Eleições 2022: 'Meu maior sonho é uma escola com biblioteca e banheiro que funcione':betfairnet

Crianças com material escolar caminhambetfairnetestradabetfairnetterra

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os sonhos da pequena Ana podem soar modestos. Mas eles expõem a dimensão do desafio da educação básica no Brasil, onde 5,9 mil escolas públicas não têm sequer um banheiro

"O único espaco aberto que temos lá está todo abandonado e esquecido. Eu queria que na hora da educação física a gente pudesse ter um lugar mais seguro. E também materiais, mas só tem corda e bola, então a gente só pratica futebolbetfairnetsalão e queimada."

Embetfairnetescola dos sonhos, Ana poderia "treinar ginástica olímpica. Brincar. Conversar na sombra. Usar aqueles tubosbetfairnetquímica. Essas coisas".

Raio-x da educação básica

A precariedade narrada pela adolescente não está restrita àbetfairnetescola ou ao seu Estado e será um dos principais desafios do próximo presidente, governadores e parlamentaresbetfairnettodo o Brasil.

O desafio é imenso. No país, 5,9 mil escolas públicas não têm sequer um banheiro disponível para alunos, professores e funcionários.

No país, 9,6 mil escolas não têm nem acesso à água potável, enquanto 8,5 mil não têm esgoto tratado.

No total, 59,4 mil — ou pouco maisbetfairnet4 a cada 10 escolas públicas do país — não oferecem pátios ou quadras cobertas para seus alunos.

Foto ilustrativa mostra criança estudandobetfairnetambiente precário

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Precariedade nas escolas públicas: quase 10 mil escolas não têm nem acesso à água potável, enquanto 8,5 mil não têm esgoto tratado

Os dados oficiais vêm do Censo Escolar 2020, analisados pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

A situação não melhora quando o assunto são bibliotecas, como a sonhada pela jovem Ana.

Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica, menos da metade (45,7%) das escolas públicasbetfairnetensino básico - que compreende educação infantil, ensino fundamental e ensino médio - têm bibliotecas ou salasbetfairnetleitura.

"Falta tudo, falta estrutura e falta apoio para os alunos, os professores e os pais também. Não é só a escola da minha filha, foi assimbetfairnettodas as escolasbetfairnetque os meus filhos estudaram", resume Márcia*, mãe da estudante.

'Todo mundo sofre'

Mãe e filha contam como é a escola por dentro.

"O banheiro está depredado", diz a mãe.

"A diretora disse que trocou pias e vasos, mas já estão todos destruídos porque alunos quebraram. As portas estão com defeito. As torneiras não funcionam. São vários alunos que passam ali. A escola funcionabetfairnetmanhã,betfairnettarde ebetfairnetnoite. Falta funcionário para fiscalizar, para chamar atenção", ela conta.

A filha, que vive a precariedade na prática, concorda.

"Eu queria muito que fosse limpo", ela diz. "Queria muito."

Segundo a mãe, a infraestrutura da escola é um dos principais temasbetfairnetreuniões com professores e a diretoria — que concordam, segundo ela, que a escola está "depredada".

"A escola está com as janelas e vidros quebrados e a diretoria diz que são os proprios alunos que quebram. Mas ninguém vê? Faltam funcionários e os que estão lá estão sobrecarregados. Então todo mundo sofre."

Ana sente muita faltabetfairnetespaços para ler.

"Eu sinto falta demais. A biblioteca fechou por faltabetfairnetfuncionários e porque os livros novos sumiram", diz.

A mãe completa: "Igual como a salabetfairnetciências. A sala nunca funcionou. Só quando o colégio foi inaugurado, quando estava tudo novo. Depois fechou pra sempre."

A sombra da violência

A grave faltabetfairnetinfraestrutura no ensino público para crianças e adolescentes não é o único problema, aponta a família manauara.

"A gente tem medobetfairnetir para a escola", conta Ana.

Ela explica: "Eu já vi gente vendendo e comprando drogas. Nunca vi ninguém usar lá dentro, já encontraram muitos alunos com drogas, com canivete e faca dentro da bolsa".

"Eu nunca sofri violência, mas muitos alunos já. É muito frequente briga. Já teve gente roubada dentro da escola, mochila, objetobetfairnetvalor", Ana diz.

Faltam dados nacionais sobre violênciabetfairnetescolas brasileiras. Só no estado mais rico do país, São Paulo, 8 a cada 10 alunos relataram saberbetfairnetepisódiosbetfairnetviolência dentro da escola. Mais da metade dos professores afirmaram terem sido alvobetfairnetalgum tipobetfairnetagressão - os dados sãobetfairnetpesquisa feita pela Associação dos Professores do Estado,betfairnet2019.

"Eu fico muito preocupada", diz Márcia. "Como mãe, digo que não tenho mais coragembetfairnetdeixá-los circular sozinhos. Não só eu, mas muitos pais na reunião dizem que ficam preocupados".

"Eu vou deixar e buscar todos os dias. A gente procura conversar muito para eles não se envolverem nessas situações. Qualquer hora pode acontecer alguma coisa: uma briga,betfairnetrepente um aluno tirar uma faca e furar o outro. Ou alguém entrar com uma arma escondida. Não é só na escola da minha filha, a maioria das escolas é assim. Depois que eles passam o portão, só Deus para guardar", prossegue a mãe.

Em junho deste ano, a ComissãobetfairnetEducação do Senado organizou uma audiência pública para debater a segurança nas escolas.

Na opinião dos especialistas ouvidos, "o aumento da evasão escolar durante a pandemia-19, o atraso nos conteúdos, a violênciabetfairnetgeral na sociedade, o aumento do desemprego e a volta da fome ao patamar dos anos 1990 são alguns dos fatores que impactam também no aumento das tensõesbetfairnetsalabetfairnetaulabetfairnetacordo" - aponta a agência Senado.

Tony Marcelo, da Comissão do PlanobetfairnetUrgência para Paz nas Escolas Públicas do DF, afirmou que "a escola nada mais é que o reflexobetfairnetuma sociedade que apresenta problemas agudos".

"O aumento da fome é claro que nós sabemos que essa fome atinge no processo educativo e atinge também no processobetfairnetviolência, não só escolar", ele disse. "Fortalecer o papel social da escola neste momento é criar vínculos."

Já para Igor Pipolo, especialistabetfairnetsegurança pública nas escolas, "segurança é prevenção e a prevenção não está necessariamente ligada a questões policiais, mas a um contextobetfairnetinfraestrutura ebetfairnetacolhimento".

"As escolas precisam oferecer condições mínimas para receber as criançasbetfairnetforma adequada. Equipe mal preparada, ambiente que não é adequado e até o posicionamento geográfico da região da escola podem influenciar", disse Pipolo no encontro.

PromessasbetfairnetLula e Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva

Crédito, EPA

Legenda da foto, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva lideram as principais pesquisasbetfairnetintençãobetfairnetvoto para as eleições à Presidência da República

Líder nas pesquisasbetfairnetintençãobetfairnetvoto para presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometebetfairnetseu programabetfairnetgoverno "voltar a investirbetfairneteducaçãobetfairnetqualidade, no direito ao conhecimento e no fortalecimento da educação básica, da creche à pós-graduação, coordenando ações articuladas (...), retomando metas do Plano NacionalbetfairnetEducação e revertendo os desmontes do atual governo".

O petista promete ainda "criar um programabetfairnetrecuperação educacional concomitante a educação regular para alunos que ficaram defasados devidos às inúmeras limitações, materiais, pedagógicas ou tecnológicas, durante a crise sanitária".

Lula diz que vai "fortalecer a educação pública universal, democrática, gratuita,betfairnetqualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva, com valorização e reconhecimento públicobetfairnetseus profissionais".

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo lugar nas pesquisas, promete "priorizar investimentos na educação básica, aliando ensino presencial e à distância, analisando e considerando peculiaridadesbetfairnetcada região".

Ele também diz que vai "fortalecer o Sistema NacionalbetfairnetEducação, para aprimorar gestão e governança da rede pública, com melhores critériosbetfairnetredistribuiçãobetfairnetrecursos visando mais qualidade e redução das desigualdades".

Se reeleito, Bolsonaro diz que quer "melhorar a posição brasileirabetfairnetdiversos rankings, como o Pisa" e "ampliar o combate à violência institucional contra crianças e adolescentes, sob a premissabetfairnetque os pais são os principais atores na educação das crianças e não o Estado".

Sua história pode virar reportagem na BBC News Brasil

*Ana, que teve o nome alterado nesta reportagem, procurou a BBC News Brasil para compartilharbetfairnethistória — o nome da mãe também foi alterado para preservar a privacidade da família.

A mensagem enviada pela menina chamou atenção da reportagem, pela sinceridade e pelos detalhes compartilhados.

"Nossa escola, assim como muitas outras escolasbetfairnetbairro, sofrem com a faltabetfairnetinfraestrutura e segurança. A escola possui uma quadra que há muito tempo não é reformada, o espaço não possui iluminação, nem forro. Quando chove tudo fica molhado e sujo. A escola também sofre com alunos envolvidos com drogas e a escola não tem muitos materiais porque foram roubados", ela escreveu.

Eleições 2022: Sua história pode virar reportagem da BBC

Você também pode terbetfairnethistória pessoal transformadabetfairnetreportagem nessas eleições.

Línea

betfairnet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal betfairnet .

betfairnet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betfairnet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfairnetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfairnetusobetfairnetcookies e os termosbetfairnetprivacidade do Google YouTube antesbetfairnetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfairnet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfairnetterceiros pode conter publicidade

FinalbetfairnetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfairnetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfairnetusobetfairnetcookies e os termosbetfairnetprivacidade do Google YouTube antesbetfairnetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfairnet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfairnetterceiros pode conter publicidade

FinalbetfairnetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetfairnetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetfairnetusobetfairnetcookies e os termosbetfairnetprivacidade do Google YouTube antesbetfairnetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetfairnet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetfairnetterceiros pode conter publicidade

FinalbetfairnetYouTube post, 3