Nós atualizamos nossa Políticaunibet bonusPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosunibet bonusnossa Políticaunibet bonusPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A saúde melhora quando se vira vegano?:unibet bonus
Mas, além do ativismounibet bonusdefesa dos direitos dos animais, existe algum benefício do veganismo à saúde?
Para a nova temporada do programa da BBC Confie Em Mim, Sou Médico, o médico e apresentador Giles Yeo decidiu seguir uma dieta vegana por um mês e checar os efeitos emunibet bonussaúde e estilounibet bonusvida.
Os grandes desafios
Como Yeo descobriu, um dos aspectos mais difíceis para os veganos são produtos que parecem não ter procedência animal, mas que na realidade têm derivados dos animais.
Está claro que carnes, ovos e leite não são adequados para veganos, mas e o vinho? Fabricantesunibet bonusalgumas bebidas alcoólicas usam espinhasunibet bonuspeixe ou proteínas animais como parte do processounibet bonusprodução.
Exemplos como esse exigem atenção constante para não consumir acidentalmente produtosunibet bonusorigem ou derivadounibet bonusanimais.
Outro desafio dos veganos é substituir a carne e produtos animais por uma alimentação também ricaunibet bonusnutrientes importantes e indispensáveis, como vitamina D, cálcio, ferro, ômega-3 e proteínas.
Para conseguir a vitamina D, por exemplo, bastante presenteunibet bonusovos e carnes, os veganos consomem alimentos fortificados, como leiteunibet bonussoja, leiteunibet bonusarroz, sucounibet bonuslaranja e cereais. Além disso, nutricionistas recomendam o usounibet bonussuplementos alimentares.
Também é comum veganos sentirem faltaunibet bonusiodo, encontradounibet bonusmaneira naturalunibet bonusprodutos lácteos e pescados. Por isso, consumir suplementos ricosunibet bonusiodo pode ser uma alternativa.
Já a vitamina B12 é uma das maiores preocupações entre os veganos, pois ela só é encontradaunibet bonusalimentosunibet bonusorigem animal, como carne, leite e ovos. Para consumi-la, os veganos precisamunibet bonusprodutos fortificados.
Veganismo é saudável?
Uma análise da Universidadeunibet bonusFlorência, na Itália, examinou o resultadounibet bonusdez estudos sobre o veganismo. A resposta é que sim, a dieta vegana pode ser saudável.
Mas existem nuances.
Acadêmicos da universidade italiana compararam a saúde pessoas vegetarianas e veganas com asunibet bonuspessoas onívoras (quem comeunibet bonustudo). Concluíram que a alimentaçãounibet bonusbase vegetal dos veganos e vegetarianos ajuda a diminuir a incidênciaunibet bonuscâncer e problemas no coração.
No caso do câncer, os acadêmicos dizem que o riscounibet bonusincidência da doença diminuiunibet bonusaté 15% com a dieta vegana e 8% com a vegetariana.
No entanto, eles não encontraram diferença nas taxasunibet bonusmortalidade. Isso significa que, segundo esse estudo, ser vegetariano ou vegano garante uma saúde melhor, mas não necessariamente aumenta a expectativaunibet bonusvida.
Esse estudo, no entanto, não tem alto padrãounibet bonusmetodologia científica, no qual a pesquisa apresenta um grupounibet bonuscontrole e os participantes são aleatoriamente escolhidos para uma ou outra dieta.
Na verdade, os pesquisadores quiseram descobrir as diferenças dos veganos e vegetarianosunibet bonusrelação às pessoas que comem carne. Eles ressaltam, também, a possibilidadeunibet bonusque os veganos tenham mais cuidado com a saúde do que as pessoasunibet bonusgeral. Assim, é possível que as diferenças nos indicadoresunibet bonussaúde estejam não apenas associada à dieta, mas também a outros fatoresunibet bonuscomportamento.
E como se saiu o médico Yeounibet bonusseu mês vegano?
Depoisunibet bonusseguir uma dieta vegana por um mês, Giles Yeo perdeu quatro quilos. Além da cintura mais fina, seu nívelunibet bonuscolesterol caiuunibet bonus12%.
Mas ele manteria uma dieta vegana no futuro?
"Para mim, foi uma grata surpresa", diz. "Não planejo me tornar totalmente vegano, mas a partirunibet bonusagora pretendo não consumir produtosunibet bonusorigem animal por alguns dias do mês."
"Devo admitir que, no começo, foi um pouco estressante ser vegano. Mas, depoisunibet bonusaprender algumas receitas, deu tudo certo e acabei gostando. Para mim, a chave não é preparar versões veganasunibet bonuspratos que eu normalmente faria, mas sim optar por receitas criadas para serem veganas", diz.
"O que mais fez falta foram os ovos, mas esperava que seria mais difícil."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível