União Europeia proíbe bisfenol-Amaxwell cbetmamadeiras :maxwell cbet
maxwell cbet A União Europeia anunciou nesta quinta-feira a proibição do elemento químico bisfenol-Amaxwell cbetmamadeiras plásticas.
O bloco disse por meiomaxwell cbetcomunicado que a decisão foi tomada por temoresmaxwell cbetque o elemento, também conhecido como BPA, afete o desenvolvimento, o sistema imunológico e possa causar câncermaxwell cbetcrianças pequenas.
A fabricaçãomaxwell cbetmamadeiras com o bisfenol-A fica proibida a partirmaxwell cbetmarçomaxwell cbet2011 emaxwell cbetimportação ou comercialização, a partirmaxwell cbetjunho.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacionalmaxwell cbetVigilância Sanitária) permite o uso da substância desde que dentro do limitemaxwell cbet0,6mg para cada quilomaxwell cbetembalagem.
O Mercosul estabeleceu o limite,maxwell cbet2008, por considerar que "dentro desse parâmetro a substância não oferece risco para a saúde da população", segundo a Anvisa.
A agência afirma que "acompanha a discussão e estudos internacionais sobre o tema" mas não tem previsãomaxwell cbetreabrir o debate sobre o bisfenol.
A preocupação sobre o uso do bisfenol-A tem crescido internacionalmente.
O Canadá se tornou o primeiro país a tornar ilegal a substância,maxwell cbetsetembro, apesar da oposição da indústria. França e Dinamarca baniram o bisfenol-A pouco depois.
O governo dinamarquês chegou a proibir o uso do produtomaxwell cbetqualquer alimento para criançasmaxwell cbetaté três anosmaxwell cbetidade.