O quebra-cabeças que revela quem inspirou ‘Eleanor Rigby’ dos Beatles:vai de bet investigada

Lápidevai de bet investigadaEleanor Rigbyvai de bet investigadacemitériovai de bet investigadaLiverpool
Legenda da foto, O nomevai de bet investigadaEleanor Rigby aparece nesta lápide no cemitériovai de bet investigadaWoltoon,vai de bet investigadaLiverpool

É tentador imaginar John Lennon e McCartney adolescentes, contemplando a lápide e imaginando a vidavai de bet investigadaEleanor, antesvai de bet investigadaescrever a letra.

Mas a realidade é que pouca gente sabia da existência da lápide antes dos anos 1980. E o próprio McCartney negou que a tumba tenha servidovai de bet investigadainspiração.

Isto não impediu que a escritura do jazigo dessa lápide fosse incluído no leilão, com um lance mínimovai de bet investigada£4.000,00 (R$ 16.279,60, na cotaçãovai de bet investigadasegunda-feira). Ela está entre outros itens relacionados aos Beatles que serão leiloados até esta quinta-feira.

Documentos da tumbavai de bet investigadaEleanor Rigby
Legenda da foto, Os documentos foram encontrados por um parentevai de bet investigadaEleanor | foto: Omega Auctions

O escritor David Bedford, autorvai de bet investigadavários livros sobre os Beatles, disse ter achado "estranho" tanto interessevai de bet investigadauma pessoa que aparentemente não tem qualquer relação com a música.

"A partitura da música, até entendo. Mas o jazigo, realmente é incomum", disse.

"Não sei quem compraria a escrituravai de bet investigadaum jazigo. Estou curioso para ver quem vai comprar e por quanto", diz Bedford.

Mas Bedford também acha que seria "muita coincidência" se a lápide nunca tivesse passado pela cabeçavai de bet investigadaMcCartney, pelo menosvai de bet investigadaforma subliminar. "A mitologiavai de bet investigadatorno da tumba aumenta todo ano", diz ele.

line break

Fatos sobre a música Eleanor Rigby

Imagem do discovai de bet investigadavinil contendo a música Eleanor Rigby com uma capavai de bet investigadapapel verde
Legenda da foto, O single originalvai de bet investigadaEleanor Rigby, lançadavai de bet investigada1966

- Escrita principalmente por McCartney, Eleanor Rigby foi lançadavai de bet investigada1966 como partevai de bet investigadaum compactovai de bet investigadadois singles, que trazia, do outro lado, a música Yellow Submarine;

- A música também entrou no álbum Revolver (1966), e o single saiu no mesmo dia;

- O single passou quatro semanas no topo das vendas do Reino Unido;

- Nos EUA, chegou ao 11º lugar e foi indicada para três Grammys.

line break

A música parece ter sido modificada várias vezes antesvai de bet investigadachegar ao formato final.

McCartney disse que quando se sentou ao piano pela primeira vez para trabalhar na canção, o nome "Daisy Hawkins" passou porvai de bet investigadamente. Depois, mudou para Eleanor,vai de bet investigadahomenagem à atriz Eleanor Bron, que aparecevai de bet investigadano filme Help! dos Beatles.

Em um determinado momento, o sobrenome foi mudado para Bygraves. É o que diz Spencer Leigh, autorvai de bet investigadaum livro sobre os Beatles. Mas McCartney depois mudou o sobrenome para Rigby, adotadovai de bet investigadauma distribuidoravai de bet investigadabebidasvai de bet investigadaBristol ("Rigby & Evens Ltd, Wine & Spirit Shippers").

"Eu simplesmente gostei do nome", disse McCartneyvai de bet investigada1984. "Eu estava atrásvai de bet investigadaum nome que soasse natural. Eleanor Rigby soava natural", diz ele.

Retratovai de bet investigadaPaul McCartney quando jovem
Legenda da foto, Paul McCartney admite que a lápidevai de bet investigadaEleanor Rigby pode tê-lo influenciadovai de bet investigadaforma subliminar
Imagem da St Peter's Church,vai de bet investigadaWoolton, vistavai de bet investigadacima
Legenda da foto, Igrejavai de bet investigadaSão Pedrovai de bet investigadaWoolton, onde fica a lápidevai de bet investigadaEleanor Rigby | foto: Alan Fairweather/Geograph

Em 2008, a certidãovai de bet investigadanascimentovai de bet investigadauma mulher chamada Eleanor Rigby foi levada a leilão. Ela está enterrada no cemitério da igreja St. Petersvai de bet investigadaWoolton, Liverpool, onde está a lápide.

"Eleanor Rigby é um personagem totalmente fictício que eu inventei", disse McCartney na ocasião.

"Se alguém quer gastar dinheiro comprando um documento que prova a existênciavai de bet investigadaum personagem fictício, por mim tudo bem". Mais tarde, ele admitiu que o fatovai de bet investigadater passadovai de bet investigadafrente à lápide pode tê-lo influenciadovai de bet investigadaforma subconsciente.

Para Spencer Leigh, é provável que as visitasvai de bet investigadaMcCartney ao local quando criança tenham ficado na memória dele.

"John Lennon era ligado àquela igreja. Foi inclusive integrante do coral", diz o escritor Leigh.

"O tio [de Lennon] morreuvai de bet investigada1955, ainda jovem. O nome era George Toogood Smith (em português, soaria algo como George "bom demais" Smith). Lennon adorava este nome e costumava levar os amigos à lápide para mostrar", diz Leigh.

"Então, é possível que McCartney tenha visto a lápide dos Rigby e guardado na memória. É possível. Mas a verdade é que nós não sabemos, e acho que nem o próprio McCartney sabe", diz.

Retrato dos Beatles com o produtor George Martin

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Eleanor Rigby foi escrita por Paul McCartney (canto esq.) e produzida por George Martin (2º da dir. para a esq.)
Imagem da partitura originalvai de bet investigadaEleanor Rigby
Legenda da foto, A partituravai de bet investigadaMcCartney incluía quatro violinos, duas violas e dois violoncelos | foto: PA

Karen Fairweather, da empresavai de bet investigadaleilões Omega Auctions, diz que a ligação entre a Eleanor Rigby real e a música é "folclórica" e não está baseadavai de bet investigada"fatos concretos".

"É claro que a lápide está lá. E os Rigbys moraram pertovai de bet investigadaonde John Lennon vivia", acrescenta ela.

Mesmo assim, a despeito da origem do nome, Eleanor Rigby continua sendo parte da história da banda e da "indústria dos Beatles" existentevai de bet investigadaLiverpool. A lápide é parte do roteirovai de bet investigadaguias turísticos e uma esculturavai de bet investigadaEleanor Rigby pode ser vista na rua Stanley.

Para Leigh, a música é "perfeita". Tanto na melodia quanto na representaçãovai de bet investigadauma típica mulhervai de bet investigadaLiverpool daquela época. "A Eleanor Rigby real trabalhou como uma espécievai de bet investigadacopeira. Encaixa muito bem [com a letra]".

Esculturavai de bet investigadaEleanor Rigbyvai de bet investigadabronze, sentadavai de bet investigadaum bancovai de bet investigadapedra
Legenda da foto, É possível sentar-se ao lado da esculturavai de bet investigadaEleanor Rigbyvai de bet investigadaLiverpool (foto: John Driscoll/Geograph)

Leigh diz que o cantorvai de bet investigadajazz George Melly resumiu muito bem o tema: "Eleanor Rigby foi escrita a partir das experiências deles [dos Beatles]vai de bet investigadaLiverpool".

"Me atingiu como um poema logo quando eu li", disse. "Se você ler Love Me Do sem a música, não significa muito. Mas se você ler Eleanor Rigby, é um poema sobre uma pessoa. Algo que não havia sido feito até então na música popular", diz Leigh.