Nós atualizamos nossa Políticabetano com o que éPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetano com o que énossa Políticabetano com o que éPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Beber água com rodelabetano com o que élimão pode corroer os dentes, diz estudo:betano com o que é
betano com o que é Pesquisadores descobriram que tomar bebidas ácidas, como chásbetano com o que éfrutas e águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar seu esmalte.
Uma equipe da King's College, uma universidadebetano com o que éLondres, no Reino Unido, descobriu que tomar essas bebidas entre as refeições e saboreá-las por muito tempo aumenta o riscobetano com o que éerosão dentária por causa do ácido.
Na pesquisa, publicada no British Dental Journal (periódico especializado), investigou-se a dietabetano com o que é300 pessoas com erosão dentária severa.
Concentrados, chásbetano com o que éfrutas, bebidas diet, bebidas com açúcar e águas aromatizadas são todos ácidos e podem corroer os dentes, aponta o estudo. A situação piora quando se passa muito tempo bebendo e saboreando essas bebidas na boca antesbetano com o que éengoli-las.
Refrigerantes sem açúcar são quase tão erosivos quanto os com açúcar, explicam os pesquisadores. Vinagre e conservas também podem levar à erosão dentária.
"Se você toma as bebidas por longos períodosbetano com o que étempo, por maisbetano com o que écinco minutos, por exemplo, ou se você brinca com a fruta nos dentes antesbetano com o que écomê-la, você pode realmente deteriorá-los", diz Saoirse O'Toole, do Instituto Dental do King's College, uma das autoras do estudo.
"Depoisbetano com o que écomer uma maçã, tente não comer nada muito ácido mais tarde no dia", recomenda. "Se vai tomar vinho à noite, não tome chábetano com o que éfrutasbetano com o que émanhã. É só balancear a dieta", afirma.
Bebidas e refeições
Os pesquisadores descobriram que pessoas que bebem água com uma rodelabetano com o que élimão ou chá quentebetano com o que éfrutas entre as refeições tinham maisbetano com o que é11 vezes a chancebetano com o que éter erosão dentária média ou severa.
Esse número caía pela metade quando as bebidas eram ingeridas durante as refeições.
Segundo Russ Ladwa, do comitêbetano com o que ésaúde e ciência da Associação Dental Britânica, tomar bebidas ácidas durante uma refeição minimiza os danos porque mastigar comida aumenta a produçãobetano com o que ésaliva, que é alcalina e amortece a acidez.
"Deveríamos promover o consumo 'em shots' das bebidas, sem saboreá-las por um longo período, e limitar os refrigerantes para o momento das refeições", diz.
O usobetano com o que écanudos também pode evitar que o ácido das bebidas entrebetano com o que écontato com os dentes.
Ladwa recomenda beber água e bebidas nutritivas como leite, alémbetano com o que éalimentos que neutralizam o ácido, como queijo.
Uma outra pesquisa mostrou que a maioria das crianças e adolescentes no Reino Unido tem perdabetano com o que édentes por causabetano com o que éerosão dentária.
O problema também é reconhecido como uma das maiores causasbetano com o que édanos aos dentesbetano com o que égerações mais velhas.
Que bebidas são ácidas?
- Álcool
- Chásbetano com o que éfrutas
- Água saborizada
- Concentrados
- Refrigerantes diet
- Bebidas adocicadas
Quais não são?
- Água
- Chá
- Café
- Leite
- Água com gás
O que é a erosão dentária
- É a perda progressiva do revestimento dental por processos químicos que não envolvem ação bacteriana
- A acidez dos alimentos e bebidas é mais relevante para a erosão que o açúcar (bactérias,betano com o que éconjunto com o açúcar, provocam cáries, não erosão)
- Dieta, estilobetano com o que évida, o ambiente e,betano com o que éalguns casos, medicações podem aumentar os riscosbetano com o que éerosão dentária
- Usar creme dental com flúor, enxaguante bucal e modificar a dieta podem reduzir o riscobetano com o que éerosão
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível