Por que fechar os apps que usamos não ajuda a economizar bateria do celular:roleta com nome

celular

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Fechar os aplicativos abertosroleta com nomesegundo plano pode consumir mais energia do aparelho

roleta com nome Encerrar simultaneamente os aplicativos abertos no celular roleta com nome pode ser, para alguns, até divertido. Como num passeroleta com nomemágica, fazemos sumir tudo. Ao contrário do que muita gente pensa, porém, isso não ajuda a economizar bateria nem deixa o aparelho mais rápido.

Na maioria dos iPhones, basta clicar duas vezes no botão home, até que as janelas dos aplicativos apareçam empilhadas, e depois deslizar com o dedo para cima para fechar cada app. No Android, você clica no botão "multitarefas", geralmente o terceiro dos botões virtuais no pé da tela,roleta com nomeformaroleta com nomequadradinho - e também pode deslizarroleta com nomecada um para os lados para fechar.

Mas, segundo engenheiros da Apple e da Android, fechar os aplicativos abertosroleta com nomesegundo plano pode até ajudar a consumir mais energia.

O vice-presidenteroleta com nomeengenharia da Android - um dos membros fundadores da equipe do Android no Google -, Hiroshi Lockheimer, disse no Twitter há algum tempo que isso "pode até piorar as coisas".

Isso porque tentar enganar o algoritmo que gerencia o aparelho, desenhado para otimizar o usoroleta com nomeenergia, pode desacelerar o sistema. É, segundo ele, melhor deixá-lo agir por conta própria.

O diretor-executivo da Apple, Tim Cook, afirmou que aplicativos que estãoroleta com nomesegundo plano não comprometemroleta com nomenenhuma maneira a bateria do iPhone. Por isso, não faz sentido encerrá-los repentinamente.

Mas qual é a lógica dessa afirmação?

Celular na mãoroleta com nomeuma pessoa

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Encerrarroleta com nomeuma vez só os aplicativos abertos geralmente não é a melhor opção para quem quer poupar bateria

Diferentemente do muita gente pensa, esses aplicativos não consomem a bateria.

Manter suspenso o sistema operacional, seja iOS ou Android, permite que você os mantenha exatamente como os deixou quando os estava usando. Se o aplicativo é encerrado à força, vai obrigar o sistema a reiniciar o processo caso o app seja aberto outra vez, consumindo o dobroroleta com nomeenergia sem necessidade.

Para especialistas o que justifica encerrar um aplicativoroleta com nomerepente éroleta com nomecasoroleta com nomefalha inesperada no sistema ou vírus.

Se não for o caso, é melhor deixar o software do celular atuar por conta própria. Os algoritmos dos celulares são criados para gerirroleta com nomeforma eficiente a memória do aparelho.

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimosroleta com nomeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta com nomeusoroleta com nomecookies e os termosroleta com nomeprivacidade do Twitter antesroleta com nomeconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta com nome"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoroleta com nometerceiros pode conter publicidade

Finalroleta com nomeTwitter post

Rayita

Os 5 estadosroleta com nomeum aplicativo

O funcionamento dos aparelhos tem a ver com as funções multitarefa. No caso do iOS, há cinco possíveis estados para um aplicativo, escreveu o jornalista especialistaroleta com nometecnologia David Pierce na revista Wired. O Android funcionaroleta com nomemaneira muito parecida.

1) roleta com nome Sem funcionamento (o app não está aberto)

2) roleta com nome Ativo (está aberto na tela eroleta com nomeuso)

3) roleta com nome Inativo (faseroleta com nometransição: está aberto na tela, enquanto se faz outra coisa)

4) roleta com nome Background (pode ficar ativo, realizando operaçõesroleta com nomesegundo plano por até 10 minutos)

5) roleta com nome Suspenso (ficaroleta com nomesegundo plano sem fazer absolutamente nada)

Rayita
batería

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Reduzir o brilho da tela ou desativar os sinaisroleta com nomewi-fi e o bluetooth são maneiras mais eficientesroleta com nomepoupar bateria

"Alguns aplicativos, como os que reproduzem música, os que exigem usoroleta com nomemicrofone ou que acionam a localização do usuário são identificados pelo sistema e não são suspensos quando vão para o modo background", explicaroleta com nomeseu blog a empresaroleta com nomesoftware Solid Gear.

Isso acontece graças aos algoritmos, explica o jornalista David Pierce. Segundo ele, o sistema sabe quais aplicativos que precisam ser fechados, geralmente são aqueles que não foram usados por um tempo ou estão usando mais bateria ou memória do que deveriam.

Esses algoritmos "sabem muito bem quando você vai precisarroleta com nomemais dados ou quando é necessário reiniciar um aplicativo".

Brilho da tela

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, iOS ou Android permitem que você mantenha os aplicativos exatamente deixados quando usados pela última vez

"É melhor deixar o sistema funcionar para vocêroleta com nomevezroleta com nomeforçá-lo a reiniciar e abrir os aplicativos o tempo todo. Além da questão da bateria, ela pode tornar o telefone mais lento", acrescenta o jornalista.

Como economizar bateria?

Especialistas orientam que reduzir o brilho da tela ou desativar os sinaisroleta com nomewi-fi e o bluetooth são maneiras mais eficientesroleta com nomepoupar bateria e otimizar o uso do aparelho.

Outra estratégia é desativar o usoroleta com nomedados ou usar o modoroleta com nomepouca energia. Desativar a geolocalizaçãoroleta com nomeaplicativos também ajuda - este último também ajuda a manter a privacidade.