É possível 'malhar' apenas com o uso da mente?:one way bet halal

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Participantesone way bet halalestudo tiveram ganhoone way bet halalforça muscular médioone way bet halal8%

one way bet halal Parece uma propaganda carregadaone way bet halalcharlatanismo: um método que propõe a "malhação" apenas através do usoone way bet halalum motor imaginário - ativar o corpo com a força da mente. Isso mesmo: pensandoone way bet halalfazer exercício.

Mas o quanto isso é eficaz?

A prática é usadaone way bet halaltreinamentosone way bet halalalto nível, mas para testar os efeitos que ela teriaone way bet halalpessoas com vida predominantemente sedentária, o programa da BBC Confieone way bet halalMim, Sou Médico organizou um experimento com um grupoone way bet halalsedentários e o professor Tony Kay, da Universidadeone way bet halalNorthampton, no Reino Unido.

Kay é especialistaone way bet halalbiomecânica do exercício e recrutou sete voluntários que não fazem maisone way bet halalduas horasone way bet halalatividade física por semana para submetê-los a uma sérieone way bet halaltestes voltados a uma área específica do corpo: a panturrilha.

Primeiro, o professor mediu a força deste músculo com o auxílioone way bet halalum dinamômetro, o tamanho com um aparelhoone way bet halalultrassom, e a porcentagemone way bet halaluso do músculo com eletrodos. Para isso, o grupo teve que fazer um exercício básico para contrair ao máximo a panturrilha.

A partir daí, os voluntários passaram 15 miutos por dia pensando no exercício.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Pensar no exercício ajuda a otimizar utilização dos músculos

Após um mês, a força das panturrilhas tinha aumentado,one way bet halalmédia, 8%. Mas um dos voluntários conseguiu um incrementoone way bet halalquase 34% na força muscular.

É importante explicar que isso não ocorreu por causaone way bet halalaumentoone way bet halalmassa muscular, mas sim porque, ao pensarone way bet halalum exercício particular durante um mês, os participantes aprenderam a estimular melhor as fibras musculares. No início do experimento, o grupo utilizava,one way bet halalmédia, 46,3% da massa muscular da panturrilha. No final, o percentualone way bet halaluso chegou quase a 69%.

"Eles conseguiram exigir mais do músculo", explica Kay.

"Com isso, ativam uma porcentagem muito maior do músculo ao fazer o exercício, o que lhes permite produzir mais força."

O "motor imaginário" é utilizado por atletasone way bet halalelite para melhorar seu rendimento, mas também é ideal para evitar perdaone way bet halalforça muscularone way bet halalpessoas lesionadas ou que não podem realizar uma atividade física.