O que acontece com a taça da Copa do Mundo depois da comemoração:estrela esporte bet
"Há quatro anos, foi ele quem fez essa gravação", conta o funcionário Pietro Bambrilla,estrela esporte bet45 anos, apontando para o colega Salvatore Iannetti,estrela esporte bet48, responsável por registrar o nome da Alemanha, vencedora do campeonato realizado no Brasil.
Iannetti assente com a cabeça, sem parecer dar muita importância para o fatoestrela esporte better acionado a gravadora eletrônica que escreveu '2014-Deutschland' no emblemático discoestrela esporte betouro.
Grafias
A gravadora eletrônica é uma máquina grande, como se fosse uma impressora industrial, que tem na ponta um mecanismo semelhante aoestrela esporte betum pirógrafo. Ela é acionada por um programaestrela esporte betcomputador, rodado ao lado,estrela esporte betum velho PC desktop bege, igualzinho àqueles que muitos tinhamestrela esporte betcasa até alguns anos atrás.
O padrão é este: o ano do campeonato seguido pelo nome do vencedor,estrela esporte betgrafia que respeite o idioma do campeão. Assim,estrela esporte bet1994 e 2002, está lá escrito Brasil, exatamente da maneira como escrevemos,estrela esporte betportuguês. Com a vitória da França vencer neste ano, será escrito comoestrela esporte bet1998: France. Se o título tivesse ido para a Croácia, o software seria programado para gravar '2018-Hrvatska'.
Pietro Bambrilla, que trabalha na GDE Bertoni há 20 anos, lembra-se que foiestrela esporte betclimaestrela esporte betfesta que a taça foi recebida para a gravação '2006-Itália'. Pessoalmente, ele não liga muito para futebol, então diz que não ficou assim muito chateado pelo fatoestrela esporte beta Azzurra nem sequer ter sido classificada para a Copaestrela esporte bet2018.
Mas esta gravação é o único processo mecanizado pelo qual passa o troféu da Copa do Mundo, com seus cercaestrela esporte bet6 quilosestrela esporte betouro. A taça, obra idealizadaestrela esporte bet1971 pelo ourives e escultor Silvio Gazzaniga, que morreuestrela esporte bet2016, aos 95 anos, é toda confeccionadaestrela esporte betforma artesanal.
A taça
Quando o Brasil sagrou-se tricampeão mundial,estrela esporte bet1970, a FIFA se viu obrigada a aposentar o troféu Jules Rimet - pois o combinado era que a primeira seleção que vencesse três vezes a Copa ficaria com a posse definitiva da taça. Então foi aberto um concurso para escolher a premiação substituta.
Participaram 53 empresasestrela esporte bettodo o mundo. A GDE Bertoni, empresa fundadaestrela esporte betMilão pelo ourives Emilio Bertoni, já tinha certa experiência no ramo esportivo, pois havia feito as medalhas para os Jogos Olímpicosestrela esporte betRoma,estrela esporte bet1960.
A firma era então gerida por Giorgio Losa, neto do fundador. O funcionário Gazzaniga fez o desenho. Losa levou pessoalmente um moldeestrela esporte betgesso até a sede da Fifa para o certame. Levou a melhor e voltou com a missão: fabricar a taça que já seria utilizada na Copaestrela esporte bet1974.
E mesmo sendo a peça original,estrela esporte betouro 18 quilates, um item único, sempreestrela esporte betposse da Fifa, o trabalho da GDE Bertoni não pára por aí. Eles são incumbidosestrela esporte betproduzir réplicas, idênticasestrela esporte betforma e com peso semelhante, que são entregues,estrela esporte betdefinitivo, às seleções campeãs. Em vezestrela esporte betouro, há uma ligaestrela esporte betcobre e zinco - mas banhada a ouroestrela esporte bettrês demãos.
Foi uma dessas réplicas que Bambrilla manuseou para as fotos que ilustram esta reportagem. E são réplicas assim que todos os países que venceram a Copa do Mundo desde 1974 guardamestrela esporte betsuas salasestrela esporte bettroféus - Alemanha (três vezes,estrela esporte bet1974, 1990 e 2014), Brasil (duas vezes,estrela esporte bet1994 e 2002), Itália (duas vezes, 1982 e 2006), Argentina (também duas vezes, 1978 e 1986), França (em 1998 e 2018) e Espanha (2010).
Restauro
A cada quatro anos, toda vez que a taça original e única da Copa do Mundo retorna a Paderno Dugnano para a gravação do nome, os artesãos sabem que o serviço precisa ser completo. Aquelas duas faixinhas verdes, feitasestrela esporte betuma pedra chamada malaquita, são substituídas por novas - segundo Bambrilla, o material é frágil e costuma trincar com o manuseio no calor das comemorações.
O troféu também é limpo e polido. Fica novinhoestrela esporte betfolha antesestrela esporte betretornar à sede da FIFA,estrela esporte betZurique, na Suíça.
Todo esse processo costuma levar pelo menos duas semanas. É feitoestrela esporte betsigilo, sem alarde, por razõesestrela esporte betsegurança - e para não quebrar o sossego da silenciosa e quase sem movimento ruazinha onde a GDE Bertoni se localiza.
Paderno Dugnano é uma cidadeestrela esporte bet47 mil habitantes. A oficina da empresa está no endereço atual desde 1995. Foi fundadaestrela esporte betMilão, na Corso Garibaldi, rua conhecida por ter sido redutoestrela esporte betartesãos,estrela esporte bet1907. Nos anos 1940, foi transferida para a cidadeestrela esporte betNovate Milanese, na mesma região.
Desde 2010, a empresa é comandada por Valentina Losa, uma publicitáriaestrela esporte bet38 anos, bisneta do fundador. Ela, que cresceu com o orgulhoestrela esporte betsaber que a taça da Copa retornava para "casa" a cada quatro anos, acompanhaestrela esporte betperto o trabalho daestrela esporte betequipe.
"São dias especiais,estrela esporte betque todos os detalhes precisam ser observados. E honramos nossa história", diz.
Em breve, o comando do futebol francês estaráestrela esporte betposse da réplica oficial que lhe éestrela esporte betdireito. E então, como se fosse nova, tão brilhante como era quando estreou no Mundialestrela esporte bet1974, a taça Copa do Mundo FIFA voltará para Zurique, na Suíça. Onde ficará guardada, à espera do Mundialestrela esporte bet2022.