense e athletico paranaense palpitequantas pessoas foram infectadas, não saberemos exatamente o quão comuns esses sintomas são, diz ele.
Ele disse à BBC: "A singularidade da forma como o vírus ataca o hospedeiro e as diferentes formas como altera o comportamento das células parecem estar causando infecções mais graves do que outros vírus e sintomas persistentes".
As pessoas vão se recuperar totalmente?
O númerofluminense e athletico paranaense palpitepessoas com covid persistente parece diminuir com o tempo.
No entanto, o vírus surgiu apenas no finalfluminense e athletico paranaense palpite2019, antesfluminense e athletico paranaense palpitese tornar global no início deste ano, portanto, faltam dadosfluminense e athletico paranaense palpitelongo prazo.
"Pedimos, deliberadamente, para seguir pessoas por 25 anos, certamente espero que apenas um número muito pequeno tenha problemas para alémfluminense e athletico paranaense palpiteum ano, mas posso estar errado", disse o professor Brightling.
No entanto, existem preocupaçõesfluminense e athletico paranaense palpiteque mesmo que as pessoas pareçam se recuperar agora, elas podem enfrentar riscos para toda a vida.
Pessoas que tiveram a síndrome da fadiga crônica têm maior probabilidadefluminense e athletico paranaense palpitetê-la novamente e a preocupação é que infecções futuras possam causar mais surtos.
"Se a covid persistente seguir o mesmo padrão, eu esperaria alguma recuperação, mas se for necessária apenas outra infecção por coronavírus para reagir, então isso pode acontecer a cada inverno", disse o professor Strain.
Ainda é possível que mais problemas surjam no futuro. A Organização Mundialfluminense e athletico paranaense palpiteSaúde alertou que a inflamação generalizada causada pelo coronavírus pode levar as pessoas a ter problemas cardíacosfluminense e athletico paranaense palpiteuma idade muito mais precoce.
O que devo fazer se achar que tenho covid persistente?
O sistemafluminense e athletico paranaense palpitesaúde do Reino Unido (NHS) recomenda os "três Ps" para conservar energia:
- Pace, ou ritmofluminense e athletico paranaense palpiteinglês. Controle-se para não se esforçar muito e certifique-sefluminense e athletico paranaense palpiteter bastante descanso.
- Planejamento. Planeje seus dias para que suas atividades mais cansativas sejam distribuídas ao longo da semana
- Priorizar. Pense sobre o que você precisa fazer e o que pode ser adiado
Aconselha-se falar com a equipe do seu hospital ou com o seu médicofluminense e athletico paranaense palpitefamília se a recuperação estiver demorando.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- TRATAMENTOS: Os 4 avanços que reduzem riscofluminense e athletico paranaense palpitemorte por covid-19
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 27 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
fluminense e athletico paranaense palpite Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube fluminense e athletico paranaense palpite ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfluminense e athletico paranaense palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafluminense e athletico paranaense palpiteusofluminense e athletico paranaense palpitecookies e os termosfluminense e athletico paranaense palpiteprivacidade do Google YouTube antesfluminense e athletico paranaense palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefluminense e athletico paranaense palpite"aceitar e continuar".
Finalfluminense e athletico paranaense palpiteYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfluminense e athletico paranaense palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafluminense e athletico paranaense palpiteusofluminense e athletico paranaense palpitecookies e os termosfluminense e athletico paranaense palpiteprivacidade do Google YouTube antesfluminense e athletico paranaense palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefluminense e athletico paranaense palpite"aceitar e continuar".
Finalfluminense e athletico paranaense palpiteYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfluminense e athletico paranaense palpiteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafluminense e athletico paranaense palpiteusofluminense e athletico paranaense palpitecookies e os termosfluminense e athletico paranaense palpiteprivacidade do Google YouTube antesfluminense e athletico paranaense palpiteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefluminense e athletico paranaense palpite"aceitar e continuar".
Finalfluminense e athletico paranaense palpiteYouTube post, 3