Crise na Venezuela: o drama dos milhares7games instalar o aplicativo debebês sem nacionalidade nascidos na Colômbia:7games instalar o aplicativo de

Mãe venezuelana com o filho na Colômbia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Estima-se que 20 mil recém-nascidos não tenham nacionalidade porque são filhos7games instalar o aplicativo devenezuelanos nascidos na Colômbia

A criança é um dos mais7games instalar o aplicativo de20 mil casos7games instalar o aplicativo debebês nascidos7games instalar o aplicativo deimigrantes venezuelanos na Colômbia que não têm nacionalidade.

As crianças apátridas, ou seja, sem nacionalidade, são um tema7games instalar o aplicativo de"alta preocupação" para organizações internacionais como o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que defende a adoção7games instalar o aplicativo demedidas urgentes nestes tipos7games instalar o aplicativo desituações.

Os bebês

De acordo com a diretoria7games instalar o aplicativo deMigração da Colômbia, 1.260.594 cidadãos da Venezuela se encontram neste país.

Produto desse alto fluxo migratório, nunca antes visto, é que existem mais7games instalar o aplicativo de20 mil recém-nascidos7games instalar o aplicativo deterritório colombiano que são filhos7games instalar o aplicativo deimigrantes venezuelanos.

Mas, pela legislação, não basta nascer na Colômbia para obter a nacionalidade.

Mulher com o bebê7games instalar o aplicativo decama7games instalar o aplicativo dehospital
Legenda da foto, Muitas mulheres atravessam a fronteira para dar à luz devido à falta7games instalar o aplicativo demedicamentos na Venezuela

O êxodo7games instalar o aplicativo demassa dos venezuelanos é atribuído à crise econômica e à escassez que existe no país.

O caso7games instalar o aplicativo deDiego é um deles, filho7games instalar o aplicativo deum casal que faz parte da enorme diáspora venezuelana.

Eles vivem7games instalar o aplicativo deum bairro no sul7games instalar o aplicativo deBogotá, longe dos restaurantes exclusivos e dos grandes centros comerciais da capital colombiana.

"Se nada mudar, espero que eles me deixem estudar aqui, que me deixem crescer (aqui)", diz Julia.

"Parem7games instalar o aplicativo deparir"

A questão gerou uma controvérsia especial nesta semana na Colômbia, como resultado da coluna "Parem7games instalar o aplicativo deparir", que é assinada pela jornalista e ex-apresentadora da CNN7games instalar o aplicativo deespanhol, Claudia Palacios, e publicada no jornal El Tiempo - o mais importante do país - que provocou uma tempestade nas redes sociais e foi descrito como "xenófobo", "eugênico" e até "fascista".

No artigo, Palacios afirma que o governo colombiano deve fazer do controle7games instalar o aplicativo denatalidade dos imigrantes venezuelanos a prioridade7games instalar o aplicativo desua estratégia7games instalar o aplicativo demigração. E acrescenta:

"Mas, queridos venezuelanos, aqui não é como no seu país, e é bom que não seja, porque a ponta7games instalar o aplicativo desubsídios o socialismo do século 21 fez o país mais rico da região muito pobre, então a melhor forma7games instalar o aplicativo deserem bem-recebidos é vocês estarem cientes7games instalar o aplicativo deque, apesar dos problemas internos, a Colômbia conseguiu recebê-los como nenhum outro país, mas se vocês continuarem se reproduzindo como estão fazendo, seria ainda mais difícil vê-los como oportunidade para o desenvolvimento7games instalar o aplicativo devez7games instalar o aplicativo devê-los como problema. "

Coluna da jornalista Clauda Palacio

Crédito, Tomado7games instalar o aplicativo deEl Tiempo

Legenda da foto, Jornalista defendeu7games instalar o aplicativo decoluna que o controle da natalidade dos venezuelanos deveria ser uma prioridade do governo

Muitos leitores lembraram à jornalista os milhões7games instalar o aplicativo decolombianos que já buscaram refúgio na Venezuela, onde muitos também tiveram filhos.

A jornalista (que também contou com algumas vozes7games instalar o aplicativo deapoio) se defendeu no Twitter escrevendo que "a recepção que a Venezuela deu aos colombianos é reconhecida, mas que esse não é o ponto da questão. O ponto é que a migração7games instalar o aplicativo demassa7games instalar o aplicativo decondições tão vulneráveis ​​não é o contexto ideal para ter filhos. Há responsabilidades individuais e estaduais, é disso que a minha coluna trata. "

Desamparo

Tanto o ACNUR quanto outras organizações não-governamentais alertam que os bebês apátridas são uma questão pendente na Colômbia.

"Recomendamos que, qualquer que seja o caminho que as autoridades colombianas decidam seguir, seja uma lei ou um decreto, o mecanismo permita resolver esses casos", diz Juan Ignacio Mondelli, responsável pela proteção do escritório regional do ACNUR.

María com o filho7games instalar o aplicativo dehospital7games instalar o aplicativo deCúcuta
Legenda da foto, Maria está confiante7games instalar o aplicativo deque seu filho terá acesso à saúde

O organismo internacional pontua que os filhos7games instalar o aplicativo deimigrantes podem passar a vida inteira sem direito a acessar vários serviços básicos, como saúde ou educação.

"Eles vivem nas sombras e, na prática, são excluídos", afirma o funcionário do organismo internacional..

As Nações Unidas não são a única entidade a demonstrar preocupação sobre o caso.

A Defensoria do Povo da Colômbia também pede às autoridades deste país para abordar a questão.

"A complexidade do fenômeno e as problemáticas daí decorrentes na garantia dos direitos das pessoas com maior vulnerabilidade, como crianças e migrantes, tais como o risco7games instalar o aplicativo deapatridia, a desnutrição, a falta7games instalar o aplicativo deacesso a escolas e serviços7games instalar o aplicativo desaúde, entre outros, dão conta da necessidade7games instalar o aplicativo deque as autoridades nacionais atuem rapidamente para evitar prejuízos irremediáveis ​​", disse a entidade à BBC News Mundo.

A Defensoria acrescenta que "muitos menores7games instalar o aplicativo deidade nascidos7games instalar o aplicativo denosso país não tem nacionalidade, o que resulta na impossibilidade7games instalar o aplicativo deacesso e garantia7games instalar o aplicativo deseus seus direitos fundamentais, aumentando assim a vulnerabilidade dessa população."

Jorge

Bogotá e o departamento fronteiriço do Norte7games instalar o aplicativo deSantander são os dois destinos mais comuns da diáspora venezuelana.

Mais7games instalar o aplicativo de270.000 imigrantes se estabeleceram na capital colombiana, enquanto 176.695 pessoas do país vizinho estão localizadas na área7games instalar o aplicativo defronteira, principalmente na cidade7games instalar o aplicativo deCúcuta.

Venezuelano com o seu filho

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Mais7games instalar o aplicativo deum milhão7games instalar o aplicativo devenezuelanos cruzaram a fronteira e agora residem na Colômbia

Maria, a mãe7games instalar o aplicativo deJorge, é uma delas. A venezuelana cruzou a fronteira porque7games instalar o aplicativo degravidez era perigosa e após o parto decidiu ficar na Colômbia.

O bebê nasceu7games instalar o aplicativo defevereiro deste ano e teve que receber cuidados especiais por causa do peso baixo e do estado7games instalar o aplicativo defragilidade7games instalar o aplicativo deque se encontrava.

"Eu não sei se será colombiano ou venezuelano, mas quero que esteja saudável", disse a mãe, na ala pediátrica do hospital público7games instalar o aplicativo deCúcuta.

María relata que o marido tenta deixar a Venezuela para se juntar a eles, mas ainda precisa juntar mais dinheiro.

Nesse meio tempo, ela fica com uma prima que mora7games instalar o aplicativo deCúcuta há alguns anos.

Ela espera começar a trabalhar7games instalar o aplicativo deuma padaria.

Por que não são colombianos?

Ao contrário7games instalar o aplicativo deoutros países da América Latina ou dos Estados Unidos, o nascimento7games instalar o aplicativo deterritório não confere nacionalidade na Colômbia.

Entre 2017 e 2019, mais7games instalar o aplicativo de3.300 recém-nascidos filhos7games instalar o aplicativo deimigrantes venezuelanos foram registrados neste país, mas não adquiriram a nacionalidade colombiana.

Mulher segurando bebê

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Organizações internacionais alertam para o perigo que pode ser gerado por crianças apátridas

Carlos Negret, Defensor Público, salienta que é por isso que uma lei que permita que "as crianças obtenham a nacionalidade por adoção" é necessária.

"Neste momento essas crianças estão7games instalar o aplicativo deum limbo jurídico. Nós não vemos, da Ouvidoria, que a situação na Venezuela vai melhorar e é por isso que as crianças vão continuar nessa situação", disse a autoridade.

A entidade colombiana apresentou um projeto7games instalar o aplicativo delei perante o Congresso7games instalar o aplicativo deabril para que todos os bebês7games instalar o aplicativo deimigrantes venezuelanos nascidos na Colômbia possam obter a nacionalidade deste país.

"O número7games instalar o aplicativo decrianças nesta situação é extremamente grave. Nós temos que cortar (esse número), acabar com a má administração dessas crianças", disse Negret.

O defensor público salientou que esta situação deve "superar qualquer tipo7games instalar o aplicativo denuance política".

O futuro

Julia e Maria concordam que gostariam7games instalar o aplicativo devoltar para a Venezuela, mas não sabem quando isso será possível.

Enquanto isso, esperam encontrar apoio na Colômbia para que seus filhos tenham acesso à saúde e educação.

Elas receberam atenção no sistema público hospitalar, mas sabem que, como os filhos não são colombianos, eles não poderão ter atendimento médico caso tenham algum problema.

Mulher sentada7games instalar o aplicativo decama7games instalar o aplicativo dehospital, com bandeja7games instalar o aplicativo decomida a7games instalar o aplicativo defrente
Legenda da foto, Esta venezuelana teve que buscar atendimento médico7games instalar o aplicativo deCúcuta porque apresentou um quadro7games instalar o aplicativo dehipertensão durante a gravidez. Ela quer ficar na Colômbia e conseguir um emprego

No início7games instalar o aplicativo dejunho, o presidente Ivan Duque se reuniu com emissários do ACNUR para tratar do crescente problema dos bebês apátridas.

O governo sinalizou que adotaria medidas para evitar que as crianças sejam deixadas7games instalar o aplicativo desituação7games instalar o aplicativo dedesamparo, mas ainda não anunciou quais serão.

A atriz americana Angelina Jolie, embaixadora do ACNUR, também demonstrou preocupação com a questão em7games instalar o aplicativo derecente visita à Colômbia.

"O presidente e eu conversamos sobre o risco7games instalar o aplicativo deque mais7games instalar o aplicativo de20 mil crianças venezuelanas se tornem apátridas e estamos comprometidos7games instalar o aplicativo deapoiá-las", disse Jolie.

Enquanto o Congresso e o governo debatem possíveis soluções para este conflito inesperado, Julia e María cuidam7games instalar o aplicativo deDiego e Jorge.

Julia segue7games instalar o aplicativo deuma rua7games instalar o aplicativo deBogotá rodeada7games instalar o aplicativo derestaurantes, oferecendo seus produtos7games instalar o aplicativo delimpeza, inclusive quando chove. Maria permanece7games instalar o aplicativo deCúcuta.

Os filhos, nascidos7games instalar o aplicativo demeio ao seu êxodo, são os motivos que elas têm para não desistir.

Línea.

7games instalar o aplicativo de Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube 7games instalar o aplicativo de ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos7games instalar o aplicativo deautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política7games instalar o aplicativo deuso7games instalar o aplicativo decookies e os termos7games instalar o aplicativo deprivacidade do Google YouTube antes7games instalar o aplicativo deconcordar. Para acessar o conteúdo clique7games instalar o aplicativo de"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo7games instalar o aplicativo deterceiros pode conter publicidade

Final7games instalar o aplicativo deYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos7games instalar o aplicativo deautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política7games instalar o aplicativo deuso7games instalar o aplicativo decookies e os termos7games instalar o aplicativo deprivacidade do Google YouTube antes7games instalar o aplicativo deconcordar. Para acessar o conteúdo clique7games instalar o aplicativo de"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo7games instalar o aplicativo deterceiros pode conter publicidade

Final7games instalar o aplicativo deYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimos7games instalar o aplicativo deautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a política7games instalar o aplicativo deuso7games instalar o aplicativo decookies e os termos7games instalar o aplicativo deprivacidade do Google YouTube antes7games instalar o aplicativo deconcordar. Para acessar o conteúdo clique7games instalar o aplicativo de"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdo7games instalar o aplicativo deterceiros pode conter publicidade

Final7games instalar o aplicativo deYouTube post, 3