Nós atualizamos nossa Políticaaposta e ganhaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta e ganhanossa Políticaaposta e ganhaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Morre Olavoaposta e ganhaCarvalho, o 'parteiro' da nova direita brasileira:aposta e ganha
aposta e ganha Ideólogo da direita brasileira e considerado uma espécieaposta e ganha"guru" do bolsonarismo, o escritor Olavoaposta e ganhaCarvalho morreu na segunda-feira (24/01) aos 74 anos. As causas da morte não foram divulgadas pela família, que anunciou o falecimento no perfil oficial dele no Facebook.
"O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A família agradece a todos os amigos as mensagensaposta e ganhasolidariedade e pede orações pela alma do professor", afirma a nota oficial. Olavo estava hospitalizado na regiãoaposta e ganhaRichmond, na Virgínia (EUA), onde morava havia maisaposta e ganhauma década. Segundo mensagem veiculadaaposta e ganhaseu canal no Telegram no dia 15/01, ele havia contraído covid-19 e precisava cancelar as aulasaposta e ganhaum cursoaposta e ganhafilosofia que ministrava online.
Em julhoaposta e ganha2021, ele havia viajado ao Brasil para trataraposta e ganhaproblemas cardíacos e chegou a passar três meses internado após novas complicaçõesaposta e ganhasaúde.
A notíciaaposta e ganhasua morte gerou uma ondaaposta e ganhahomenagens, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentelaposta e ganhaCarvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhõesaposta e ganhabrasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", publicou Bolsonaroaposta e ganhaseu perfil no Twitter.
"Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda", escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaroaposta e ganhapostagem no Twitter, com fotos deles juntos. "Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão poraposta e ganhavida dedicada ao conhecimento, que semeouaposta e ganhauma terra arrasada chamada Brasil e fez floresceraposta e ganhamuitosaposta e ganhanós um sentimentoaposta e ganhaesperança,aposta e ganhaamor pela verdade e pela liberdade. Queaposta e ganhaobra ilumine para sempre a nossa história!", escreveu o vereador Carlos Bolsonaro na mesma rede social.
Apesaraposta e ganhaa causa da morte não ter sido confirmada oficialmente, muitos usuários do Twitter associaram o falecimento à covid que o escritor havia contraído dias antes e republicaram uma postagem deleaposta e ganhamaioaposta e ganha2020aposta e ganhaque minimizava a gravidade da pandemia. "O medoaposta e ganhaum suposto vírus mortífero não passaaposta e ganhahistorinhaaposta e ganhaterror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presenteaposta e ganhaPapai Noel."
Não há informações oficiais sobre se Olavo tomou ou não doses da vacina contra a covid-19. Ao longo da pandemia, Olavo fez diversas contestações aos dados divulgados sobre mortes e a gravidade da doença, alémaposta e ganhacríticas a restrições à circulaçãoaposta e ganhapessoas adotadas por países para tentar conter o avanço da doença, como lockdowns.
Trajetória
Autoproclamado filósofo, embora não tenha formação acadêmica, Olavo se projetou a partir dos anos 1990 como articulista conservador ao escreveraposta e ganhagrandes veículos brasileiros, como os jornais Folhaaposta e ganhaS.Paulo e O Globo.
Após se mudar para os Estados Unidos, alcançou grande público por meioaposta e ganhacursos online e vendaaposta e ganhalivros com forte retórica conservadora e anticomunista. Seu canal no YouTube, criadoaposta e ganha2007, tem maisaposta e ganhaum milhãoaposta e ganhainscritos e acumula maisaposta e ganha68 milhõesaposta e ganhavisualizações.
Emaposta e ganhateseaposta e ganhadoutorado que daria origem ao livro "Menos Marx, Mais Mises: O Liberalismo e a Nova Direita no Brasil", a cientista política Camila Rocha afirma não ter dúvidasaposta e ganhaque a eleiçãoaposta e ganhaJair Bolsonaroaposta e ganha2018 "não foi raioaposta e ganhacéu azul, mas fruto da consolidação paulatinaaposta e ganhauma nova direita brasileira que durou maisaposta e ganhauma década e que encontrou suporteaposta e ganharedesaposta e ganhacontatos e organizações nacionais e estrangeiras construídas décadas atrás por intelectuais e acadêmicos pró-mercado".
E, segundo a pesquisadora, um dos principais influenciadores e fomentadores do surgimentoaposta e ganhaespaçosaposta e ganhadebate na internet ligados à formaçãoaposta e ganhauma nova direita no Brasil no início dos anos 2000 foi o escritor Olavoaposta e ganhaCarvalho, que, como explica Rocha, "se declarava a favor do livre-mercado na economia, tradicionalista e conservador no que tange à religião, anarquistaaposta e ganharelação à moral e educação, nacionalista e contra o 'governo mundial' no que diz respeito à política internacional e um realista no campo da filosofia".
A eleição do presidente Jair Bolsonaro levaria então muitos dos pensamentosaposta e ganhaOlavo para o coração do governo brasileiro, como a defesa da família tradicional e do amplo direito ao usoaposta e ganhaarmas, principalmente por meio da influênciaaposta e ganhaum dos filhos do presidente, seu grande admirador, o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Chegou a ter discípulos seus no primeiro escalão do governo, caso dos ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação).
Hoje, o governo ainda abriga olavistas, como o secretárioaposta e ganhaAlfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, e o Assessor Especial para Assuntos Internacionais da presidência, Filipe Martins. No entanto, o grupo acabou perdendo espaço para setores mais pragmáticos, com a entradaaposta e ganhaintegrantes do Centrão (grupoaposta e ganhapartidos políticosaposta e ganhacentro-direita, principalmente o PP) na gestão Bolsonaro.
"Eu quis que uma direita existisse, o que não quer dizer que eu pertença a ela. Fui o parteiro dela, mas o parteiro não nasce com o bebê", disse Olavo à BBC News Brasilaposta e ganhadezembroaposta e ganha2016, poucos meses após o impeachmentaposta e ganhaDilma Rousseff, momentoaposta e ganhaque movimentosaposta e ganhadireita emergiram com força no país.
"Estou contra o comunismo e quero que o Brasil tenha uma democracia representativa efetiva", afirmou também na ocasião.
Ao longo da vida, Olavo acumulou desafetos com a mesma intensidade com que é defendido por seus admiradores. Desbocado e grosseiro, com frequência distribuía ofensas nas redes sociais eaposta e ganhaentrevistas, inclusive com comentários homofóbicos e racistas.
Nos últimos anos, brigou inclusive com antigos admiradores seus, como o cantor Lobão, um dos expoentes da direita que se afastouaposta e ganhaBolsonaro, ao contrárioaposta e ganhaOlavo.
"Jair Bolsonaro foi inventado pelo núcleo olavista. Em 1ºaposta e ganhaabrilaposta e ganha2014, no aniversário do golpe militar, Olavo convidou o então obscuro deputado Jair Bolsonaro [para uma entrevista]. Trouxe o Jair para a ribalta e começaram a chamá-loaposta e ganhamito e insuflaram. Viram a resposta muito rápida; ele seria um ícone moral e incorruptível", disse Lobão em entrevista ao portal UOL, no ano passado.
"Olavo é o homem que está colocando fogo no circo. O Olavo é dono do governo, rege o Brasil, as pessoas têm que entender", afirmou ainda o cantor, na mesma entrevista.
Críticas e elogios ao governo Bolsonaro
Olavo fez críticas eventuais ao presidente, mas,aposta e ganhageral, o defendia com bastante fidelidade. Inclusive fechando os olhos para os indíciosaposta e ganhacorrupção envolvendo a família presidencial, com a suposta praticaaposta e ganhaesquemasaposta e ganharachadinha (desvioaposta e ganhasaláriosaposta e ganhafuncionários fantasmas nos antigos gabinetes legislativosaposta e ganhaBolsonaro e seus filhos Flávio e Carlos).
"Você pode chamá-loaposta e ganhaburro,aposta e ganhamau administrador, masaposta e ganhaladrão você não vai conseguir", disse Olavo à BBC News Brasil,aposta e ganhaentrevistaaposta e ganhamaioaposta e ganha2020.
Ao ser questionado sobre o suposto esquema capitaneado por Fabrício Queiroz, ex-chefeaposta e ganhagabineteaposta e ganhaFlávio Bolsonaro, minimizou o escândalo dizendo que "casos pequenininhosaposta e ganhacorrupção podem aconteceraposta e ganhaqualquer governo".
Naquela entrevista, também mostrou total alinhamento com as posturasaposta e ganhaBolsonaro na pandemiaaposta e ganhacovid-19, criticando medidasaposta e ganhaisolamento social e usoaposta e ganhamáscara, embora a importância dessas ações para conter o vírus seja atestada cientificamente. Por outro lado, defendeu remédios sem eficácia comprovadaaposta e ganhapesquisas científicas, como cloroquina.
"O nívelaposta e ganhacura é imenso. No Brasil, o sucesso da cloroquina está mais do que comprovado", disse.
No ano passado, porém, criticou o que viu como faltaaposta e ganhaapoioaposta e ganhaBolsonaro a seus aliados que sofriam retaliações. Desde o primeiro semestreaposta e ganha2020, parlamentares e apoiadoresaposta e ganhaBolsonaro têm sido alvosaposta e ganhaações da Polícia Federal por ataques considerados autoritários contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Em alguns casos, isso levou, inclusive, à suspensãoaposta e ganhacontas nas redes sociais e ao bloqueioaposta e ganhaanunciantes nesses canais.
O próprio Olavo teve perdas financeiras relevantes, não como alvo dessas ações policiais, mas por pressão da opinião pública. Segundo reportagem do jornal Estadoaposta e ganhaS. Pauloaposta e ganhanovembroaposta e ganha2020, uma campanha contra o escritor promovida pelo Sleeping Giants, movimento que pressiona empresas a retirarem recursosaposta e ganhapáginas com conteúdos que classifica comoaposta e ganhaódio e desinformação, levou maisaposta e ganha250 companhias a desvincularem suas marcasaposta e ganhaconteúdos produzidos por Olavo.
Com isso, diz a reportagem, ele chegou a perder cercaaposta e ganha30% dos alunos que pagavam para receber seus ensinamentos via PayPal, uma das companhias que o baniu.
Dias depois,aposta e ganha13aposta e ganhanovembro, Olavo publicou no Twitter: "Bolsonaro: Se você não é capaz nemaposta e ganhadefender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie a vá para casa antesaposta e ganhaperder o prestígio queaposta e ganhaoutras épocas soube merecer"
Depois,aposta e ganhaoutra mensagem, disse que não estava defendendo uma saída imediata do presidente: "Não pedi renúncia nenhuma, pus a coisa no condicional."
Em dezembroaposta e ganha2021, Olavo fez novas críticas a Bolsonaro, afirmando que o presidente o havia usado como "garoto-propaganda" para "se promover e se eleger", mas "depois disso não só esqueceu tudo o que dizia como até os meus amigos que estavam no governo ele tirou". Nesta live, ao lado dos ex-ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub, Olavo disse também que Bolsonaro não mandaaposta e ganhanada no país e "a briga já está perdida".
Esoterismo islâmico e astrologia
Nos anos 1980, antesaposta e ganhase projetar no debate político brasileiro, Olavo flertou com a Escola Tradicionalista, correnteaposta e ganhapensadores e estudiosos da religião preocupados com o que consideravam um declínio das formas tradicionaisaposta e ganhaconhecimento do Ocidente.
"Ao longo da minha vida, fui me abrindo a tudo quanto é influência que pudesseaposta e ganhaalgum modo me ajudar a compreender as coisas", contou,aposta e ganhaentrevista à BBC News Brasilaposta e ganha2016.
Naquela época, ele aderiu à tariqa (ordem mística muçulmana) liderada pelo alemão Frithjof Schuon (1907-1998), um dos expoentes do movimento e que aceitavaaposta e ganhaseu grupo adeptosaposta e ganhadiferentes religiões. Olavo deixou a tariqa tempos depois, mas dizia que a experiência foi "absolutamente indispensável" paraaposta e ganhaformação.
Depois, passou a lamentar a expansão do islã na Europa e nos Estados Unidos.
Em outro desvio na carreira, no fim dos anos 1970, trabalhou como astrólogoaposta e ganhaSão Paulo. Do signoaposta e ganhaTouro, dizia que a astrologia "é um tremendo problema científico que nunca foi tratado seriamente".
"Algo na astrologia tem algum fundamento — algo, não sei exatamente o quê", afirmou também na entrevista.
No fim, chegou à conclusão "de que o problema era grande demais para mim".
Olavo, depois, se reaproximou da Igreja Católica, onde contou ter sido criado. Assistia à missa, rezava o Pai Nosso antes das refeições e dizia praticar a caridade. "Não me lembro ao longo da minha vidaaposta e ganhaalguém ter pedido minha ajuda e eu ter recusado."
As opiniões do filósofo sobre o papel da Igreja Católica na Inquisição lhe renderam críticas entre evangélicos. Olavo escreveu no Twitteraposta e ganha2013 que "a entidade chamada Inquisição é uma invenção ficcionalaposta e ganhaprotestantes".
"Até mesmo na imagem popular das fogueiras da Inquisição a falsidade domina. Todo mundo acredita que os condenados 'morriam queimados', entre dores horríveis. As fogueiras eram altas, maisaposta e ganhacinco metrosaposta e ganhaaltura, para que isso jamais acontecesse."
De acordo com ele, os hereges - "menosaposta e ganhadez por anoaposta e ganhaduas dúziasaposta e ganhapaíses" - morriam sufocados antes que as chamas os atingissem. Criticado nas redes sociais pela afirmação, indicou uma "bibliografia mínima" sobre o assunto.
Dois anos depois, xingou Lutero e Calvino, principais líderes da Reforma Protestante. "A Igreja Católica superlotou-seaposta e ganhafilhos da p*** ao longo dos séculos, mas a protestante já nasceu fundada por dois."
Olavo também é associado por alguns especialistas ao tradicionalismo, doutrina seguida por ideólogos da extrema-direita que acreditam que a humanidade viveaposta e ganhaum tempo cíclico, sendo a eraaposta e ganhaouro aquela regida por valores tradicionais e religiosos e o períodoaposta e ganhaescuridão, por progresso material eaposta e ganhagovernos democráticos ou comunistas.
Desdém pela academia e ataques a negros e gays
Olavo passou a ensinar filosofia sem jamais ter se formado academicamente nesse campo — nemaposta e ganhaqualquer outro. Contava que aprendeu sobre o tema por conta própria ao longoaposta e ganhavários anos, longe das "ideologias" que cerceiam o ensino universitário.
Coordenador do cursoaposta e ganhafilosofia da PUC-PR, Geovani Moretto contouaposta e ganha2016 à BBC News Brasil que conheceu Olavo quando era estudante e se admirou comaposta e ganhacapacidadeaposta e ganha"debater a filosofia a partiraposta e ganhaquestões cotidianas, da política e da economia". Depois, avaliou Moretto, ele "virou aquilo que tanto criticava: um dogmático".
Muitas das críticas que Olavo recebia nas redes sociais tratam da maneira com que ele se refere a movimentosaposta e ganhanegros,aposta e ganhamulheres eaposta e ganhaminorias sexuais. Em umaposta e ganhaseus livros, ele exaltou artistas negros brasileiros que "entendiam que suas remotas origens africanas tinham sido neutralizadas pela absorção na cultura ocidental" e que não ficavam "choramingando coletivamente as saudadesaposta e ganhaculturas tribais extintas".
Em outro episódio, foi criticado ao defender que o então deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) fizesse um exame "para verificar seaposta e ganhasaliva não transmite o vírus da Aids", após o parlamentar tentar cuspiraposta e ganhaBolsonaro na votação do impeachment.
Em resposta, a Associação Brasileira Interdisciplinaraposta e ganhaAids sugeriu que o escritor fosse examinado "para verificar seaposta e ganhasaliva não transmite o vírus da ignorância e do preconceito".
Amigos e família
Segundo Olavo, um dos motivos para se mudar para a Virgínia foi a hospitalidadeaposta e ganhaseus habitantes. "Os rednecks são o melhor povo do mundo", ele contou à BBC News Brasil, referindo-se aos americanos brancosaposta e ganhazonas rurais, numerosos na vizinhançaaposta e ganhasua casaaposta e ganhaRichmond.
Outro motivo para a mudança foi o cenário no Brasil após a chegada do PT à Presidência. "Pensei: 'Isto aqui está tão louco, tão louco, que se eu continuar aqui vou ficar louco também", disse também, na entrevistaaposta e ganha2016.
Olavo recebia visitas frequentes dos filhos e dos netos — que calculavaaposta e ganha"uns 15 ou mais" — e vivia rodeadoaposta e ganhaalunos e amigos brasileiros, entre as quais a escritora Stella Caymmi, o crítico literário Rodrigo Gurgel e o jornalista Edson Camargo.
Quando não estava nas redes sociais, via filmes, relia livros e ouvia música. Entre seus artistas preferidos, citava Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e o americano Waylon Jennings, cantoraposta e ganhamúsica country. Não gostavaaposta e ganhasamba ("uma criação do governo Getúlio Vargas, que decidiu fazer da cultura carioca um emblema da cultura brasileira") nemaposta e ganhajazz ("coisaaposta e ganhaintelectual").
No tempo livre, gostava aindaaposta e ganhatestar as armas da coleção. Ele dizia manter apenas uma arma para defesa pessoal (a espingarda que guarda sobre a cama) e se interessar principalmente por equipamentosaposta e ganhacaça.
Seu xodó era um rifle austríaco Steyr Mannlicher, ideal para abater ursos. Ele contou à BBC News Brasil que, alguns anos antes, tinha viajado com o filho Pedro para o Estadoaposta e ganhaMaine, onde a caçaaposta e ganhaursos é autorizada para controlar a espécie. "Fiquei uma semana encarapitado na árvore debaixoaposta e ganhachuva, no frio, e o filho da p*** do urso não apareceu", lembrou.
O filho teve mais sucesso: o urso abatido virou um tapete na sala da casaaposta e ganhaOlavo. Quando uma fotoaposta e ganhaque ele e o filho posavam atrás do animal morto circulou pela internet, muitos protestaram. "Eles acham lindo você comer uma vaca morta com uma martelada na cabeça ou choque elétrico numa filaaposta e ganhaonde não pode escapar, mas você correr o riscoaposta e ganhair lá e matar, isso não pode", rebateu o escritor.
aposta e ganha Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal aposta e ganha .
aposta e ganha Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta e ganha ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta e ganhaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta e ganhausoaposta e ganhacookies e os termosaposta e ganhaprivacidade do Google YouTube antesaposta e ganhaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta e ganha"aceitar e continuar".
Finalaposta e ganhaYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta e ganhaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta e ganhausoaposta e ganhacookies e os termosaposta e ganhaprivacidade do Google YouTube antesaposta e ganhaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta e ganha"aceitar e continuar".
Finalaposta e ganhaYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta e ganhaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta e ganhausoaposta e ganhacookies e os termosaposta e ganhaprivacidade do Google YouTube antesaposta e ganhaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta e ganha"aceitar e continuar".
Finalaposta e ganhaYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível