Como o guaraná se tornou bebida típica da região mais fria do Japão:slots que pagam muito

Crédito, Fátima Kamata

Legenda da foto, Algumas marcasslots que pagam muitoguaraná são vendidasslots que pagam muitoTóquio, nas lojasslots que pagam muitoprodutos típicosslots que pagam muitoHokkaido

Muitas das marcas são produções locais, e quase todas trazem o mapa da província no rótulo como uma provaslots que pagam muitoque o guaraná tornou-se um orgulhoslots que pagam muitoHokkaido ao longoslots que pagam muito60 anos.

O primeiro refrigerante do gênero produzidoslots que pagam muitolarga escala no Japão surgiuslots que pagam muito1960, quatro anos antes dos Jogos Olímpicosslots que pagam muitoTóquio e na épocaslots que pagam muitoque o país começava a emergir das cinzas da guerra.

Para rebater críticas que recebia por manter a economia superavitária e por impor altas tarifas sobre produtos importados, o país permitiu a entrada da Coca-Cola, que aportou no Japãoslots que pagam muito1957.

Em um curto espaçoslots que pagam muitotempo, os japoneses se apaixonaram pelo aroma único do refrigerante americano, levando à queda nas vendasslots que pagam muitoramune (limonada gaseificada) eslots que pagam muitocidra (soda), os refrigerantes produzidos na época pela indústria japonesa.

Crédito, Obara Co.

Legenda da foto, Garrafas antigasslots que pagam muitoguaraná Co-Up, a marca criada por um gruposlots que pagam muitoempresasslots que pagam muitobebidas para disputar o mercado com a Coca-Cola

Para conter a investida do refrigerante americano, a Federação Nacionalslots que pagam muitoCooperativasslots que pagam muitoProdutoresslots que pagam muitoSoft Drink do Japão foislots que pagam muitobuscaslots que pagam muitouma alternativa capazslots que pagam muitodisputar o mercado local com a Coca-Cola.

"Foi quando soubemos que no Brasil havia uma bebida consumida há muito tempo pela população e que batiaslots que pagam muitofrente com a Coca-Cola", lembra Koichi Obara, atual presidente da Co-Up Co.

A empresa foi formada por 35 cooperadosslots que pagam muitovárias províncias para desenvolver e comercializar uma marca unificada do primeiro refrigerante marrom made in Japan.

O produto foi batizadoslots que pagam muitoCo-Up (do inglês "cooperation up") e é vendido até os diasslots que pagam muitohoje, porém fabricado por apenas duas das empresas pioneiras: a Obara e a Hoppy Beverage.

Houve mudanças na receita e na embalagem. Segundo o diretor financeiro da Obara, Shinya Obara, a composição original tinha sucoslots que pagam muitomaçã para suavizar o sabor único do guaraná.

Atualmente, a empresa usa xaropeslots que pagam muitomilho com alto teorslots que pagam muitofrutoseslots que pagam muitobatatas cultivadas na região. O nívelslots que pagam muitodoçura é mantido desde o princípio, por agradar o públicoslots que pagam muitoHokkaido.

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, O guaraná acompanha o japonês Shinsuke Hamada desde a infância

"Talvez por ser uma região muito fria, as pessoas daqui gostem muitoslots que pagam muitocoisas doces", afirma Obara.

Quando desenvolveram a marca unificada Co-Up, os produtores tinham outra preocupação. Queriam tanto se aproximar da Coca-Cola, que além da bebida ser escura, a embalagem ficou parecida.

Alguns anos antesslots que pagam muitofalecerslots que pagam muito2019, o empresário Koichi Ishiwatari (da Hoppy Beverage) contou que o grupo apostouslots que pagam muitogarrafasslots que pagam muitovidro com formato inspiradoslots que pagam muitouma maiko (jovem dançarina que estuda para se tornar gueixa) para contrapor à da americana, que lembrava a silhuetaslots que pagam muitouma mulherslots que pagam muitosaia longa.

Atualmente, o guaraná desta eslots que pagam muitomarcas que surgiram depois é envasadoslots que pagam muitogarrafas PET eslots que pagam muitolatas.

Guaraná à japonesa

O sabor que agrada os japonesesslots que pagam muitoHokkaido é estranho para brasileiros como a manauara Karen Melo.

"Os refrigerantesslots que pagam muitoguaraná que tomei eram menos doces que o do Brasil, e tinham gosto que lembrava remédio".

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, A brasileira Karen Melo descobriu o guaraná japonês quando se mudou para Hokkaido

Há 25 anos ela veio do Amazonas para morar na provínciaslots que pagam muitoAichi (na região central do Japão) e mudou-se para Hokkaido (no extremo norte) há apenas 10 meses.

Além do frio, uma das primeiras surpresas que teve quando chegou no atual endereço foi encontrar guaranáslots que pagam muitotodo lugar.

"Realmente, a bebida é popular entre os japoneses daqui", diz.

Um erro da Coca-Cola no passado teria ajudado o guaraná japonês a conquistar a popularidade regional.

A empresa americana conseguiu ampliar seu mercado assim que chegou no Japão, mas demorou três anos para chegar a Hokkaido - a segunda maior ilha japonesa, separada da principal Honshu por um estreito.

"Isso nos ajudou, porque nesse meio tempo o guaraná Co-Up se espalhou pela província", diz Koichi Obara.

Nas demais regiões, os cooperados enfrentaram resistência do mercado para conseguir colocar o guaraná nas prateleiras já ocupadas pela Coca-Cola.

Como eram empresasslots que pagam muitopequeno e médio porte, a capacidadeslots que pagam muitoprodução era limitada.

Mesmo assim, elas se lembram com orgulho da marcaslots que pagam muito15 milhõesslots que pagam muitogarrafasslots que pagam muitoCo-Up vendidasslots que pagam muitoum anoslots que pagam muitopico, com Hokkaido puxando as vendas.

Crédito, Obara Co.

Legenda da foto, Koichi Obara preside a empresa que criou a marca unificadaslots que pagam muitoguaraná Co-Up para enfrentar a Coca-Cola

Um problema com a esterilização das garrafas ocorridoslots que pagam muitouma das fábricas acabou afetando a imagem do produto e comprometendo as vendas.

Desestimuladas, muitas empresas desistiram da produção e venda da marca unificadaslots que pagam muitoguaraná.

A Obara se manteve fiel ao produto Co-Up e hoje detém 70% do mercadoslots que pagam muitoguaranáslots que pagam muitoHokkaido, segundo o diretor financeiro Shinya Obara.

O potencial desse mercado não passou despercebido por grandes empresas como a cervejaria Kirin e a Pokka Sapporo, donas da Kirin Guarana (sem acento) e da Ribbon Squash.

A redeslots que pagam muitolojasslots que pagam muitoconveniência Seicomart também lançou o seu guaraná Secomaslots que pagam muitojulhoslots que pagam muito2013, principalmente pensandoslots que pagam muitoampliar a listaslots que pagam muitoprodutosslots que pagam muitomarca própria.

Com os bons resultados, o objetivo agora é tornar a bebida conhecida foraslots que pagam muitoHokkaido.

Além da venda online, promove o produtoslots que pagam muitofeiras e exposições,slots que pagam muitoolho também nos mercadosslots que pagam muitoHong Kong, Estados Unidos, China e Rússia.

Crédito, Secoma Co.

Legenda da foto, Guaraná da marca Secoma é produzido e vendido pela redeslots que pagam muitolojasslots que pagam muitoconveniência Secomart

Na cidadeslots que pagam muitoFurano é produzido o guaraná Heso (palavra japonesa que significa "umbigo", numa referência à localização, no centro da provínciaslots que pagam muitoHokkaido).

Até mesmo uma redeslots que pagam muitohamburguerias da cidadeslots que pagam muitoHakodate produz o seu guaraná Lucky, adoçado com uva. Redes atacadistas como a Sapporo Ueshima Coffee têm a Hokkaido Guarana, e a Maruzenslots que pagam muitoTomakomai criou o guaraná Ale com mel.

As matérias-primas principais podem ser as mesmas, mas o sabor final varia conforme cada fabricante.

A empresa Godo, que faz parte do Grupo Oenon, produz o Hokkaido Highball Guarana, com 4%slots que pagam muitoteor alcoólico.

No verso da lata tem a explicação,slots que pagam muitojaponês, sobre a origem do guaraná como um grão do Amazonas.

Crédito, Karen Melo

Legenda da foto, Várias marcasslots que pagam muitoguaraná podem ser compradas nas máquinas automáticasslots que pagam muitoHokkaido

"Deixamos a bebida com um sabor adulto. Aprecie o sabor localslots que pagam muitoHokkaido".  

O guaraná brasileiro Antarctica também está no cardápio dos japoneses. Importado e distribuído pela empresa Arai Shoji desde 1980, o refrigerante pode ser compradoslots que pagam muitosites online, lojasslots que pagam muitoprodutos brasileiros e alguns supermercados, inclusive na provínciaslots que pagam muitoHokkaido.

Segundo a Japan Soft Drink Association, entre 2010 e 2019, o consumo per capitaslots que pagam muitobebida não alcoólica subiuslots que pagam muito145 litros para 180 litros.

Com essa marca, o Japão ocupa a sétima posição no ranking individualslots que pagam muitosoft drinks elaborado pelo institutoslots que pagam muitopesquisaslots que pagam muitomercado Euromonitor Internacional, que trazslots que pagam muitoprimeiro lugar a China (410 litros) seguida dos Estados Unidos, e o Brasil na 10ª posição (114 litros por pessoa).

Entre os soft drinks preferidos dos japoneses, estão os vários tiposslots que pagam muitochá vendidosslots que pagam muitogarrafas PETs, caféslots que pagam muitolata e água com gás.

O guaraná ainda está longeslots que pagam muitofigurar neste ranking, masslots que pagam muitoHokkaido há maisslots que pagam muito60 anos aparece como o refrigerante preferidoslots que pagam muitomuitas famílias.

slots que pagam muito Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube slots que pagam muito ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslots que pagam muitoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslots que pagam muitousoslots que pagam muitocookies e os termosslots que pagam muitoprivacidade do Google YouTube antesslots que pagam muitoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslots que pagam muito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslots que pagam muitoterceiros pode conter publicidade

Finalslots que pagam muitoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslots que pagam muitoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslots que pagam muitousoslots que pagam muitocookies e os termosslots que pagam muitoprivacidade do Google YouTube antesslots que pagam muitoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslots que pagam muito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslots que pagam muitoterceiros pode conter publicidade

Finalslots que pagam muitoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslots que pagam muitoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslots que pagam muitousoslots que pagam muitocookies e os termosslots que pagam muitoprivacidade do Google YouTube antesslots que pagam muitoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslots que pagam muito"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslots que pagam muitoterceiros pode conter publicidade

Finalslots que pagam muitoYouTube post, 3