Como foi a primeira travessia aérea sem escalas entre Europa e América Latina:novibet withdrawal time
Segundo o historiador, o avião tinha a missãonovibet withdrawal timebater dois recordes aeronáuticosnovibet withdrawal timereconhecimento mundial: onovibet withdrawal timevoonovibet withdrawal timedistância e duraçãonovibet withdrawal timecircuito fechado e o recordenovibet withdrawal timedistâncianovibet withdrawal timeviagemnovibet withdrawal timelinha reta. Este último recorde era dos pilotos norte-americanos Clarence Duncan Chamberlin e Charles Albert Levine, que entre os dias 4 e 6novibet withdrawal timejunhonovibet withdrawal time1927 decolaramnovibet withdrawal timeNova York com destino a Berlim.
Eles não chegaram ao destino, no entanto, porque foram obrigados a pousar por faltanovibet withdrawal timegasolinanovibet withdrawal timeEisleben (Alemanha). Mas, mesmo assim, completaram a marcanovibet withdrawal time6.294 km, algo que jamais havia sido alcançado até então.
Antes disso, entretanto, outros aviadores tinham feito história com seus voos memoráveis. "Muitos pensam que a primeira travessia aérea do Atlântico foi realizada pelo norte-americano Charles Augustus Lindbergh, no dia 20novibet withdrawal timemaionovibet withdrawal time1927", diz Medeiros.
"Outros apontam, e eu concordo, que os primeiros aviadores a realizarem a travessia do Atlântico foram John William Alcock, inglês, e Arthur Whitten Brown, escocês. Eles partiram da Terra Nova, no Canadá,novibet withdrawal time14novibet withdrawal timejunhonovibet withdrawal time1919, e chegaram à Irlanda 16 horas depois."
Já no Atlântico Sul, a primeira travessia realizada com sucesso ocorreunovibet withdrawal time17novibet withdrawal timejunhonovibet withdrawal time1922, pelos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, como parte das comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil. Mas eles realizaram a travessia com escalas. Nos 3.041 quilômetros que percorreram, os dois enfrentaram muitas dificuldades e tiveram que utilizar três aeronaves diferentes.
O voo tenso até o Brasil
Para participar desse momentonovibet withdrawal timepioneirismo, a Itália escolheu os experientes aviadores Ferrarin e Del Prete, que deveriam sairnovibet withdrawal timeseu país e chegar ao Brasil. Medeiros conta que, depoisnovibet withdrawal timedecolarem, a primeira parte do voo ocorreu ora com tempo aberto, ora com nuvens.
"Eles deixaram a Itália sobre a cidade Ostia, mas, devido ao peso (por causa da grande quantidadenovibet withdrawal timecombustível), seguiram a uma altitude que pouco superou os 100 metros e a uma velocidade médianovibet withdrawal time180 km/h", diz.
Somente à meia-noite, horanovibet withdrawal timeGreenwich, 21hnovibet withdrawal timeBrasília (ou do Rionovibet withdrawal timeJaneiro, que era a Capital Federal na época), depoisnovibet withdrawal timesobrevoarem o Mediterrâneo, avistaram a costa da Argélia. Naquele momento, um vento quente vindo do deserto do Saara provocou um aumentonovibet withdrawal timetemperatura da água do radiador, do óleo do motor e da própria cabine.
"Os pilotos passaram pelo Estreitonovibet withdrawal timeGibraltar às 5h20 GMT (2h20novibet withdrawal timeBrasília), depoisnovibet withdrawal timeestarem voando continuamente havia maisnovibet withdrawal timedez horas e terem percorrido 1.780 quilômetros", relata o historiador potiguar. "Eles iniciaram uma curva suave e aberta à esquerda, acompanhando o contorno do continente africano."
Ainda segundo Medeiros, depois das temperaturas elevadasnovibet withdrawal timeparte do trajeto, surgiram nuvens pesadas na altura da cidade marroquinanovibet withdrawal timeCasablanca, sendo necessário elevar a altitude para escapar da instabilidade.
Mesmo com essa medida, os pilotos não conseguiram evitar as nuvens, ficando apenas com a bússola para a orientação do voo. Após saírem da áreanovibet withdrawal timenebulosidade, a visibilidade melhorou e eles puderam verificar anovibet withdrawal timeposição. "Os dois, então, se aproximam da costa desértica e Ferrarin se impressionou com a paisagem árida", diz. "Seguiam a uma altitudenovibet withdrawal time300 metros."
Mas as dificuldades do voo ainda não tinham acabado. Medeiros conta que, durante a noite, novas áreas com muitas nuvens apareceram, e, para evitar a instabilidade gerada por elas, Ferrarin e Del Prete subiram gradativamente, mas sem sucesso.
A velocidade média giravanovibet withdrawal timetornonovibet withdrawal time170 quilômetros por hora e foi vista como "excepcional" pela distância percorrida. Os relatos dos pilotos mostram que entre o final do dia 4novibet withdrawal timejulho e o início do dia 5, durante o trajeto entre Cabo Verde e o Brasil, o tempo foi piorando cada vez mais e apenas a bússola servia como instrumentonovibet withdrawal timenavegação.
Finalmente, depoisnovibet withdrawal time27 horasnovibet withdrawal timevoo, devido ao consumonovibet withdrawal timecombustível, o avião estava mais leve, permitindo alcançar a altitudenovibet withdrawal time4.000 metros e fugir do mau tempo. A manobra não obteve os resultados esperados, no entanto, pois ocorreram fortes turbulências.
Para piorar, não era possível voar mais alto, pois 4.000 metros já é uma altitude considerada acima do limitenovibet withdrawal timesegurança que se pode alcançar quando uma aeronave não dispõenovibet withdrawal timesistemasnovibet withdrawal timerespiração autônoma com oxigênio.
De acordo com Medeiros, Ferrarin e Del Prete passaram por um momento extremamente crítico na escuridão da noite. "Diantenovibet withdrawal timefortes rajadasnovibet withdrawal timevento, o S-64 foi muito sacudido, o que alterou a leitura da bússola e fez eles pensarem que aquele seria o seu fim", explica.
"Já tendo passado da 'metade do Atlântico',novibet withdrawal timemeio a uma forte fadiga, molhados e com frio, os dois lutavam para manter o avião no ar. Finalmente o dia amanheceu, melhorando sensivelmente a condição do tempo, aliviando a tensão e tranquilizando os pilotos, pois havia condições para eles aferirem corretamentenovibet withdrawal timeposição sobre o oceano."
O pouso
O dia 5novibet withdrawal timejulho ia amanhecendo na costa nordeste do Brasil e as notícias do S-64 não chegavam. Medeiros conta que, às 12h52 GMT (9h52novibet withdrawal timeNatal), no entanto, os operadores da estação radiotelegráfica da empresa potiguarnovibet withdrawal timebeneficiamentonovibet withdrawal timealgodão S. A. Wharton Pedroza informaram ter conseguido captar a mensagemnovibet withdrawal timeum navio anunciando que os aviadores italianos se encontravam a "50 milhas do arquipélagonovibet withdrawal timeSão Pedro e São Paulo", ou seja,novibet withdrawal timetornonovibet withdrawal time1.090 quilômetrosnovibet withdrawal timedistâncianovibet withdrawal timeNatal.
Com o dia claro, ainda a 4.000 metrosnovibet withdrawal timealtitude, Del Prete buscou com binóculos o continente. "Às 15h GMT (12h Natal)novibet withdrawal time5novibet withdrawal timejulho, a emoção toma conta da pequena cabine", diz Medeiros.
"Extasiados, Ferrarin e Del Prete se abraçam. Delirantemente observam, somente com a ajudanovibet withdrawal timebinóculos, sinais inconfundíveisnovibet withdrawal timeterra. Mesmo com toda emoção, os pilotos ainda se encontravam a maisnovibet withdrawal time200 quilômetros do litoral potiguar e, devido à baixa velocidade, levariam maisnovibet withdrawal timeuma hora para sobrevoarem as praias do Rio Grande do Norte."
Medeiros diz que naquele dia a populaçãonovibet withdrawal timeNatal prestava bastante atenção aos céus, aguardando a chegada do Savoia-Marchetti S-64. "Por ironia do clima e para dificultar a situação dos italianos, desde o dia 3novibet withdrawal timejulho chovia muito forte no nosso litoral", conta. "Durante todo dia o 5, a cidade estava coberta por pesadas nuvens e o povo já dava como certo que o avião italiano seguiria para o Recife."
Após alcançarem o litoral, no entanto, os aviadores vagaram por várias áreas. "Retornaram à região, onde avistaram primeiramente a costa brasileira e finalmente, às 16h10, sobrevoaram Natal", relata o historiador. "Da cabine, Ferrarin e Del Prete viram as pessoas que acenavam com lenços brancos das ruas." Pouco depois, pousavamnovibet withdrawal timeTouros.
A queda
A história não teve um final feliz, no entanto. No dia 7novibet withdrawal timeagosto, durante um voonovibet withdrawal timetestesnovibet withdrawal timeum outro avião, um Savoia-Marchetti S-62 (similar ao S-64), sobre a Baía da Guanabara, no Rio, para onde os pilotos haviam idonovibet withdrawal timenavio, houve um acidente.
A aeronave, que levava a bordo os dois italianos e o suboficial brasileiro Raul Inácionovibet withdrawal timeMedeiros, voava a uma altura estimadanovibet withdrawal time50 metros, quando, subitamente, numa curva fechada para o lado direito, caiu no mar.
Os três foram socorridos e levados ao hospital, mas Del Prete, que tinha fraturado ambas as pernas, alémnovibet withdrawal timese queixarnovibet withdrawal timefortes dores no tórax, não resistiu e morreu no dia 16novibet withdrawal timeagosto. Pelo seu velório, na Embaixada na Itália, passaram cercanovibet withdrawal time10 mil pessoas.
Depois, seu corpo foi transportado para seu paísnovibet withdrawal timeorigem. "Para a Itália, o voo dele enovibet withdrawal timeFerrarin é um dos mais importantes feitos aeronáuticos do país", diz Medeiros. "Já no Brasil, afora no Rio Grande do Norte e no bairronovibet withdrawal timeLaranjeiras, no Rionovibet withdrawal timeJaneiro (onde existe a Praça Del Prete), o tema é pouco lembrado."