A megacolisão planetária que pode ter formado a Lua e tornado possível a vida na Terra:jogo de tiros grátis

Planeta terra com a lua e as estrelas ao fundo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Segundo estudo, a Terra adquiriujogo de tiros grátiscotajogo de tiros grátiselementos essenciais à vida possivelmente por meio do mesmo impacto que formou a Lua

"Como a Terra tem uma longa históriajogo de tiros grátiscrescimento, espaçada por acúmulosjogo de tiros grátisvários milhõesjogo de tiros grátisanos, impactos gigantescos devem ter desempenhado um papel primordial na origem da vidajogo de tiros grátisnosso planeta", prossegue o cientista.

'Elementos-chave para a vida'

Em entrevista à BBC News Brasil, o geólogo e cientista planetário Rajdeep Dasgupta, lembrou que "carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo são os cinco elementos-chave para a vida como a conhecemos".

"Sem carbono, nitrogênio e enxofre, não é possível produzir os hidrocarbonetos, aminoácidos e proteínas necessários à vida. Portanto, nos concentramos na origemjogo de tiros grátisalguns desses elementos fundamentais", explica ele. "Não podemos descartar a possibilidadejogo de tiros grátisque a Terra tenha adquiridojogo de tiros grátisdose necessáriajogo de tiros grátiselementos essenciais à vida sem ter sofrido episódiosjogo de tiros grátisimpactos gigantescos. No entanto, o inventário relativojogo de tiros grátiscarbono, nitrogênio e enxofre na porção acessível do nosso planeta aponta parajogo de tiros grátisorigem atravésjogo de tiros grátisum impacto gigantesco, como sugeridojogo de tiros grátisnosso estudo."

Viemos do espaço

Conforme contextualizam os pesquisadores, a partir do estudojogo de tiros grátismeteoritos primitivos há muito se sabe que planetas rochosos como a Terra são, originalmente, escassosjogo de tiros grátismateriais voláteis. "O momento e o mecanismo que levou a Terra a adquirir tais elementos suscita entusiasmantes debates", diz Dasgupta. "Nosso cenário pode explicar tal fenômenojogo de tiros grátisforma consistente com todas as evidências geoquímicas."

Os pesquisadores compilaram resultadosjogo de tiros grátisuma sériejogo de tiros grátisexperimentos realizados sob altas temperatura e pressãojogo de tiros grátisum laboratório especializado na Universidade Rice. Ali, eles simularam reações geoquímicas que devem ter ocorrido na Terra há bilhõesjogo de tiros grátisanos.

Cientistas da Rice University (da esquerda para a direita) Gelu Costin, Chenguang Sun, Damanveer Grewal, Rajdeep Dasgupta e Kyusei Tsuno. Eles descobriram que a Terra provavelmente recebeu a maior partejogo de tiros grátisseu carbono, nitrogênio e outros elementos essenciais à vida da colisão planetária que criou a Lua há maisjogo de tiros grátis4,4 bilhõesjogo de tiros grátisanos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Science Advances.

Crédito, Jeff Fitlow/Rice University

Legenda da foto, Pesquisadoresjogo de tiros grátisRice: 'Compreender como a vida se formou na Terra ajudajogo de tiros grátisestudosjogo de tiros grátisfenômenos parecidosjogo de tiros grátisoutros planetas'

Partiramjogo de tiros grátisuma teoria já existente,jogo de tiros grátisque os voláteis da Terra seriam origináriosjogo de tiros grátisuma colisão com um planeta cujo núcleo era ricojogo de tiros grátisenxofre - denominado como "planeta doador".

"Nosso principal desafio foi explicar por que a superfície da Terra têm uma relaçãojogo de tiros grátiscarbono para nitrogênio que é nitidamente mais alta do que a dos meteoritos primitivos", comenta Grewal. "Nossos experimentos mostraram que se o núcleojogo de tiros grátisum planeta rochoso é ricojogo de tiros grátisenxofre, então o carbono é expelido dele numa proporção maior do que o nitrogênio."

Nessas simulações, os cientistas concluíram que para o efeito ter sido assim, esse tal "planeta doador" teriajogo de tiros grátister o tamanho aproximadojogo de tiros grátisMarte. Uma colisão gigantesca, portanto. Deste tamanho, tudo indica ter sido a mesma colisão que formou a Lua.

O grande impacto

A teoria mais aceita hojejogo de tiros grátisdia pela comunidade científica para explicar a formação da Lua é aquela chamadajogo de tiros grátishipótese do grande impacto. Apresentadajogo de tiros grátis1975 por pesquisadores do Institutojogo de tiros grátisCiências Planetáriosjogo de tiros grátisTucson e do Instituto Harvard-Smithsonianjogo de tiros grátisAstrofísica, a teoria conclui que há 4,4 bilhõesjogo de tiros grátisanos um planeta mais ou menos do tamanhojogo de tiros grátisMarte, chamado Theia, chocou-se com a Terra.

"Impactos planetários ocorrem ao longo da históriajogo de tiros grátisum sistema solar", explica o professor Dasgupta. "Impactos assim ocorrem até hoje, embora com uma frequência muito menor e com os planetas que se chocam geralmente sendo muito menoresjogo de tiros grátistamanho. Os impactos planetários foram muito mais frequentes nas primeiras dezenasjogo de tiros grátismilhõesjogo de tiros grátisanos da história do Sistema Solar. Naquela época, o disco protoplanetário ainda estava evoluindo e órbitasjogo de tiros grátisvários corpos ainda estavam sendo estabelecidas."

A gigantesca colisão, a cercajogo de tiros grátis40 mil quilômetros por hora, não teria sido frontal - mas sim,jogo de tiros grátislado. Do impacto, uma grande quantidadejogo de tiros grátismaterial se desprendeu formando a Lua. Acredita-se que 90 por cento da composição lunar seja originária do antigo planeta Theia.

A teoria aponta que o material que deu origem à Lua se estabilizou a cercajogo de tiros grátis22 mil quilômetros da Terra 27 horas após a colisão - a distância atual da Terra à Lua hoje éjogo de tiros grátis385 mil quilômetros.

Lua vista da Estação Internacional Espacial. Foto: Randy Bresnik/ Cedida pela NASA

Crédito, Randy Bresnik/ Cedida pela NASA

Legenda da foto, A teoria mais aceita pela comunidade científica para explicar a formação da Lua éjogo de tiros grátis1975 e chamadajogo de tiros grátishipótese do grande impacto

O resto da Theia foi incorporado pela Terra. E, como acabamjogo de tiros grátiscomprovarjogo de tiros grátislaboratório dos cientistas, este material trouxe condições para o surgimento da vida no planeta. "A conclusãojogo de tiros grátisque o corpo volátil da Terra foi origináriojogo de tiros grátisum planeta do tamanhojogo de tiros grátisMarte veio da combinaçãojogo de tiros grátisnossas medições experimentais, onde mostramos como o carbono e o nitrogênio podem ser separados uns dos outros durante a formação do núcleojogo de tiros grátisum planeta com um núcleo ricojogo de tiros grátisenxofre", afirma o professor Dasgupta. "Essas simulações comprovaram que a maior probabilidadejogo de tiros grátisobter carbono, nitrogênio e enxofre são quando o tamanho do corpojogo de tiros grátiscolisão é ojogo de tiros grátisum grande planeta."

Para chegar a tal conclusão, os cientistas realizaram modelagensjogo de tiros grátiscomputador. Foram executados cercajogo de tiros grátis1 bilhãojogo de tiros grátiscenários diferentes, com condições conhecidas do Sistema Solar, até que os resultados indicassem uma versão mais possível do que realmente deve ter acontecido. "Então descobrimos todas as evidências - assinaturas isotópicas, relação entre carbono e nitrogênio e quantidades totaisjogo de tiros grátiscarbono, nitrogênio e enxofre na Terra - consistentes com o impactojogo de tiros grátisformação da Lua: um planeta do tamanhojogo de tiros grátisMarte com núcleo ricojogo de tiros grátisenxofre", afirma Grewal.

"Realizamos maisjogo de tiros grátisum bilhãojogo de tiros grátissimulações numéricas para calcular a composição e a massa do planeta que deve ter fornecido os voláteis para a Terra. Nossas simulações previram um planeta do tamanhojogo de tiros grátisMarte e com características específicas. Todas as restriçõesjogo de tiros grátismassa e composição apontam para o momento coincidente ao da formação da Lua", resume o pesquisador.

"Isto também explica por que a Terra e a Lua são geoquimicamente similares", completa Dasgupta.

Vidajogo de tiros grátisoutros planetas

Dasgupta afirma que compreender como a vida se formou na Terra pode ajudar na pesquisa sobre fenômenos semelhantesjogo de tiros grátisoutros planetas. "O estudo indica que um planeta rochoso semelhante à Terra tem mais chancesjogo de tiros grátisadquirir elementos essenciais à vida se se formar e crescer a partirjogo de tiros grátisimpactos gigantescos com planetas que tenham elementos diferentes emjogo de tiros grátiscomposição", comenta.

É uma dica na horajogo de tiros grátismirar os telescópios para o espaço, sem dúvida.

line

jogo de tiros grátis Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogo de tiros grátis ? Inscreva-se no nosso canal!