Quem foi o Chalaça, amigo e companheirobet365 esportenoitadasbet365 esporteD. Pedro 1º:bet365 esporte

Pintura com bustobet365 esporteFrancisco Gomes da Silva, o Chalaça

Crédito, Reprodução Google Arts & Culture

Legenda da foto, Pintura com bustobet365 esporteFrancisco Gomes da Silva, o Chalaça

O certo é que, por influência do futuro visconde, ele conseguiu um emprego público como ourives oficial corte portuguesa. "Ele foi o responsável pela confecção da coroabet365 esporteD. João VI no Brasil", conta o escritor Paulo Rezzutti, autorbet365 esportevários livros sobre o primeiro reinado e biógrafo D. Pedro I e da imperatriz Leopoldina.

Mas, apesar disso, o pai biológico não abandou o filho. "A verdade é que ele protegeu o rapaz por muito tempo", diz Rezzutti, que está escrevendo um livro específico sobre a Independência do Brasil. "Foi Lobato quem o colocou para estudar no semináriobet365 esporteSantarém, na província da Estremadura, onde ele aprendeu francês, inglês, italiano e espanhol."

O jovem Francisco ficou lá até 1807, quando, depoisbet365 esportebrigar com o reitor e com o padre-mestrebet365 esportedisciplina, veio para o Brasil, acompanhando a família real embet365 esportefuga. "No Riobet365 esporteJaneiro,bet365 esporte1810, foi feito faxineiro do Paláciobet365 esporteSão Cristóvão, sendo expulsobet365 esportelá,bet365 esporte1816, por ter se envolvido com uma dama do Paço", conta o escritor e historiador Rafael Cupello Peixoto. O biografado era inimigobet365 esporteChalaça na corte do imperador D. Pedro 1º.

Contam algumas versões da história, que a expulsão da corte se deu, porque ele e a dama foram flagrados nus, num quarto do Palácio, pelo próprio D. João VI. "Depois disso, Chalaça se estabeleceu com uma barbearia na rua do Piolho (hoje rua da Carioca)", revela Peixoto. "Após o retorno do paibet365 esporteD. Pedro para Portugal, voltou ao serviço do Paço, sendo peça importante na política da Corte imperial."

Paulo Rezzutti

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Paulo Rezzutti afirma que a relação entre o Chalaça e D. Pedro era bastante próxima

De acordo com Rezzutti, as relações pessoais entre ele e D. Pedro eram as mais estreitas possíveis. "Eles se conheceram na juventude, no Riobet365 esporteJaneiro, onde,bet365 esportecompanheirosbet365 esporteaventuras pelas tavernas, acabaram estreitando laços, até que o Chalaça se torna um dos homens mais confiáveis do príncipe e depois imperador do Brasil", diz.

Peixoto complementa, acrescentando que ele era um amigo sincerobet365 esporteD. Pedro, sempre pronto para servi-lobet365 esportetodas as circunstâncias, "inclusive como pombo-correio das conquistas femininas". "Chalaça era um conselheiro pessoal, merecendo do imperador um tratamento cordial e com acesso diário a dele", explica. "Logo, ele não se restringia ao papel mero criado do Paço."

Isso fica demonstrado pela atuação política do amigo do imperador. De acordo com Peixoto, Chalaça pertencia a um grupobet365 esporteportuguesesbet365 esportenascimento, que circundavam o Imperador desdebet365 esportejuventude e que após a independência foram conquistando cada vez mais espaço na Corte, e assim, participando diretamentebet365 esporteações políticas do Primeiro Reinado.

Conhecidos como "áulicos", esse grupo político, que apoiou o imperador D. Pedro 1º, tinha uma concepçãobet365 esportemonarquia, na qual a soberania da nação repousava na cabeça da Coroa. "Isso era visto como formabet365 esporteresguardar os interesses nacionais, com o poderbet365 esporteveto imperial sobre as decisões da Assembleia Geral e com o propósitobet365 esportegarantir a ordem e a tranquilidade pública", explica Peixoto.

Segundo ele, um exemplobet365 esporteque Chalaça não era apenas um criado na Corte, é que foi ele que, na qualidadebet365 esporteoficial maior da Secretariabet365 esporteEstado, inseriu na Carta Constitucional do Império do Brasilbet365 esporte1824 abet365 esporteassinatura com a rubrica: "Francisco Gomes da Silva, a fez". Por ter redigido a Carta, foi condecorado por Pedro 1º com a comenda da "Torre e Espada".

Há vários exemplosbet365 esporteque a atuaçãobet365 esporteChalaça não se limitava a apenas ser amigo e prestar "serviços reservados" a D. Pedro. "Sua missão como secretário pode ser vista até hoje, por exemplo, na redação final da Constituição outorgadabet365 esporte1824 por D. Pedro ao Brasil", lembra Rezzutti.

"Ele estava ao lado do então príncipe regente na viagem da Independência ebet365 esportevários outros momentos. Sua influência sobre o amigo era bastante comentada na época, chegando a ser considerada nefasta após a mortebet365 esporteJoão 6º,bet365 esportePortugal,bet365 esporte1826, quando passou a advogar os interesses dos portugueses junto ao imperador."

O historiador Rafael Cupello Peixoto

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Segundo o historiador Rafael Cupello Peixoto, o Chalaça era uma pessoa influente na cortebet365 esporteD. Pedro

Plano traiçoeiro

Chalaça ficou no Brasil até 25bet365 esporteabrilbet365 esporte1830, quando foi nomeado embaixador plenipotenciário do Império para o Reino das Duas Sicílias, cuja capital era Nápoles. Foi uma armaçãobet365 esporteseus adversários, entre os quais o Marquêsbet365 esporteBarbacena, que havia participado ativamente das negociações do segundo casamento do Imperador, na Europa, e acabavabet365 esportetrazerbet365 esportelá a segundabet365 esporteD. Pedro, D. Améliabet365 esporteLeuchtenberg, e queria se ver livre dele.

Mas antes disso, Barbacena se aproximoubet365 esporteChalaça para atingir seus objetivos políticos. Segundo Peixoto, o marquês adotou a estratégiabet365 esporte"conquistar" a confiança dele para assim também ganhar abet365 esporteD. Pedro. Depois o traiu, no entanto. Quando Barbacena foi feito Ministro da Fazenda,bet365 esporte1829, contando com a simpatiabet365 esporteD. Amélia, conseguiu convencer o imperador que era necessário afastar Chalaça e Rocha Pinto, componentes do criticado "gabinete secreto", do Brasil e enviá-losbet365 esportecomissões na Europa,bet365 esporteabrilbet365 esporte1830, explica.

Naquele momento, o país vivia uma forte tensão política com a oposição ao primeiro imperador o acusandobet365 esporte"absolutista" e responsabilizandobet365 esporteproximidade com os "áulicos" portugueses, como Chalaça e Pinto, como a principal razão pelas ações autocráticasbet365 esporteD. Pedro e seu pouco diálogo com a Câmara dos Deputados.

Barbacena passava a imagembet365 esportequase um "primeiro-ministro" e conseguiu nos primeiros tempos à frente da pasta da Fazenda pacificar,bet365 esporteparte, a crise política.

Mas a armação do marquês se voltou contra ela próprio. Chalaça não aceitou o cargobet365 esporteNápoles e,bet365 esportevez disso, foi para Londres. "Lá, quando descobriu que a autoria do planobet365 esportesua retirada do Brasil havia sido chefiada por Barbacena, dirigiu-lhe ataques e injúrias", conta Peixoto.

"O descreve como um sujeitobet365 esporte'caráter dobre e atraiçoado' associando-o aos 'obscuros discípulos da Escolabet365 esporteMaquiavel, que, tomando mal as lições do grande mestre da dissimulação, caem vítimasbet365 esporteseus próprios enredos, e traições'."

Não satisfeito, resolveu se vingar. "Em Londres, Chalaça realizou um levantamento dos gastos que Barbacena fez, tanto para o segundo casamentobet365 esporteD. Pedro quanto com a filhabet365 esporteD. Pedro I, D. Maria IIbet365 esportePortugal, que foi obrigada a se instalar por um tempo na Inglaterra, depois que o tio dela, D. Miguel, usurpou o tronobet365 esportePortugal para si", acrescenta Rezzutti.

Seja consequência ou não dessa devassa, o fato é que Barbacena foi demitido do Ministério naquele mesmo anobet365 esporte1830. "O curioso dessa relação dos dois é que até o momentobet365 esporteque a crise explodiu, com a demissão marquês, tanto ele quanto Chalaça trocavam correspondências sobre diferentes assuntos e disfarçavam entre si que ambos conspiravam um contra o outro", diz Peixoto. "O certo é que a quedabet365 esporteBarbacena tem o dedobet365 esporteFrancisco Gomes da Silva."

Apesarbet365 esportesua trajetória curiosa e do papel que desempenhou junto a D. Pedro e na Corte e no governo, há controvérsias sobre a real importância históricabet365 esporteChalaça. Para Rezzutti,bet365 esporteforma específica ele não tem nenhuma "Francisco Gomes da Silva participoubet365 esportevários eventos históricos, como acompanhante do imperador ou como seu secretário, mas ele não foi responsável direto por nenhum deles", defende. "Há algumas influências suas, como na queda do gabinete do marquêsbet365 esporteBarbacena. Então, é impossível dizer que o Chalaça não tem importância histórica, mas é aquela que é destinada aos que exercem muitas vezes o poder por detrás do poder."

Peixoto pensabet365 esportemaneira diferente. "Se observarmos Francisco Gomes da Silva para além da visão mais caricata, isto é, como o amigo alcoviteiro, mulherengo, boêmio e divertidobet365 esporteD. Pedro I, que claro ele era, vamos perceber que Chalaça também foi um personagem político", explica. "Ele atuou diretamente nos acontecimentos do Primeiro Reinado, alémbet365 esporteter grande influência sobre o próprio imperador."

Línea

bet365 esporte Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal bet365 esporte .

bet365 esporte Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet365 esporte ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 esporteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 esporteusobet365 esportecookies e os termosbet365 esporteprivacidade do Google YouTube antesbet365 esporteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 esporte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet365 esporteterceiros pode conter publicidade

Finalbet365 esporteYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 esporteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 esporteusobet365 esportecookies e os termosbet365 esporteprivacidade do Google YouTube antesbet365 esporteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 esporte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet365 esporteterceiros pode conter publicidade

Finalbet365 esporteYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 esporteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 esporteusobet365 esportecookies e os termosbet365 esporteprivacidade do Google YouTube antesbet365 esporteconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 esporte"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet365 esporteterceiros pode conter publicidade

Finalbet365 esporteYouTube post, 3